Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por @ledzepp Dom 25 Fev 2018 - 11:13



Gratíssimo pela resposta, Antonio!
Digitei errado o RON da VPower: é 92, não 95 RON...

Desde março de 2017, abasteço com PODIUM... sempre!
Também por rodar pouco (não mais que 300km/mês).

Meio do ano passado cheguei a fazer experiências, usando a Shell V-Power RACING e tb a V-Power normal. Minha dúvida é mais no que se refere à indicação da PODIUM, em compressão acima de 10:1 e se
no caso dos Kompressor, se a taxa fica SEMPRE em 8,5:1 ou se ela aumenta com a ação do Blower.
A mais certa prô carro é, de fato, a VPower RACING - mas não é tão disponível quanto a PODIUM.
@ledzepp
@ledzepp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 14/03/2017
Interesses : Carros, Música, História, Política...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por accateb Seg 26 Fev 2018 - 17:32



8,5:1 é a taxa de compressão nominal (volume total do cilindro/volume da câmera de combustão). Ela é mais baixa que o normal de motores a aspirados pois não é considera o aumento de pressão devido ao compressor. A taxa efetiva é maior, mas a menos que você tenha chipado seu carro ou aletrado o tamanho das polias do compressor, sua injeção com certeza vai lidar bem com gasolina comum.

Abs!
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por coshimo Ter 27 Fev 2018 - 1:25



Antônio Elias escreveu:(...)
M271 L4 KOMPRESSOR:
W203 Kompressor C180, C200 e C230K........................................... 8,5:1
M271.9XX.................................................................................... 8,5:1
(combustível: gasolina premium de 91 octanas (equivalente 96 RON/86 MON) "premium unleaded gasoline")
(...)

Curioso...

Normalmente vejo a compressão dos M271 Kompressor (seja 1.6 l ou 1.8 l) variando conforme a potência. 

Os motores com 156 PS aparecem com taxa de compressão 9.3:1.
Os motores com 184 PS aparecem com taxa de compressão 8,5:1.

[ ]s
coshimo
coshimo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por coshimo Ter 27 Fev 2018 - 2:32



accateb escreveu:(...)
Agora, qual ajuste a MB incluiu nas ECU dos carros brasileiros é a grande dúvida. Nos rodamos com o mesmo ajuste dos europeus e nosso motores se ajustam automaticamente para nossa gasolina de baixa octanagem ou o baseline programado nas ECU dos carros brasileiros já foi recalibrado para nossa realidade? Sem saber isso, não tem avaliar qual combustível é o mais indicado. Se os motores foram recalibrados, pode não ter ganho nenhum ao usar gasolina de alta octanagem por exemplo, pois a ECU vai parar de avançar a ignição muito antes do máximo que aquele combustível suporta.
(...)

Especificamente sobre o tema da calibração da ECU:

Durante testes para validação dos motores - e parâmetros de controle da ECU - previamente ao lançamento no mercado brasileiro, testes estes quase na totalidade feitos em dinamômetro, usa-se basicamente dois combustíveis: Gasolina comum (E27) e Etanol comum (E100).


Nos casos que pude acompanhar pessoalmente:


BMW N20 foi testado com E27 e E100. (Versão de 135 kW, taxa de compressão de 10:1 e 1 turbo twin-scroll. Inclusive, na fase de testes com motor já "encarroçado" no F30, descobriu-se que o uso de E100 provocava problemas de interpretação de dados pela ECU e que estes levavam à indicação prazos recomendados de manutenção MUITO menores que os realmente necessários.)

BMW N63 foi testado apenas com E27. (Taxa de compressão de 10:1 e 2 turbos.)

Daimler M271 KE18ML foi testado apenas com E2x. (Creio que, na época, era qualquer coisa entre E22 e E25.)

Daimler M274 DE20AL foi testado com E27 e E100. (Versão 135 kW)

Daimler M274 DE16AL foi testado com E27 e E100. (Versão 115 kW)

Daimler M270 DE16AL foi testado com E27 e E100. (Na realidade é o M274 para aplicação em posição transversal.)


Nem sempre se consegue saber exatamente que parâmetros a montadora instrui para programação da ECU para mercado, mas a validação e testes de durabilidade (destes casos acima) foram feitos com gasolina comum - adquirida em posto de abastecimento. 



[ ]s
coshimo
coshimo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por @ledzepp Ter 27 Fev 2018 - 10:59



Muito legal ter acompanhado, Celso. Grato pelas informações. Sempre usei VPower em meus Renaults, nunca precisei limpar um bico!... Não dá manutenção mas, óbvio, muito critério na hora de escolher o Posto... É das melhores gasolinas, por aqui. A DT Clean não fica atrás. 
But, na portinhola do tanque do meu CLC, assim como no Manual, há recomendação para gasolina de 95RON mínimo - e as aditivadas daqui só chegam a 92RON. Tenho usado sempre a Podium e vou usar a VPower Racing que é a mais próxima do recomendado pela Fábrica. Em seus relatos de acompanhamento dos testes dos motores M271, Vc me dá segurança ao afirmar que o motor vai lidar bem com a VPOWER normal, pois foi testado prá isso - só que com Etanol entre 22% - 25%, confere? Posso usar a VPOWER normal, sem problemas?
@ledzepp
@ledzepp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 14/03/2017
Interesses : Carros, Música, História, Política...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por coshimo Ter 27 Fev 2018 - 15:34



Como dito, não há como saber exatamente quanto de modificação a montadora instruiu sobre a calibração usada para validação de dinamômetro - ainda que raramente sejam MUITAS diferenças. Não há como afirmar nada taxativamente...

Como os testes de validação / rodagem dos M271 foram feitos em meados dos anos 2000, a proporção de etanol era 25% ou menos, daí eu ter feito menção a isto. Como o conteúdo de etanol aumentou, a calibração anterior continuaria válida e funcional. 

O que posso te afirmar é que, no M271 do meu carro eu praticamente só uso gasolina comum. Praticamente, porque a cada 5 ou 6 tanques de comum abasteço com um de aditivada. Até hoje (ca. 63.000 km) nunca tive nenhum problema.

Já experimentei Podium e Racing, mas nunca consegui notar nenhuma vantagem em termos de desempenho ou economia. O monitor OBDII nunca indicou - com estas gasolinas melhores - diferenças no intervalo de avanço da ignição, mesmo em situações de funcionamento em carga plena.

Dado que seja gasolina boa (i.e. sem adulteração ou contaminantes), EU não veria problema em usar. É o que eu faço e não tive problemas. 

[ ]s
coshimo
coshimo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por @ledzepp Qua 28 Fev 2018 - 10:36



Perfeito, Celso. Agradeço pelas informações. Eu noto que o carro responde melhor com a Podium e com a VPower Racing, sobretudo nas arrancadas e retomadas. O CLC tem um delay no acelerador, que fica um pouco menor usando Podium, tem resposta mais rápida. 
Mas, como citou, é questão de parâmetros, na ECU. O Star realizado no carro, última vêz que esteve em revisão, ajustou a octanagem prá esse tipo de combustível, o mecânico do meu carro regulou assim por saber como abasteço.
Abraço!
@ledzepp
@ledzepp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 14/03/2017
Interesses : Carros, Música, História, Política...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por coshimo Qua 28 Fev 2018 - 13:56



Em pricípio o tempo de reação do acelerador tem um componente de programação, que pode ser alterado - em certa medida - via Star.

Abastecendo com combustível premium e com parâmetros de ignição adequados a isso... desfruta-se do melhor dos mundos. :)

[]s
coshimo
coshimo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por @ledzepp Qua 28 Fev 2018 - 15:01



Verdade, Celso. É a experiência que tenho quando o motor "enche". Uma vêz por mês faço viagens curtas, de Sampa a Jundiaí... diversão garantida na Bandeirantes: o carro voa!
@ledzepp
@ledzepp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 17
Data de inscrição : 14/03/2017
Interesses : Carros, Música, História, Política...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado  - Página 2 Empty Re: Taxa de compressão de motores a gasolina x combustível recomendado

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos