Fumaça branca no escapamento

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Mensagem por Geraldo Gualdi Qua 26 Dez 2018 - 17:37



Bom dia confrades!
Esta semana mandei verificar o A/C da minha C180 W202 1997 que não estava funcionando.
Quando fui buscar o carro, o técnico me disse: Olha! manda primeiro no eletricista para verificar porque a ventoinha não está ligando. O Ar Cond. não funciona sem ela. Abastecí o carro e fui para casa sem exageros. Ao chegar fui verificar a ventoinha e vi que realmente não gira.
Testei fora do carro, a ventoinha gira rápido. então, pensei em localizar o tal relé sobre o paralama dianteiro.  Hoje, pela manhã, dei partida e deixei ela movimentando. Olhei água e está normal. aí entro no carro e que surpresa! Aquela fumaceira na traseira. Desliguei. Agora não sei se a surpresinha é queima de junta do cabeçote ou anéis de compressão. Ela tem só 150mil km. O que vocês acham que pode ser? Tinha um mecânico participante aqui do fórum que tinha oficina perto da minha casa aqui no Jardim Lindóia em Porto Alegre, mas perdí a referência dele.
Feliz Ano Novo a todos com meu abraço.
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Mensagem por Geraldo Gualdi Qua 26 Dez 2018 - 19:50



Ou será que no abastecimento o cara colocou álcool no lugar da gasolina? ou Diesel.
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Mensagem por accateb Sex 28 Dez 2018 - 11:29



Olha dentro do reservatório de água com uma lanterna se você identifica manchas de óleo na superfície. Depois limpa o óleo da vareta de nível de óleo em um papel branco para ver se ele está com tom marrom tipo lama. Seriam os dois principais indícios de uma junta de cabeçote queimada.

Fumaça branca é indicio de água. Se fosse óleo a fumaça seria azulada e com cheiro de óleo queimado. Se ele andou superaquecendo pode ser a junta do cabeçote que está vazando.

Como seu carro ficou parado pode ser só umidade que acumulou no sistema de escape. Dificilmente estaria funcionando com diesel. Com álcool estaria falhando na marcha lenta.

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Mensagem por Guest Sex 28 Dez 2018 - 13:28



juntos do válvulas deles produce fumaça azul. óleo. o motor comerciam consume muito oleo! o fumaça branco, logo o motor ligar em baixo temperatura do ambiente alguns minutos vc com fumaça branco mas o motor por exemplo depois 20 km andar aindo com grande fumaça, o junto do cabeça do cilindro tipicamente.
e o sistema do resfriamento nao funciona correto,  vc ruína o junto tambem.

mas com certeza sua mecânico falar deste coisas....
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Mensagem por Geraldo Gualdi Sáb 20 Abr 2019 - 10:54



Será que algum confrade pode ajudar?  Hoje retirei a borboleta de admissão de ar e ví que o coletor de admissão está cheio de gasolina. Como pode, no coletor de entrada de ar entrar combustível. Retirei um meio litro de gasolina dele. Como pode estar entrando gasolina no conduto de admissão de ar? Obrigado.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 21 Abr 2019 - 0:35



Geraldo Gualdi escreveu:Será que algum confrade pode ajudar?  Hoje retirei a borboleta de admissão de ar e ví que o coletor de admissão está cheio de gasolina. Como pode, no coletor de entrada de ar entrar combustível. Retirei um meio litro de gasolina dele. Como pode estar entrando gasolina no conduto de admissão de ar? Obrigado.
Geraldo, apresentei opinião à respeito no outro tópico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], o problema atual aparentemente pode ter-se iniciado aqui neste relato, se for o caso fundimos os tópicos adiante conforme o assunto evoluir se percebermos que há relação causa x efeito ou se trata de problemas distintos, por enquanto deixemos os 2 tópicos separados. 

Esse problema da fumaça branca chegou melhorar em algum momento de Dezembro/18 até aparecer esse problema atual no coletor? 

Seria relevante ao meu ver para entendermos melhor o que está acontecendo descrever qual aspecto atual cor fumaça sai no escape, tipo de fuligem agarrada nas paredes do tubo de saída do escapamento e se baixa óleo ou fluído do radiador.
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Mensagem por Geraldo Gualdi Dom 21 Abr 2019 - 1:19



Obrigado Antonio Elias! Sim, por vezes ela para. Se dou umas aceleradas ela volta. Um conhecedor que esteve na minha casa disse que era bico trancado. Retirei os bicos e mandei testar. Todos bons e funcionando. troquei o Regulador de pressão por informação do Dr. Carro que a gasolina acumulada no Coletor de ar poderia ser razão de diafragma furado. Ainda não olhei no coletor para ver se parou de encher de gasolina. Estou começando a desconfiar de junta queimada ou problemas nos retentores de válvulas. O óleo parece que não baixa. Talvez eu tenha que usar um óleo com maior viscosidade.
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Mensagem por Geraldo Gualdi Dom 21 Abr 2019 - 1:21



Ah! A água do radiador não olhei. vou ver amanhã. Feliz Páscoa!
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Mensagem por Geraldo Gualdi Dom 21 Abr 2019 - 1:23



Obrigado Sessler! Feliz Páscoa!
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Mensagem por Guest Dom 21 Abr 2019 - 7:43



bom dia,

Francamente, não consigo imaginar que haja meio litro de gasolina estar no coletor de admissão! em caso o motor tem temperatura o gasolina vapor muito rápido e a propósito perigoso para inflamar ou com maior volume do gás possível do explosão.

em caso o bicos pingar muito, o gasolina nao queimada entrar no óleo do motor, e destruir o qualidade do óleo. evtl vc tem mais óleo acima do máximo na vareta. mas no mínimo o óleo estar muito fino e cheiro do gasolina.

uma volume em deste forma eu só posso imaginar se uma mangueira ou uma componente do ignição do gasolina estar com um grande vazamento.

o problema do gasolina eu considerar urgente e perigoso.

o fumaça branco normalmente uma coisa do junto do cabeça do cilindro. mas possível aqui em conjunto vazamento.

mas definitivamente controle agua do radiador e óleo do motor tambem. evtl vc com 2 serio problemas.

vc tem fotos?

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Mensagem por Geraldo Gualdi Dom 21 Abr 2019 - 11:55



Bom dia Sessler! Sim. Tirei fotos com o Celular mas não sei como postar aqui.
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Mensagem por Geraldo Gualdi Dom 21 Abr 2019 - 11:58



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Mensagem por Guest Dom 21 Abr 2019 - 12:59



eu acredite vc tem um Motor 111.921 1996-2000 com HFM

Eu apenas olhei para isso no EPC.

ja falei muito perigoso mas vejo duas possibilidades

a) no injeção estar um vazamento e pingar acima do coletor e coletar deste alto volume do gasolina!

b) interna no motor, bicos vazar muito OU uma cilindro nao trabalhar receber gasolina e não inflama. mas em deste caso o motor muito fraco e estranha barulho etc. E vc tem uma óleo no motor mais o menos do viscosidade do gasolina. logo e estragar todo vc andar com uma defeito este forma. e precisar uma scan com Stardiagnosis em caso o ignição nao mais trabalhar correto.

bem possível o excesso do gasolina causa o fumaça, mas nee eu ja falei...

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Mensagem por Guest Dom 21 Abr 2019 - 13:18



ps para publicar fotos aqui:

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Mensagem por accateb Seg 22 Abr 2019 - 11:22



Geraldo,

Conheço muito pouco do M111 mas pondero que a gasolina no coletor poderia estar vindo do sistema de recuperação de gases do tanque. As vezes a válvula que controla o retorno está emperrada aberta.

De resto, concordo com o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]; tanta gasolina assim no coletor é receita para desgraça. Além do obvio risco de incêndio, você pode ter sérios problemas a rodar com o carro assim. A fumaça inclusive pode ser resultado da gasolina chegando no catalisador. Quando gasolina não queimada chega no catalisador, a reação química é violenta gerando muito calor e fumaça.

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Mensagem por Geraldo Gualdi Seg 22 Abr 2019 - 12:36



Entonces, meu amigo, vou retirar novamente o corpo da borboleta para ver se ainda tem combustível no coletor depois da troca do regulador de pressão. Muito obrigado pela dica. Um abração.
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Mensagem por Guest Seg 22 Abr 2019 - 13:25



verdade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] o ventilação do tanque com o cano chegar no motor eu esqueci -
uma fonte do problema tambem possível.

evtl ele substituir o tampa do tanque com um genérico? alguns vezes este causa problemas. Geraldo: um mecânico comum realizar obras no sistema do gasolina recentemente o problema chegou?

mas certamente vc precisar trocar o óleo do motor com um volume do gasolina no motor ...

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