luz ESP no Classe A

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Mensagem por grehs Seg 13 Jul 2009 - 10:47



oi pessoal...aconteceu denovo....a luz acendeu...ja tinha feito a limpeza do sensor do freio....mais voltou a acender...so tenho uma duvida...porque desligo o carro e volta a funcinar normal...no outro topico  falaram q pra testar e so ligar o carro com o freio acionado......se apagar bingo!so q o meu volta a funcionar sem q se tenha q fazer isso....será e q mesmo o sensor do freio??liguei pra autorizada...e me pediram 140 so pra passar  o teste..puts!! ai achei caro pois se o sensor este custa 90reais...e super facil de trocar..so to na duvida se e ele mesmo!
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Mensagem por Mbreed06 Seg 13 Jul 2009 - 14:16



Grehs... uma vez aconteceu isso comigo:

Certo dia as luzes BAS/ESP e ABS acenderam. Fiz o teste que o Jorge passou e foi exatamente como o descrito, indicando ser o sensor do pedal de freio. Fui até a oficina, e foi constatado a mesma coisa. O mecânico então providenciou a troca do sensor velho por um novinho e... NADA!... o problema persistia... luzes acesas, etc... foi passado scanner e limpado alguns erros que estavam na memória, foi feito o procedimento do volante de batente a batente e nada. Fui embora e no dia seguinte a luz apagou, porém uns dias depois ela voltou a acender e ficou assim, intermitente, por algum tempo.

Levei o carro então em uma oficina da bosch, perto do trabalho. Medi a tensão da bateria e estava OK e no scanner deles acusou um erro no sensor de pressão do ABS. O mecânico então desconectou um plug que fica no servo freio fez uma pequena limpeza, reconectou, montou tudo e pimba... problema resolvido! Desde então as luzes não acenderam e o carro está funcionando certinho sem precisar trocar nada!

Citação do meu post no tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por grehs Seg 13 Jul 2009 - 16:14



mbreed06....valeu! vou limpar este plug do servo freio pra ver se resolve..vou passar um limpa contatos nele.. este plug fica no hidrovaco?....olhei e vi dois plug lá...abração.
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Mensagem por dmvalentini Seg 13 Jul 2009 - 23:22



Recentemente no Jornal Oficina Brasil saiu uma matéria interessante a respeito de um teste do sensor do pedal de freio do classe A, que dispensa o uso do equipamento de diagnóstico do consessionário. Vale a pena dar uma olhada.

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Mensagem por Wanderson Viana. Ter 14 Jul 2009 - 0:02



Boa matéria.. parabéns
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Mensagem por Mbreed06 Ter 14 Jul 2009 - 16:12



Exato grehs,

No meu caso, ele soltou os 2 plugues e limpou o maior, se não me falhe a memória, onde existem contatos eletrônicos.
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Mensagem por grehs Ter 14 Jul 2009 - 21:52



hoje acendeu denovo...a luz....so q desligo o carro e ligo novamente ela apaga.....não presiso pisar no freio....sera ntão q e outro sensor??pq vi aqui q todos mandam testar o sensor pinsando no freio...mais como o meu apaga sem eu fazer isso..to achando q é em outro lugar...será??
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Mensagem por Xenon Qua 15 Jul 2009 - 8:45



sensor de angulo de derrapagem costuma dar pau....
precisa passar o star.....
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Mensagem por Wanderson Viana. Qua 15 Jul 2009 - 10:27



Grehs,

Concordo com o Xenon, acho que está persistindo demais o problema e talvez economizaria muito mais tempo e numa eventual intervenção errada dinheiro também, evitando dano em algum sensor que não precisasse mexer. O Star vai direto no problema e aí vc mata de vez isso...

Grande abraço.
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Mensagem por grehs Qua 15 Jul 2009 - 10:36



xenon....este sensor de derrapagem é o q fica atraz direção??e caro isso ??obrigado
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Mensagem por grehs Qua 15 Jul 2009 - 10:43



e ai viana....tudo blz......me diz ai...este sensor q o xenon falou e o q vai atraz da direção??e caro este sensor....não vi ninguem aqui com defeito neste sensor...será??
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Mensagem por Convidad Qua 15 Jul 2009 - 10:45



O sensor que vai atras da direção é o sensor do angulo de viragem (esterçamento). Não sei se é esse o sensor que o Xenon esta se referindo (tem tanto sensor o W168......)
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Mensagem por Wanderson Viana. Qua 15 Jul 2009 - 10:49



São dois, um fica no volante sim.

Como te disse, eu seguiria a risca o que ele falou já que está batendo cabeça para resolver isso, o Stardiagnosis te dirá exatamente qual sensor está com problema aí tu já mata direto o problema e não fica supondo isso ou aquilo, pode acabar danificando outro sensor ou componente sem necessidade....

Grande abraço.

p.s - E as lanternass tão show???
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Mensagem por grehs Qua 15 Jul 2009 - 10:52



pois é epicco......nunca tinha ouvido falar em sensor de derrapagem...e vou ter q levar pra passar o star....so q estão me combrando $$140 só pra passar.....ai e brincadeira né!
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Mensagem por Wanderson Viana. Qua 15 Jul 2009 - 10:57



Grehs,

Está barato. No Rio custa 240 pratas o mesmo serviço.

Ao final vai sair barato veio. Todo o sistema eletrônico do teu carro será revisado ( monitorado dentro dos parâmetros que devem estar )) e poderá ver outras possíveis anormalidades ( desejo que não tenha ), além do que de tempos em tempos é sempre bom fazer esse procedimento apra ver como andam as coisas. E ainda economizará uma grana evitando derepente trocar alguma coisa que não resolverá teu problema.

Boa sorte.
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Mensagem por grehs Qua 15 Jul 2009 - 11:01



viana ....vou ter q ver isso mesmo....valeu ! abraço.
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Mensagem por Convidad Qua 15 Jul 2009 - 11:14



Grehs, como disse o w_viana R$ 140,00 não é caro.
O problema esta em saber interpretar aquilo que o Star informa.
Basta dar uma olhada na reportagem postada pelo dmvalentini acima.

Como se tratam de luzes do BAS/ESP, portanto envolvendo segurança, eu em seu lugar levaria o carro em um mecânico expert em Classe A, que no seu caso acho que só vai ter em POA, né?

A maioria dos problemas em sensores são oriundos de mau contato, mas às vezes o próprio sensor pifa........

Em POA, se não me engano, quem tem boa indicação de oficina é o Pinetree.
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Mensagem por Xenon Qua 15 Jul 2009 - 14:16



hadware presente nun sistema ESP:
sensor de freio(pedal de freio)
sensor de angulo de viragem(atras do volante)
sensor de derrapagem
sensor de capotagem
sensor de roda
modulo central(junto ao hidraulico do ABS)
esqueci alguma coisa?
tem q passar star senao nao tem jeito de ir trocando tudo....
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Mensagem por grehs Qua 15 Jul 2009 - 18:19



fui ver hoje isso....mais lá onde tinha falado q era 140 pra passar.....não deu.....e generico o acarelho deles.....não mostra as falhas no esp.......ai na savarauto custa 250reais....e eles querem q deixe o carro lá...pra verem bem o q pode ser...achei meio estralho....pois se e so passar o aparelho q vai dizer onde esta o problema... e agendar com eles......q mer**.......heheeee..
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Mensagem por Wanderson Viana. Qua 15 Jul 2009 - 18:39



É Grehs, tem que ter calma para resolver isso...

Só tem essa autorizada por perto?? Leva em outra se puder. Realmente deixar o carro para passar o Star e "ver o que é" ????

A detecção pode ser simples por conta do uso do Star e interpretação deles... a correção tudo bem dependendo pode demorar... só não aceite deixar o carro e eles já te entregarem reparado sem vc estar no local... eu particularmente não deixaria meu carro "desacompanhado" ...
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Mensagem por grehs Qua 15 Jul 2009 - 18:54



pois é viana.....esta historia de deixar lá.....não confio muito nisso...vou ter q procurar outra q aceite passar na minha frente o teste......quero ver mesmo o q é...
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Mensagem por Wanderson Viana. Qua 15 Jul 2009 - 18:56



Eu também faria o mesmo.. boa sorte camarada
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Mensagem por nardinabreu Qua 15 Jul 2009 - 19:49



Grehs
Um teste que pode fazer e arrancar com um pouco mais de vigor (um pouco) com as rodas esterçadas e verificar se a luz do ESP acende. Ou verificar se a luz acende apos um curva feita acelerando, com tendencia do carro a sair de frente O meu tinha esse problema e era o sensor de angulo de viragem. Porem tais dicas so te darao pistas, para certeza so com Star.
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Mensagem por nardinabreu Qua 15 Jul 2009 - 19:54



Viana

[quote][/Ao final vai sair barato veio. Todo o sistema eletrônico do teu carro será revisado ( monitorado dentro dos parâmetros que devem estar )) e poderá ver outras possíveis anormalidades ( desejo que não tenha ), além do que de tempos em tempos é sempre bom fazer esse procedimento apra ver como andam as coisas. E ainda economizará uma grana evitando derepente trocar alguma coisa que não resolverá teu problemaquote]

Ao ter o problema do angulo de viragem levei à DVA e passaram o Star (na epoca nem conhecia) e perguntei o que mais seria possivel avaliar atraves do scan. Ele me disse que seria milhares de informações e que ao fazerem a leitura nao verificam tudo, somente buscam os problemas que podem estar relacionados pois o leque de informações e dados e muito grande.

Portanto não sei se verificariam itens não relacionados.

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Mensagem por Andre Buss Qui 16 Jul 2009 - 6:43



Acho mais fácil colocar outro sensor de freio, ou até sair mais forte em uma estrada de terra.
Agora fazer curva mais forte para testar não é uma boa, se algum sensor do ESP estiver mesmo malulco ele pode dar um ipon no carro e ai já víu.
O Xenon já escapou de uma dessas e pelo que eu ouvi não foi nada bonito. Shocked
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