Suspensão auto nivelante (geral)

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Mensagem por Lobo Qui 2 Out 2008 - 16:49



Eis algo interessante para todos aqueles que se deparam com os "misterios" da suspensao auto nivelante :

http://mercedesshop.com/shopforum/showthread.php?t=195914

http://mercedesshop.com/shopforum/showthread.php?t=195914&page=2

Chamou-me a atencao em particular que, se nao houver vazamento externo na valvula, o fato de um carro portador desse sistema arriar depois de estar desligado por algum tempo deve-se a problema nas molas e/ou nos calços delas.


Última edição por Antônio Elias em Ter 24 Dez 2019 - 1:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título - acrescido "geral" nas revisões de conteúdo.)
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Mensagem por Xenon Qui 2 Out 2008 - 16:51



exatamente.
diferentemente dos citroen,se arriar esta com problemas.
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Mensagem por Ministro Qui 2 Out 2008 - 17:10



Por falar nisso Xenon e demais proprietarios de classe S as W140 possuem esse sistema? É opcional ou é de linha? Como funciona?
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Mensagem por Lobo Qua 8 Out 2008 - 17:52



O resultado final imediato da troca das molas e calços parece que jah foi bom, ou seja, de um dia para outro (de ontem para hoje) o carro (W123T) nao baixou. Alias a altura de repouso (sem carga) depois da troca das molas e calços ficou maior, ainda que os calços velhos jah fossem dos maiores. Vai ver que a regulagem da altura de repouso jah havia no passado sido modificada para compensar a fraqueza das molas (que nao pareciam originais, ao contrario dos calços). Para mim ficou a seguinte licao : se uma MB com suspensao auto-nivelante estah baixa e se apruma quando ligada, voltando a baixar quando desligada, eh mandatorio trocar os calços e molas.
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Mensagem por gilberto/sp Qua 8 Out 2008 - 18:37



Nem todo Citroën que está arriado (quando desligado) significa problemas.
Os modelos DS, SM, CX, BX e XM (1ª geração) realmente abaixam quando desligam.
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Mensagem por Glutão Qua 8 Out 2008 - 18:46



Será que esse negócio das molas e calços serviria também para BMW? :?:

A minha tá arriando. =(

As molas são da suspensão mesmo, né?
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Mensagem por Lobo Qua 8 Out 2008 - 19:16



Sim, estamos falando das molas da suspensao (traseira, no caso da W123T - touring). Deite embaixo do carro ou levante-o num elevador em que ele suba apoiado nas quatro rodas e examine as molas. As distancias entre os elos tem que ser iguais. Se houver elos encostando uns nos outros a mola jah era.
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Mensagem por Glutão Qua 8 Out 2008 - 19:22



Huuuum. interessante.
Vou mandar o mecânico olhar.

Acontecia isso.
Ligava o carro e ele subia. desligava, ele caía.
Sem contar na bateção que tava na parte de trás.
O antigo dono, falou que trocou os 2 amortecedores e os 2 acumuladores há 2 anos. Não acredito que já tenham acabado.
Está com um pequeno vazamento na bomba, mas creio também, que não interfira tanto na suspensão, é coisa mínima...
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Mensagem por Lobo Qui 9 Out 2008 - 12:48



Nao entendo nada de BMW mas em principio o carro vazio deve "descansar" sobre as molas o que implica em dizer que se ele cai quando desligado significa que as molas nao estao conseguindo sustentah-lo, o que ativa o sistema auto nivelante numa situacao em que normalmente ele nao seria solicitado, o que pode encurtar a vida util das esferas.

O que vc chama de acumuladores (as esferas), funcionam como amortecedores nesse sistema.

O que vc chama de amortecedores sao na verdade colunas hidraulicas, funcionam como molas auxiliares quando o carro estah carregado.

Batecao na parte de tras significa amortecedores ruins, ou seja, esferas ruins (a membrana interna que separa o nitrogenio do oleo hidraulico jah era e o nitrogenio se foi, o que faz com que a esfera perca a funcao de amortecedor.

Isto aqui tambem eh interessante (sobre a suspensao auto nivelante) :  http://www.frybrid.com/forum/showthread.php?t=6461

Mercedes Hydramatic Self Leveling Suspension Explained

The Mercedes Self Leveling Suspension (SLS) is designed to do exactly what it says, it automatically levels the rear suspension back to the height it would sit at when at rest on the springs, regardless of how much weight (within reason) is loaded into the car. i.e.; When two large adults are seated in the rear seats and the trunk is filled with luggage, rather than sagging low in the rear, the hydraulic rams which take the place of the rear shock absorbers, will raise the vehicle back to its normal position.

This is a basic diagram of the system in it's neutral state i.e.; The vehicle sitting level with the weight being supported by the springs. The base setting is done by having the vehicle level and the weight on the wheels (not on jacks, it is best to use a lift which lifts the vehicle by all four wheels) . Disconnect the rod which connects the lever on the valve (just aft of the differential) to the sway bar. Place the lever in the horizontal position facing forward - this is the neutral position and the full vehicle weight will be resting on the springs (and a small hole in the lever will align with a detent on the valve body). If the vehicle is too low i.e.; sagging, the springs will need to be replaced (this will be addressed later). Now adjust the connecting rod length so that when connected the lever remains in the neutral position and reconnect it to the lever.

When weight is placed in the rear of the vehicle, the suspension will compress causing the connecting rod to move the valve arm from the neutral position, this will open the valve and allow fluid to pass from the pump, through the accumulator, to the hydraulic rams, raising the vehicle back to the set neutral position.


Suspensão auto nivelante (geral) Hydra2a Suspensão auto nivelante (geral) Hydra3a

When the vehicle hits a bump or otherwise becomes momentarily compressed, the shock (hydraulic ram) will compress displacing fluid through the line into the accumulator. The accumulator had a flexible divider in the center with about 1700 lbs of nitrogen on the other side, the fluid pressurized by the compressing ram will distort the divider and momentarily compress this gas acting as a shock absorber.

If however the suspension level is not set properly and the rear of the vehicle is supported by the rams rather than the springs, the life of the accumulator, rams and lines will be reduced and the handling will be adversely effected.

Replacement of the springs is a difficult procedure at best and dangerous if you do not have the correct tools. Because of the way the spring is mounted only a KLANN KL-0025-1K spring compressor should be used although I believe that MOOG made a copy at some point. You will need to lift the car, remove the rear seat completely, unbolt the sway bar and remove the rubber snubber stops on the chassis. The upper shock mounts are accessed through holes behind the seat back and are two 17mm nuts jammed together. The spring compressor has two plates which are placed inside the coils of the spring, one top, one bottom, a threaded rod is inserted into the plates and turned to compress the spring. Once compressed, the spring can be withdrawn upward and rearward past the point where the snubber was mounted. Famous text: "Installation is the reverse of removal" The compressed spring has a great deal of stored energy and if you get a finger in the wrong place and things give way...You will loose it.

Mercedes makes spring spacers/insulators in several different thickneses, if you install stock springs, stock spacers can be used. If however you choose H&R sport springs as I did you will need spacers about 1" thick or the vehicle will sit too low to be practicle - something H&R neglected to tell me.

Tradução texto para o oficial do fórum via google:

Suspensão auto-niveladora Mercedes Hydramatic Explained

A Suspensão de Autonivelamento Mercedes (SLS) foi projetada para fazer exatamente o que diz, nivela automaticamente a suspensão traseira de volta à altura em que ficaria quando em repouso nas molas, independentemente de quanto peso (dentro da razão) seja carregado o carro isto é; Quando dois adultos grandes estão sentados nos bancos traseiros e o porta-malas está cheio de bagagem, em vez de afundar na traseira, os aríetes hidráulicos que substituem os amortecedores traseiros elevam o veículo à sua posição normal.

Este é um diagrama básico do sistema em seu estado neutro, ou seja; O veículo sentado ao nível do peso suportado pelas molas. A configuração da base é feita mantendo o nível do veículo e o peso nas rodas (e não nos macacos, é melhor usar um elevador que eleva o veículo pelas quatro rodas). Desconecte a haste que conecta a alavanca na válvula (logo atrás do diferencial) à barra de oscilação. Coloque a alavanca na posição horizontal voltada para a frente - esta é a posição neutra e o peso total do veículo estará apoiado nas molas (e um pequeno orifício na alavanca se alinhará com um retentor no corpo da válvula). Se o veículo estiver muito baixo, ou seja; flacidez, as molas precisarão ser substituídas (isso será tratado mais tarde). Agora ajuste o comprimento da biela para que, quando conectado, a alavanca permaneça na posição neutra e reconecte-a à alavanca.

Quando o peso é colocado na traseira do veículo, a suspensão é comprimida, fazendo com que a biela mova o braço da válvula da posição neutra, isso abre a válvula e permite que o fluido passe da bomba, através do acumulador, para o hidráulico ram, elevando o veículo de volta à posição neutra definida.

Quando o veículo bate em um solavanco ou se torna momentaneamente comprimido, o choque (aríete hidráulico) comprime o fluido de deslocamento através da linha para o acumulador. O acumulador tinha um divisor flexível no centro com cerca de 1.700 libras de nitrogênio no outro lado, o fluido pressurizado pelo aríete de compressão distorcerá o divisor e comprimirá momentaneamente esse gás, atuando como um amortecedor.

Se, no entanto, o nível de suspensão não for ajustado corretamente e a traseira do veículo for apoiada pelos carneiros, e não pelas molas, a vida útil do acumulador, carneiros e linhas será reduzida e o manuseio será afetado adversamente.

A substituição das molas é um procedimento difícil na melhor das hipóteses e perigoso se você não tiver as ferramentas corretas. Devido à maneira como a mola é montada, apenas um compressor de mola KLANN KL-0025-1K deve ser usado, embora eu acredite que o MOOG tenha feito uma cópia em algum momento. Você precisará levantar o carro, remover completamente o banco traseiro, soltar a barra de balanço e remover os batentes de borracha do chassi. As montagens de choque superiores são acessadas através de orifícios atrás do encosto do banco e são duas porcas de 17 mm presas juntas. O compressor de mola possui duas placas que são colocadas dentro das bobinas da mola, uma superior e uma inferior, uma haste rosqueada é inserida nas placas e girada para comprimir a mola. Uma vez comprimida, a mola pode ser retirada para cima e para trás, além do ponto em que o amortecedor foi montado. Texto famoso: "A instalação é o inverso da remoção" A mola compactada possui uma grande quantidade de energia armazenada e se você colocar um dedo no lugar errado e as coisas cederem ... Você a perderá.

A Mercedes fabrica espaçadores / isoladores de mola em várias espessuras diferentes. Se você instalar molas de estoque, podem ser usados ​​espaçadores de estoque. Se, no entanto, você escolher as molas esportivas da H&R, como eu, você precisará de espaçadores com cerca de 1 "de espessura ou o veículo ficará baixo demais para ser prático - algo que a H&R não me contou.


Última edição por Antônio Elias em Ter 24 Dez 2019 - 0:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir tradução)
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Mensagem por Glutão Qua 15 Out 2008 - 19:15



As molas da 635 estão todas com o mesmo espaçamento entre os elos, iguais.

Ela tá com um vazamento mínimo perto da bomba, só 'meleja' em volta dela, isso seria suficiente pra cair?
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Mensagem por Lobo Qua 15 Out 2008 - 19:49



Se fosse na Mercedes W123 touring, nao, pois ela vazia deve ser sustentada pelas molas sem participacao do sistema auto nivelante. Soh se o comportamento normal desta BMW for como o de alguns Citroens.
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Mensagem por Glutão Qua 15 Out 2008 - 20:00



A bomba dela é elétrica.
Fica no compartimento do step. Não é ligada no motor.
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Mensagem por Maluhy Qui 16 Out 2008 - 0:09



Bomba elétrica?????????Veja se tem algum depósito de fluido,senão esse sistema é semelhante ao usado nas Ipanema/Kadett , somente ar comprimido......
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Mensagem por Glutão Qui 16 Out 2008 - 0:22



Tem o reservatório de óleo do lado da bomba, mesmo....
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Mensagem por Lobo Qui 16 Out 2008 - 12:39



Veja se aqui tem algo que possa te ser de ajuda :

http://www.bimmerfest.com/forums/showthread.php?t=272362

No sistema do seu carro ocorre bombeamento soh de oleo ou de ar tambem ? No seu carro existe algo em especial relacionado ao estepe ? Se a resposta for sim a pelo menos uma dessas duas perguntas faz-se necessario procurar, com o motor funcionando, se hah vazamento de ar.
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Mensagem por leandrof79 Qui 16 Out 2008 - 12:40



Lobo,

discordo de sua penúltima colocação.

Com o carro desligado, em repouso, continua existindo a pressão mínima exercida pela coluna hidráulica. Em conjunto com a força da mola, esta pressão também sustenta o carro.

Assim, num caso em que as molas estivessem mais fracas do que o normal, existe uma sobrepressão do sistema hidráulico.

Extrapolando ainda mais o raciocínio, se o carro arriar a ponto de abrir a comunicação do sensor com o circuito da bomba, entendo que o carro vai arriar todo, até o batente, uma vez nesse circuito não há pressão alguma com o carro desligado...

Voltando ao caso da BMW do Thiago, eu desconfio de problemas com as esferas acumuladoras, já que o carro, mesmo nivelado, bate a suspensão em movimento. A não ser que as molas cansadas também causassem o mesmo sintoma.

O que você acha?

Um abração.
Leandro.
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Mensagem por Glutão Qui 16 Out 2008 - 13:54



Não é o mesmo sistema.

Não, é só óleo.

Não tem nada com o step, a bomba e o reservatório só ficam ali embaixo dele...

http://bmwfans.info/original/E24/Cou/635CSi-M30/USA/L/A/1988/04/mg-33/
Esse link é onde mostra as figuras do sistema Leveling Device, são os 6 últimos quadros.
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Mensagem por Lobo Qui 16 Out 2008 - 14:03



Leandro,

Nao entendo nada de BMW mas fiquei curioso, fiz uma busca rapida e fiquei com a suspeita de que no sistema da BMW exista bombeamento de ar tambem, e se eu jah nao estiver espanando, relacionado aa manutencao do estepe inflado (serah mesmo ???).

O sistema da BMW eh igual ao da Mercedes ? A idade e a quilometragem da BMW do Thiago seriam compativeis com molas cansadas ?

As esferas tem funcao de amortecedor. Quando estao ruins a traseira do carro em movimento fica dura e pula miudinho.

Abra os links do meu primeiro post neste topico. Segundo lah discutido, a traseira da Mercedes W123 touring, quando o carro estiver vazio, eh sustentada SOMENTE pelas molas. Lih isto recentemente, ateh entao meu entendimento era igual ao seu.

Como meu carro tem 25 anos e 400mil Km nas costas, nao apresentava perda de oleo hidraulico mas progressivamente baixava em menos tempo apohs desligado, resolvih trocar as molas e calços. Durante a troca foi possivel constatar que as molas velhas nao somente tinham elos se unindo como apoiadas no chao cediam aa força exercida por uma pessoa (as novas nao cedem nada) e em repouso havia uma diferença de 3-4cm na altura.

Apohs a troca o carro nao baixou mais quando desligado e mantido vazio, mas ainda nao tenho um resultado de longo prazo porque andei viajando com ele e ainda nao houve um periodo em que ficasse mais de 2-3 dias desligado. Agora estah em repouso, estou curioso para saber como se comportarah apohs muitos dias desligado.

Abraços,

Renato.
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Mensagem por Glutão Qui 16 Out 2008 - 14:13



Lobo, a bomba é somente para o óleo, não tem ligação com o step.

O carro é 88 e deve estar com seus 80mkm.

O carro mesmo depois que abaixou, deu pra ver as molas e elas estava com todos os elos igualmente espaçados.

A bomba manda óleo para o acumulador de pressão, que acho eu, segura a pressão do amortecedor.
Ela tem esse acumulador e amortecedor, dá pra ver no link que passei. 1 acumulador e 1 amortecedor de cada lado do carro.

Agora, vendo no mesmo link, tem uma válvula perto da bomba que não sei a função dela. Quem sabe o problema esteja ali?
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Mensagem por Lobo Qui 16 Out 2008 - 16:38



Thiago,

Os elementos constituintes parecem ser os mesmos, tanto na MB quanto na BMW. Seu carro jah tem 20 anos. Se bem entendi, quando ligado, seja rodando seja parado, mantem-se na altura apropriada. Assim, embora seja sempre temerario aconselhar algo que vai impactar no bolso alheio, TROQUE AS MOLAS E OS CALÇOS. As molas da minha W123T nao foram baratas mas tambem nada tao exorbitante : R$375 cada no Jorge (JS Imports (11)5523-0181 - na Alemanha custariam pouco mais de 100 euros cada). Ele tambem trabalha(va ?) com peças BMW, talvez possa ser uma opcao para vc.

Renato.
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Mensagem por Glutão Qui 16 Out 2008 - 16:41



Mas e a barulheira que faz quando anda?
Não pode ser só as molas...
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Mensagem por Glutão Qui 16 Out 2008 - 17:04



Achei uma foto da bomba no carro...
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Mensagem por Lobo Qui 16 Out 2008 - 17:06



Barulheira ? De fato nao tem nada a ver com incapacidade de manter a altura quando desligado. Eh algum outro problema.
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Mensagem por Glutão Qui 16 Out 2008 - 17:11



Quando anda que falo, é quando passa em algum buraco, ondulação, etc...
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Mensagem por leandrof79 Sab 18 Out 2008 - 22:11



Lobo,

o que o Douglas.Sherida escreve é, em outras palavras, que suspensão abaixando após algumas horas com o carro desligado é evidência de vazamento. Se o carro abaixa só um pouco, as molas apenas começaram a ter problemas.

Se as molas e calços do seu carro estão novos, você poderia fazer o teste de desconectar a válvula de regulagem e forçar as colunas a esvaziarem. Aí você vê se o carro vai ficar na mesma altura ou abaixar um pouquinho. Eu continuo achando que vai abaixar um pouquinho...

Thiago,

creio que no seu caso, deve ter a ver com o vazamento...

Abraços.
Leandro.
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