C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por corvette76 Dom 10 Fev 2019 - 23:13



Prezados,

Hoje minha C180 apresentou essa situação bastante inusitada e inédita.

Ao arrancar, logo que o giro chega a 1.500rpm o carro dá um pequeno tranco e depois permanece normal. Isso ocorre apenas em primeira marcha. 

Simulei diversas situações e apenas na citada acima ocorre.

Alguém já passou por isso?
corvette76
corvette76
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2018
Interesses : veículos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por accateb Qui 14 Fev 2019 - 11:27



Mas o tranco ocorre na mudança da primeira para a segunda? Já tentou usar o sequencial para arrancar de 2° e ver se ocorre a mesma coisa? No modo S o comportamento é o mesmo tb?

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por corvette76 Qui 14 Fev 2019 - 11:35



Ocorre antes da troca de marchas, quando o giro está subindo. 

Não simulei arrancada em segunda e no modo S. Mas estranho, que no dia seguinte que fiz o tópico, não ocorreu mais isso. 

De qualquer modo, é algo que ainda me preocupa pois algo pode não estar funcionando corretamente.
corvette76
corvette76
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2018
Interesses : veículos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por accateb Qui 14 Fev 2019 - 11:40



O carro começou a dar isso recentemente ou foi depois de algum evento tipo uma revisão, troca de óleo, luz da injeção acessa, etc.? Seria muito estranho ser algo vindo do câmbio se ocorre com a marcha já engatada em sem estar ocorrendo nenhum acoplamento/desacoplamento de embreagens.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por corvette76 Qui 14 Fev 2019 - 11:42



Absolutamente nada feito e nenhum sinal. Aliás, minha esposa usou o carro anteriormente, rssss.

Após sair da inércia, ao chegar em 1.500rpm dava um tranquinho e depois normalizava, trocando de marchas normalmente e acelerando forte.
corvette76
corvette76
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 08/04/2018
Interesses : veículos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por accateb Qui 14 Fev 2019 - 11:55



As únicas coisas que me vêm a mente seria algum problema nas embreagens do overdrive (que acoplaria mais ou menos nessa rotação na 1°) ou algum sensor de velocidade do câmbio que esteja dando problema. Só que am ambos os casos você notaria algum comportamento estranho nas outras marchas tb...

Bom, experimenta arrancar de 2° ou dirigir no modo S por um tempo e observa se o problema ocorre de novo.

Outra possível solução seria ir para uma oficina que tenha o Star e pedir fazer uma recalibração dos tempos de mudanças das marchas. Mas seria mais uma questão de tratar o sintoma e não a origem do problema.

Também vale a pena esperar e ver se algum confrade já tenha observado isso antes.

Abs!
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por Convidado Sex 22 Fev 2019 - 8:21



A minha C250 que tem o mesmo cambio aconteceu uma vez esse tranco, como ando pouquissimo com o carro e nao aconteceu mais, comentei isso na revisão logo depois na concessionária. Me disseram que isso era conhecido e resolvido numa atualização de software.
Além de ter acontecido uma única vez, depois da revisão e atualização, nunca mais ocorreu.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por RenanMain Sáb 23 Fev 2019 - 9:59



O Meu quando ele engata a marcha, quando ela entra não da tranco mais parece que o carro entra deslizando, não perde potencia nem patina, é como se ele estive-se deslizando pra frente isso em 1,2 as marchas mais fortes(parece que ele prende a rotação, ai quando passar da aquela deslizada) talvez precisa de reprogramação, vou ver na revisão, esta reprogramação é paga?
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por eduardocp Sáb 23 Fev 2019 - 12:27



Tente reprogramar o câmbio com aquele método de apertar o pedal do acelerador (tem vídeos no youtube).
eduardocp
eduardocp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 30
Data de inscrição : 28/07/2014
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por accateb Seg 25 Fev 2019 - 11:09



Isso não reprograma o câmbio... somente a resposta do acelerador.

Precisa ver direito o que está acontecendo. Se o câmbio está deslizando é indicio de que ele está com problema. Modificar o tempo das marchar pode ajudar mas não vai resolver. Qualquer serviço fora de garantia geralmente vai ser pago então recomendo usar oficinas com experiencia.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por Convidado Seg 25 Fev 2019 - 15:04



RenanMain escreveu:O Meu quando ele engata a marcha, quando ela entra não da tranco mais parece que o carro entra deslizando, não perde potencia nem patina, é como se ele estive-se deslizando pra frente isso em 1,2 as marchas mais fortes(parece que ele prende a rotação, ai quando passar da aquela deslizada) talvez precisa de reprogramação, vou ver na revisão, esta reprogramação é paga?


Seguramente o problema por você informado é distinto do reportado, naquele, é um tranco mesmo, o cambio funciona normal, sem deslizamentos, ele corre entre as passagens de 2 e 1 marcha em reducao e de 1 para 2.

No entanto, creio que valha a pena investigar se não é algo que também tenha solução dessa forma (software), embora pelo sintoma acho bastante improvável. A atualização de firmware (software) de injeção, câmbio e módulos ocorre de forma automática durante as revisões (caso seu carro esteja desatualizado) e não é cobrado a parte. 

Não sei como procedem (ou se é possível) somente ir lá pra atualizar, somente verificando diretamente com a concessionária.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por RenanMain Ter 26 Fev 2019 - 8:22



Como eu disse, é difícil explicar, pois não é um deslizamento é a sensação de um deslizamento, isso é mais quando está frio, muito difícil ser problema, visto que fiz troca de óleo na ccs a 4 meses e antes já estava assim, e andaram no carro e não falaram nada, acho improvável um cambio desses com problemas com apenas 20000km, por isso pensei na atualização, sobre essa do acelerador eu já fiz e não muda muito não, inclusive eu uso sprint booster no acelerador(porem a tal sensação ocorre com ele desligado tbm)
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por accateb Ter 26 Fev 2019 - 14:52



Bom, se acredita que não tenha nenhum problema mecânico no câmbio você pode pedir que uma oficina com o Star faça a calibração do fill time adaptation (FZA) para upshift da 1° para 2° e 2° para 3°. Deve ser feito com o Star ligado no carro e com ele rodando na rua.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por RenanMain Qui 28 Fev 2019 - 10:36



accateb escreveu:Bom, se acredita que não tenha nenhum problema mecânico no câmbio você pode pedir que uma oficina com o Star faça a calibração do fill time adaptation (FZA) para upshift da 1° para 2° e 2° para 3°. Deve ser feito com o Star ligado no carro e com ele rodando na rua.

Abs

Andei na c200 e notando bem tbm se percebe a mesma coisa, bem menos,mais se percebe, creio que seja pelo motor 1.8 ter bem mais folego que o 1.6, ate porque ela prende bem menos as marchas, minha 1.6 fica prendendo marcha lá em 6/7 giros, da c200 parece bem mais inteligente
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por accateb Qui 28 Fev 2019 - 10:51



Será que você não está é sentindo o turbo-lag e achando que o câmbio está deslizando? Igual comentei antes, câmbio deslizando é igual a problema. Agora pode ser culpa no sprint booster seu carro está esticando tanto as marchas.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por RenanMain Qui 28 Fev 2019 - 15:52



accateb escreveu:Será que você não está é sentindo o turbo-lag e achando que o câmbio está deslizando? Igual comentei antes, câmbio deslizando é igual a problema. Agora pode ser culpa no sprint booster seu carro está esticando tanto as marchas.

Abs

Creio que vai ser isso, sobre o sprint, acontece com ele desligado tbm, isso só acontece com o pé em baixo, acho desnecessário, pois a força do turbo está em 1500 3000 rpm no jetta aspirado que eu tinha fazia sentido segurar um pouco as marchas lá em cima, agora no turbo eu penso que quanto antes passar melhor, mais deve ser assim mesmo, porém na revisão vou mostrar a questão do cambio
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm Empty Re: C180 2013 - tranco em primeira marcha a 1.500rpm

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos