Cheiro forte do catalisador

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Mensagem por JohnnieWalker em Dom 19 Set 2010 - 21:46



Boa noite nobres colegas venho ate voces pedir uma ajuda para solucionar meu problema.

minha C280 1997 motor em L ainda vem apresentando um cheiro muito forte de catalisador quando eu dou uma tocada mais esportiva no carro , passei o carro no stardiagnose e o carro nao apresentou problema algum, tirando esse problema raramente quando piso fundo escuto ela estourar na caixa de ar mais isso e muito raramente, li o forum a fundo e vi alguns relatos deste estouro na caixa de ar porem precisava de uma luz dos colegas com esse cheiro forte do catalisador que esta me preocupando.

abraço a todos.
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Cheiro forte do catalisador Empty Re: Cheiro forte do catalisador

Mensagem por pinetree em Dom 19 Set 2010 - 22:58



Dicas do mestre Márcio Villanova:

O cheiro de catalizador é ocasionado por erro na mistura ar/combustível. Tanto mistura rica quanto pobre, fazem com que o catalizador sofra um maior aquecimento e por consequência o cheiro forte. Se a mistura estiver correta o aquecimento também pode ser ocasionado por entupimento do catalizador, gerando o mesmo cheiro forte . O próprio material do catalizador se desprende e obstrui os furos pelos quais deveriam passar os gases.
O estouro no compartimento do filtro de ar é um problema comum nos modelos 6 em linha. Basicamente é devido a carbonização das válvulas e cabeça dos pistões. Esta carbonização forma pontos quentes que por sua vez provocam a queima da mistura antes da hora, no momento em que as válvulas de admissão ainda estão abertas. Esta explosão fora de hora termina retornando pelos dutos de admissão até a caixa do filtro de ar. A solução mais viável para estes casos é o enriquecimento da mistura, através do aumento da pressão de combustível. Em particular os modelos 6 em linha 97 sofrem um pouco mais devido ao sensor de massa de ar modelo novo, que é facilmente danificado com a contra pressão rsultante dos "estouros". Além disso, sensores de massa de ar desse modelo, frequentemente começam a trabalhar com parâmetros errados, o que não gera uma falha no Star Diagnosis mas faz com que a mistura fique mais pobre, ocasionando mais estouros e também aquecimento do catalizador. Mistura pobre também pode ser ocasionada por bomba de gasolina fraca.
Resumindo, aconselho a medir a pressão de combustível, que tem de ficar na casa de 3,8 a 4,0 bar. A vazão de combustível
é na ordem de 2,0 litros por minuto. Com o Star Diagnosis devem ser verificados os valores que a sonda lâmbda está trabalhando, ou seja, como está a mistura e se está variando de acordo com o especificado. Por último, um teste trocando o sensor de massa de ar por outro sabidamente funcional ajuda a avaliar melhor o problema.
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Mensagem por JohnnieWalker em Dom 10 Out 2010 - 12:08



Pinetree obrigado pela ajuda passei o carro no aparelho acusou falha na sonda lambda vou substituir e apos ver oque mudou no carro depois venho comentar abraço
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Mensagem por gersonreis 1 em Ter 29 Mar 2011 - 8:23



Caros colegas. Minha C 180 2001 apresentava um problema nas bombas. Troquei refil e filtro de combustível em OFICINA de bom conceito em MB em VITORIA-ES. Depois disto ela parou de dar pane seca com meio tanque e praticamente normalizou a partida que estava difícil a quente, mas apareceu um cheiro caracteristíco do catalizador quando paro o motor quente. Desconfio do regulador de pressão que fica na flauta. Tem como eu testar sem o SCANNER - estou no interior e acho que que não acho um que pegue MB por aqui. Alguem teve problema parecido? Grato antecipadamente pelo HELP!
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Mensagem por Carto em Ter 29 Mar 2011 - 9:11



Gerson,

Por favor não faça post duplicados.

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Mensagem por Convidad em Ter 29 Mar 2011 - 9:35



Para testar a pressão de linha não precisa do scanner.
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