Classe A com Fuga Elétrica

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Mensagem por jonaslewis em Dom 21 Abr 2019 - 18:37



Oi gente, sou novo no fórum e no Classe A. 
Peguei o carro essa semana, inteirinho, lindo. Um 160 2004. Dentro do porta-luva, o antigo dono tinha um som bem vagabundo. Instalei ele num mecânico. 

O carro ficou parado duas noites. O som ficava com o relógio ligado mesmo com o carro desligado e fechado. Enfim, no outro dia bateria MORTA. Dei carga e pegou. Fui a uma loja técnica de bateria, e estava bem descarregada. Ficou pra dar carga e peguei uma reserva. Mas havia uma fuga elétrica de 0.5. Coisa grande. Som já desligado e desplugado e tudo. Mesmo assim a fuga.

Hoje, o relógio do próprio painel, onde tem o contador de km também não apagou quando desliguei o carro todo. Normal isso? Fica ligado?

O que fazer?

Abração
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Mensagem por Wagner0 em Dom 6 Out 2019 - 0:55



Caro, estou com problema de fuga também. Descarregava antes e descobri no especialista em BH que a placa do alternador estava com problema. Resolvido. Depois de 4 meses fuga de novo, dessa vez não é a placa. Medi e está dando. 14,3, normal.

Fiz uma nova medição na Classe A e acredito ter descoberto o problema da fuga de energia: as luzes de teto, e não no alarme como eu estava supondo:

1)Com a bomba a vácuo desligada do fio no porta malas, e luzes de teto APAGADAS fica em 0,01 no multimetro, ou seja, sem fuga, certo?!

2)E quando as lâmpadas do teto são ACESAS, ao abrir a porta, vai imediatamente para 2,53. no multímetro.

3)Com a bomba à vácuo ligada disparada e as lâmpadas de teto APAGADAS fica em 0,54 no multímetro.
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Mensagem por Convidado 9 em Dom 6 Out 2019 - 3:45



@WagnerO, existe fuga ou corrente em vazio quando o consumo elétrico simulando veículo trancado no alarme e linha em repouso por mais de 5 minutos (dependendo do modelo, pacote eletrônica, opcionais e acréscimos adaptados) excede em média a 0,25 Miliamperes/minuto, W168 repousa normalmente em torno de 0,15 mA/h. 

Não sei quem é o especialista citado, mas creio que há um equívoco, a corrente gerada pelo alternador controlada pelo regulador eletrônica de tensão (medida com o motor ligado comparando dados em marcha-lenta e acima de 1.500 RPM tem que ficar entre 13,60 a 14,50 Volts) é um outro dado analisado à parte que é comparado com a capacidade de armazenamento de carga da bateria "versus" consumo em stand by (mede-se com motor desligado, veículo trancado, após linha em repouso). 

O que seria placa do alternador? Normalmente alternador não é um componente que gera corrente em vazio, não é um consumidor. 

A maneira correta de aferir se há ou não corrente em vazio é descrita neste tópico, utilizando alicate amperímetro eletrônico que mede corrente contínua DC: 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] 

Com multímetro se obtém medida aproximada, imprecisa e com margem de erro se excitar a linha ao desconectar o cabo positivo da bateria por que o certo é fazer ponte com o aparelho sem desenergizar módulos, difícil desta forma, geralmente não dá certo e se obtém retorno de dados de amperagem na bateria, que me parece foi o seu caso.

Não localizei tópico de sua apresentação e nem a sua identificação do nome no cadastro que está em branco, participação considerada em princípio anônima, é de BH?
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Mensagem por Wagner0 em Dom 6 Out 2019 - 17:12



Olá, sim, sou de BH. Obrigado pelo retornk. É a terceira vez que tento completar o cadastro, mas o sistema do fórum não é muito amigável. Bom, a questão com o alternador já foi resolvida. A placa está perfeita e o alternador gerando energia normalmente. O problema agora é a bomba à vácuo que fecha as portas. Ela está disparada (já desliguei o fio).

E o problema é o seguinte: quando abro a porta do carro e as luzes do teto acendem, no multímetro sai de 0,01 para 2,54 na mesma hora. E se a bombinha tiver disparada e a porta fechada, sem as luzes acesas, fica em 0,54.

Logo,
Luzes consumindo 2,54
Bomba disparada consumindo 0,54.

Não sei se esse consumo é normal quando em funcionamento.

A preocupação foi porque depois de usar o carro um dia, no outro estava sem bateria e não me lembro de ter deixado nada ligado.
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Mensagem por Convidado 9 em Seg 7 Out 2019 - 14:49



Wagner, essa questão do cadastro abra uma apresentação com os dados básicos mínimos necessários que servirão de referência do nickname no fórum e informe o nome completo pelo Fale Conosco para tentarmos Adm inserir no seu perfil. 

Quanto ao tema do tópico: este consumo a 0,54 mA de bomba disparada está pouco, uma bomba secundária de injeção insufladora de ar coletores consome o dobro durante o rápido funcionamento durante a partida a frio, solenóide desarma bomba após 3 minutos aproximadamente, consumo funcionando chega passar de 1 AH, pode estar fraca, costuma acender aviso painel, no W168 a luz de aviso injeção funciona conjugada com a amarela no painel, acende algo no painel?.

O certo de medir consumo de bomba secundária (estamos falando da mesma coisa? é em banca ou aproximado direto no componente usando fios de teste. 

O seu caso não me parece existir fuga. 

Estou na dúvida é quanto a essa escala que deu resultado 0,01, por que só um alarme gasta entre 0,05 a 0,07 mA, então 0,01 no seu caso não tem lógica a não ser que a leitura corresponda a 0,10 miliamperes, aí estará normal, o consumo elétrico geral de Classe A medido após 10 minutos de repouso se ficar acima de 0,10 até máximo 0,15 mA/hora é um valor tolerável para o consumo de módulos e sistema de alarme de W168 em STAND BY. 

Usando qualquer tipo de equipamento seja multímetro comum ou alicate é preciso esperar eletrônica entrar em stand by para medir, despreza-se as primeiras medições nos 10 minutos iniciais após trancar o carro usando o controle da chave, ou seja sempre simulando o carro trancado, está fazendo isto?

No caso do Classe A que a bateria é dentro da cabine pode tentar realizar o teste ficando dentro do habitáculo e tentar fechar postar para ver se dá certo, pode acontecer seu movimento acionar sensor de alarme e aí atrapalha o teste, testar com a porta aberta não dá certo, de qualquer forma a linha de qualquer Classe A sem modificações elétricas entra em repouso total após 10 a 12 minutos após o trancamento do carro, só a partir daí que a leitura e confiável. 

Questão dos picos de leitura tem que ter em mente que toda vez que abre uma porta, acende uma lâmpada ou liga qualquer consumidor elétrico durante o teste, simplesmente estará excitando a linha e vão aparecer esses resultados em faixa mais alta de amperagem, normal, agora toda vez que isto ocorrer o correto é reiniciar todo o procedimento. Não pode excitar a linha, tem que fazer a "ponte" no terminal do pólo positivo da bateria sem tirar a ponta de teste, te sugiro repetir o teste, coloca a ponta de teste na posição correta corrente contínua do amperímetro, vá observando a leitura, quando estabilizar após uns 10 minutos é este o momento correto de fazer a leitura, é preciso que todos os módulos tenham estabilizado em repouso para saber qual é o consumo real. Insisto neste detalhe da "ponte" com a ponta de teste do aparelho retirando o cabo positivo do pólo do bateria no momento da medição por que sem ela não dá certo. Está fazendo essa ponte?  

Na web tem alguns vídeos mostrando certo como se faz essa ponte com multímetro na hora do teste, neste abaixo por exemplo a única falha é que a pessoa não simulou o carro trancado, macête quando a bateria está no compartimento do motor como nas MB sedans e etc tem que baixar a trava do caput, independente da posição da bateria sempre tem que trancar o carro pelo controle alarme, esperar sistema repousar e depois medir fazendo a ponte para não confundir dados com leitura de amperagem da bateria.  



Última edição por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:01, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Wagner0 em Seg 7 Out 2019 - 14:55



Olá, obrigado.

Estou me referindo à bomba à vácuo que fica no porta malas, aquele compreessor pequeno. O meu espanto é apenas as luzes de teto consumir 2,54 no multímetro. Estou medindo da seguinte forma:
Removo o cabo negativo do polo da bateria e coloco o cabo preto do multímetro nele. E com o cabo vermelho, positivo, eu encosto no polo negativo, exatamente como ensinam diversos vídeos na interner.

Assim, temos o seguinte:

Carro com portas fechadas e a bomba á vácuo desligada do fio: 0,01
Bomba ligada e disparada com defeito: 0,54
Apenas as luzes acesas com a porta aberta: 2,54.

É normal esse consumo das luzes?

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Mensagem por Convidado 9 em Seg 7 Out 2019 - 15:07



Entendi, bomba de vácuo de trava de portas é outra coisa, consumo dela quando acionada é baixo, não chega a 1/2 AH. 

Esses 2,54 o resultado não é real ou está fazendo teste com algum consumidor ativado ou com luzes de porta e teto acesas confunde; só terá leitura correta fazendo do jeito que mencionei acima após trancar o carro, esperar entre 10 a 12 minutos e etc e fizer ponte com ponta de teste. Temporizador está funcional?

Te sugiro reconferir com alicate eletrônico DC, mais prático.

0,01 mA em repouso para mim não faz sentido.


Última edição por Antônio Elias em Seg 7 Out 2019 - 15:10, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Wagner0 em Seg 7 Out 2019 - 15:09



😳😳😳 Entendi. Vou levar ao eletricista para rastreio.
Obrigado.

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Mensagem por Convidado 9 em Seg 7 Out 2019 - 15:10



Pode estar fazendo teste com algum ponto ativado excitando a linha.
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Mensagem por Convidado 9 em Seg 7 Out 2019 - 15:12



Te sugiro conferir num auto-elétrico que tenha aparelho apropriado para testar se essa bateria está segurando carga.
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Mensagem por Gusi em Qua 6 Nov 2019 - 22:09



Boa noite neste tópico gostaria de obter um esclarecimento achei uma fuga no fizivel 30 de 7.5 está dando fuga de 0.15 amp como fazer pra corrigir isso
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Mensagem por Gusi em Qua 6 Nov 2019 - 22:16



A minha está medindo 0.15 amp isso e aceitável
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Mensagem por Gusi em Qua 6 Nov 2019 - 22:30



O fizivel que está dando fuga no esquema diz que e transponder Fbs /ffz conjunto de instrumentos ele.
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Mensagem por Convidado 9 em Ter 26 Nov 2019 - 0:39



Fundi os posts. 

Essa leitura foi de 0,15 amperes mesmo ou miliamperes? 

Se for mAh está dentro do aceitável se o consumo foi medido em stand by sem excitar a linha e após 10 minutos de repouso com o carro trancado no alarme. Mesmo a bateria do W168 estando dentro da cabine, aconselhável sempre que possível medir com alicate eletrônico DC com leitura true Rms simulando veículo trancado, geralmente quando se mede fuga com multímetro comum se não fizer ponte soltando o pólo positivo da bateria falseia o resultado.

Este fusível Nr 30 alimenta o sistema DAS transponder, módulo de partida RFL e painel de instrumentos e está interligado a relé.
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O carro tranca, abre e dá partida no motor normalmente? Aparece falha de sistema RFL no scanner? Muda conforme o ano/modelo.
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Mensagem por Gusi em Dom 31 Maio 2020 - 15:08



Boa tarde gostaria de saber se alguém ja passou por isso troquei minha bateria e minha classe a classic 160 ano 2000 esta dando fuga de carga medindo a amperagem da bateria com o milímetro  ligado em série  esta da do 0.15 miliamperes ai tirando fusível por fuzivel notou .se que o fuzi el número 30 de 7,5 ao tirá,lo esse nu erro cai bruscamente pra 0,00 gostaria  de saber se dá pra colocar um rele já que está roubando carga  problem e que esse fuzivel  e responsável pelo transponder DAS &RFL conjunto de instrumentos elétricos como diz a tabela do carro estou ficando louco com isso 2 dias sem partida a bAteria não tem carga pra dar partida alguem com certesa ja passou por isso por favor preciso de ajuda dependo do carro obrigado desde já
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Mensagem por Zweity em Seg 10 Ago 2020 - 21:38



Para não abrir outro post sobre o mesmo assunto irei postar a minha novela aqui.

Tenho uma A160 2005 manual, o carro passou um tempo parado, cerca de 1 semana, e quando fui tentar ligar o mesmo já estava com a bateria ferrada (sem carga), por se tratar de uma bateria velha que já veio do antigo dono com o carro, resolvi comprar uma nova e ver se o problema era resolvido. Pois bem, assim o fiz e para a minha surpresa o carro funcionou perfeitamente e passei mais ou menos uns 3 meses sem problema da bateria descarregar.

A cerca de dois meses os problemas voltaram e não tive como levar o carro para a oficina por causa do lockdown, agora que estou podendo levei em uma oficina o "mecânico" falou que o carro está com fuga de corrente, pedi para o mesmo fazer o serviço e o cara me faz uma mancada sem precedentes. Ele me informou que o problema estava na alimentação do painel da classe a e que tinha colocado um relé para o painel só ser alimentado quando a chave fosse girada ao ponto de acender todas as luzes (do painel). No começo até fiquei feliz em saber que o problema tinha sido simples e que solução também foi simples.

Após passar a euforia eu comecei a raciocinar e vi que com o desligamento da alimentação do painel também foram desligadas as luzes de cortesia, o pisca alerta e o sistema de travamento acionado pela chave canivete. Resumo da ópera, o cara "consertou" um problema e me gerou outros 3.

Para continuar a saga épica, hoje às 15h, fui tentar ligar o carro, após o mesmo ter ficado parado menos de 48h e para a minha surpresa a carga da bateria já estava indo embora mais uma vez. Ainda dava para ligar o som do carro e também acionar os vidros elétricos, porém não tinha carga suficiente para acionar o motor de partida do carro.

Estou frustrado e ao mesmo tempo com raiva do "eletricista" por ter feito uma mer** tão grande com o meu carro. Tive que comprar um recarregador de bateria pois amanhã tenho que ir fazer um exame admissional, imagina se isso ocorresse no meu primeiro dia de trabalho na nova empresa... Não gosto nem de pensar.

Amanhã, mesmo contra a minha vontade, irei levar o carro mais uma vez para o famigerado "eletricista". Quero ver se ele conseguem descobrir de fato o que está ocasionando essa fuga de corrente.

Irei atualizar os senhores sobre os próximos episódios dessa saga épica, afinal não desejo isso para ninguém. Abraços e até breve!
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Mensagem por Zweity em Ter 11 Ago 2020 - 22:53



No capítulo de hoje temos o seguinte (roda a vinheta produção!)

Como informado no capítulo de ontem a minha bateria já tinha perdido metade da carga e não tinha sequer força para acionar o motor de partida do veículo. Graças a Deus consegui comprar um carregador de bateria de carros com entrega a domicílio. Após deixar a bateria a noite toda, cerca de 12h de carga, pela manhã coloquei a bateria no carro e fui tentar ligar, porém creio que a bateria não recebeu carga suficiente para conseguir acionar o motor de partida e o mesmo ficava só rodando e apagando, tipo ao rodar a chave o arranque era acionado, dava uma volta mas apagava rápido. Não deu outra, pensei e agora o que vou fazer? Deus sabendo de todas as coisas me coloca pra morar bem em frente a uma ladeira e pensei: "ou você liga no tranco, ou vou ter que chamar uns 4 caras para me ajudar a subir o carro novamente kkkk".

Fui tirando o carro da garagem do prédio, empurrando sozinho mesmo e cuidando pra não bater em nada, chegando na ladeira coloquei o carro em segunda e segurei a embreagem, praticamente no final da ladeira consegui colocar o carro pra pegar no tranco, odeio isso mas foi isso ou perder o exame admissional do meu novo emprego.

O "eletricista" que fez o pseudo serviço fica no meio do caminho, pensei cá comigo: "vou deixar o carro lá e pego um uber para a clínica". Cheguei lá, conversei com ele e o cara condenou até os pneus do carro. Falou que o problema é no motor de partida, no alternador, na bateria (que é nova da marca Bosh) enfim, nada no carro presta para ele. Desliguei o carro lá para conversar com ele, tentar argumentar e etc e acabei desligando o carro, pensei: "to lascado, vou ter que pedir pra esse cara empurrar para ligar o carro no tranco mais uma vez" para a minha surpresa o carro pegou de primeira na chave, fiquei basta .

Cheguei a uma decisão, irei ficar com o carro assim mesmo, sem levar mais nesses eletricistas de meia tijela. Já conversei com um dono de oficina especializada em MB, audi e outros alemães coisa que deveria ter feito desde o início. Porém tenho que esperar até segunda para levar o carro pois o cara está com muito serviço lá. Por enquanto não conserto, terei que ficar
desconectando os polos da bateria para não descarregar a mesma. Fiquem na expectativa pelo próximo capítulo, nesse mesmo bat-canal, no mesmo bat-horário.
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Mensagem por W204 em Ter 11 Ago 2020 - 23:14



Zweity,

Você já pensou na possibilidade de o carro ter um rastreador escondido e este ser a causa da fuga?
Isso já me aconteceu em um carro.

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Mensagem por Zweity em Ter 11 Ago 2020 - 23:29



Olá W204,

Pensei sim, além de algum rastreador também pensei em instalação de rádio em curto. Hoje mechendo no rádio que veio com o carro pude notar que o antigo dono com preguiça de comprar um fusível de 10 que estava queimado (um pequeno que fica conectado atrás do rádio) acabou colocando pedaços de fio amarrados no fusível, sério não entendo como algum ser humano tem a capacidade de fazer isso, mas enfim, o rádio pode ser uma possibilidade assim como um rastreador/bloqueador que esteja instalado nele escondido no carro.

Porém o que mais em intriga é que peguei esse carro em meados de agosto de 2019 e o mesmo nunca tinha apresentado nenhum problema semelhante, e olha que esse carro já chegou a passar 12 dias parado, sem nem ao menos ser ligado e com os polos da bateria conectados e quando ligava o carrinho pegava macio feito manteiga. Por isso penso que o motivo da fuga de corrente deve ser algo que estragou recentemente, algum sensor, algum fusível/relé em curto, ou algum dispositivo elétrico/eletrônico que esteja consumindo mesmo quando o carro esteja desligado ou até mesmo consumindo um valor maior do que deveria.

Como disse, irei levar o carro em uma oficina especializada. O cara me falou que vai ter que ir desconectando sensor por sensor e realizando testes. Tomara que não seja nada grave, fico na torcida. Atualizarei os senhores sobre os próximos capítulos.
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Mensagem por W204 em Ter 11 Ago 2020 - 23:31



Zweity,

Leva em alguma oficina que conheça 168 e possa verificar com scanner.
Nos avise das novidades.
Boa sorte.

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