190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 1 • Compartilhe
190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Nürburgring, 12 de Maio de 1984
Este foi um dia monumental para o 190E 2.3 16V. O novíssimo circuito de Nurburgring na Alemanha estava recebendo sua primeira corrida de Formula 1 e o Mercedes Benz 190E 2.3 16V ganhou a corrida inaugural, o que foi excelente para promove-lo. Na realidade todos os carros eram identicos 190E 2.3 16V dirigidos por muitos ex-campeões mundiais, então um W201 estava destinado a vencer de qualquer maneira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Então o que contou foi quem venceu!
Moss, Lauda, Prost, Rosberg e Graham Hill foram todos derrotados por um jovem piloto chamado Ayrton Senna que viria a ser um tri campeão mundial de Formula 1.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta corrida inaugural foi uma reunião de celebridades arranjada pela Mercedes Benz, que havia lançado seu 190E 2.3 16V alguns meses antes. Isto siginificava uma maneira de gerar publicidade para o novo veículo e o novo circuito.
A Mercedes providenciou 20 veículos 190E praticamente identicos aos de rua, para uma corrida de 12 voltas e reuniu um forte time de pilotos de Formula 1 do Passado, Presente e Futuro para a disputa. Nove deles - Sir Jack Brabham (1959, 1960 e 1966), John Surtess (1964), Denny Hulme (1967), Niki Lauda (1975 e 1977) Alan Jones (1980) e Keke Rosberg (1982) eram ex-campeões mundiais, enquanto outro - Stirling Moss podia denominar-se como o maior de todos eles. Estavam também Carlos Reutemann, John Watson, Klaus Ludwig, Manfred Schute, Jaques Lafitte, Udo Schutz, Hans Hermann, Elio de Angelis, Alain Prost, Jody Scheckter e Ayrton Senna.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para alguns como James Hunt e Keke Rosberg, a corrida era uma oportunidade de ter diversão, enquanto Moss, Surtess e Hermann tinham raramente corrido por décadas. Mas para o jovem Senna, um virtual desconhecido que havia entrado para a Formula 1 apenas 2 meses nates, esta era uma oportunidade de testar a si mesmo derrotando estrelas da Formula 1.
E ele venceu, desviando todas as atenções aos ídolos da época que eram Niki lauda, Carlos Reuteman e Keke Rosberg.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
John Watson descreve: "Ayrton Senna levou muito, muito a sério. Sua atitude era de que precisava vencer. Aquele dia estava frio e úmido e ele fez um tremendo trabalho."
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A corrida foi também o primeiro encontro e primeiro confronto com seu arquirival Alain Prost, que recordou depois numa entrevista em 1998: "Eu estava vindo de Genebra para Frankfurt num voo regular e Ayrton havia aterrisado uma meia hora antes, então Gerd Kremer da Mercedes perguntou-me se eu poderia traze-lo para o circuito. No caminho nos conversamos e ele ficou satisfeito. Então nós fomos ao circuito e treinamos com os carros. Eu era o pole position com o Ayrton em segundo. - Após aquele momento ele não falou mais comigo! Aquilo pareceu-me engraçado naquele momento. Então na corrida eu tomei a liderança e ele me forçou fora da pista após meia volta. Então aquele foi um bom começo ... Após a corrida, um alegre Senna disse da sua vitória " Agora eu sei que eu posso ganhar".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Comparados com os veículos de produção normal a relação estava ajustada para 4,08:1 ao invés do padrão 3,08:1. Então os carros podiam atingir 190 km/h. Em comparação uma relação de 2,65:1 atingia a velocidade máxima de 260 Km/h. Além disto os carros eram 15 mm mais baixos, tinham uma gaiola interna, pneus de corrida e escapamentos modificados. Mas os carros mantinham seus assentos com ajustes elétricos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
* dados traduzidos do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
.
Este foi um dia monumental para o 190E 2.3 16V. O novíssimo circuito de Nurburgring na Alemanha estava recebendo sua primeira corrida de Formula 1 e o Mercedes Benz 190E 2.3 16V ganhou a corrida inaugural, o que foi excelente para promove-lo. Na realidade todos os carros eram identicos 190E 2.3 16V dirigidos por muitos ex-campeões mundiais, então um W201 estava destinado a vencer de qualquer maneira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Então o que contou foi quem venceu!
Moss, Lauda, Prost, Rosberg e Graham Hill foram todos derrotados por um jovem piloto chamado Ayrton Senna que viria a ser um tri campeão mundial de Formula 1.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta corrida inaugural foi uma reunião de celebridades arranjada pela Mercedes Benz, que havia lançado seu 190E 2.3 16V alguns meses antes. Isto siginificava uma maneira de gerar publicidade para o novo veículo e o novo circuito.
A Mercedes providenciou 20 veículos 190E praticamente identicos aos de rua, para uma corrida de 12 voltas e reuniu um forte time de pilotos de Formula 1 do Passado, Presente e Futuro para a disputa. Nove deles - Sir Jack Brabham (1959, 1960 e 1966), John Surtess (1964), Denny Hulme (1967), Niki Lauda (1975 e 1977) Alan Jones (1980) e Keke Rosberg (1982) eram ex-campeões mundiais, enquanto outro - Stirling Moss podia denominar-se como o maior de todos eles. Estavam também Carlos Reutemann, John Watson, Klaus Ludwig, Manfred Schute, Jaques Lafitte, Udo Schutz, Hans Hermann, Elio de Angelis, Alain Prost, Jody Scheckter e Ayrton Senna.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para alguns como James Hunt e Keke Rosberg, a corrida era uma oportunidade de ter diversão, enquanto Moss, Surtess e Hermann tinham raramente corrido por décadas. Mas para o jovem Senna, um virtual desconhecido que havia entrado para a Formula 1 apenas 2 meses nates, esta era uma oportunidade de testar a si mesmo derrotando estrelas da Formula 1.
E ele venceu, desviando todas as atenções aos ídolos da época que eram Niki lauda, Carlos Reuteman e Keke Rosberg.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
John Watson descreve: "Ayrton Senna levou muito, muito a sério. Sua atitude era de que precisava vencer. Aquele dia estava frio e úmido e ele fez um tremendo trabalho."
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A corrida foi também o primeiro encontro e primeiro confronto com seu arquirival Alain Prost, que recordou depois numa entrevista em 1998: "Eu estava vindo de Genebra para Frankfurt num voo regular e Ayrton havia aterrisado uma meia hora antes, então Gerd Kremer da Mercedes perguntou-me se eu poderia traze-lo para o circuito. No caminho nos conversamos e ele ficou satisfeito. Então nós fomos ao circuito e treinamos com os carros. Eu era o pole position com o Ayrton em segundo. - Após aquele momento ele não falou mais comigo! Aquilo pareceu-me engraçado naquele momento. Então na corrida eu tomei a liderança e ele me forçou fora da pista após meia volta. Então aquele foi um bom começo ... Após a corrida, um alegre Senna disse da sua vitória " Agora eu sei que eu posso ganhar".
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Comparados com os veículos de produção normal a relação estava ajustada para 4,08:1 ao invés do padrão 3,08:1. Então os carros podiam atingir 190 km/h. Em comparação uma relação de 2,65:1 atingia a velocidade máxima de 260 Km/h. Além disto os carros eram 15 mm mais baixos, tinham uma gaiola interna, pneus de corrida e escapamentos modificados. Mas os carros mantinham seus assentos com ajustes elétricos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
* dados traduzidos do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
.
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
gilberto/sp- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1600
Data de inscrição : 11/03/2008
Interesses : Mercedes e Citroën
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Esta vitória do SENNA acho que poucos sabiam, mas tem um sabor todo especial para os amantes da marca Mercedes Benz.
A foto do 190E do Sena vai para arquivo.
A foto do 190E do Sena vai para arquivo.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1939
Data de inscrição : 16/06/2009
Interesses : diversos
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Muito bom Bremen. Há partes deste relato que eu não conhecia.
Só faltou mostrar o prêmio.
Esta foto mostra Senna ao lado do prêmio que recebeu, da Mercedes Benz, por ter vencido a prova.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Só faltou mostrar o prêmio.
Esta foto mostra Senna ao lado do prêmio que recebeu, da Mercedes Benz, por ter vencido a prova.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
LRValente- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
993GT2- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 87
Data de inscrição : 08/04/2008
Interesses : Porsche,Mercedes,BMW e Automobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Mestre Maluhy
Ainda não encontrei um video completo, mas abaixo está um aperitivo.
Ainda não encontrei um video completo, mas abaixo está um aperitivo.
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
993GT2 ==> o grid de largada teve os pilotos abaixo:
Airton Senna
Alain Prost
Niki Lauda
Keke Rosberg
Carlos Reutemann
Jaques Laffite
Elio de Angelis
Jody Scheckter
John Watson
Dennis Hulme
Phil Hill
Manfred Schultz
Jack Brabham
Hans Hermann
Stirling Moss
Alan Jones
John Surtess
Emerson Fittipaldi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Airton Senna
Alain Prost
Niki Lauda
Keke Rosberg
Carlos Reutemann
Jaques Laffite
Elio de Angelis
Jody Scheckter
John Watson
Dennis Hulme
Phil Hill
Manfred Schultz
Jack Brabham
Hans Hermann
Stirling Moss
Alan Jones
John Surtess
Emerson Fittipaldi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Belo post bremen. Já andei procurando este video tambem e não achei. Seria o maximo poder assistir a esta corrida inteira.
festina- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2126
Data de inscrição : 30/09/2008
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
Sexo : País :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Muito legal esta corrida, vou tentar conseguir o video tambem!
Abs
Abs
Augusto Carvalho- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 21/08/2009
Interesses : Automoves classicos, viagens
Sexo : País :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Bremen, parabenz pela reportagem. Cada vez tenho mais orgulho do meu carro ! Apesar da minha ser uma 2.6 , não tem problema, ela tem o DNA das nervosinhas !
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1283
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
drmjf72- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 68
Data de inscrição : 12/08/2009
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Bremen,
Você tem certeza que o Emerson Fittipaldi participou desta corrida?
Nunco soube disto e a pintura deste carro é diferente dos outros.
Como eram todos iguais (no lay-out dos nomes e números), acho muito estranho esta foto.
Vou pesquisar....
Você tem certeza que o Emerson Fittipaldi participou desta corrida?
Nunco soube disto e a pintura deste carro é diferente dos outros.
Como eram todos iguais (no lay-out dos nomes e números), acho muito estranho esta foto.
Vou pesquisar....
LRValente- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Bremen,
Fui pesquisar e descobri que Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e Jackie Stewart, foram convidados pois também eram ex-campeões ainda vivos e não puderam participar. Fittipaldi e Andretti estavam participando das 500 Milhas de Indianápolis, no mesmo final de semana e Stewart, honrando seu compromisso de nunca mais correr, declinou do convite.
Portanto esta foto realmente não é do final de semana do lançamento da 190 2.3 16 (Corrida dos Campeões). Tenho curiosidade de saber um pouco mais sobre este carro em especial, preparado para o Fittipaldi dirigir. Aonde você encontrou esta imagem. Obrigado!
Fui pesquisar e descobri que Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e Jackie Stewart, foram convidados pois também eram ex-campeões ainda vivos e não puderam participar. Fittipaldi e Andretti estavam participando das 500 Milhas de Indianápolis, no mesmo final de semana e Stewart, honrando seu compromisso de nunca mais correr, declinou do convite.
Portanto esta foto realmente não é do final de semana do lançamento da 190 2.3 16 (Corrida dos Campeões). Tenho curiosidade de saber um pouco mais sobre este carro em especial, preparado para o Fittipaldi dirigir. Aonde você encontrou esta imagem. Obrigado!
LRValente- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Me parece que o Lauda não ficou muito satisfeito com a vitoria do Senna, hehehe... bela reportagem, belo post, dá saudades.
Convidad 4- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
O Lauda foi i unico dos veteranos que realmente conseguiu encarar a briga e foi até a ultima curva. O Lauda era reconhecido pela sua capacidade e precisão como piloto.
Convidad- Convidado
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Grannnndes momentos
Quem ficou muito "P" da vida mesmo foi o Rosberg
Postei em um outro , a "historinha" que o Ayrton me contou sobre a reação de Keke após comer poeira :D de um novato.
Abraços
Quem ficou muito "P" da vida mesmo foi o Rosberg
Postei em um outro , a "historinha" que o Ayrton me contou sobre a reação de Keke após comer poeira :D de um novato.
Abraços
França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1402
Data de inscrição : 25/06/2008
Interesses : MB,conhecimento,amigos
Sexo : País :
Advertências :
Re: 190E 2.3-16 - Ayrton Senna ao Volante
Confrades
Quem quiser ver muito mais informações sobre a história do Mercedes Benz W201 190E e também sobre esta corrida que o Ayrton Senna venceu em Nurburgring, visite o site abaixo (em Ingles):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Quem quiser ver muito mais informações sobre a história do Mercedes Benz W201 190E e também sobre esta corrida que o Ayrton Senna venceu em Nurburgring, visite o site abaixo (em Ingles):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bremen- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Algumas miniaturas de minha coleção
» Ayrton Senna - Em Initial D
» Video com a 124 Touring do Ayrton Senna
» Um Especial sobre Ayrton Senna
» I Encontro Nacional FMBB - 20 a 22 de Junho
» Ayrton Senna - Em Initial D
» Video com a 124 Touring do Ayrton Senna
» Um Especial sobre Ayrton Senna
» I Encontro Nacional FMBB - 20 a 22 de Junho
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W201 - 1982 a 1993
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|