Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1 • Compartilhe
Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Confrades,
Abri o meu depósito de expansão para simples conferência e achei estranho o acúmulo de partículas esbranquiçadas na parte interior da rampa.
Teria alguna correlação com corrosão do sistema? Fiz limpeza recentemente, utilizei água destilada porém um fluido azul que não estava na lista dos homologados, porém parecia ter boa qualidade
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abri o meu depósito de expansão para simples conferência e achei estranho o acúmulo de partículas esbranquiçadas na parte interior da rampa.
Teria alguna correlação com corrosão do sistema? Fiz limpeza recentemente, utilizei água destilada porém um fluido azul que não estava na lista dos homologados, porém parecia ter boa qualidade
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rafael Possatto Gaigher- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 29/10/2017
Interesses : Mecanica
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rafael Possatto Gaigher- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 29/10/2017
Interesses : Mecanica
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Um pouco de calcário (branco) nas bordas da tampa é relativamente normal. Agora, o tal do aditivo azul que você usou precisa ver se é de fato para motores com bloco de alumínio ou ferro, que é a grande diferença entre os tipos de aditivo.
Abs
Abs
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
accateb escreveu:Um pouco de calcário (branco) nas bordas da tampa é relativamente normal. Agora, o tal do aditivo azul que você usou precisa ver se é de fato para motores com bloco de alumínio ou ferro, que é a grande diferença entre os tipos de aditivo.
Abs
Caro confrade, muito obrigado ... Qual o impacto de utilizar um fluido deste de forma errada (alumínio x ferro)? Pela foto, acha válido retirar tudo e acrescentar outro? Fiz a troca a cerca de 5 meses, faria sentido já ter este acúmulo todo com o fluido correto?
Rafael Possatto Gaigher- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 29/10/2017
Interesses : Mecanica
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
A resolução das fotos está muito baixa para poder avaliar. De novo, acumulo de um pouco de silica ou calcário é relativamente normal...
O aditivo errado pode atacar o metal. Por isso que existem aditivos para metais ferrosos (motores de ferro fundido) e metais de liga não-ferrosos (motores de alumínio por exemplo). Precisava ver a especificação do produto que você usou principalmente porque a cor não faz parte da norma. Então fabricantes diferentes podem usar cores diferentes para produtos da mesma especificação.
Abs
O aditivo errado pode atacar o metal. Por isso que existem aditivos para metais ferrosos (motores de ferro fundido) e metais de liga não-ferrosos (motores de alumínio por exemplo). Precisava ver a especificação do produto que você usou principalmente porque a cor não faz parte da norma. Então fabricantes diferentes podem usar cores diferentes para produtos da mesma especificação.
Abs
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Entendido ... Vou correr atrás dessa especificação e também levar no especialista pra avaliar
Muito obrigado!
Muito obrigado!
Rafael Possatto Gaigher- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 29/10/2017
Interesses : Mecanica
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Rafael Possatto Gaigher escreveu:Entendido ... Vou correr atrás dessa especificação e também levar no especialista pra avaliar
Muito obrigado!
Veja isso o quanto antes com alguém que entenda do assunto.
No início dos anos 2000 eu tinha um peugeot 306, deixei de ir na concessionária pra fazer as revisões num "especialista" indicado por um colega de trabalho.
Se arrependimento matasse.... o sujeito trocou o fluido do radiador e me chamou a atenção que o novo era azul, eu cheguei um pouco antes pra retirar o carro e o cara tava finalizando a drenagem, acompanhei todo o processo.
Alguns meses depois, acendeu a luz no painel de "STOP" e do sistema de arrefecimento. Fui ver, reservatório quase seco. Deixei o carro parado pra esfriar e estava bem abaixo do minimo. Completei com água destilada pra chegar em casa. Outro dia, nem pra voltar pro mecanico deu, no meio do caminho ja esvaziou denovo, percebi que era algo sério. Numa inspecao visual vi liquido azul na parte baixa do motor. Nao notei vazamento em mangueiras, conexões nada de errado. Me preocupou.
O carro ficou lá e no fim do dia o dito cujo me enrolou, completou o nível e no caminho ocorreu novamente. Levei na concessionária e me mostraram o que houve. O liquido corroeu a galeria no bloco do motor e chegou a rachar o bloco na parte da face externa (sorte, senao teria perdido o motor).
Resumo da ópera: O motor era bloco de alumínio e o espertão botou fluido errado, pra bloco de ferro!!! Deu pra resolver com uma solda especial e por ter sido na parte externa, senao tava ferrado, teria perdido o motor.
Não sei quanto a mercedes, mas entendo que a lógica dos fluídos é a mesma sendo que é pro tipo de metal do motor, entao, veja a questão o mais rápido possível.
Convidado- Convidado
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Apesar do atraso, RECOMENDO ao Confrade Rafael e à todos que pretendem manter seus carros funcionando perfeitamente, o uso do aditivo recomendado pela Mercedes que é essencial para não lhe trazer problemas. Assim, recomendo substituir o fluido por qualquer um dos recomendados no seguinte link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
No meu carro uso o Mobil GS 333.
Abs
No meu carro uso o Mobil GS 333.
Abs
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Data de inscrição : 10/03/2011
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Acúmulo de material na tampa do reservatório de expansão
Comprei já um kit com 3 litros do GS333 e 4 litros de água destilada
Assim que parar o carro vou olhar isso. O nível não tem baixado e o acúmulo está estável na tampa, o fluido parece estar ok em sua aparência e sem fragmentos que possam indicar mais corrosões do bloco do motor
Assim que fizer a troca, passo pra vcs!
Assim que parar o carro vou olhar isso. O nível não tem baixado e o acúmulo está estável na tampa, o fluido parece estar ok em sua aparência e sem fragmentos que possam indicar mais corrosões do bloco do motor
Assim que fizer a troca, passo pra vcs!
Rafael Possatto Gaigher- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 147
Data de inscrição : 29/10/2017
Interesses : Mecanica
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|