Consumo urbano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Qui 8 Ago 2019 - 16:19



Pessoal, boa tarde!
Comprei recentemente, uma C180 1.6 CGI turbo 2013/2013, acreditando que o consumo urbano ficaria entre 8 e 9 Km/l, mas isto não está acontecendo.
Apesar de morar em Belo Horizonte (cidade de muitos morros), percorrer trajetos curtos e tal, tenho andado com o pé bem leve, de olho no indicador de consumo instantâneo e não deixando o conta-giros passar de 2000 e 3000 giros, mas o máximo que tenho conseguido é 7,3 km/l ou seja 13,7 litros para cada 100 km.
Já tentei só com gasolina comum, só com V-Power, com as duas misturadas e o resultado é praticamente o mesmo.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: 
O consumo é este mesmo, em trajetos urbanos e curtos (8 km de casa ao trabalho)?
Se não, qual o segredo para mantê-la com baixo consumo?
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por coshimo Qui 8 Ago 2019 - 16:54



Darlan, 

No geral, trajetos curtos em ciclo urbano elevam o consumo do carro. O motor trabalha pouco tempo em faixa ótima de temperatura, etc. et al. 

Além disso, sair da imobilidade e acelerar a partir de velocidade baixa são condições de carga alta no motor, que fazem o consumo subir. 

Se considerar que o carro pesa coisa de 1500 kg, não há como o consumo ser baixo em trânsito "anda-pára" de cidade.

Em percursos mais longos - e por vias expressas, com velocidades mais altas e/ou sem muito "anda-pára" - o consumo melhoraria substancialmente. 


[ ]s
coshimo
coshimo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 80
Data de inscrição : 22/03/2009
Interesses : Boas coisas. :)
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Qui 8 Ago 2019 - 17:04



Não era o que eu queira ouvir, mas ta valendo! :crying:

Valeu Celso!
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Convidado 9 Qui 8 Ago 2019 - 22:02



Darlan de Castro Alves escreveu:Pessoal, boa tarde!
Comprei recentemente, uma C180 1.6 CGI turbo 2013/2013, acreditando que o consumo urbano ficaria entre 8 e 9 Km/l, mas isto não está acontecendo.
Apesar de morar em Belo Horizonte (cidade de muitos morros), percorrer trajetos curtos e tal, tenho andado com o pé bem leve, de olho no indicador de consumo instantâneo e não deixando o conta-giros passar de 2000 e 3000 giros, mas o máximo que tenho conseguido é 7,3 km/l ou seja 13,7 litros para cada 100 km.
Já tentei só com gasolina comum, só com V-Power, com as duas misturadas e o resultado é praticamente o mesmo.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: 
O consumo é este mesmo, em trajetos urbanos e curtos (8 km de casa ao trabalho)?
Se não, qual o segredo para mantê-la com baixo consumo?

Darlan, existe uma possibilidade, usando o Star Diagnósis é possível acessar a Bios do módulo de injeção e reprogramar os parâmetros de queima do ar x combustível, são 2 estágios para o ar e 3 para combustível, módulos MB dos modelos com motores a gasolina pós 2000 são quase todos programados para uso no mínimo de gasolina com 88 octanas, tem outro ajuste intermediário para 92 octanas (nível da shell racing) que é o padrão europeu e um terceiro chamado "sem limite" que retarda a detonação/compressão ajustando para uso de gasolinas especiais acima deste índice como a pódium de 97 octanas e a octa pro que tem 95, veja que a gasolina comum tem 1 octana abaixo do ajuste mínimo desses módulos, o que significa o módulo precisa compensar a diferença ou tratar a gasolina comum com potencializadores para equilibrar, do contrário não adianta trocar velas, bicos e etc que não resolve, o consumo continuará afetado em relação ao previsto no manual. 

Na realidade depois que a adição de etanol na gasolina subiu de 25% para 27,5% no limite, não conheço nenhum veículo com motor a gasolina no país que não tenha aumentado o consumo no uso urbano, antes quando a mistura era 25% o funcionamento era outro nesses motores MB independente se injeção direta ou indireta o resultado é o mesmo. 

Para rodar com gasolina comum você deve pedir checar no Star se a central está programada para uso de gasolinas especiais e reajustar os parâmetros para o mínimo (88 octanas) e colocar o nível de ar no ajuste Nr 1, se a central injeção estiver ajustada no nível 2 de ar independente do ajuste de octanagem o consumo sobe, mesmo com esse ajuste é bom adicionar um potencializador de octanagem confiável como um Stp para ajudar equilibrar para o mínimo programado.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Sex 9 Ago 2019 - 10:43



Valeu pela aula, Antonio!
Um abraço!
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Guest Sex 9 Ago 2019 - 11:17



ola,
mais uma vez: o alto consume uma efeito do alto grau do etanol no combustível aqui. nos nao discutar agora um defeito no ignicao - todo certo, um exemplo:

um M119 normal compressão com catalisador em Alemanha com combustível 95RON e menos do 5% Etanol consume:

cidade: ca 6.5 km/l
estrada: ca 7,8km/l
BR (160-250kmh uma media velocidade com ca 160kmh em um distancia do 100km) ca 6.5km/l

um M119 baixo compressão SEM catalisador em Brasil com combustível Aditivado 91 RON e 27.5% Etanol consume:

cidade: ca 5.5km/l
estrada: ca 7 km/l

com Podium 102 RON e tabem 27.5% Etanol nenhuma diferencia em potencial ou consume, exatamente mesmo...

agora com um motor moderno na meu examplo um 180CGI , otimizado pelo 95 RON Super gasolina em Alemanha max 5% Etanol:

o consumidores discutir em Fóruns do Alemanha consume em pratica - realidade nao folheto do marketing:
cidade:  ca 8.5km/l
BR com 120kmh media velocidade: 15km/l

e aqui com 27.5% etanol ca. 10% mais alto consume no caso do Podium com mais o menos mesmo potencial

mas demais ca. 10% consume e menos potencial vcs usar o aditivada com 91RON no motor com 95 adotado...

= exatamente do consume o confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] reportagem

o problema chamar Etanol no gasolina!!!

PS um motor otimizado pelo uso 100% e exclusivamente com Etanol um outro coisa, muito interessante mas um outro tema vs o gasolinas com alto grao do Etanol. um especifico problema aqui no Brasil

PS o diferencia do motores 160 180 estar minimal no consume...maximal 500metros pro Litro...kkkk

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

att
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Sex 9 Ago 2019 - 11:31



Seissler, bom dia!
Então é melhor eu usar gasolina aditivada?
V-Power, por exemplo?
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por RenanMain Sex 9 Ago 2019 - 11:45



Antônio Elias escreveu:
Darlan de Castro Alves escreveu:Pessoal, boa tarde!
Comprei recentemente, uma C180 1.6 CGI turbo 2013/2013, acreditando que o consumo urbano ficaria entre 8 e 9 Km/l, mas isto não está acontecendo.
Apesar de morar em Belo Horizonte (cidade de muitos morros), percorrer trajetos curtos e tal, tenho andado com o pé bem leve, de olho no indicador de consumo instantâneo e não deixando o conta-giros passar de 2000 e 3000 giros, mas o máximo que tenho conseguido é 7,3 km/l ou seja 13,7 litros para cada 100 km.
Já tentei só com gasolina comum, só com V-Power, com as duas misturadas e o resultado é praticamente o mesmo.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: 
O consumo é este mesmo, em trajetos urbanos e curtos (8 km de casa ao trabalho)?
Se não, qual o segredo para mantê-la com baixo consumo?

Darlan, existe uma possibilidade, usando o Star Diagnósis é possível acessar a Bios do módulo de injeção e reprogramar os parâmetros de queima do ar x combustível, são 2 estágios para o ar e 3 para combustível, módulos MB dos modelos com motores a gasolina pós 2000 são quase todos programados para uso no mínimo de gasolina com 88 octanas, tem outro ajuste intermediário para 92 octanas (nível da shell racing) que é o padrão europeu e um terceiro chamado "sem limite" que retarda a detonação/compressão ajustando para uso de gasolinas especiais acima deste índice como a pódium de 97 octanas e a octa pro que tem 95, veja que a gasolina comum tem 1 octana abaixo do ajuste mínimo desses módulos, o que significa o módulo precisa compensar a diferença ou tratar a gasolina comum com potencializadores para equilibrar, do contrário não adianta trocar velas, bicos e etc que não resolve, o consumo continuará afetado em relação ao previsto no manual. 

Na realidade depois que a adição de etanol na gasolina subiu de 25% para 27,5% no limite, não conheço nenhum veículo com motor a gasolina no país que não tenha aumentado o consumo no uso urbano, antes quando a mistura era 25% o funcionamento era outro nesses motores MB independente se injeção direta ou indireta o resultado é o mesmo. 

Para rodar com gasolina comum você deve pedir checar no Star se a central está programada para uso de gasolinas especiais e reajustar os parâmetros para o mínimo (88 octanas) e colocar o nível de ar no ajuste Nr 1, se a central injeção estiver ajustada no nível 2 de ar independente do ajuste de octanagem o consumo sobe, mesmo com esse ajuste é bom adicionar um potencializador de octanagem confiável como um Stp para ajudar equilibrar para o mínimo programado.

Sabe dizer quem faz essas modificações? ccs? só uso gasolina podium, e no que deu a entender não vale a pena pois a central não altera automaticamente?
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Guest Sex 9 Ago 2019 - 12:13



ola,

eu morar na roça 70 km depois sao José dos Campos e aqui so tem postos vagabundas que eu nao usar demais.  e somente 3 Petrobras postas que eu usar alguns vezes. em deste vagabundas eu registrou muito rápido óleo motor estar preto e com pouco tempo o válvulas comerciam com um tic-tic barulho. consequência um liquido do limpeza tirar o barulho. eu ja abre o motor e controle o válvulas e todo, mas ainda, que feliz, todo certo.

com o gasolina do marcas bom eu tambem o efeito do carbonização mas lento...mas cada 5000 km precisar um pequeno limpeza. e eu sempre usar aditivado!!! comum nao existe por mim, por que um MB WIS instrucao claro existe, nao usar comum. deste um anacronismo em Brasil o único pais vende gasolina sem aditivos. 

Marcas eu usar: V-power do Shell alguns vezes em caso eu viajar e alguns vezes usei Ipiranga no Nordeste (eu estou com meu 140 quase um 1 ano em Maranhão)

Aditivado ou Poudim?

em meu casa eu usar aditivada por que meu motor tem baixo compressão. vc entrar Podium nenhum diferencia em nenhum aspecto somente o conta explodir alto.

em sua caso depende: em caso o motor estar adotado com 95 RON e vc abastecer aditivada vc tem demais consume e menos potencial, ca 20% mais consume vs um Europeio. Podium estar em deste momento melhor mas tambem com um consume ca 10-15% mais vs um europeio.

em caso sua carro ajustado pelo 91RON e vc abastecer Poduim o efeito positivo estar minimal pouco mais potencial evtl. deste vc precisar proba.

para verificar certo, vc precisar um Stardiagnosis e olhar que o motor estar ajustado. em caso vc comprei o carro aqui no Brasil, ele normalmente adoptado pelo 91 RON menos potencial e pouco mais consume. em deste caso o preço - custo beneficio.

no tendência este super-charged motores 1.6 Litro com turbo e muito mais outro coisas vc registrar um diferencia Aditivada vs Podium mas somente o carro estar no 95 ou 98RON posição. os 2 combustível funciona mas depende vc aceitar um preço ca 30% mais alto para um pouco melhor efeito. 

o 30 pecas per milhões vs 50 do enxofre no aditivada estar hoje nao mais importante. antigamente 800 ppm!!! uma outro coisa. o aditivos pelo o limpeza estar mesmo, ou o indústria nao falar. Mas com certeza uma coisa estar minimal melhor eles estar barulhento no marketing!

att
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Sex 9 Ago 2019 - 16:01



Ok Seissler!
Muito obrigado!
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Marujo_BSB Seg 12 Ago 2019 - 7:35



Darlan de Castro Alves escreveu:Pessoal, boa tarde!
Comprei recentemente, uma C180 1.6 CGI turbo 2013/2013, acreditando que o consumo urbano ficaria entre 8 e 9 Km/l, mas isto não está acontecendo.
Apesar de morar em Belo Horizonte (cidade de muitos morros), percorrer trajetos curtos e tal, tenho andado com o pé bem leve, de olho no indicador de consumo instantâneo e não deixando o conta-giros passar de 2000 e 3000 giros, mas o máximo que tenho conseguido é 7,3 km/l ou seja 13,7 litros para cada 100 km.
Já tentei só com gasolina comum, só com V-Power, com as duas misturadas e o resultado é praticamente o mesmo.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: 
O consumo é este mesmo, em trajetos urbanos e curtos (8 km de casa ao trabalho)?
Se não, qual o segredo para mantê-la com baixo consumo?
Darlan, entendo sua angustia, mas a primeira coisa a se saber é: o seu motor está com os parâmetros corretos? Filtro de ar trocado na km certa? Óleo, filtro de óleo e combustível trocados na km certa?
Ja tentou mudar de posto? Já tive problemas assim com um posto que sempre abastecia e o consumo aumentou terrivelmente....moral da historia, deviam estar adulterando a gasolina. Mudei de posto e voltou ao normal.
Com isso vc poderá "começar" a avaliar o seu gasto.
Seria interessante pegar um trecho de estrada em velocidade moderada em torno de 80km/h e medir. Se o consumo continuar elevado há algo errado.
Depois dessas avaliações aí sim acho que vc deve levar a um mecânico de confiança. Não deixe seu carro na mão de curiosos. Aqui no portal há varias indicações de bons profissionais na sua região.
Brasilia não é referência, mas aqui minha V8 faz entre 6,5 ate 8km/l. Na estrada faz 10km/l com pe macio. No RJ no transito praticamente parado fazia 4-5km/l. Gasolina somente comum.
Abraços
Osvaldo
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Seg 12 Ago 2019 - 10:20



Bom dia, Osvaldo!
Pois é! Abasteço, quase sempre, no mesmo posto (Shell do Carrefour-Pampulha/BH). A princípio, é confiável, mas vou seguir sua dica e procurar outro posto bem avaliado. Como tem pouco mais de um mês que estou com o carro, ainda não tive tempo de pegar estrada com ele, mas de qualquer forma, ficarei atento.

Obrigado pelas recomendações.

Darlan
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Marujo_BSB Seg 12 Ago 2019 - 11:37



Mesmo assim Darlan, o ponto fundamental é saber se o carro está em ordem baseado na avaliacao deste itens que eu mencionei. Depois disso parta para a gasolina. 
Primeiro abra o compartimento do filtro de ar do motor. Se estiver sujo já pode ser sintoma de um dono anterior descuidado.
Nesse caso a gente passa depois pra vc uma relação das coisas que se fazem em caso de donos anteriores que não amam seus carros...
Mas vamos eliminando uma coisa de cada vez. O filtro de ar já é um bom começo.
forte abraço
Osvaldo
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Convidado Seg 12 Ago 2019 - 11:40



Darlan, bom dia!

Minha W164 (V6) abastecida com gasolina comum ou aditivada faz em torno de 5 km/L no transito e chega a 9 km/L na estrada. Como moro em Alphaville, a média fica em torno de 7,5 km/L no geral.

Minha opinião é que uma média em torno de 7-8 km/L no anda e para da cidade seria razoável.

Normalmente abasteço em um posto Ipiranga na Avenida Cristiano Machado e nunca tive problemas com a qualidade do combustível.

Abraço
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Seg 12 Ago 2019 - 11:49



Pois é!
Meu trajeto, além de curto (7km), tem muito anda e para. Deve ser, por isso, mesmo.

Valeu!
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Convidado 9 Ter 13 Ago 2019 - 0:34



RenanMain escreveu:
Antônio Elias escreveu:
Darlan de Castro Alves escreveu:Pessoal, boa tarde!
Comprei recentemente, uma C180 1.6 CGI turbo 2013/2013, acreditando que o consumo urbano ficaria entre 8 e 9 Km/l, mas isto não está acontecendo.
Apesar de morar em Belo Horizonte (cidade de muitos morros), percorrer trajetos curtos e tal, tenho andado com o pé bem leve, de olho no indicador de consumo instantâneo e não deixando o conta-giros passar de 2000 e 3000 giros, mas o máximo que tenho conseguido é 7,3 km/l ou seja 13,7 litros para cada 100 km.
Já tentei só com gasolina comum, só com V-Power, com as duas misturadas e o resultado é praticamente o mesmo.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: 
O consumo é este mesmo, em trajetos urbanos e curtos (8 km de casa ao trabalho)?
Se não, qual o segredo para mantê-la com baixo consumo?

Darlan, existe uma possibilidade, usando o Star Diagnósis é possível acessar a Bios do módulo de injeção e reprogramar os parâmetros de queima do ar x combustível, são 2 estágios para o ar e 3 para combustível, módulos MB dos modelos com motores a gasolina pós 2000 são quase todos programados para uso no mínimo de gasolina com 88 octanas, tem outro ajuste intermediário para 92 octanas (nível da shell racing) que é o padrão europeu e um terceiro chamado "sem limite" que retarda a detonação/compressão ajustando para uso de gasolinas especiais acima deste índice como a pódium de 97 octanas e a octa pro que tem 95, veja que a gasolina comum tem 1 octana abaixo do ajuste mínimo desses módulos, o que significa o módulo precisa compensar a diferença ou tratar a gasolina comum com potencializadores para equilibrar, do contrário não adianta trocar velas, bicos e etc que não resolve, o consumo continuará afetado em relação ao previsto no manual. 

Na realidade depois que a adição de etanol na gasolina subiu de 25% para 27,5% no limite, não conheço nenhum veículo com motor a gasolina no país que não tenha aumentado o consumo no uso urbano, antes quando a mistura era 25% o funcionamento era outro nesses motores MB independente se injeção direta ou indireta o resultado é o mesmo. 

Para rodar com gasolina comum você deve pedir checar no Star se a central está programada para uso de gasolinas especiais e reajustar os parâmetros para o mínimo (88 octanas) e colocar o nível de ar no ajuste Nr 1, se a central injeção estiver ajustada no nível 2 de ar independente do ajuste de octanagem o consumo sobe, mesmo com esse ajuste é bom adicionar um potencializador de octanagem confiável como um Stp para ajudar equilibrar para o mínimo programado.

Sabe dizer quem faz essas modificações? ccs? só uso gasolina podium, e no que deu a entender não vale a pena pois a central não altera automaticamente?

Renan, ajuste na bios que saiba só Star Diagnósis com Xentry atualizado com essa função, ainda não conheço genéricos que tenham essa função, Star de oficinas independentes se estiver atualizado sim mas se for programa pirata com absoluta certeza não. 

Módulos de injeção de Mercedes não mudam automaticamente essa programação na bios.

Quanto mais alto o ajuste de octanagem x ar admitido na bios mais o módulo eletrônico vai se ajustar ao efeito retardamento programado para detonação até o ponto de corte que não há risco de quebra, pré-ignição e etc. . 

Aí que mora o perigo, qualquer erro na mistura e no mapeamento da injeção prejudica o motor e um outro fator que influi no uso de gasolina premium que precisa ser considerado é a taxa de compressão do motor.

Gasolina pódium que tem a mais alta octanagem por aqui é recomendada somente para motores com taxas acima de 10,5:1, presentes em motores aspirados de AMGs, nos M166 de W168, M266 do classe B, outros turbinados ou com supercharger depende, só checando na ficha técnica. 

Motores turbinados M271 e M274 Evo de C180 e C200 CGI tem taxa de compressão baixa na faixa de 9,8:1, não precisam de pódium, só tirarão pleno proveito de combustível com antidetonantes até um certo limite com a bios ajustada corretamente. 

Em função da taxa mais baixa e o projeto de construção do sistema de injeção direta injetando gasolina na cabeça do cilindro dentro da câmara de combustão, motores turbo Evo CGI mesmo os M274 somente vão tirar proveito de gasolinas premiuns até o padrão intermediário correspondente ao europeu de 92 presente na shell racing, acima disso creio não vai modificar nada na potência e tem efeito contrário aumentando o consumo se o módulo dependendo da mistura reconhecê-la como pobre (em função do ar admitido principalmente se estiver no 2o. estágio ou sensor Map fora de faixa) ou rica em excesso e fora dos limites da programação do tempo de detonação. 

No seu caso motor Evo M274 além da taxa de compressão ser considerada baixa, o motor não vai aproveitar os efeitos da compressão da pódium mesmo com a bios estiver ajustada no 3o nível com ar admitido no 1o. estágio normal ou nem no 2o. se pretender tentar ajuste de mistura mais rica atuando na detonação, nesse ajuste vai aumentar levemente o consumo da mesma forma, há que diga que usando pódium em motores de baixa compressão não se deve acelerar de forma contínua no talo. 

A questão é que mesmo se a bios estiver ajustada no nível 1 ou no 2 de octanagem, o motor não vai aproveitar a alta octanagem e compressão da gasolina pódium e nem o efeito das 95 octanas da Octa Pro da Ypiranga, no máximo ao meu ver compensaria a shell racing de 92 octanas, a que uso atualmente na minha AMG.

Acho inclusive que quem usa gasolina comum e abastece de vez em quanto com alguma gasolina premium seria preferível manter o ajuste mediano no estágio 2 que bate com padrão da gasolina européia de 92 octanas e meiar os abastecimentos com a shell racing. 

Se roda só com comum, o certo é manter o ajuste do tempo de detonação no 1o estágio e aplicar um bom descarbonizante homologado no tanque completo a cada 5.000 Km, melhor para isso indico o Tunap alemão. 

Foi o que teve que ser feito no 1.9 nosso A190 Avantgarde; por quase 8 anos rodou só com pódium desde o dono anterior ajustado no nível 3 e dava em média em torno de 15 km/h em viagem e até em torno de 9 na cidade dependendo do local plano. Quando o preço da pódium ficou inviável para uso diário em meados de 2017, passei usar comum aditivada e o consumo subiu absurdamente, passou dar em torno de 11 na estrada e chegou a 4,5 no urbano, feita o ajuste na bios para combustível de 88 octanas o consumo voltou para próximo do padrão anterior com pódium por causa da inevitável presença de alto teor de álcool anidro na gasolina aditivada comum, veja o efeito destes ajustes e combustível adequado até em injeções indiretas; enfim, em regra nas centrais de MBs sem preparação esportiva é assim que funciona esse no ajuste de módulo de injeção, nas AMGs ainda não tive oportunidade de conferir no Star, creio que é a mesma coisa só que os motores preparados aspirados dependendo da taxa compressão quando mais alta já requerem nível 2 ou 3, nos turbos tem que conferir a taxa de compressão e o tipo de combustível usado para ajustar a programação da bios.

Finalizando, desculpe-me por ter alongado no raciocínio sobre se compensa ou não pódium, resumindo quis dizer com tudo isso que na prática quando se usa combustível fora do que está programado na Ecu, o módulo simplesmente vai se adequar até o limite default e calculará a melhor queima possível dentro do parâmetro estabelecido, o resultado final em termos de potência e consumo vai depender dos dados das leituras de ar admitido e a pressão no coletor principalmente centrais remapeadas, no caso de turbo é preciso considerar a alta pressão que já exerce na queima tendo em mente cuidados para prevenir nessas misturas efeitos de pré-ignição, queima de bomba e desgastes nas velas de ignição, se o conjunto não estiver ajustado ao meu ver não compensa.

Abraços!


Última edição por Antônio Elias em Ter 13 Ago 2019 - 1:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por RenanMain Ter 13 Ago 2019 - 8:35



Entendi, desde que comprei, vai fazer 1 ano mês que vem, sempre coloquei podium, só rodou com comum no dia que comprei pois já estava abastecido assim,mais creio que o consumo está normal, costumo fazer 8 na cidade acelerando e ate 10 andando mais tranquilo, na estrada já consegui 14, mais como ando sempre em maior velocidade, e em muita pista simples que tem que fazer muita ultrapassagem costuma fazer 12/13 creio que seja um consumo normal, enquanto tiver condições vou continuar com a podium, visto que só uso o carro fim de semana e para viajar, senão seria inviável mesmo, como aqui não tem as premium, ou é aditivada ou podium, e a podium como sabemos, ajuda a evitar travamento de bico e problema de bomba, mais obrigado pela explicação
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Marujo_BSB Ter 13 Ago 2019 - 8:52



Darlan e Renan excelente a discussão, mas cabe relembrar que a outra ponta - manutenção - é crucial para o consumo. É importante a troca de filtros e fluidos na época certa.
Forte abraço
Osvaldo
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Consumo C-180

Mensagem por M.B Auctioneer Qua 18 Set 2019 - 22:11



Caro Darlan, realmente me desentusiasmou da C-180, isso porque a 2013 já é considerada super evoluída e econômica. Deixe-a para uso em estrada e compre um Up! TSI para a cidade. Esse sim é econômico. No mínimo 11 km/l em trechos urbanos no álcool (que para nós aqui em São Paulo é super vantajoso. Boa sorte na estrada pós remapeamento e ajustes.
M.B Auctioneer
Accccoooorrrrrddddeeemmmmm Confrades.
M.B Auctioneer
M.B Auctioneer
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 23
Data de inscrição : 14/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Marujo_BSB Qua 18 Set 2019 - 23:56



Não faz sentido isso do Up. São carros completamente diferentes. Nosso confrade podem estar com um problema no carro dai o consumo, além disso seu trajeto é curto. Ou seja, o pior dos mundos. Tirar conclusões sobre um espaço amostral tão pequeno não é produtivo. Consumo é sempre um assunto controverso, mas comparar Up e mercedes é impossível.

M.B Auctioneer escreveu:Caro Darlan, realmente me desentusiasmou da C-180, isso porque a 2013 já é considerada super evoluída e econômica. Deixe-a para uso em estrada e compre um Up! TSI para a cidade. Esse sim é econômico. No mínimo 11 km/l em trechos urbanos no álcool (que para nós aqui em São Paulo é super vantajoso. Boa sorte na estrada pós remapeamento e ajustes.
M.B Auctioneer
Accccoooorrrrrddddeeemmmmm Confrades.
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Darlan de Castro Alves Qui 19 Set 2019 - 10:18



Realmente, não tem comparação!
Já dirigi e tive vários carros, inclusive o UP e é até covardia compará-lo com a C180. Meu Deus! Mercedes é carro d+++! Conforto, dirigibilidade, potência, elegância, design tudo é muito bom! Infelizmente, o trajeto que faço, não favorece. Além de curto, tem seis semáforos, subidas, quebra-molas, anda e para e tals.  Consumo alto na cidade?!... Depois de dois meses com esta máquina, a conclusão que cheguei é: o consumo, nada mais é que o preço de tudo isso e, apesar de tudo estou muito satisfeito.
Obrigado pelas respostas, Confrades!
Darlan de Castro Alves
Darlan de Castro Alves
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 19/07/2019
Interesses : Manutenção, atualizações, novidades, tudo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Consumo urbano  Empty Re: Consumo urbano

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos