[Resolvido]W163 ML430 desligou andando

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Mensagem por Convidado Dom 26 Jan 2020 - 9:16



Prezados Confrades, bom dia!

Minha ML desligou andando ontem na estrada. Consegui encostar com segurança mas o carro dá partida mas não liga. 

De início suspeitei do sensor de rotação do virabrequim mas o contagiros tem sinal quando tento dar partida. 

Testei o sinal do sensor de fase que fica na frente do motor e aparentemente ele não está funcionando. A tensão no pino de sinal não varia quando é aproximado um metal na ponta do sensor. Também fiz a leitura enquanto dava partida no motor e nada. Tensão constante no pino de sinal do sensor. 

Meu scanner não acusou nenhuma falha nos módulos. Tenho um foxwell auto master que costuma sempre me ajudar. 

Como os dois sensores são comuns ao M112 e a alguns outros, alguém já passou por este problema?

Abraços e bom domingo a todos.


Última edição por Antônio Elias em Qua 12 Fev 2020 - 0:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : constar solução pane devido avaria contato elétrico fiação)
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Mensagem por Convidado 9 Dom 26 Jan 2020 - 23:23



O foxwel provavelmente não leu a avaria armazenada.

Teste de resistência em sensores feita com multímetro é inconclusiva, o correto e seguro é utilizar osciloscópio, se por exemplo a polia estiver desgastada interfere na leitura do sensor de fase, difícil dar defeito em W163, nunca troquei da minha ML320 mas já sensor de rotação de virabrequim em 10 anos que está comigo já foi trocado 2 vezes sempre reposto sensor original MB. 

Pelos sintomas e na falta de um Star ou um scanner compatível com o DAS Xentry MB, penso que se o motor não voltou funcionar depois que esfriou, ao meu ver isso sugere como possibilidades: 1) o sensor de rotação de virabrequim; 2) defeito no filtro regulador de pressão que interfere na linha de combustível; e 3) bomba de combustível.

a partida no motor volta quando ocorre por exemplo desgaste das 2 buchinhas do trambulador nos primeiros 722.6 geralmente ocorre o contrário, o arranque não gira por perder comunicação/reconhecimento da transmissão com módulo partida. 

Sugiro conferir o filtro de combustível regulador de pressão, ele que mantém a linha.
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Mensagem por Convidado Seg 27 Jan 2020 - 6:26



Obrigado!

Bomba e filtro foram trocados cerca de de 30 mil km atrás. A bomba funciona quando dá partida e há combustivel na linha. 

O sensor de rotação pode estar com problemas mesmo enviando sinal para a central?
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Mensagem por Convidado Ter 28 Jan 2020 - 19:00



Boa noite!

Atualização de hoje:

1) consegui ver no meu scanner que a partida está liberada e chave reconhecida pela central. 

2) bicos injetores estão recebendo 12v quando a chave está na posição 2. 

3) bobinas não estão recebendo 12v nem terra em nenhum dos pinos dos conectores e portanto não há centelha nas velas, razão pela qual o carro não liga! Ponto agora é descobrir o que aconteceu para cortar a energia das bobinas. O respectivo fusível está inteiro. Alguém saberia dizer se há algum relé relacionado à ignição?

Abraços
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Mensagem por Convidado Qua 29 Jan 2020 - 21:01



Boa noite, Confrades.

Parece que estou caminhando para uma solução. Estava conferindo a caixa de fusíveis e para minha surpresa quando retirei a tampa para verificar as conexões abaixo dos fusíveis o carro funcionou. Aparentemente havia um positivo sem energia entrando na caixa que, quando mexi, voltou a ser energizado. Coloquei a tampa de volta e o carro novamente não ligou. Retirando a tampa o carro funciona....

Provavelmente a pane elétrica é devido a algum mal contato na caixa de fusíveis....
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Mensagem por accateb Qui 30 Jan 2020 - 10:40



Acho que o ideal seja remover a caixa para ver as conexões elétricas atrás. Deve estar com algum mal contato bem evidente. Foi na caixa principal ou auxiliar?

Abs!
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Mensagem por Convidado Qui 30 Jan 2020 - 12:03



Farei isso!

Até o momento o carro funciona desde que a caixa de fusíveis esteja sem as tampas...

O problema está na caixa que fica no compartimento do motor.
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Mensagem por Convidado Sex 31 Jan 2020 - 10:21



Bom dia!

Depois de abrir de soltar a tampa da caixa de fusíveis e conferir todos os conectores o carro está funcionando normalmente. Infelizmente não consegui identificar exatamente onde estava o problema.

Abraços e bom final de semana.
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Mensagem por accateb Sex 31 Jan 2020 - 10:29



Gremlins elétricos... se está funcionando é o que importa! Bom FDS!
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Mensagem por Convidado Ter 11 Fev 2020 - 23:14



Bom, carro parou hoje novamente do mesmo jeito porém em local mais seguro...

Investigando embaixo da caixa de fusíveis acredito que encontrei a causa da pane elétrica.

Depois de muitos fios desnecessários que fui retirando do carro (aparentemente existiu em algum momento uma instalação de um rádio amador no carro), me deparei com a "gambiarra" abaixo. Este pedaço (emendado) de fio estava emendando outro fio embaixo da caixa de fusíveis. Foi colocar uma emenda metálica e o carro voltou a funcionar...

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Vai entender alguém que tem a coragem de cortar um chicote na caixa de fusíveis de um MB.

Espero ter resolvido o problema de uma vez por todas!

Abraço a todos!
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Mensagem por Convidado 9 Qua 12 Fev 2020 - 0:07



Frederico, estive ausente do fórum (viagem) desde o meu último post na semana passada mas creio que o Confrade está no caminho certo, excelente;  além do que foi já feito (refazer esse ponto do chicote e eliminar a adaptação) me chamou a atenção o detalhe da tampa da caixa estar pressionando algo abaixo, não deveria ocorrer e sugere algo mal acomodado internamente, sugiro conferir se o módulo do ESP conjugado ETS está bem fixado nos pontos certos, fica em pé no meio da caixa principal de fusíveis, costuma bambear nos pontos de fixação, se ficar solto dentro da caixa causa panes aleatórias, no ano passado apoiei um proprietário de uma 99 de BH com sintoma semelhante, a causa era o módulo solto dentro da caixa.
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Mensagem por Convidado Qua 12 Fev 2020 - 0:12



Obrigado. Os módulos estão bem fixados. Antes de fazer a conexão definitiva deixei as pontas soltas e nada do carro funcionar. Emendando as pontas direto, sem a gambiarra, resolveu o problema. Abraço.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 12 Fev 2020 - 0:16



fredericodribeiro escreveu:Boa noite!

Atualização de hoje:

1) consegui ver no meu scanner que a partida está liberada e chave reconhecida pela central. 

2) bicos injetores estão recebendo 12v quando a chave está na posição 2. 

3) bobinas não estão recebendo 12v nem terra em nenhum dos pinos dos conectores e portanto não há centelha nas velas, razão pela qual o carro não liga! Ponto agora é descobrir o que aconteceu para cortar a energia das bobinas. O respectivo fusível está inteiro. Alguém saberia dizer se há algum relé relacionado à ignição?

Abraços
Tem sim, stater relay, só para garantir sugiro conferir o relé de partida K8, é o terceiro centro da caixa olhando da esquerda para direita.
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Mensagem por Convidado 9 Qua 12 Fev 2020 - 0:18



fredericodribeiro escreveu:Obrigado. Os módulos estão bem fixados. Antes de fazer a conexão definitiva deixei as pontas soltas e nada do carro funcionar. Emendando as pontas direto,  sem a gambiarra, resolveu o problema. Abraço.
Por nada Mestre. Excelente! :bravissimo: Essa emenda que você encontrou provavelmente estava cortando energia e/ou causando queda de tensão, fatal.
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