O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 1 • Compartilhe
O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Benz amigos,
Tenho esta dúvida e parece pelo que já andei lendo aqui no Fórum, que este assunto gera controvérsias, pois alguns acham que para este modelo o câmbio mecânico é melhor, e outros que o automático é o mais indicado.
Como até hoje somente tive carros com câmbio mecânico, gostaria de saber qual é a opinião dos confrades em relação à este assunto.
Estava lendo o forum "Câmbio automático da W201" e deu a impressão que este câmbio não é tão prático quanto o mecânico.
As MB com câmbio automático são mais valorizadas, mais fáceis de revender, do que àquelas com câmbio mecânico?
Sds,
M.Rocha
Tenho esta dúvida e parece pelo que já andei lendo aqui no Fórum, que este assunto gera controvérsias, pois alguns acham que para este modelo o câmbio mecânico é melhor, e outros que o automático é o mais indicado.
Como até hoje somente tive carros com câmbio mecânico, gostaria de saber qual é a opinião dos confrades em relação à este assunto.
Estava lendo o forum "Câmbio automático da W201" e deu a impressão que este câmbio não é tão prático quanto o mecânico.
As MB com câmbio automático são mais valorizadas, mais fáceis de revender, do que àquelas com câmbio mecânico?
Sds,
M.Rocha
m.rocha- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
M.Rocha,
a 2.3 16 é um modelo esportivo, que gosta de altas rotações para exibir seu potencial.
Nessa situação eu preferiria o câmbio manual, pois me daria maior controle sobre o carro. Mas veja que estamos falando especificamente de um modelo da década de 80, quando os câmbios automáticos não eram o que são hoje.
Atualmente, as AMGs são todas automáticas e têm câmbios que permitem aproveitar toda a esportividade do motor.
Já a questão da valorização e revenda vai depender muito do modelo de MB. A maioria das Mercedes é automática, pois é o que se esperaria de um automóvel de luxo. Mas existia a opção mecânica, pois sempre há comprador para essa versão.
Uma das razões de ter sido desenvolvido o sistema Tiptronic (trocas manuais no câmbio automático) é justamente essa: aliar o conforto do automático com a esportividade do mecânico. Você em tese teria sempre a melhor opção para cada situação de trânsito.
Abraço!
a 2.3 16 é um modelo esportivo, que gosta de altas rotações para exibir seu potencial.
Nessa situação eu preferiria o câmbio manual, pois me daria maior controle sobre o carro. Mas veja que estamos falando especificamente de um modelo da década de 80, quando os câmbios automáticos não eram o que são hoje.
Atualmente, as AMGs são todas automáticas e têm câmbios que permitem aproveitar toda a esportividade do motor.
Já a questão da valorização e revenda vai depender muito do modelo de MB. A maioria das Mercedes é automática, pois é o que se esperaria de um automóvel de luxo. Mas existia a opção mecânica, pois sempre há comprador para essa versão.
Uma das razões de ter sido desenvolvido o sistema Tiptronic (trocas manuais no câmbio automático) é justamente essa: aliar o conforto do automático com a esportividade do mecânico. Você em tese teria sempre a melhor opção para cada situação de trânsito.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Na minah opinião, um carro desse(esportivo), o melhor cambio é o Mecanico, afinal q graça vai ter vc ter um carro esportivo c/ um motorzao, trabalhado pela Cosworth e nao passar as marchas, o gostoso e poder passar as marchas, "passeando a alavanca"
abçs
abçs
Lobao Veiculos- Usuário Prata
- Número de mensagens : 453
Data de inscrição : 04/10/2008
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Concordo com o Ulysses, dando meu parecer de ordem pessoal, que é radicalmente à favor do cambio automático para carros de desempenho normal/tradicional.
Realmente para carros esportivos a minha opção de escolha é para o cambio mecanico, exceto se houver possibilidade de optar por um cambio automático com Tiptronic.
Realmente para carros esportivos a minha opção de escolha é para o cambio mecanico, exceto se houver possibilidade de optar por um cambio automático com Tiptronic.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Pessoal,
Eu compraria com cambio manual, mas vamos com calma.
Toda MB, mesmo a minha 300 SEL de 1970, permite a troca de marchas manualmente e tem uma grelha para que o motorista possa fazer isso sem errar a marcha. Por favor, não estou falando que é para usar o cambio para trocar as marchas numa aceleração, por exemplo, isso o cambio auto faz muito bem. O terrivel do automatico, é numa condução esportiva, vc ter que usar uma marcha longa numa curva de baixa velocidade. Nesse caso a MB dá a opção para o motorista colocar a marcha correta que ele quer usar. No fundo é a mesmíssima coisa que o tip, só que em vez de uma alavanca sequencial, voce tem uma alavanca com posições determinadas. Também no caso do Tip, em uma arrancada, o cambio automático vai ser muito mais eficiente. Basta deixar a alavanca em D.
A minha AMG, não tem Tip, mas o cambio é extremamente rápido e sempre, alias quase sempre, em curvas uso a marcha compativel com a velocidade. Resumindo dá para ter um carro desses com cambio automático, se o motorista não for preguiçoso e usar a alavanca quando necessário. Neste caso, cambio manual não é uma necessidade, mas um gosto pessoal.
Neste caso específico, o carro equipado com cambio manual, tem a primeira para tras e o H tradicional trabalha da segunda a quinta marcha. Isso é muito legal em uma condução esportiva. Neste caso o cambio manual se torna muito mais atraente e especial que os tradicionais. É um cambio projetado para ser rápido e muito agradavel numa pilotagem esportiva.
Não podemos esquecer que esse carro é um 16V de primeira geração, ou seja uma lesma em baixa rotação e um capeta em alta. Se não souber manter o giro em alta, mesmo com cambio automatico o carro perde a graça.
Resumindo, se alguem acha o carro bonitinho, vai colocar para rodar no dia a dia, eu iria de cambio automatico, mesmo porque ainda vai dar para brincar bastante.
Se é para ser um carro de coleção, onde o proprietário vai sair de vez em quando para aproveitar o baita brinquedo que tem em casa, iria de cambio manual.
Agora o prazer de "cambiar" um carro com esse motor em alta não tem preço, isso é inegavel.
Eu compraria com cambio manual, mas vamos com calma.
Toda MB, mesmo a minha 300 SEL de 1970, permite a troca de marchas manualmente e tem uma grelha para que o motorista possa fazer isso sem errar a marcha. Por favor, não estou falando que é para usar o cambio para trocar as marchas numa aceleração, por exemplo, isso o cambio auto faz muito bem. O terrivel do automatico, é numa condução esportiva, vc ter que usar uma marcha longa numa curva de baixa velocidade. Nesse caso a MB dá a opção para o motorista colocar a marcha correta que ele quer usar. No fundo é a mesmíssima coisa que o tip, só que em vez de uma alavanca sequencial, voce tem uma alavanca com posições determinadas. Também no caso do Tip, em uma arrancada, o cambio automático vai ser muito mais eficiente. Basta deixar a alavanca em D.
A minha AMG, não tem Tip, mas o cambio é extremamente rápido e sempre, alias quase sempre, em curvas uso a marcha compativel com a velocidade. Resumindo dá para ter um carro desses com cambio automático, se o motorista não for preguiçoso e usar a alavanca quando necessário. Neste caso, cambio manual não é uma necessidade, mas um gosto pessoal.
Neste caso específico, o carro equipado com cambio manual, tem a primeira para tras e o H tradicional trabalha da segunda a quinta marcha. Isso é muito legal em uma condução esportiva. Neste caso o cambio manual se torna muito mais atraente e especial que os tradicionais. É um cambio projetado para ser rápido e muito agradavel numa pilotagem esportiva.
Não podemos esquecer que esse carro é um 16V de primeira geração, ou seja uma lesma em baixa rotação e um capeta em alta. Se não souber manter o giro em alta, mesmo com cambio automatico o carro perde a graça.
Resumindo, se alguem acha o carro bonitinho, vai colocar para rodar no dia a dia, eu iria de cambio automatico, mesmo porque ainda vai dar para brincar bastante.
Se é para ser um carro de coleção, onde o proprietário vai sair de vez em quando para aproveitar o baita brinquedo que tem em casa, iria de cambio manual.
Agora o prazer de "cambiar" um carro com esse motor em alta não tem preço, isso é inegavel.
Convidad- Convidado
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
No caso específico da 190e 2.3 16v, que é um modelo que já nasceu esportivo, eu iria de manual.
Sidão- Usuário Prata
- Número de mensagens : 287
Data de inscrição : 24/04/2009
Interesses : Mercedes Benz - anos 80 e 90
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
João!
Palavras muito bem colocadas, acho que resumiu e explicou certinho, concordo plenamente!
Palavras muito bem colocadas, acho que resumiu e explicou certinho, concordo plenamente!
Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Mercedes Benz é uma marca que pressupõe luxo e isto condiz mais com cambios automáticos.
Porém num W201 com motor 16 válvulas, de cabeçote Cosworth e feito para alta performance, eu não pensaria duas vezes e compraria um veículo com cambio manual.
Tenho um W202 com cambio automatico e sequencial e posso afirmar que as mudanças de marcha quando feitas manualmente não são a mesma coisa que num cambio manual. Aprecio bastante as reduzidas no sequencial, porém na passagem para marchas mais longas o efeito é muito parecido com o modo automático que dá aquela impressão de estar patinando.
Porém num W201 com motor 16 válvulas, de cabeçote Cosworth e feito para alta performance, eu não pensaria duas vezes e compraria um veículo com cambio manual.
Tenho um W202 com cambio automatico e sequencial e posso afirmar que as mudanças de marcha quando feitas manualmente não são a mesma coisa que num cambio manual. Aprecio bastante as reduzidas no sequencial, porém na passagem para marchas mais longas o efeito é muito parecido com o modo automático que dá aquela impressão de estar patinando.
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Bremen
O tip não deve ser usado em aceleração. Sempre o cambio trabalhando sozinho será mais eficiente. O interessante é a possibilidade de deixar o cambio na marcha correta e reduzir quando vc quiser sem usar o acelerador.
O tip não deve ser usado em aceleração. Sempre o cambio trabalhando sozinho será mais eficiente. O interessante é a possibilidade de deixar o cambio na marcha correta e reduzir quando vc quiser sem usar o acelerador.
Convidad- Convidado
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Grato pela dica, João. :D
Realmente não estava apreciando a mudança via triptronic na aceleração, vou experimentar o modo automático aliviando o pé um pouco, pois as vezes o carro mantém o giro alto e no limite e não muda a marcha imediatamente (ou como eu gostaria que fizesse, se fosse um cambio manual).
Mas nas reduzidas realmente é muito oportuno, pois voces pode manter o motor cheio, sem ter que usar o kick down que na maioria das vezes não proporciona uma redução eficiente.
Realmente não estava apreciando a mudança via triptronic na aceleração, vou experimentar o modo automático aliviando o pé um pouco, pois as vezes o carro mantém o giro alto e no limite e não muda a marcha imediatamente (ou como eu gostaria que fizesse, se fosse um cambio manual).
Mas nas reduzidas realmente é muito oportuno, pois voces pode manter o motor cheio, sem ter que usar o kick down que na maioria das vezes não proporciona uma redução eficiente.
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Numa 2.3 16 eu acho que o mais prazeroso seria um câmbio manual.
A minha tem câmbio automático, também reduzo nas curvas, mas não é a mesma coisa. Nada como aquela subidinha de giro para acertar o motor com a marcha a ser reduzida. Resumindo, a tocada de manual é diferente.
A minha tem câmbio automático, também reduzo nas curvas, mas não é a mesma coisa. Nada como aquela subidinha de giro para acertar o motor com a marcha a ser reduzida. Resumindo, a tocada de manual é diferente.
LRValente- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Na minha W201 2.6 o câmbio automático vai muito bem mas numa 2.3 16V certamente o câmbio mecânico combina mais com a proposta de esportividade do carro.
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1283
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
E nessa época só tinha cambio auto com 4 marchas, fica mais difícil explorar o motor....João, lesma sem torque??menos, eim. aquele motor Sem coletor variável e SEm comando variável assusta na retomada, um centilhão melhor que vectras 2.2 e mareas 2.4 e de quebra com um cambio bem longo....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Ta bom Maluhy, vamos respeitar a nervosinha. Eu fiquei com uma durante umas duas semanas, adorei o carro quase ficou em casa, mas precisava ainda muita coisa para ficar legal.
Convidad- Convidado
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Prezados,
Mas para quem prefere conduzir o carro de forma mais convencional (meu caso), sem dar tanta importância para a esportividade, o câmbio automático não seria uma boa opção no caso desse carro?
Sds,
M.Rocha
Mas para quem prefere conduzir o carro de forma mais convencional (meu caso), sem dar tanta importância para a esportividade, o câmbio automático não seria uma boa opção no caso desse carro?
Sds,
M.Rocha
m.rocha- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Com certeza não, pois alem do detalhe do motor, que já foi amplamente discutido, este carro é mais baixo, atras só cabem duas pessoas é mais duro de suspenção que uma 201 "normal", e sera bom fazer uma amizade bem solida com um bom mecanico de Mercedes, que conheça este modelo em particular. Boa sorte.
A 201 que se encaixa perfeitamente no seu perfil é uma 2.6 automática.
Eu particularmente, não tenho MB, mas já andei nas duas versões, e posso disser que ambas são carros fantásticos, mas nada práticos, tanto o mecânico quanto o automatico.
Seria muito bom se voce conseguisse dar uma boa volta com cada um deles, a melhor forma para conhecer um MB é dirigindo, nada de voltinhas no quarteirão, no minimo uma hora em circuito misto de preferencia.
A 201 que se encaixa perfeitamente no seu perfil é uma 2.6 automática.
Eu particularmente, não tenho MB, mas já andei nas duas versões, e posso disser que ambas são carros fantásticos, mas nada práticos, tanto o mecânico quanto o automatico.
Seria muito bom se voce conseguisse dar uma boa volta com cada um deles, a melhor forma para conhecer um MB é dirigindo, nada de voltinhas no quarteirão, no minimo uma hora em circuito misto de preferencia.
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Concordo com o laurival. Esse carro é sensacional para quem curte e aproveita o aspecto esportividade do carro. Para um andar mais convencional, eu pensaria numa 2.6, ou mesmo na W124 ou W202. São carros mais confortáveis e com pequena diferença de valor.
Convidad- Convidado
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
M.Rocha,
Do que entendi você esta de olho numa 2.6, que é outra concepção de carro. Neste caso não há dúvida de que o automático é mais adequado à proposta do carro e ao seus interesses.
Do que entendi você esta de olho numa 2.6, que é outra concepção de carro. Neste caso não há dúvida de que o automático é mais adequado à proposta do carro e ao seus interesses.
LRValente- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Prezados,
A 190 E 2.6 manual (1989) é um bom carro? Atenderia bem ao meu perfil mais convencional e utilização quase que exclusiva para viagens?
Sds,
M.Rocha
A 190 E 2.6 manual (1989) é um bom carro? Atenderia bem ao meu perfil mais convencional e utilização quase que exclusiva para viagens?
Sds,
M.Rocha
m.rocha- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
Já dirigi uma, por breve periodo em rodovia, Delicia de carro, 160Hp, com cambio mecanico, fica mais perfeita para dirigir, voce vai estranhar muito, vai se perguntar por que todos a sua volta estão tão devagar!
Nesta versão, nem precisa ser tão amigo do mecanico assim!
Se voce achou uma 2.6 mecanica, não perca a oportunidade, são carros dificeis de se ver.
Nesta versão, nem precisa ser tão amigo do mecanico assim!
Se voce achou uma 2.6 mecanica, não perca a oportunidade, são carros dificeis de se ver.
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?
È uma ótima configuração ,até para andar na cidade,para referencia uma 260SE que é no mínimo uns 300kg mais pesada chega a fazer 8km/l na cidade,um carro desses na tocada mansa atinge os mesmos 8 ou mais no transito urbano,nada mal para um 6cilindros,mas que tem um deslocamento volumétrico semelhante a um opala 4c 151,mais potencia que o vetusco 250GM e anos-luz à frente em avanço tecnológico e eficiência....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Módulo FGS câmbio do Classe A Automático
» Dúvida na aquisição de um W168 2005: melhor escolha entre automática ou câmbio mecânico?
» Troca de óleo do Cambio Automático x mecânico no Classe A
» relação dos diferenciais para câmbio mecânico e automatico
» Barulho ao engatar o cambio automático 190E
» Dúvida na aquisição de um W168 2005: melhor escolha entre automática ou câmbio mecânico?
» Troca de óleo do Cambio Automático x mecânico no Classe A
» relação dos diferenciais para câmbio mecânico e automatico
» Barulho ao engatar o cambio automático 190E
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos