Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. Empty Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus.

Mensagem por Ministro Qui 26 Fev 2009 - 11:13



Calibrar o pneu com nitrogênio é uma ótima alternativa

Gás mantém a pressão em todas as temperaturas e por mais tempo.
A calibragem dos pneus requer alguns cuidados. Para acertar na pressão, o primeiro passo é que eles estejam frios. Outra dica é que a calibragem seja feita com nitrogênio ao invés de ar comprimido, já que esse gás mantém a pressão constante em todas as temperaturas e por mais tempo, fazendo com que os pneus sofram menos desgaste.

O uso de nitrogênio nos pneus produz algum resultado? Qual?

O nitrogênio é um gás inerte, não inflamável, ou seja, ar seco sem oxigênio. Calibrar o pneu com nitrogênio é uma ótima alternativa. Esse gás mantém a pressão do pneu constante em todas as temperaturas e se ocorrer alguma alteração na pressão, ela será bem pequena. A grande vantagem do nitrogênio em relação ao ar comprimido é que ele não se dilata, o que ocorre bastante com o ar comprimido, uma vez que em sua composição a umidade é elevada, ou seja, quando aquecido ocorre evaporação e em conseqüência perda da pressão. Já o nitrogênio mantém a calibragem por mais tempo, facilitando a vida do motorista que vai precisar verificar a pressão menos vezes, se comparado ao uso do ar comprimido. O resultado disso é que o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. O grande problema do ar comprimido é que com as alterações de pressão o pneu sofre deformações, indo da falta de ar ao excesso em um curto espaço de tempo. Essas constantes transformações causam desgaste prematuro. O uso do nitrogênio é muito empregado em competições, em que a performance exige precisão de segundos. Mas vale ressaltar que a manutenção do pneu é que garante sua longevidade, ou seja, mesmo com nitrogênio a inspeção da pressão é necessária, embora em tempos mais espaçados.

"Quando o pneu está quente é necessário corrigir as pressões"

Três dias depois de calibrar os pneus do meu carro eles ficam baixos, mesmo sem eu ter rodado muito. O que pode estar acontecendo?

O primeiro passo para ter a certeza de está tudo em ordem é efetuar a calibragem dos pneus quando ainda frios, ou seja: o carro deve estar parado há uma hora, no mínimo, ou não ter rodado mais de três quilômetros em velocidade reduzida. Feito isso, é importante ficar atento quando for necessário corrigir as pressões com os pneus quentes. Nessas circunstâncias é preciso tomar as seguintes precauções indicadas pela marca Michelin: não desinflar o pneu, aumentar em 4 PSI (0,3 BAR) a pressão recomendada pelo fabricante e respeitar as diferenças de pressões entre eixos. Assim que tiver a oportunidade, verificar as pressões com o pneu frio.

Como fazer o rodízio de pneus radiais mantendo o mesmo sentido de rotação?

Sim, o importante no rodízio dos pneus é manter o sentido de rotação. Se for utilizar o rodízio de apenas quatro pneus, temos duas possibilidades. A primeira é passar os da frente para trás (foto rodízio 1) e vice-versa. A segunda hipótese e fazer um cruzamento (foto rodízio 1A), porém mantendo o sentido de rotação, ou seja, um pneu que está na traseira do lado direito vai para a dianteira no lado esquerdo. Para isso será preciso remontar o pneu para deixar o lado que antes era interno na traseira passar a ser externo na dianteira. Outras opções são empregar os cinco pneus, para isso existem duas formas. (foto rodízio 2) ou (foto rodízio 2A). Contudo, é preciso tomar cuidado com os pneus direcionais, pois eles têm sentido de rodagem e os pneus assimétricos têm sentido de montagem. É importante observar as orientações do fabricante.

O que fazer quando um pneu sem câmara fura?

Quando um pneu sem câmara sofre um furo, existem duas formas para efetuar o conserto. Uma emergencial e a outra definitiva. A emergencial é um conserto do tipo “macarrão”, uma borracha de tom amarelado que é colocada de fora para dentro e sem desmontar o pneu. Normalmente a maioria dos motoristas faz esse tipo de reparo sem mesmo saber que se trata apenas de um recurso de emergência. Isso ocorre porque o borracheiro que vende esse serviço o faz como definitivo. Para o borracheiro empregar o macarrão é melhor porque o trabalho é mínimo, não requer desmontagem e leva apenas alguns minutos. O jeito correto de fazer o reparo em um pneu com furo é de dentro para fora, ou seja, precisa desmontar o pneu. O conserto adequado para os pneus sem câmara é o Plug de Reparação Pneumático, normalmente encontrado apenas nas revendas autorizadas, pois requer ferramentas e técnicas adequadas.
Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. 0,,18452282-FMM,00

Ilustrações mostram, respectivamente, como são feitos os rodízios 1, 1A, 2 e 2A

"Quanto menor a profundidade do sulco do pneu, maior o desgaste"

Troquei os pneus do meu carro com 28.500 km rodados. É verdade que a vida útil do pneu gira em torno de 25 a 30 mil km? Normalmente um pneu deve aguentar entre 30 a 70 mil quilômetros, dependendo da potência e peso do carro, o tipo de condução e cuidados do usuário, além do uso, que pode ser fora-de-estrada, esportivo, urbano, rodoviário, entre outros. De certo modo alguns carros contam com pneus de composto mais mole, que favorece o desempenho com melhor performance. É claro que esses pneus duram menos. A durabilidade também pode variar de maneira importante em função da topografia da cidade. Para uma cidade como São Paulo (SP), os pneus podem durar entre 70 e 100 mil quilômetros, enquanto que para uma cidade com topografia irregular como Belo Horizonte (MG), os pneus podem durar entre 30 e 50 mil quilômetros.

Quando há substituição de dois pneus desgastados em um carro com tração dianteira, os novos pneus devem ser colocados na dianteira ou na traseira do veículo?
Nessa circunstância os pneus novos devem ir para o eixo traseiro. Os principais motivos para essa escolha são: os pneus mais novos na traseira garantem o equilíbrio do carro em freadas bruscas, ou seja, quando se freia fortemente o carro joga o peso para frente e a traseira mais leve tende a ter menos aderência ao solo. Com o pneu melhor na traseira evita-se isso. O automóvel também passa a ter melhor resposta em curvas fechadas. Normalmente os carros têm a tendência de sair de frente, justamente por ser mais fácil a correção de direção. Se os pneus traseiros são mais usados essa tendência passa para a parte de trás do automóvel, em que o motorista não tem controle direcional e facilmente pode ocorrer uma derrapagem.

Fonte: Autoesporte.
Ministro
Ministro
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 620
Data de inscrição : 26/05/2008
Interesses : Tudo sobre Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. Empty Re: Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus.

Mensagem por Joey Qui 26 Fev 2009 - 11:42



Excelente topico mais uma vez Ministro. Tudo de bom pra vc!
Joey
Joey
Relações Públicas e Eventos
Relações Públicas e Eventos

Número de mensagens : 902
Data de inscrição : 08/07/2008
Interesses : MBs, Golf & The Best Rock N´Roll
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. Empty Re: Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus.

Mensagem por ZIG MASTER Qui 26 Fev 2009 - 12:46



Parabens pelo tópico, muito bom.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. Empty Sobre encher pneus com Ni.

Mensagem por Laurival Qui 26 Fev 2009 - 12:52



Antes de mais nada vamos esclarecer do que é composto o ar que vai para dentro do pneu:
Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra.

O ar seco é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigénio, 0,97 de gases nobres e 0,03 de gás carbônico. O ar pode ainda conter de 0 a 7% de vapor de água. A composição do ar altera-se com a altitude.(Fonte: Colégio São Francisco)[/font]

Quando enchemos o pneu com Ni, pouca coisa muda, pois o Ni não é puro, aquelas maquininhas que produzem o gás, entregam com uma concentração de no máximo 95%, Qual a diferença de encher com 95% ou 78%? Quanto á umidade ela vai estar lá de qualquer forma, pois o Ni 95% também carrega umidade. Ni, dilata como ar, igualzinho, pois o ar é 78% de Ni.
E digo mais, todos nós só calibramos o pneu com Ni, mas e o ar que já estava ali dentro? A unica forma de encher o pneu com Ni, seria colocando dentro de um espaço onde só tivesse Ni, e depois montar o pneu na roda! Alguém já fez isso? Nem voce deve ter chegado a tanto, né? André Buss!

Aonde quero chegar: não há nada de significativo em calibrar os pneus com Ni, é puro marketing! Na Formula 1 é diferente,lá as solicitações são extremas, e quando um pneu é enchido com Ni, o operador deixa circular um monte de Ni, que se perde, mas garante que dentro do pneu vai ter só Ni, mas a dilatação, e inercia termica do Ni é muito semelhante ao gas atmosferico, só sendo relevante sua utilização na F1 mesmo.

Agora, o restante das orientações acima estão corretíssimas e a meu ver oportunas, são cuidados básicos para se manter um rodar seguro e garantir a longevidade de um pneu que custa muito caro.
avatar
Laurival
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. Empty Re: Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus.

Mensagem por walter paiva Qui 26 Fev 2009 - 13:07



Parabéns,

Muito boa a "matéria"

atte,
Walter
avatar
walter paiva
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1785
Data de inscrição : 02/08/2008
Interesses : b
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus. Empty Re: Dicas sobre calibragem, rodizio e vida util dos pneus.

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos