Ventilador...cheira mal!

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Ventilador...cheira mal! Empty Ventilador...cheira mal!

Mensagem por bzzz Sab 19 Ago 2017 - 16:54



Olá mais uma vez.

A ventilação cheira mal...um cheiro "acarilado"independentemente se o AC estiver ligado.
Portanto é mesmo da ventilação!
Já verifiquei filtros e nada!
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Ventilador...cheira mal! Empty Re: Ventilador...cheira mal!

Mensagem por bzzz Qua 6 Set 2017 - 16:00



Entretanto depois de receber um feedback da Oficina Mercedes, em que tinham que desmanchar tudo €€€! para ver!..Decidi dar uma vista de olhos na zona do filtro da habitaculo/poeiras.
Reparei nesta peça que tem uma parte um pouco "derretida".
Estou desconfiado que seja daqui!
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Mensagem por Convidado 9 Qui 7 Set 2017 - 3:08



Se mesmo desligado acontece, acredito que a resistência do ventilador não era para causar esse odor, mesmo por que o ar funciona. Shocked

Essa parte que derreteu chegou no circuito elétrico mesmo?

Com esse clima seco que está por toda parte nessa época depois de inverno com chuvas e etc, soube pelo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que esse clima de deserto está ou estava assim há pouco tempo em Portugal, acredito que pode estar havendo algum acumulo de depósitos de umidade gerada pela condensação de gases que apodrece em algum ponto não deixando sair líquido pelos dutos de escoamento que ficam por baixo do lado direito onde fica pingando água na ML.

Se acontece mais na partida e depois melhora o cheiro, sugiro checar se o tubo está entupido e "cercando" o resíduo de líquido por dentro da caixa do ventilador junto com detritos, folhas e etc que entram pelo duto e apodrecem por dentro com os vapores, na minha W163 aconteceu isso. 

Corrigi da seguinte forma: abri a caixa do filtro por dentro da cabine, retirei o filtro e sem o bloqueio dele por dentro da caixa ficando a passagem de ar aberta apliquei jatos de ar pressão de cima para dentro da cabine pelo bocal de entrada da tubulação ventilação no compartimento do motor para retirar restos de folhas podres, pó e gravetos que entraram depois período de chuvas e ficou tudo preso por dentro apodrecendo antes do filtro.

Antes de reinstalar o filtro, limpei o máximo possível em torno do condensador (onde entra o filtro na cabine por baixo do painel) com bastante cuidado, usei primeiro papel toalha embebido com álcool gel que não deixa cheiro e limpei até onde era possível na tubulação e nas paredes metálicas do condensador que tinha pó grudado.

No final instalei filtro novo com carvão ativado, depois de tudo fechado apliquei um higienizador comum na cabine com o ar recirculando na temperatura máxima por 10 minutos seguido mais 10 de ar congelado no máximo e acabou o problema.

Importante é aplicar sempre um bom filtro de carvão ativado que ajuda eliminar odores, se higienizar e colocar filtro comum se perde tempo.

Espero seja isso e tenha ajudado-o.

Forte abraço.
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Mensagem por bzzz Ter 26 Dez 2017 - 18:34



Obrigado Antonio, vou começar por aí!
Os "peritos" daqui disseram-me que é o Evaporador e para isso tenho que desmanchar tudo...o tablier todo, para substituí-lo.

Vamos ver !
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Ventilador...cheira mal! Empty evaporador

Mensagem por bzzz Ter 26 Dez 2017 - 18:41



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Ventilador...cheira mal! Empty ozonização...parece resultar !

Mensagem por bzzz Dom 27 Jan 2019 - 15:26



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Mensagem por Convidado 9 Dom 27 Jan 2019 - 15:52



bzzz escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Não entendi a caixa dentro da cabine. Evaporador é tipo um trocador de calor, o que foi feito?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 27 Jan 2019 - 15:56



Viu esse tópico? Para você que está em Portugal pode ser interessante.
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Sistemas de ar condicionado Thermatic tem apresentado dificuldade de funcionamento adequado durante o clima frio extremo europeu e não conseguem fazer o trabalho completo de evaporação e drenar a condensação, principalmente períodos neve e etc. Troca de evaporador em princípio não resolve odores, talvez uma limpeza periódica mais frequente das tubulações ajude.
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Mensagem por bzzz Dom 27 Jan 2019 - 19:18



Não cheguei a desmanchar o tablier. Optei por experimentar outra coisa. É uma máquina de ozonizacao.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 27 Jan 2019 - 23:29



Esse processo de limpeza química de cabine com ozônio para acabar com fungos tem sido vendido em algumas oficinas e concessionários da rede Audi e VW, custo médio no Brasil em torno de R$ 100,00 mas a eficácia tem sido contestada por alguns especialistas em ar condicionado por aqui.

Particularmente acho válida essa desinfecção de cabine desde que ao mesmo tempo abra realmente o tablier e se faça uma limpeza geral nos dutos e nas partes do sistema que estão ocultas dentro do painel que é onde ocorre acúmulo de sujeira e formação de fungos e mofo, principalmente como disse na área antes do filtro de pó que é ponto crucial, tem que limpar os dutos de escoamento de água de chuvas por que quanto entopem levam água de chuva para o interior do habitáculo e causam mofo em carpetes, tem que constantemente folhas e sujeiras que entram pela grade externa defronte o para-brisa que adiante vão trazer odores desagradáveis para dentro da cabine.

Locais de clima tropical não vejo tanta necessidade de sanitização com ozônio. 

Produtos de tratamento em spray que deixam cheiro agradável por algum tempo na cabine não funcionam, não eliminam bactérias.

O que funciona enfim ao meu ver é fazer primeiro as etapas de limpeza de todo o sistema e se optar pela sanitização química trocar logo após o filtro de pó por outro de carvão ativado, um erro que percebo que muitos donos colocam filtros de papel mais barato o que é uma completa perda de tempo pois filtram pó e não ajudam na retenção de partículas e cheiro, outro detalhe que poucos fazem por serem caros é a troca dos filtros internos de cabine (diferentes de filtro de pó) que absorvem cheiros, enfim o que tem funcionado pelo menos comigo é a limpeza completa frequente, o conjunto.

Se o ar empurrado pelo blower do ventilador cheira mal não tem opção, só sanitização não resolve, tem que limpar os dutos e aplicar produtos adequados com frequência adequada conforme o clima e uso do carro para resolver o problema.
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