Descarbonizando a R107

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Descarbonizando a R107

Mensagem por Edson Ando Dom 28 Fev 2010 - 18:07



Prezados,

Hoje (domingo, 28-02-10) fugi completamente da rotina com a R107.

Na maioria absoluta das vezes meus passeios nos finais de semana são a 60 Km/h, com raras esticadas a 140/160 Km/h.

Mas hoje de manhã, atendendo um chamado do pessoal "V8teiro" fui encontrá-los no estacionamento do Carrefour para um pequeno passeio na rodovia. Pelo menos era para ser assim...

O e-mal dizia que 100 carros estavam confirmados, mas, prá variar, só tinha 6 contando comigo, num défict de 94...

Assim, num "já que só tem tú vai tú mesmo" partimos prá rodovia sentido Brasília x Goiânia, mas com o objetivo de parar no Jerivá, um local de lanche tradicional na beira da estrada, um pouco mais de 90 Km com pista dupla, pois Goiânia fica a 200 Km.

Até passar o movimento da saída da cidade, foi tudo light. Mas quando chegou a rodovia, o pessoal pisou fundo, fazendo roncar os 3 dojão, 1 maverick, 1 mustang conversível e eu, com a 350SL R107 totalmente descapotada.

A média foi entre 160 e 180 Km/h, tanto na ida como na volta, e fui até 195 Km/h quando tirei o pé totalmente trêmulo.

Durante o período todo sentí a R107 absolutamente equilibrada, só maneirando um pouco nas curvas pois nos 10 anos que ela está comigo os amortecedores ainda são os mesmos. Os 4 pneus são zero km pois havia trocado no mês passado.

A temperatura ficou o tempo todo a 80C e quando parava ela subia prá 90C por falta da ventilação, obviamente. Mas tão logo caíamos na estrada, ela voltava ao normal. Digo isso pois o pessoal parou na beira da rodovia duas vezes para esperar pelos retardatários, 2 galaxão e um Lincoln Continental que se juntou ao grupo na lanchonete do Jerivá.

Ontem, quando abastecí, ao zerar o odômetro parcial ele simplesmente travou e não está mais funcionando. O odômetro total e o velocímetro estão OK. Com isso, não fiz a média de consumo, mas não deve ter sido nada além de 4 Km/L nessa velocidade.

Só sei que em vários momentos, vendo o ponteiro a 180 Km/h e ultrapassando os carros, ficava arrepiado e a adrenalina a mil. Afinal, trata-se de um carro 1974.

Esta foi a primeira vez que testei o carro na rodovia desta forma e até então não tinha percebido a fantástica máquina que tenho na garagem.

Abraços,

Edson Ando
R107 - W126
Edson Ando
Edson Ando
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 650
Data de inscrição : 25/01/2009
Interesses : SL, SLK, CLK Cabrio e Classe S
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Convidad 4 Dom 28 Fev 2010 - 19:42



Edson, eu costumo usar a MB como qualquer outro carro, obviamente que sou cuidadoso, e são nesses momentos que fico com a certeza de quanto são superiores. Semana passada viajei para o interior com a 124, 3 pessoas a bordo, velocidade média de 140km/h, temperatura do motor um pouco acima dos 80 graus, silencio absoluto, rodar impecavel. Já tive oportunidade de puxar até os 210km/h, e sempre da mesma forma, irretocavel. Acho que, como voce disse, muitos donos de MB, pelo excesso de zelo, não utilizam 10% do potencial desses carros. E no meu caso estou falando de um carro com 22 anos de uso...
avatar
Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Karl Fass. Dom 28 Fev 2010 - 20:13



Não pode zerar esse tipo de hodômetro com o carro andando. Quebram as engrenagens plásticas...
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Convidad Dom 28 Fev 2010 - 20:38



Edson,

Experimenta uma AMG para vc ver o que é andar heheh. A 107 é um ótimo carro e apesar da idade, ainda é bem rápido.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Convidad 4 Dom 28 Fev 2010 - 20:47



Imagina o impacto de ter um carro desses no Brasil na decada de 70, onde os brasileiros eram no maximo Opala e Galaxie...
avatar
Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por SLFAN Dom 28 Fev 2010 - 21:15



Beto,

Na epoca que tinha a Pagoda, eu ficava imaginando como seria dirigir um carro desses para o Rio ou Guaruja em 1970 quando as estradas eram bem diferentes e o melhor do mercado nacional eram os Galaxies, Opalas e Dodge. A pessoa deveria se sentir um "alienigena" a bordo de uma nave espacial....

SLFAN
SLFAN
SLFAN
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 608
Data de inscrição : 09/11/2009
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Convidad 4 Dom 28 Fev 2010 - 22:05



Uma belissima nave espacial... . Eu ainda hoje as vezes faço esse exercicio mental não tão longiquo, voltando a 1988, ano que minha 124 saiu da fabrica. Vejo todos os equipamentos como bancos eletricos com memoria, ABS, CD e me lembro quando meu pai em 1988 ficou em duvida na compra do novo carro, entre o Diplomata e o Monza Classic... . Era inimaginavel em um carro nacional esse equipamentos, e as poucas MB´s que chegavam no país eram fortunas em dinheiro...

Edson, mas pode ter certeza que seu passeio foi muuuuito mais tranquilo nessa velocidade do que os "kamikazes" de Dodge e Maverick na mesma velocidade...
avatar
Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Edson Ando Dom 28 Fev 2010 - 23:00



Karl Fass,

Quando zerei o odômetro estava com o carro parado na bomba de gasolina, pois a posição é ruim com o carro em movimento. Só estranhei que ao pressionar estava mais duro que de costume e tive que fazer por tres vezes até zerar. Só preciso ver agora como tirar o painel para orientar o cara que conserta isso.

João,

A minha emoção foi por estar com um carro 1974 e com a capota baixada. Quando fiz isso com a W126 não foi lá essas coisas, pois o carro é muito mais tranquilo, suave e silencioso.
Obviamente estar a 200 num AMG como o que você tinha deve ser como estar a 100 na R107. Ou seja, tranquilo e só percebe a velocidade quando olha no velocímetro. Mas um dia eu chego lá...

Beto,

Em nenhum momento sentí que o carro estava esguelado a 195 Km/h, mas os dojões urravam feito jumenta no cio e não sei se conseguiriam manter essa velocidade uns 10 minutos seguidos (se a pista permitisse, claro) sem explodir o motor. Tanto que depois duma esticada, eles reduziam a velocidade por um tempo até dar uma refrigerada.

O Lincoln Continental 1978 quando chegou na lanchonete Jerivá onde estávamos, depois de um tempo parada, começou a vazar toda a água do radiador, levantando aquela fumaça brança assustando o povo que estava perto o carro. Era uma emenda do tubo superior do radiador que tinha rompido. Esse carro segundo o dono foi comprado do eBay por US$ 7.000,00 e chegou em 4 meses e o preço final foi de R$ 45 mil com os impostos e etc pagos.

Um dos galaxões quando entrava na curva se entortava todo e eu via o amortecedor chegar no talo. Pelo comportamento, acho que estavam todos bichados. Tanto que ele só estava esticando um pouco nos retões, mas nas curvas começou tirar totalmente o pé. O outro galaxão me pareceu com comportamento normal.

O maverikão, pintado de preto fosco e com painel do ômega era o que menos andava. Sua média foi duns 160 Km/h mas gostava de fazer barulho só no semáfaro. Era carro só prá impressionar na periferia...

Na volta um dojão furou o pneu chegando em Brasília, e o mustangão amarelo e conversível estava desconfiado da bateria, pois numa das paradas na rodovia o bicho vacilou para pegar e ele resolveu desde então andar mais tranquilo curtindo a natureza.

Pelos acontecimentos o dia pareceu como excursão de geriatras...

Abraços,

Edson Ando
R108 - W126
Edson Ando
Edson Ando
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 650
Data de inscrição : 25/01/2009
Interesses : SL, SLK, CLK Cabrio e Classe S
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Convidad Seg 1 Mar 2010 - 0:33



Traduzindo: Mercedes significa confiabilidade.
Quanto ao Mustang, se vc conhecer o cara, avisa que é normal ele sofrer para pegar depois de uma esticada, o bloco dilata e o motor de arranque mal consegue girar o V8 hehehe.

Na AMG, se o teu passageiro não for muito ligado e a estrada for boa, ele só vai perceber que o carro está meio rápido depois dos 200/210.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonizando a R107 Empty Re: Descarbonizando a R107

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos