Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A - riscos

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Mensagem por geilsonrm Sex 1 Ago 2008 - 12:09



Andre, a foto abaixo é a do módulo? se for parece que nela realmente nao existe rele né??? em qual parte da placa que eles gambiarriam o rele?
Valeu pela foto!

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Mensagem por Andre Buss Sex 1 Ago 2008 - 13:57



Acho que na alimentação da bomba, eu nunca vi. Eu nem gosto muito de ver essas gambis. 🇪🇨
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Mensagem por Eugenio Chiti Sex 1 Ago 2008 - 15:29



Vimos acima uma confusão entre Relé e Fusível, que são dispositivos completamente diferentes. Relé é um dispositivo eletromecânico aplicado em comutação (acionamento / desligamento) de contatos elétricos. Ou seja, serve para ligar e desligar dispositivos elétricos, geralmente consumidores de altas correntes. O relé é conectado a dois circuitos, um de baixa e um de alta corrente. Quando uma corrente (baixa) originada no primeiro circuito passa pelo dispositivo, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do segundo circuito -- o de alta corrente. Já o fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecarga em circuitos. Consiste de um filamento de uma liga metálica de baixo ponto de fusão que se funde quando a intensidade de corrente supera (devido a um curto-circuito ou sobrecarga) um determinado valor, o que poderia danificar a integridade dos outros elementos do circuito. No caso da bomba de direção, não consta no manual a presença de relé, e sim do necessário fusível de 60A. O que acontece é que, devido à oxidação dos componentes eletrônicos internos do módulo da direção, alguns "reparadores" instalam o tal relé no circuito que alimenta a mesma, mas isso é uma gambiarra e que leva à desgaste prematuro de todos os componentes do sistema de direção. Aqui no fórum existe quem repara o circuito eletrônico da bomba. Cheque o fusível grande, verde, de 60A na caixa localizada nos pés do passageiro.
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Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A - riscos Empty Adaptação relé bomba direção W168

Mensagem por valter Sex 1 Ago 2008 - 16:18



E o que vemos nessa foto é oxidação, aliás muita oxidação para essa peça, por trás da placa pode estar pior. Infelizmente essa bomba não recebeu a vedação. Pode até ser que essa peça, com muito limpa contato e um técnico habilidoso possa ser reparada, não parece ter componentes quebrados.
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Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A - riscos Empty Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A: existem riscos??

Mensagem por Robson Soares Ter 5 maio 2009 - 15:20



Minha direção (Classe A) foi para o saco. Esta bem dura, meu mecânico disse que queimou um componente elétrico da mesma, e quer me cobrar 600 reais. É justo??

Abrs
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Mensagem por Convidad Ter 5 maio 2009 - 15:46



Robson:
A bomba eletro-hidráulica da direção do Classe A custa bem mais do que isso.
Existem algumas pessoas que se propõe a remanufaturar esse componente.
É preciso que vc se certifique de como isso vai ser feito, pois uma das formas de fazer ela voltar a funcionar é através de uma gambiarra com a instalação de um rele. Se for assim, não permita.
Seu mecânico tem experiência em Classe A?

Abraços,

Eduardo
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Mensagem por BEREK Ter 5 maio 2009 - 17:11



o que estes mecanicos costumam fazer é um jump na bomba , que ela volta a funcionar porem fica fazendo um zunido danado e cobram esta grana em media , veja bem o que seu mecanico vai fazer!!!
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Mensagem por Wanderson Viana. Ter 5 maio 2009 - 17:13



Muitas vezes o barato sai mais caro ao final de tudo....

Se vai ficar com o carro um bom tempo não vale correr o risco de ao fim ainda ter de trocar o que hoje está com defeito e foi "armengado"...

E caso venda em breve... não vale acabar com a reputação do no sso carro, fazendo coisas improvisadas... não to julgando, só conselhos para que tente resolver teu problema da melhor amneira....

Abraço e boa sorte
Wanderson Viana.
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Mensagem por BEREK Ter 5 maio 2009 - 17:26



tb acho , o barulho é incomodo mesmo!!!o melhor e aranjar uma bomba boa e colocar no carrinho
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Mensagem por walter paiva Ter 5 maio 2009 - 17:51



R$ 600 para arrumar a bomba? Deve ser o conserto tipo vamos instalar um relê.

Se você fica aqui na capital de SP leva no Jorge da Sinal Verde que o diagnostico é mais preciso e o melhor sem gambiarras.
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Mensagem por Andre Buss Ter 5 maio 2009 - 18:04



Quando se coloca rele na bomba:

Ela fica trabalhando acima do máximo o tempo todo.
Seu carro corre risco de pegar fogo, alguns Classe A já foram queimados.

Você perde a interação entre o ESP e a direção.

Resumo é gambi.

A bomba só queima prematuramente se não for vedada ou o seu fluído apodrecer. Usando fluído errado ela queima também, mas demora.
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Mensagem por Xenon Ter 5 maio 2009 - 18:06



boa colocaçao andre.
nao e so o barulinho q incomoda.....o fogo tbm.... Laughing Shocked
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Mensagem por Andre Buss Ter 5 maio 2009 - 18:24



E quando pega fogo, a minha dica é bem simples. SAIA CORRENDO.
Extintor em carro 99% das vezes não serve para nada.
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Mensagem por hassam Ter 5 maio 2009 - 18:32



Ele poderia instalar o relé e também acoplar um extintor de incêndio direcionado 'a bomba.
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Mensagem por thiagohp Ter 5 maio 2009 - 18:51



Essa foi boa Hassam
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Mensagem por Convidad Ter 5 maio 2009 - 19:15



Gente, nós ainda nem sabemos que tipo de conserto o mecânico do Robson vai fazer, e ja estamos falando em incêndio do carro!!! Shocked

Ok ele já esta alertado a perguntar ao mecânico que tipo de conserto vai ser feito, e, se o mecânico explicar direitinho, ele pode voltar aqui e perguntar.

Robson, insista em saber que tipo de conserto ele vai fazer, ok.

Abraços,

Eduardo
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Mensagem por Laurival Ter 5 maio 2009 - 19:26



Muito bem falado, Epicco!
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Mensagem por Robson Soares Qua 6 maio 2009 - 15:09



Caros colegas

Obrigado pelas respostas. Vou procurar saber direitinho sobre o tipo de conserto que ele venha fazer e passo a vc´s, claro, antes que seja feito, para ver se vale a pena!!

Grato
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Mensagem por ZIG MASTER Qua 6 maio 2009 - 17:35



Vale lembrar que direção é componente mecanico da mais alta importância e como tal sua eficiência é vital para a segurança.

Não aceite absolutamente nada que possa comprometer a integridade do carro.
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Mensagem por henriqmj Qua 6 maio 2009 - 21:45



A bomba de direção do meu carro (A190 2001), travou, parou de funcionar de uma hora para outra, fiz a troca por uma recondicionada, que agora faz um zunido bem alto e constante. Onde encontro uma bomba dessas usada em bom estado, mas que não seja recondicionada, aqui em São Paulo?
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Mensagem por Convidad Qua 6 maio 2009 - 21:50



Bomba de direção hidráulica-elétrica usada somente em desmanches.
Lembro que a bomba eletrohidráulica da caixa de direção comprada em desmanche, pode não estar boa, e pior, pode ser a bomba de um carro que foi roubado.
Portanto compra em desmanche somente com NOTA FISCAL.
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Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A - riscos Empty onde comprar peças usadas não recondicionadas

Mensagem por henriqmj Qua 6 maio 2009 - 21:56



Onde consigo comprar uma bomba de direção eletro-hidraúlica do classe A 190 2001, usada, mas que não seja recondicionada, em São Paulo/capital?

Outra pergunta: A bomba de direção atual do meu carro foi trocada há mais ou menos 6 meses, é recondicionada (pelo menos foi o que o meu mecânico afirmou, aliás; foi trocada 2 vezes, pois a primeira fazia muito zunido), o corre que essa agora, já há algum tempo, também vem fazendo esse mesmo zunido, alto e constante, parece uma turbina, qual o risco de continuar com essa bomba?
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Mensagem por Convidad Qua 6 maio 2009 - 22:03



henriqmj por favor poste suas dúvidas em um único tópico.
A pergunta que voce fez em outro tópico foi respondida.

Bomba eletrohidráulica da direção quando recondicionada e fazendo muito barulho, significa que foi "armada" com um rele, fazendo com que a mesma funcione sempre em sua máxima pressão.

Trata-se de gambiarra.

Há diversos tópicos aqui no forum sobre o assunto, por favor faça uma busca que voce terá muitas informações.
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Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A - riscos Empty Re: Adaptação de relé para substituir a Placa Eletrônica Módulo da Direção de Classe A - riscos

Mensagem por Laurival Qua 6 maio 2009 - 22:55



Epicco, valeu pela ajuda!
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Mensagem por Andre Buss Qui 7 maio 2009 - 5:57



Se você realmente quer deixar o carro como original conserte a sua bomba. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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