E320: 6 em linha ou em V

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por netto-19 em Sex 7 Mar 2008 - 10:53

Olá pessoal, bom dia! Estou pretendendo entrar no maravilhoso mundo Mercedes Benz, com uma E320 Avantgarde 97 (A zoiuda!).

Só que é o seguinte... estou entre o motor L6 ou V6.

alguém sabe, além da disposição dos cilindros, qual a diferença entre os dois?

Algum é mais resistente que o outro? Durabilidade? Performance?

Obrigado!

Att.

Rafael

netto-19
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2008
Sexo : Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Sex 7 Mar 2008 - 10:57

acho melhor a V6.........projeto mais moderno,bla,bla.....
claro q e mais nova e mais cara tbm.
acho mais importante vc achar uma em bom estado seja L6 ou V6.......
esta parte e mais dificil........
abraços.

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Convidad 4 em Sex 7 Mar 2008 - 11:17

Netto

Acredito que em termos de desempenho a diferença não seja tão perceptivel, porem o L6 tem o problema cronico de chicote que se desfaz, coisa que no V6 já foi corrigido. O V6 teve um problema em uma peça chamada harmonic balance (que não sei direito qual peça é), mas ao que me parece a grande maioria foi trocada na garantia pela fabrica. Vá de V6.

Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Glutão em Sex 7 Mar 2008 - 11:22

netto-19 escreveu:Olá pessoal, bom dia! Estou pretendendo entrar no maravilhoso mundo Mercedes Benz, com uma E320 Avantgarde 97 (A zoiuda!).

Só que é o seguinte... estou entre o motor L6 ou V6.

alguém sabe, além da disposição dos cilindros, qual a diferença entre os dois?

Algum é mais resistente que o outro? Durabilidade? Performance?

Obrigado!

Att.

Rafael

Sei de uma E320 novíssima que entrará pra venda..
Interessa?

Glutão
Desligado
Desligado

Número de mensagens : 4284
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais

http://www.facebook.com/thiago.rochag

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Lobo em Sex 7 Mar 2008 - 11:49

Se nao me engano eh algo como o rolamento do esticador da correia ou algo a ele relacionado. O Matraga sabe.

Beto escreveu:Netto

Acredito que em termos de desempenho a diferença não seja tão perceptivel, porem o L6 tem o problema cronico de chicote que se desfaz, coisa que no V6 já foi corrigido. O V6 teve um problema em uma peça chamada harmonic balance (que não sei direito qual peça é), mas ao que me parece a grande maioria foi trocada na garantia pela fabrica. Vá de V6.

Lobo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1405
Data de inscrição : 22/10/2007
Sexo : Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por rom em Sex 7 Mar 2008 - 11:56

Se for isso, não é nenhum bicho de 7 cabeças. Troquei o da perua logo que eu a comprei numa autorizada mesmo e peça+MO não foi cara.

Dito isso, vale lembrar que a minha perua é i6.

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Sex 7 Mar 2008 - 12:00

rom,sua perua e V6?
acho q vc ta viajando..... Laughing Laughing Laughing

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por rom em Sex 7 Mar 2008 - 12:26

Xenon escreveu:rom,sua perua e V6?
acho q vc ta viajando..... Laughing Laughing Laughing

Zenon,

cyclops - eu escrevi i6.

Abraço,
Rodrigo.

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Sex 7 Mar 2008 - 14:14

rom escreveu:
Xenon escreveu:rom,sua perua e V6?
acho q vc ta viajando..... Laughing Laughing Laughing

Zenon,

cyclops - eu escrevi i6.

Abraço,
Rodrigo.

i6 ou L6 tem "harmonic balance"? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por rom em Sex 7 Mar 2008 - 15:14

Ué, o Lobo falou em "esticador"... Se é a mesma coisa, daí eu já não sei... E se não for, eu não sou o ExpoCenterNorte mesmo? jocolor

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Sex 7 Mar 2008 - 15:37

expocenternorte tem conotaçao diferente.....hahahaha.... NSI!!!! Laughing Laughing Laughing

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por rom em Sex 7 Mar 2008 - 15:50

NEI... Não Estou Irritado. Wink

Qual a conotação certa de ExpoCenterNorte? scratch

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Sex 7 Mar 2008 - 15:52

rom escreveu:NEI... Não Estou Irritado. Wink

Qual a conotação certa de ExpoCenterNorte? scratch

fome? Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por rom em Sex 7 Mar 2008 - 16:53

Você fala isso porque tem inveja do meu físico esbelto.

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Sex 7 Mar 2008 - 16:56

nao,foi fome mesmo.....lembra daquele fatidico dia de expocenternorte com hiro....... Laughing Laughing Laughing

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por rom em Sex 7 Mar 2008 - 17:01

lol! : vl : lol!

Lógico que lembro. Eu imagino que quando vocês saíram daqui da agência, você deve ter comido uns 4 grãos de arroz antes de bater na pança e declarar o estufamento.

Eu achava que é porque eu tinha largado vocês no ExpoCenterNorte... scratch

rom
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 632
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Convidad em Sex 7 Mar 2008 - 18:47

Beto escreveu:Netto

O V6 teve um problema em uma peça chamada harmonic balance (que não sei direito qual peça é), mas ao que me parece a grande maioria foi trocada na garantia pela fabrica. Vá de V6.


Pessoal, desculpe desvirtuar o rumo do topico mas voltarei ao caso citado acima pois o topico precisa de intervencao em prol do entendimento do topico inicial.

Ramo la.....

Inicialmente a peça não se chama harmonic balance e sim harmonic balancer em ingles. Balanceamento harmonico é outra estoria. O que o sujeito fala em ingles quando fala do harmonic balancer nada mais é do que o arqui-famoso esticador da correia e as polias propriamente ditas, uma vez que os motores 6 cilindros usam a correia poly-v e o que acontece é que a gaxeta de polimero (eu ate acho que é borracha mas pode ser um composto pq é duro que nem pau) da polia do virabrequim vai craquelando em altas rotacoes e temperaturas e a polia pode dai tocar na correia dentada e carter e daí já viu o tamanho do prejú. Todas polias e esticadores devem ser verificados sempre pelos mecanicos quanto folga senao a correia pula fora da polia e dá em besteira ou na maioria dos casos a correia perde tenacidade e as polias do alternador, ar condicionado, etc...interligadas pela correia poly-v nao vao girando como deveriam e dá zica. Até onde eu sei o recall que ocorreu nos veiculos com este problema somente ocorreu no passado e hoje voce nao consegue mais submeter um veiculo com 10 anos de idade a recall. Pode-se tentar, caso o mesmo tenha todas e somente todas revisoes carimbadas pelo autorizado, algum tipo de cortesia na peça mas da mao de obra do dono nao se livra e a cortesia quem pede nao é o dono do carro e sim a autorizada para a mercedes e cabe a mercedes fornecer ou nao tal cortesia. Mesmo que o recall seja eterno chega uma hora que nao tem como falar do recall do motor de um Olds 66 né?! Ou de um Kadett GSI 92?!

Mas isso nao é um problema da W210, pois a W124 com a mesma motorizacao sofre do mesmo problema. Os 6 em linha tendem a ser um pouco mais problematicos. Prefira, se puder, um V6. É mais tranquilo com relacao a manutencao e disponibilidade de peças, alem do fato de que o cambio ser de 5 marchas tb, o que deixa o carro mais economico, ou diria eu, menos gastão. Se voce quer economia pense num modelo mais pacato como a C180.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por netto-19 em Sex 7 Mar 2008 - 19:23

Beto escreveu:Netto

Acredito que em termos de desempenho a diferença não seja tão perceptivel, porem o L6 tem o problema cronico de chicote que se desfaz, coisa que no V6 já foi corrigido. O V6 teve um problema em uma peça chamada harmonic balance (que não sei direito qual peça é), mas ao que me parece a grande maioria foi trocada na garantia pela fabrica. Vá de V6.

tem o problema do chicote também? Achava que isso só se manifestava nas mercedes mais antigas.

achei uma com 64 mil km. Não será um carro para o dia a dia (2 a 3 mil km/ano).

Por ser nova assim será q preciso me preocupar?

Onde fica esse chicote?

obrigado.

Rafael

netto-19
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2008
Sexo : Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por netto-19 em Sex 7 Mar 2008 - 19:24

ThiagoR escreveu:
netto-19 escreveu:Olá pessoal, bom dia! Estou pretendendo entrar no maravilhoso mundo Mercedes Benz, com uma E320 Avantgarde 97 (A zoiuda!).

Só que é o seguinte... estou entre o motor L6 ou V6.

alguém sabe, além da disposição dos cilindros, qual a diferença entre os dois?

Algum é mais resistente que o outro? Durabilidade? Performance?

Obrigado!

Att.

Rafael

Sei de uma E320 novíssima que entrará pra venda..
Interessa?

Opa interessa...

qual a cor? Avant ou Elegance? ano?

netto-19
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2008
Sexo : Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Convidad em Sab 8 Mar 2008 - 11:13

Motor em V ideal:

Num motor em V ideal quanto mais cilindros, menor o intervalo entre um tempo-motor (combustão) e outro, o que também contribui para a suavidade no funcionamento.

Num V4 ocorre uma combustão a cada 180º de rotação do virabrequim ( Motor Boxer ), no V6 a 120º, no V8 a 90º, no V10 a 72º, no V12 a 60º. ( obtêm-se o intervalo dividindo-se 720 pelo número de cilindros ).

No caso dos V6, um ângulo de 120º não traria muitos benefícios devido a largura excessiva, então optou-se pelo ângulo de 60 º para atingir os mesmos intervalos, sem ocorrer muita vibração.

Como a Mercedes optou em fazer seu V6 a 90º para aproveitar a mesma linha de produção dos V8, acrescentou o Balancer Schaft no eixo de manivelas e o Harmonic Balancer ( Damper ) para diminuir a vibração e ruídos provenientes desta configuração.



Vide - http://www.whnet.com/4x4/new_V6.html

Outros ângulos para um V6:

10,6º e 15º - VW VR6
55º - GM / Opel – Omega / Vectra
65º - Ferrari Dino

Quanto ao Harmonic Balancer ou Crankshaft pulley ou Vibration damper, como o John disse, foi feito o recall devido ao desgaste do anel de borracha interno da polia, que devido às altas rotações, pode soltar o conjunto e romper o cárter logo abaixo e provocar vazamento de óleo entre outros danos.

Antigo


Novo


Vide - http://www.pvgarage.com/id25.html

Meus dois carros são 6L, mas acho a confuguração V6 mais moderna. Tirando as deficiências de ambos, no entanto, acho que é questão de gosto. Os dois são excelentes motores.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Dom 9 Mar 2008 - 11:04

harmonic balance ou balancer ou new balance tudo a mesma coisa.
tirou minhas duvidas. Very Happy Very Happy Very Happy
com fotos e sempre melhor!!!!!

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Convidad 4 em Dom 9 Mar 2008 - 13:04

Tambem tirou as minhas, inclusive com relação oa ingles correto da peça. Pessoas internacionais são realmente de grande valia no forum, hehehehe...

Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Harmonic Balancer da C280 V6

Mensagem por Maluhy em Qui 10 Abr 2008 - 23:53

Chegou um caso desses aqui na quitanda, carro parado por 5 anos,28000km rodados, peguei pelo pé, a borracha se soltando toda..... Evil or Very Mad

_________________
Consultor Técnico FMBB

Peças para importados
Consultoria pré-compra  

Contatos:
21-970061008 NEXTEL
21-980304994 TIM Zap
rmaluhy@yahoo.com



Mercedes mit knapp über 4 Meter ...

Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10471
Data de inscrição : 21/10/2007
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Xenon em Dom 20 Abr 2008 - 10:01

observar qual e a qualidade do novo chicote tbm......
trocar ruim por outra ruim nova significa q nao vai durar muito tbm......

Xenon
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Sexo : Masculino País : Inglaterra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: E320: 6 em linha ou em V

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:58


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum