Rotações em 5ª marcha
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1 • Compartilhe
Rotações em 5ª marcha
Oi pessoal. Entrei faz poucos dias neste forum e estava querendo debater sobre o seguinte: a que regime de rotações o seu Classe A trabalha a 120Km/h?
Como faço um pouco mais de uso rodoviário do que ando pela cidade, achei que no meu caso, 3600 rpm a 120Km/h um pouco exageradas comparando-se com outros motores de mesma cilindrada.
Esse regime "alto", próprio de cambios mais "curtos" vem piorar até mesmo o consumo em estrada.
Ouvi dizer que os modelos 1999 e também todos os automáticos tinham uma relação de 5ª mais longa?
Uma relação interessante para se obter a velocidade por rpm em 5ª marcha é o seguinte:
circunf. do pneu x 0,06
relação da 5ª x relação diferencial
que para o meu caso (A190 Avant 04) dá: 33,35 Km/h por 1000 rpm (em 5ª marcha), ou a 100 Km/h exatos 3000rpm.
Já vi motores trabalharem a 2500 rpm a 120Km/h
Abração a todos.
Este site é 10. Demorei para descobrir :D
Como faço um pouco mais de uso rodoviário do que ando pela cidade, achei que no meu caso, 3600 rpm a 120Km/h um pouco exageradas comparando-se com outros motores de mesma cilindrada.
Esse regime "alto", próprio de cambios mais "curtos" vem piorar até mesmo o consumo em estrada.
Ouvi dizer que os modelos 1999 e também todos os automáticos tinham uma relação de 5ª mais longa?
Uma relação interessante para se obter a velocidade por rpm em 5ª marcha é o seguinte:
circunf. do pneu x 0,06
relação da 5ª x relação diferencial
que para o meu caso (A190 Avant 04) dá: 33,35 Km/h por 1000 rpm (em 5ª marcha), ou a 100 Km/h exatos 3000rpm.
Já vi motores trabalharem a 2500 rpm a 120Km/h
Abração a todos.
Este site é 10. Demorei para descobrir :D
Falcon- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 202
Interesses : MBs
Estado :
Advertências :
Re: Rotações em 5ª marcha
Aqui no Brasil sempre foi assim,lançam um carro com uma relação longa,o povinho reclama e a montadora encurta o par conico e pronto,fica as usinas berrando mas o carro fica mais esperto e gastão, cada povo tem o carro que merece.......a lista é longa e velha: DKW, Tempra, Santana, etc..... 

Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Sabe o que a turma quer? Sair de trás de um caminhão a 40, fazer a ultrapassagem em quinta marcha, na subida, e continuar sem colocar a mão na alavanca de câmbio. Pura preguiça. Na ranger 6 cilindros voce anda a 120 com menos de 2.000 rpm, só que o torque é outro. Aquela velha história: nada substitue o tamanho dos canecos.
Elizeu PAI- Usuário Prata
- Número de mensagens : 448
Interesses : trocar informações
Pessoal.
Tem como alterar a relação de marchas curtas para marchas mais longas sem ter que trocar o cambio?
Abs
Tem como alterar a relação de marchas curtas para marchas mais longas sem ter que trocar o cambio?
Abs
Asseituno- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 36
Interesses : Carros
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
Elizeu Pai, é a pura verdade, já vi Classe A subindo a ladeira da minha rua em 3ª, quase desmanchando de tanto bater. Nota: a ladeira é severa. Aceita 2ª, só se vier muito embalado. É a preguiça de cambiar a danada.
André, isso confirma que a relação da 5ª ou do diferencial ou ambos do seu automático são mais longas que as do meu (5ª: 0,829, diferencial: 4,06)
Por isso se fosse dar 190 Km/h nele estaria a 5.700rpm. Que diferença não? :?: Abraço
André, isso confirma que a relação da 5ª ou do diferencial ou ambos do seu automático são mais longas que as do meu (5ª: 0,829, diferencial: 4,06)
Por isso se fosse dar 190 Km/h nele estaria a 5.700rpm. Que diferença não? :?: Abraço
Falcon- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 202
Interesses : MBs
Estado :
Advertências :
O câmbio do Avantgarde é diferente. Ele foi feito para deixar o carro mais esperto. Por isso ele arranca melhor que um A190 manual.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :

» 5º marcha e ré
» Pedal da embreagem Classe A afundou e não passa marchas
» Óleo baixando em altas rotações
» Luz de marcha a re W168
» preciso de ajuda (A140 Europeu: ruídos correia motor - oscilando rotações - Luzes motor e airbag)
» Pedal da embreagem Classe A afundou e não passa marchas
» Óleo baixando em altas rotações
» Luz de marcha a re W168
» preciso de ajuda (A140 Europeu: ruídos correia motor - oscilando rotações - Luzes motor e airbag)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|