RPM IDEAL CLASSE A190
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RPM IDEAL CLASSE A190
Galera,
Comprei meu Classe A 190 2001 ontem. Li um pouco o manual e fiquei com uma dúvida.
Qual seria o RPM ideal para cada marcha de forma a ter maior autonomia?
Abraços!
Comprei meu Classe A 190 2001 ontem. Li um pouco o manual e fiquei com uma dúvida.
Qual seria o RPM ideal para cada marcha de forma a ter maior autonomia?
Abraços!
adutra- Usuário Iniciante
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Pelo que li no manual o ideal gira em torno de 2.500. O pessoal aqui no forum usa bem mais alto, em torno de 3.500. Tem alguns tópicos relacionados por aqui sobre isso.
Dj Nuka- Usuário Bronze
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Eu procurei mas não achei o tópico.
Acredito que vou preferir andar nos 3500...
Obrigado!!! :D
Acredito que vou preferir andar nos 3500...
Obrigado!!! :D
adutra- Usuário Iniciante
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Autonomia depende de varios fatores, alem do giro de motor no momento da troca.
Mas posso informar que em todo motor o melhor momento para troca de marcha, é o giro de torque maximo.
Para descobrir o giro, de uma lida neste topico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mas posso informar que em todo motor o melhor momento para troca de marcha, é o giro de torque maximo.
Para descobrir o giro, de uma lida neste topico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Tem um site chamado BestCars que menciona uma maneira econômica de dirigir à qual chamam de método de carga, que consiste em andar com a válvula borboleta aberta o máximo possível e menores rotações.
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Fizeram alguns testes comparativos
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E citam alguns exemplos, como o do Mille Economy:
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Realmente, maneira econômica de dirigir é algo muito polêmico.
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Fizeram alguns testes comparativos
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E citam alguns exemplos, como o do Mille Economy:
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Realmente, maneira econômica de dirigir é algo muito polêmico.
Marcos Santos- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Marcos,
Muito boa as reportagens! Percebi que o Monza me transformou em um beberrão de gasosa.
Abraços!
Muito boa as reportagens! Percebi que o Monza me transformou em um beberrão de gasosa.
Abraços!
adutra- Usuário Iniciante
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Estou pensando em fazer um teste desses no meu A160 durante duas semanas, para ver se é verdade. O problema é que o meu percurso diário inclui um trecho de estrada com diversas subidas (e descidas) e é muito bom deixar os mil da vida para trás e aí não tem como andar o tempo todo em baixas rotações.
Realmente, como disse o ERocha em outro tópico, o Classe A é muito bom de dirigir entre os 3,5 e 4 krpm.
Realmente, como disse o ERocha em outro tópico, o Classe A é muito bom de dirigir entre os 3,5 e 4 krpm.
Marcos Santos- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Data de inscrição : 02/11/2008
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Percebi o que o ERocha disse. Faça o deste e depois mostre os resultados. Valeu!
adutra- Usuário Iniciante
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Costumo abastecer o carro semanalmente e rodo cerca de 450 km em cada intervalo. Durante uma semana vou seguir o procedimento do Best Cars e na seguinte vou procurar fazer as trocas de marcha na rotação indicada no manual (cerca de 3500 rpm) e ver se há alguma alteração no consumo.
Normalmente, troco as marchas entre os 2500 e 3500 rpm no plano e acho o desempenho e economia do motor muito bons. Nas subidas, faço as trocas ascendentes entre 3500 e 4000 rpm e normalmente os Palios, Ideas, Foxes, Gols, Corsas e outros com motores 1.4 e 1.6 não conseguem acompanhar. É legal vê-los pelo retrovisor ficando para trás em subidas longas, como a da BR381 próximo à Petrobrás, após o embalo ser interrompido por um caminhão que logo depois libera a faixa.
Normalmente, troco as marchas entre os 2500 e 3500 rpm no plano e acho o desempenho e economia do motor muito bons. Nas subidas, faço as trocas ascendentes entre 3500 e 4000 rpm e normalmente os Palios, Ideas, Foxes, Gols, Corsas e outros com motores 1.4 e 1.6 não conseguem acompanhar. É legal vê-los pelo retrovisor ficando para trás em subidas longas, como a da BR381 próximo à Petrobrás, após o embalo ser interrompido por um caminhão que logo depois libera a faixa.
Marcos Santos- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Vou ficar esperando o resultado!!!
Estou adorando ver os outros pelo retrovisor... :D
Estou adorando ver os outros pelo retrovisor... :D
adutra- Usuário Iniciante
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Não sei se estou certo, mas para mim parece meio intuitivo: quanto mais leve o pé e menor a rotação ( a partir de 1500 rpm) menor o consumo.
Quis ver meu consumo numa viajem de 500 Km separando em dois trechos de 250Km e completando o tanque após cada trecho, um a 90Km/h (2700rpm), outro a 120 Km/h(3600rpm).
Resultado: não consegui fazer o trecho a 90.
Me deu um sono danado e ele pedindo pra acelerar.
Quis ver meu consumo numa viajem de 500 Km separando em dois trechos de 250Km e completando o tanque após cada trecho, um a 90Km/h (2700rpm), outro a 120 Km/h(3600rpm).
Resultado: não consegui fazer o trecho a 90.
Me deu um sono danado e ele pedindo pra acelerar.
Falcon- Usuário Bronze
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Comecei o teste ontem depois do abastecimento, usando o tal método de carga. É realmente muito difícil usar marchas acima (para baixas rotações), pois as retomadas ficam totalmente comprometidas e o carro perde o seu natural comportamento esportivo. Estou pensando em adiantar o próximo abastecimento para ver o consumo.
Marcos Santos- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Marcos, Seu Classe A 190 tem 120 HP e é bem leve. Comparar seu desempenho com Corsa, Gol, Palio é covardia. Não são coisas comparáveis, ainda mais em subidas.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
No meu A 190 percebo que o consumo aumenta significativamente a partir das 3.000 rpm, isto em estrada. Na cidade, como o carro é automático êle na maioria das vezes troca as marchas entre 2 mil a 2.5 mil
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
@P. Brito, mas também acima de 120 não dá para querer muita economia com carro nenhum. E a troca na cidade depende de como se ensina o carro. Se começar a pisar com mais vigor, ele troca em rotação maior.
@ M. Santos: Com o método carga vc economiza combustível, mas sacrifica o desempenho (leia-se agilidade). Para fazer 15 km/l demora-se +25 s de 0 a 100 km/h. Não existe mágica. A questão é: vc quer economizar combustível ou andar rápido?
Para o prieiro caso, use o método carga (e ainda saltando uma marcha, tipo 1/3/5 ou 1/2/4/5); para o segundo, troque no giro máximo. Um meio termo é na rotação de torque máximo.
@ M. Santos: Com o método carga vc economiza combustível, mas sacrifica o desempenho (leia-se agilidade). Para fazer 15 km/l demora-se +25 s de 0 a 100 km/h. Não existe mágica. A questão é: vc quer economizar combustível ou andar rápido?
Para o prieiro caso, use o método carga (e ainda saltando uma marcha, tipo 1/3/5 ou 1/2/4/5); para o segundo, troque no giro máximo. Um meio termo é na rotação de torque máximo.
marz- Usuário Bronze
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Paulo,
O meu Classe A é 160 (75 kW).
Marz,
Tenho usado o método de carga desde quarta à noite. Em locais planos, normalmente faço as trocas saltando a segunda e quarta ou a terceira, como descrito acima. Mas, observo que se a troca for feita abaixo de 1500 rpm, o motor (ou talvez o câmbio) sofre muito e por isso tenho feito as trocas a cerca de 2000 rpm. Na estrada, em quinta marcha, tenho mantido a rotação entre 2500 e 3000 rpm. Vou gastar cerca de 60% do tanque, aí completarei de novo e farei a estimativa aproximada do consumo e iniciarei a segunda parte do teste, que será realizar as trocas de marcha na rotação de torque máximo (4000 rpm).
O meu Classe A é 160 (75 kW).
Marz,
Tenho usado o método de carga desde quarta à noite. Em locais planos, normalmente faço as trocas saltando a segunda e quarta ou a terceira, como descrito acima. Mas, observo que se a troca for feita abaixo de 1500 rpm, o motor (ou talvez o câmbio) sofre muito e por isso tenho feito as trocas a cerca de 2000 rpm. Na estrada, em quinta marcha, tenho mantido a rotação entre 2500 e 3000 rpm. Vou gastar cerca de 60% do tanque, aí completarei de novo e farei a estimativa aproximada do consumo e iniciarei a segunda parte do teste, que será realizar as trocas de marcha na rotação de torque máximo (4000 rpm).
Marcos Santos- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Acredito que no Classe A 190 trocar de marcha abaixo de 1800 rpm não é aconselhavel pela concepção do motor, e provavelmente não assegura que a economia será maior, jä que o sistema trabalha meio forçado.
Isto entretanto varia muito em função das características de potência e curva de torque de cada tipo de motor. Em motores com torke máximo em baixas rotações é mais comum e até normal a troca também em baixas rotações, e a reação do motor é adequada, já no Classe A se você acelerar estando a 1500 rpm por exemplo em quarta, a reação do motor será muito lenta, sö melhorando quando atingir a faixa de maior torke, e não sei se ha economia de combustível. Se você estiver em quinta então não se surpreenda se for ultapassado por um carro 1,0 rodando com o motor cheio.
Os confrades especialistas em motores sem dúvida sabem esplicar melhor,
Isto entretanto varia muito em função das características de potência e curva de torque de cada tipo de motor. Em motores com torke máximo em baixas rotações é mais comum e até normal a troca também em baixas rotações, e a reação do motor é adequada, já no Classe A se você acelerar estando a 1500 rpm por exemplo em quarta, a reação do motor será muito lenta, sö melhorando quando atingir a faixa de maior torke, e não sei se ha economia de combustível. Se você estiver em quinta então não se surpreenda se for ultapassado por um carro 1,0 rodando com o motor cheio.
Os confrades especialistas em motores sem dúvida sabem esplicar melhor,
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Só acho um contrasenso trocar as marchas aos 4000rpm(torque máximo) se já aos 2000rpm o A190 já disponibiliza 84% do torque máximo.
A não ser que a proposta seja desempenho máximo sem pensar em consumo.
Li uma vez que pode-se tranquilamente trocar as marchas em torno de 1000 a 1500rpm abaixo da rotação de torque máximo.
Os confrades dos automáticos podem confirmar sobre as rotações de troca de seus câmbios.
A não ser que a proposta seja desempenho máximo sem pensar em consumo.
Li uma vez que pode-se tranquilamente trocar as marchas em torno de 1000 a 1500rpm abaixo da rotação de torque máximo.
Os confrades dos automáticos podem confirmar sobre as rotações de troca de seus câmbios.
Falcon- Usuário Bronze
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Boa informação, Falcon. Realmente, se aos 2000 rpm já há 84% do torque, esta é uma boa faixa para troca de marchas, inclusive a minha automática troca nesta faixa quando ando com o pé leve.
marz- Usuário Bronze
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
se a faixa de torque maximo e 2000 rpm,o certo e q ao engatar a marcha subsequente a rotaçao caia a 2000rpm.....
ao trocar aos 2000 rpm na marcha siguiente cairia para menos de 1500rpm....e nao parece bom para motor pequeno.....
ao trocar aos 2000 rpm na marcha siguiente cairia para menos de 1500rpm....e nao parece bom para motor pequeno.....
Xenon- Usuário Platina
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Falcon no automático ele entende seu pé.
Se o pé for muito leve ele troca todas as marchas antes dos 2000 giros.
Se o pé for muito leve ele troca todas as marchas antes dos 2000 giros.
Convidad- Convidado
Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Entendi e concordo com que o Xenon disse. Voce tem que dar uma rotação de troca tal que na marcha seguinte ele fique no minimo nuns 2000 rpm. Na verdade esta rotação é a de giro após a troca e não a de troca.
Marz, Eduardo: nos automáticos, com o pé leve, tá trocando com 2000 e retomando a seguinte c/ 1500?
Acho pouca a rotação que ele retoma após a troca, mas se for ver o torque aos 1500 já está em 78% do máximo. Talvez seja por isso e parece ser a condução para maxima economia.
Isso poderia se chamar "aprendendo economizar combustivel no cambio manual com um senhor cambio automático"
Marz, Eduardo: nos automáticos, com o pé leve, tá trocando com 2000 e retomando a seguinte c/ 1500?
Acho pouca a rotação que ele retoma após a troca, mas se for ver o torque aos 1500 já está em 78% do máximo. Talvez seja por isso e parece ser a condução para maxima economia.
Isso poderia se chamar "aprendendo economizar combustivel no cambio manual com um senhor cambio automático"
Falcon- Usuário Bronze
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Volta em 1500 rpm ou até menos.
Andando em SP com o pé leve e o trânsito habitual fiz da última vez uns 9,5 km/l (cálculo estimado para cidade, pois teve um trecho em estrada).
Andando em SP com o pé leve e o trânsito habitual fiz da última vez uns 9,5 km/l (cálculo estimado para cidade, pois teve um trecho em estrada).
marz- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 07/07/2009
Interesses : Manutenção, troca de informações
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Re: RPM IDEAL CLASSE A190
O automático tem esse barato, ele entende o que vc quer.
Com intenção econômica, ou seja pé bem leve, a troca acontece a 2000 giros e há uma queda de giros na troca que às vezes é praticamente imperceptível, eu diria que ele cai ára uns 1600, 1700 giros, mas às vezes cai até 1500 giros. E por incrível que possa parecer ele desenvolve muito bem.
Com intenção econômica, ou seja pé bem leve, a troca acontece a 2000 giros e há uma queda de giros na troca que às vezes é praticamente imperceptível, eu diria que ele cai ára uns 1600, 1700 giros, mas às vezes cai até 1500 giros. E por incrível que possa parecer ele desenvolve muito bem.
Convidad- Convidado
Re: RPM IDEAL CLASSE A190
Adicionalmente ao que já foi comentado, no automático ha um botão que provoca uma ligeira alteração na rotação de troca das marchas.
Este botão tem 2 posições: C = confort, troca em rotações menores e S = sport, troca em rotações maiores, isto tudo adicionalmente ao fato do cambio "ler" o habito de dirigir do motorista. Ha tambem a possibilidade de troca manual na rotação que se queira, usando o Tiptronic.
Meu carro, dirigindo normalmente e com o botão no C as marchas são trocadas em torno de 2 mil rpm. Se apertar um pouquinho mais, passa para 2,5 . Quato mais se aperta maior é a rotação da troca, até o limite máximo de rpm.
Nas marchas mais curtas, se observa até uma reação aceitável a 1,5 rpm, mas nas marchas longas a reação é ruim, e temos que pisar um pouco para induzir o cambio a reduzir.
Este botão tem 2 posições: C = confort, troca em rotações menores e S = sport, troca em rotações maiores, isto tudo adicionalmente ao fato do cambio "ler" o habito de dirigir do motorista. Ha tambem a possibilidade de troca manual na rotação que se queira, usando o Tiptronic.
Meu carro, dirigindo normalmente e com o botão no C as marchas são trocadas em torno de 2 mil rpm. Se apertar um pouquinho mais, passa para 2,5 . Quato mais se aperta maior é a rotação da troca, até o limite máximo de rpm.
Nas marchas mais curtas, se observa até uma reação aceitável a 1,5 rpm, mas nas marchas longas a reação é ruim, e temos que pisar um pouco para induzir o cambio a reduzir.
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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