Aquisição de W140 - o que observar, avaliar - problemas recorrentes modelo

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Mensagem por ALCEU JR em Sex 26 Jun 2020 - 20:35



Olá amigos,

Estou a procura de uma W140, gostaria da ajuda dos mais experientes. 
Quais os principais itens à serem avaliados?
Quais os problemas recorrentes desse modelo?


Última edição por Antônio Elias em Dom 28 Jun 2020 - 15:33, editado 1 vez(es) (Razão : título ampliado)
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Mensagem por Aleanz em Sab 27 Jun 2020 - 8:07



Bom dia! Seja bem vindo confrade e parabéns pelo ótimo gosto.

W140 foi o carro-chefe do seu tempo, então existe MUITA coisa ofertada de série neste veículo que, passados mais de 20 anos do fim da fabricação, precisam ser observados com profunda atenção.

Peça o chassis do carro e no site [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] obtenha o datacard dele, aonde verá todos os opcionais que vieram no carro bem como número de motor e câmbio com suas versões respectivas. Confira se todos os opcionais estão no carro e funcionando.

Comece inspecionando o que é mais fácil de enxergar, como estado das borrachas, delaminação dos vidros (comum no vidro traseiro nos carros que ficaram muito expostos ao sol), frisos, alinhamento dos faróis e para-choques (fáceis de resolver se nada quebrado mas trabalhosos).

No interior analisar estado geral de conservação e funcionamento, com atenção especial nos pequenos itens de acabamento que são mais caros e difíceis de encontrar que nas outras MB's dos anos 90.

Muito importante testar o funcionamento de cada item opcional que veio no seu carro, como cortina traseira, rebatimento dos encostos de cabeça traseiros, que nos carros com banco traseiro elétrico também sobem e descem e devem fazer isso sem barulho de engrenagem. Os comandos dos bancos e o estado da madeira que os acomoda, pois se foi muito mexido elas podem estar mal encaixadas ou trincadas. Os retrovisores e seu rebatimento e encaixe dos espelhos. Os vidros elétricos têm sensor de esmagamento, então teste o fechamento automático de todos pra ver se sobem até o fim. Carros sem dono não foram lubrificados nas canaletas então ele vai travar no meio do caminho. Não se assuste pensando que é motor/máquina antes de lubrificar adequadamente e testar.

O A/C é um capítulo especial e o ideal é que venha ok, pois pode ser uma boa dor de cabeça ($$$) consertá-lo. Geralmente, por erro de projeto talvez, o regulador de velocidade do ventilador dá pau, é peça barata mas não resolve o problema todo. Comum tb o evaporador furar...pra trocar é necessário desmontar praticamente todo o interior do carro, é de doer o coração e bolso meu caro.

Parte de mecânica é o de sempre, ver estado dos fluidos, o de câmbio precisa estar clarinho, sinal de troca recente e pouco desgaste. Como vc quer uma 500, virá obrigatoriamente com o motor M119, delicioso e suave V8 sem muitos vícios de origem ao que eu saiba. Em meados de 1995 ele recebeu uma atualização com bobinas individuais e outra injeção, se quer fase III virá assim.

O câmbio até metade de 1995 é o 722.3, basicamente indestrutível e de manutenção barata, depois foi atualizado pra um câmbio já com maior histórico de problemas. As trocas precisam ser praticamente imperceptíveis e sem patinação, a ré deve engatar rapidinho e com o motor frio não deve "craquelar" ao movimentar o carro pra trás.

Suspensão já acho mais tranquilo, pois apesar de muito sofisticada, via de regra permite substituir buchas ao invés de ter que trocar braços inteiros que podem ser bem caros. O carro é um tapete voador e como tal deve se comportar, tem que filtrar muito bem toda variação de piso.

Este carro como vc parece bem saber tem 3 fases. A primeira eu pessoalmente acho a mais bonita delas, com saia e blusa, piscas amarelos e aquela cara toda de anos 80. O couro da primeira fase é melhor que o couro que vem a partir da fase II, aliás, na fase II foram alterados mais de 1700 (!!!) itens do carro visando basicamente reduzir o custo e deixar o carro mais competitivo, ante o fantasma Lexus que assombrava a MB.

Reduzir custo não significa exatamente piorar, então muitas coisas evoluíram permitindo uma manutenção mais simples. internamente os apoios de braço ficaram maiores, perderam o pequeno porta objetos superior e ganharam um porta objeto grande embaixo. O som Bose, quando equipado, ficou mais simples tb, pois na primeira fase era um sistema complexo e que pelos relatos em fóruns gringos dá bastante problema.

Dá pra falar o dia inteiro do carro, tem muita coisa aí que eu certamente não lembrei e outros confrades virão complementar ou corrigir. Mas o carro é simplesmente um espetáculo, dirigir ele é desfrutar da epítome de um tempo no qual não havia economia de custo na produção, apenas foco na qualidade, esse carro inclusive quase quebrou a MB em razão disso e destarte mudou a lógica produtiva da MB dali em diante. Em razão disso, creio que este carro ainda vai ter o seu valor reconhecido pelos antigomobilistas lá na frente e os preços tenderão a subir.

Se vc focar apenas na fase III, que realmente é o auge do carro, vai demorar encontrar, existem poucas a venda no Brasil mesmo das outras fases. Recomendo que olhe com carinho pra fase II ao menos pra poder ter possibilidade de escolha maior.

Grande abraço e sucesso na aquisição! Nunca esqueça de postar fotos quando comprar, todos adoramos.

Até!
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Mensagem por ALCEU JR em Sab 27 Jun 2020 - 12:24



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.],

 Agradeço muito as informações compartilhadas e a sua atenção.
 Com certeza estou ansioso para postar aqui a foto.
 Um forte abraço
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Mensagem por Antônio Elias em Dom 28 Jun 2020 - 15:35



Parte do ar condicionado, observar tópicos sobre freon e problemas com leitura de pressão e temperatura do sistema, para manter tudo original veja neste tópico:
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Mensagem por ALCEU JR em Ter 30 Jun 2020 - 21:24



Confrades,
Agradeço muito as dicas e orientações. 
W140 S500 adquirida e sonho realizado.
Um forte abraço à todos.
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Mensagem por Stell em Qua 1 Jul 2020 - 13:07



Parabéns pela compra!!!! Depois poste fotos da Estrela !!! mercedes
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