A190-Elegance 2002 Automática: Será que vale a pena trocar o óleo do cambio?

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Mensagem por Rodrigo Vellardo Qua 10 Jun 2009 - 1:21



Olá a todos os participantes do forum. Antes de expor a
minha dúvida gostaria de agradecer a todos os participantes pela excelente
qualidade das postagens, que me ajudaram na argumentação para economizar R$
9.300,00!




Bom, vamos lá...tenho um Classe A elegance 190, 2002 com
cambio 722, com 120.000km rodados, sendo que fui o segundo dono (comprei com 95.000, louco!).
Dia desses o cambio ficou meio pesado e depois de 3 dias apareceu o famoso F! Desliguei, esperei esfriar (4 horas), lguei e testei de novo....rodou mais 1 km e F de novo! Daí não teve jeito, tive que levar na concessionário (sou de SP mas moro a pouco tempo em Vitória-Es e não tinha ninguém de confiança) em F, maior sufoco para andar os 2 km restantes. Chegando lá o técnico passou o Stardiagnosis e continuou no F, então ele deu o veredito (apareceu pouco pressão); abrir o cambio para ver o que que tinha! Só nessa brincadeira já ia morrer R$ 2.100,00 só de Mão-de-obra! Falou que se tivesse que trocar a embreagem, o que era mais provável, era mais R$ 1.200,00 do kit, mais o conversor de torque R$3.500,00, mais óleo, etc, etc enfim, no total a bagatela ia sair por R$9.600,00!!!

De cara achei estranho, uma vez que com o carro frio funcionava, ou seja, mecanicamente se tivesse alguma coisa quebrada o carro nem andaria concordam???
Falei para não abrir e que ia decidir no fim do dia, afinal não dispunha da grana. Entrei no forum e vi que podia ser o óleo e por essa razão liguei para a MB e pedi para ele fazer um teste; trocar o óleo e o filtro. Daí ele veio com o papo de que não troca óleo, e toda aquela ladainha discutida aqui em outros tópicos. De qualquer modo e a contragosto ele falou que ia testar limpando o filtro e ver se saia do F.

Enfim no dia seguinte, passei lá e realemente o filtro estava totalmente entupido, por isso não estava dando pressão para as trocas de marchas e o módulo "travou" no F, creio que para proteger o cambio! Testei por 100 km na cidade, no horário de transito e vias expressa e o cambio se comportou bem, sem trancos. Entretanto a alavanca de cambio continua um pouco travada......voltei para a MB e ele disse que mesmo assim os discos estavam desgastados e que era bobagem gastar dinheiro trocando óleo sendo que teria que abrir em breve. Independente de qualquer coisa fiquei feliz por ter gastado apenas R$ 320,00 e sair com o carro andando!



Minha dúvida: Será que troco o óleo e arrisco continuar rodando? Ou troco os discos logo em outro lugar (Se conhecerem algum em Vitória ficaria agradecido)?


Obrigado!
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Mensagem por rodolfonas Qua 10 Jun 2009 - 2:24



nao tenho certeza mas acho que carro automatico nao usa disco de embreagen nao o sistema e diferente a SEMI e MANUAL usa sim mas automatica acho que e caixa pq funciona a baze de precao do oleo pra trocar as marchas por isto qeu e importante a troca do oleo com 30 mil km rodado, da uma olhada ai no forum que tem muito sobre este asunto ae

sou leigo no assunto mas tem pessoas ai que sao fera em classe a aqui no forum e vao te esplicar tudo
blza
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Mensagem por Andre Buss Qua 10 Jun 2009 - 6:32



Rapaiz, a pessoa que mexeu no seu carro só falou e fez M da boa.

Com 120mil km usando o mesmo óleo seu câmbio está rodando, superaquecido e com óleo podre.
Esquece ess papo furado de trocar conversor de torque pq é mentira.
Você deve submeter o câmbio a uma diálise com flush, trocar filtro e junta do cárter.
Ou você pode esperar fritar o módulo e quebrar a K1. Ai vc pede para trocar mas colocar o mesmo óleo, afinal se não troca pra que gastar né?
Faça isso, usando o óleo Fuchs Titan 3353 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aproveita enquanto é tempo.


Esquece esse papo furado de trocar discos, se tivesse que trocar seu carro ia patinar, e esquece também comprar fora peça para os câmbios da MB só original da MB principalmente os 722.6 para frente.
Eu fico impressionado que o cara abriu o cárter do seu câmbio e limpou o filtro, o que é isso? Limpar filtro? O seu filtro já não está mais funcionando fazem no mínimo 60mil km. O câmbio é tão bom, que está trabalhando fervendo, pesado, melado e ainda não quebrou. Faz isso com um câmbio ZF pra ver.
Leia o tópico que eu passei acima que tem todas as infos de onde comprar óleo e cia.
Dá uma olhada nesse site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] está cheio de vídeos. Em um deles eles caem na risada quando um fala pro outro que era para trocar o conversor de torque.
Estou vendo que esse fórum vai encomodar muito metido a reparador de câmbio. Twisted Evil
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Mensagem por Rodrigo Vellardo Qua 10 Jun 2009 - 13:41



Srs,

Liguei hj de novo para a concessionária e relatei que após alguns testes o carro não voltou mais para o fatídico "F", mas mesmo assim queria a troca do óleo+filtro+junta do carter, conforme sugestão do André.

Para meu espanto, novamente eles falaram que a troca poderia "piorar" a situação, pois colocando um óleo mais fino os discos, já desgastados, ficariam com mais folga, uma vez que as "LIMALHAS DE FERRO" provenientes do desgaste das peças estaria COMPLETANDO a folga!!! Mesmo não sendo especialista nem tampouco fuçador como o André, achei uma piada (de mau gosto obviamente), um absurdo.

Decidi ligar para uma loja especializada em cambio automático e ele recomendou a troca, porém falou que era bobagem utilizar a máquina, pois dessa maneira iria gastar muito óleo sem necessidade! Apenas a sangria e completação são suficientes!

Sinceramente acho que vou encostar a máquina até achar um lugar aqui em Vitória descente!!! Alguém tem sugestão para esta região?

PS* O óleo do cambio pode influenciar na aspereza da alavanca? como escrevi anteriormente, as marchas trocam suavemente e na rotação adequada, porém a alavanca está um pouco "dura".
PS** O Óleo do motor tem alguma relação com tudo isso? Pergunto isso pq pela Km já está na hora de trocar, apesar da viscosidade ainda está boa.
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Mensagem por Xenon Qua 10 Jun 2009 - 14:44



a concessionaria tem "razao".......se nunca foi trocada,pode dar esse problema q eles relataram.....esta opiniao e compartilhada por muitos especialistas.......
ja essa loja "especialista" em cambio automatico.........ela deve ser especialista em cambio automatico de fusca......quer dizer experiencia nula.......cuidado.......
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Mensagem por Andre Buss Qua 10 Jun 2009 - 15:15



Gente limalha vai pro filtro, troca o óleo na pradomatic urgente.
Esse negócio que limalha é melhor que óleo forçou. Shocked
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Mensagem por Rodrigo Vellardo Qua 10 Jun 2009 - 15:21



Pois é, liguei para oficinas de SP e eles falaram que dependendo de como saí o óleo não vale a pena troca-lo, que o cambio pode estar condenado...

Ah, outra coisa...qdo vim de SP/VIX +ou- 1000 km, a marcha "escapou", mesmo em "D" ela não tinha torque. Encostei, desliguei, liguei e voltei normalmente para a pista...com 25.000 km que já rodei com o carro aconteceu isso umas 3 vezes. Alguma relação com o óleo?

Como saber se o cambio está condenado (tirando o "F" do painel que saiu após a limpeza do filtro) sem ter que abri-lo, tipo por sintomas na medicina?

A alavanca dura tem alguma relação com o óleo, ou com o "F"?

Att,
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Mensagem por Andre Buss Qua 10 Jun 2009 - 15:35



Rodrigo, troca o óleo do seu câmbio.
Óleo para o câmbio automático é tudo, inclusive é ele que faz o torque.
Esse papo de câmbio condenado é triste.
Leva na pradomatic. Quanto mais vc esperar maior o prejuízo.
Eu sei do que estou falando.
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Mensagem por Convidad Qua 10 Jun 2009 - 16:06



Andre acho que em Vitória não tem Pradomatic......

Rodrigo quase nenhuma oficina especializada em câmbios entende/conhece o câmbio automático do Classe A.
E é fácil voce verificar isso, bastando perguntar qual o óleo que o Classe A usa no câmbio automático.
Quase nenhuma concessionária Mercedes Benz sabe que é preciso trocar o óleo desse câmbio.

Como o André falou, limpar o filtro do óleo é mais ou menos a mesma coisa que vc lavar o coador de café melitta para fazer outro café e querer que esse café saia bom.

Troque o óleo do seu câmbio automático juntamente com o filtro e a junta do carter do câmbio.
O óleo a ser utilizado é o Fuch Titan 3353, sendo necessários 7 litros.
A troca deve ser feita por dialise, para que se retire todo o óleo velho contido no conversor de torque e também no radiador que refrigera o óleo. Essa troca requer máquina especial. Coforme o Andre explicou, verifique nesse link o procedimento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por tudo que vc colocou, esse procedimento deve resolver o seu problema, entretanto não se exclui a possibilidade de seu câmbio já ter sofrido algum dano, mas para se saber isso só trocando o óleo ou abrindo o câmbio.

Abraços,

Eduardo
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Mensagem por Rodrigo Vellardo Qua 10 Jun 2009 - 16:09



Pois é André, estou achando a sua opinião convincente e coerente...porém, apesar de ser de SP, estou morando no Espírito Santo, que dá uns 1000 km da pradomatic, que realmente parece ser a melhor oficina de automáticos....ainda não achei aqui no ES nenhuma que faz flushing
Mesmo assim vou ligar lá, vamos ver o que que eles falam....
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Mensagem por Andre Buss Qua 10 Jun 2009 - 16:28



Eu acho que se vc realmente quer o carro funcionando vai ter que andar até lá.
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Mensagem por Rodrigo Vellardo Qua 10 Jun 2009 - 16:59



Acabei de falar com o Roberto da padromatic e ele disse que, apesar de já ter uma kilometragem alta, a troca é recomendada mesmo. Segundo ele varios carros mais rodados que o meu trocaram e continuaram sem problemas.

O ideal, como o Epicco disse, só trocando o óleo para confirmar.....vou pagar para ver!

PS* Depois coloco o que que deu!!!

Agradeço a todos pelas opiniões, com certeza elas foram muito úteis na tomada de decisão!

Abs!
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Mensagem por Andre Buss Qua 10 Jun 2009 - 17:03



Não esqueça que precisa trocar o filtro e a junta do cárter. Óleo use o Fuchs Titan 3353.
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Mensagem por iveiga Qua 10 Jun 2009 - 19:51



Rodrigo,

Acho que você não têm muitas opções; a mais barata será trocar o oleo do cambio e ver o que acontece.
Use o oleo que o André recomendou mais filtro e junta do carter original Mercedes Benz.

O Xenon e a concessionária compartilham uma informação que eu lí em varios sites na internet; se a kilometragem é alta e nunca trocou, a probabilidade de problemas após a troca é grande.

No seu caso, você já está com problemas e a simples limpeza do coador de café, digo filtro, parece ter resolvido alguma coisa.

Então ou você desmonta ou troca o oleo.
Apesar de, eu ter usado o Flush, na próxima vez eu vou fazer somente a diálise.

Prepare-se, voce vai gastar 8 litros de oleo (Fucks Titan 3353), Filtro e junta do carter (do cambio) mais mão de obra para uso da maquina e o custo do flush que não é barato.

Agora, os sintomas depois de rodar 120.000kms + a falha no cambio e provavel solução com a limpeza do filtro, atestam que o oleo + o filtro DEVEM SER TROCADOS, SIM.
O oleo ou o filtro não suportam esta Kilometragem.
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Mensagem por Eng.Guilherme Qua 10 Jun 2009 - 20:48



Rodrigo,

Não sou especialista no assunto mas creio que a alavanca de troca de marchas dura nada tem a ver com o óleo do câmbio.

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Mensagem por erocha Qua 10 Jun 2009 - 20:52



eu também queria saber qual a causa da alavanca estar dura.
Faz tempo que ela está assim, Rodrigo V?
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Mensagem por Andre Buss Qui 11 Jun 2009 - 7:17



A alavanca dura é só lubrificar o mecanismo interno. Só que tem que levar em quem sabe fazer.
Esse é o problema do câmbio automático, pra vc mexer direito precisa de manual, precisa saber ler inglês e de preferência alemão ai o pessoal vai na cara e coragem leva na cabeça e depois diz que câmbio é ruim.
120mil km para um câmbio automático da MB não é nada. Agora 120mil para um câmbio mb rodando com óleo podre desde os 60mil é diferente.
Porém deve ser trocado o óleo o mais rápido possível, e quando eu digo trocar é diálise não adianta tentar sangrar pq sangrando os 7 litros vão sair no máximoooooo 4. 2 ficam no conversor de torque e mais uns quebrados no radiador e mangueiras. É a pior coisa que tem sangrar. O que dá para fazer é comprar 20 litros de óleo e fazer a troca por volume, enche roda 10 km sangra e assim vai.
Mesmo assim não é tão bom quanto a diálise com flush.

O flush na diálise serve para soltar a goma dentro do câmbio, podem testar abram o cárter antes do flush e depois, antes se tiver goma será pouca e depois cai tudo lá. Principalmente se fizer o flush com o carro em D ai sai tudo.

Iveiga, na próxima troca faz com flush, só não usa aquele guardian que é para câmbios que usam óleos antigos.
Um amigo meu colocou o Fuchs Titan 3000 num monza e melhorou 200%.

A fuchs pegou esse nicho de mercado, fez upgrade em todas as categorias de óleo. É por essas e outras que a MB agora adotou a linha Titan como óleo que sai de fábrica.
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Mensagem por Rodrigo Vellardo Sex 12 Jun 2009 - 10:34



Erocha,
Quanto a alavanca do cambio, coincidência ou não, ela ficou dura um pouco antes de aparecer o "F", há cerca de 15 dias. Entretanto quando vou trabalhar de manhã, na garagem de casa ela está macia, só ficando mais áspera quando vou estacionar no escritório (percurso de +/- 8 km).

Em relação à troca ainda não encontrei oficinas aqui em Vitória-ES que façam diálise por flushing.....vou dar mais uma conferida e na pior das hipóteses fazer a sangria por etapas mesmo.... ou enviar o carro para SP de cegonha....

Realmente creio que o cambio seja bom mesmo, testei na pista (por 50 km, com velocidades até 110km/h) e as trocas estão PRECISAS e MACIAS, sendo efetuadas entre 1.800 e 3.000 RPM, dependendo logicamente do aclive/declive, velocidade e pressão no acelerador. Isso com o óleo antigo ainda...
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Mensagem por erocha Sex 12 Jun 2009 - 10:58



Considerando o litro entre 70-100 reais, acho que sai mais barato colocar na cegonha.

Vc tem seguro? se tiver, e ainda constar seu endereço de SP, você pode pedir o reboque da seguradora para levar o carro a SP.
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Mensagem por MarcioVillarim Qua 15 Out 2014 - 23:36



André, peguei uma Mercedes A190 2005, era do meu primo desde de nova, nunca tinha trocado o óleo do câmbio automático e ela de 8 meses p CA vem deslizando a 1° macha, depois q desenvolve fica 100%! Fazendo essa limpeza com fluch e trocando filtros, óleo e junta sera que volta ao normal? Quando desliza a macha ela fica F, mais desligou e ligou ja volta ao normal, VC poderia me dar umas dicas? Obg
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Mensagem por MarcioVillarim Qua 15 Out 2014 - 23:38



André, peguei uma Mercedes A190 2005, era do meu primo desde de nova, nunca tinha trocado o óleo do câmbio automático e ela de 8 meses p CA vem deslizando a 1° macha, depois q desenvolve fica 100%! Fazendo essa limpeza com fluch e trocando filtros, óleo e junta sera que volta ao normal? Quando desliza a macha ela fica F, mais desligou e ligou ja volta ao normal, VC poderia me dar umas dicas? Obg
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Mensagem por Convidado 9 Sex 17 Out 2014 - 2:38



Márcio, o câmbio da sua A190 é o 722.7, quando acontece esse problema de patinação na 1a marcha e avaria "F" no Painel ... pode ser problema no módulo K1 e nem sempre a troca do óleo resolve, é conveniente, mesmo prudente, que haja uma análise de um técnico especializado na marca na sua cidade para avaliar "in loco" e direcionar a melhor solução para o problema, veja mais detalhes nesse tópico: 
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Sobre a troca do óleo, é importante frisar inclusive que o óleo homologado pela MBB para esse câmbio é o Shell ATF 3403/M 115 aprovado na Norma 236.10, te sugiro leitura desse tópico do link a seguir cujos comentários podem ajudá-lo esclarecer suas dúvidas à respeito:
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Mensagem por pedrocampelojr Dom 10 Abr 2016 - 20:02



Como saber qual o câmbio automático da minha w168 (A 190 elegance 2004/2004)?
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Mensagem por C-220 Dom 10 Abr 2016 - 20:56



Seu classe A só teve um tipo de cambio, 722.7 .
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Mensagem por pedrocampelojr Dom 10 Abr 2016 - 21:46



Pois é.... comprei esses dias um A 190 2004 automático e já foi feita manutenção do câmbio - troca do óleo, filtro e junta do carter, além da K1, mas lendo aqui sobre esse assunto, vejo a grande maioria dizer que o óleo TEM QUE SER O Fuchs Titan 3353.... Havia pesquisado e como o Antônio Elias disse, a indicação da MBB é que o óleo fosse, exclusivamente, o Shell ATF 3403/M 115 aprovado na Norma 236.10.... aí fiquei confuso, pensando que poderia haver mais de um tipo de câmbio automático para este carro.
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