Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por Clayton BSRC Sex 12 Jul 2019 - 19:52



Boa noite a todos!

Temos uma Classe C - W204 - 2010, e cometemos um erro ao executar a partida com bateria auxiliar. Invertemos os pólos das baterias.

A consequência foi curto circuito imediato e depois percebemos que alguns sistemas não funcionam mais, como por exemplo o rádio, e mesmo depois ligando corretamente a bateria auxiliar, o carro não dá a partida.
Desmontei a caixa de fusíveis do lado da bateria e verifiquei que os três fusíveis principais não haviam se rompido. Também verifiquei as outras duas caixas de fusíveis, e não encontrei nenhum fusível rompido.
Apesar de estupidez cometida por nós, achei estranho o carro não ter uma proteção para tal.
Há algo que eu possa fazer para verificar o que realmente aconteceu?
Ficarei muito grato pela ajuda!
Obrigado!
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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por Convidado Sáb 13 Jul 2019 - 6:47



Bom dia!

A corrente do curto circuito é bastante elevada e pode ter danificado algum módulo do carro. 

Iniciaria testando os fusíveis com um multimetro, primeiro na caixa de fusíveis localizada no compartimento do motor.

Alguns carros possuem um fusível de proteção contra sobre tensão mas não sei se seria o caso da w204. Normalmente fica localizado perto da bateria. 

Veja também se consegue conectar um bom scanner, de preferência o Star, para ver se consegue identificar algum módulo com problema.

Abraço
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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por Clayton BSRC Sáb 13 Jul 2019 - 10:39



Bom dia e obrigado pela atenção!

Eu já verifiquei os fusíveis de proteção, que ficam ao lado da bateria, não estão rompidos.

Aproveitando, alguém saberia me dizer qual a função da peça conectada no terminal da bateria, código a1665420218.


Agradeço desde já, obrigado!
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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por Convidado Sáb 13 Jul 2019 - 12:07



Este número remete ao cabo negativo da bateria.

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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por Convidado 9 Dom 14 Jul 2019 - 22:26



Clayton BSRC escreveu:Boa noite a todos!

Temos uma Classe C - W204 - 2010, e cometemos um erro ao executar a partida com bateria auxiliar. Invertemos os pólos das baterias.

A consequência foi curto circuito imediato e depois percebemos que alguns sistemas não funcionam mais, como por exemplo o rádio, e mesmo depois ligando corretamente a bateria auxiliar, o carro não dá a partida.
Desmontei a caixa de fusíveis do lado da bateria e verifiquei que os três fusíveis principais não haviam se rompido. Também verifiquei as outras duas caixas de fusíveis, e não encontrei nenhum fusível rompido.
Apesar de estupidez cometida por nós, achei estranho o carro não ter uma proteção para tal.
Há algo que eu possa fazer para verificar o que realmente aconteceu?
Ficarei muito grato pela ajuda!
Obrigado!

Nas MBs antigas a proteção sobrecargas e curtos elétricos é feita pelo overload relay. Conversei sobre esse caso com o técnico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], nas MBs modernas explicou que essa proteção é feita pelo relé eletrônico K32, fica em cima do paralamas, quando queima ele deixa de enviar sinal para o módulo SAM traseiro. 

Neste casos o Vander alertou que geralmente costuma queimar o módulo de injeção e dependendo do tempo de descarga, como a reversão acontece em poucos segundos, pode atingir até o da transmissão que fica sob o carpete em baixo do pé do passageiro na dianteira. 

Ao passar scanner, se tiver torrado esses 2 módulos, não vai aparecer sinal de comunicação entre eles.

Sugestão buscar apoio numa oficina com Star ou um bom scanner com software baseado no Xentry e pedir para conferirem nos valores reais de cada sistema eletrônico mostrados durante a varredura, por eles dá para confirmar qual ou quais componentes estão inativos. Se a chave estiver na ignição no momento da inversão dos cabos, como a reversão polaridade acontece em poucos segundos, é possível os danos se estenderem a outros sistemas. Se o mecânico tiver dúvidas durante a checagem, o Vander disse que ele pode ligar ele orientar os procedimentos. Quem precisar fazer essa "chupeta", utilizar a caixinha onde tem as tampas vermelha e preta junto bateria.

O Vander virá no tópico quando possível, a primeira providência é medir a entrada e saída no K32 e substituir se necessário.

Chave eletrônica estava na ignição?
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Mensagem por accateb Seg 15 Jul 2019 - 11:01



Clayton,

Vocês removeram a bataria principal e ligaram uma auxiliar com os polos invertidos ou conectaram a bateria auxiliar nos bornes específicos (um pino de metal no cofre do motor e uma chapa escondida embaixo de uma tampa vermelha) para isso com a polaridade invertida?

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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Obrigado!

Mensagem por Clayton BSRC Seg 15 Jul 2019 - 12:15



fredericodribeiro escreveu:Este número remete ao cabo negativo da bateria.

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Obrigado pela ajuda!
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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por Clayton BSRC Seg 15 Jul 2019 - 12:19



accateb escreveu:Clayton,

Vocês removeram a bataria principal e ligaram uma auxiliar com os polos invertidos ou conectaram a bateria auxiliar nos bornes específicos (um pino de metal no cofre do motor e uma chapa escondida embaixo de uma tampa vermelha) para isso com a polaridade invertida?

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Conectamos a bateria auxiliar nos bornes específicos.
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Mensagem por accateb Seg 15 Jul 2019 - 12:42



Bom, nesse caso o sinal de positivo da bateria externa foi direto para o chassi do carro sem nenhuma proteção. Vou te mandar uma mensagem por PM com o contato do Vander para você poder ligar para ele. Só pega o chassi do seu carro antes pois ele vai precisar para poder pegar os diagramas elétricos corretos.

Pelo que ele conversou comigo e com o Antônio a bronca pode ser grande então precisa ir investigando por partes.

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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por RenanMain Seg 29 Jul 2019 - 16:56



accateb escreveu:Bom, nesse caso o sinal de positivo da bateria externa foi direto para o chassi do carro sem nenhuma proteção. Vou te mandar uma mensagem por PM com o contato do Vander para você poder ligar para ele. Só pega o chassi do seu carro antes pois ele vai precisar para poder pegar os diagramas elétricos corretos.

Pelo que ele conversou comigo e com o Antônio a bronca pode ser grande então precisa ir investigando por partes.

Abs

Mesmo assim não teria que ter uma proteção? se alguém quiser sacanear então, chega no carro parado na rua e da uma descarga positiva no escapamento ou por baixo no chassis e lasca o dono?
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Mensagem por accateb Seg 29 Jul 2019 - 18:05



Então... para fechar o circuito precisa ter acesso por debaixo do capô... não tem como dar uma descarga sem fechar o circuito.
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Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos  Empty Re: Erro na execução de partida com bateria auxiliar - inversão de polaridade cabos

Mensagem por RenanMain Ter 30 Jul 2019 - 12:35



accateb escreveu:Então... para fechar o circuito precisa ter acesso por debaixo do capô... não tem como dar uma descarga sem fechar o circuito.

Entendi, não é possível fechar curto apenas colocando carga positiva no aterramento, precisa do polo positivo também certo?
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Mensagem por accateb Qua 31 Jul 2019 - 15:32



No seu exemplo sim. Para um circuito elétrico funcionar ele precisa permitir que os elétrons circulem do lado positivo para o negativo. Uma bateria com o polo positivo dela ligado no polo negativo de outra não consegue formar um circuito.
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