“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!) Empty “Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Mensagem por António Júlio Qui 17 Mar 2011 - 21:27



Quase a fazer 100 anos, o "Blitzen-Benz" (como era chamado nos EUA) bateu um grande record (na epoca) em Daytona, provou que era o carro mais rápido do mundo! Burman dirigiu o Benz de 200 hp a uma velocidade que era duas vezes mais rápida que as aeronaves da época. Antes o registro do veículo mais rapido foi de 210 km/h, definido em 1903 em cima de trilhos, mas graças aos 200 cv do Benz, Burman conseguiu então ultrapassar o dito transporte ferroviário, que seria o modo mais rápido de transporte na epoca. E o benz decorado com uma águia imperial alemã como logotipo, foi tão rápido que ninguém foi capaz de desafiar sua posição.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Burman conquistou o recorde mundial (218,1 km/h) com o "Blitzen-Benz" que permaneceu invicto por um período de oito anos. Em 12 de fevereiro de 1919, Ralph de Palma foi capaz de definir então um novo recorde mundial, atingindo uma velocidade de 241,2 quilômetros por a hora (149,875 mph), em seu Packard no circuito de Daytona Beach.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os registros iniciais do Benz de 200 hp foram estabelecidos na Europa. No dia 08 de novembro de 1909, Victor Hemery conseguiu romper os 200 km/h, não só pela primeira vez na Europa, mas também pela primeira vez em um carro com um motor de combustão. Foi, então no circuito de alta velocidade de Brooklands, na Inglaterra, que ele atingiu a velocidade de 202,6 quilômetros por hora. No entanto, os circuitos europeus não eram grandes o suficiente para permitir que o Benz de 200 cv demonstrasse todo o seu potencial. E por isso que as tentativas foram feitas em Daytona Beach, e assim ele passou para Bob Burman para então atingir o limite e recorde absoluto de 228,1 km/h.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O carro dirigido por Bob Burman foi apenas um de um total de seis Benz de 200 hp que foram efectivamente construídos. O desenvolvimento do veículo começou em 1909 na Benz & Cie, em Mannheim, sob a orientação de Victor Hemery. Alimentado por um motor com uma cilindrada de 21,5 litros, o poderoso carro de 147 kW (200 cv) foi baseado no Benz de 150-hp "Grand-Prix".

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O motor de quatro cilindros em linha era ainda o motor com maior cilindrada de sempre para ser usado em um carro de corrida. A potência do motor era transferida para o eixo traseiro por uma transmissão manual de quatro marchas e por meio de um eixo de tensor e corrente. Em termos de design, o carro relembra o sucesso "Benz Grand Prix" de 1908.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O carro de competição utilizado em Daytona foi vendido para Stoughton Fletcher, em 1913. Ele contratou Bob Burman para reconstruir o carro no decorrer de 1914, e depois vendeu o "Blitzen-Benz" a Harkness Harry em 1915. Em 02 de novembro de 1915, o veículo reconstruído significativamente re-emergiu como o "Special Burman" para alinhar em uma corrida contra Sunbeam Ralph de Palma, em Sheepshead Bay, Nova Iorque / EUA. Em 1916, Burman "foi morto", ao volante de um Peugeot, anunciando o retorno do "Blitzen-Benz" à Inglaterra. Na Páscoa de 1922, apareceu em Brooklands, onde ostentou a pintura branca, uma tampa do motor modificado e um novo radiador. Count Louis Vorow Zborowski tinha tomado as rédeas, mas incapaz de pilotar o "Blitzen-Benz" rumo a qualquer sucesso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No entanto, a lenda do "Blitzen-Benz" ainda vive. vários exemplos do modelo ainda existem, bem como duas réplicas de alta qualidade que foram preservados. Um dos Benz 200hp está em exposição no Museu Mercedes-Benz.

Um motorista de anos de formação do automobilismo: Bob Burman

O piloto Robert "Bob" Burman nasceu em 23 de abril de 1884 em Imlay City, Michigan. Seu recorde mundial executado no "Blitzen-Benz", em 1911 realizou-se em seu 27 º aniversário. Em 1909, Burman já tinha vencido o "Prest-O-Lite Trophy Race" no recém-inaugurado Autódromo de Indianápolis, dirigindo um Buick. Ele também se alinhara na "grelha" de partida em 1911, para a estréia do 500 Mile Race de Indianápolis.

Ernie Moross, dono do "Blitzen-Benz", contratou o motorista da Buick para a temporada de 1911, para assim assumir o volante do recordista alemão no lugar do Barney Oldfield. Além das tentativas de recorde em Daytona Beach, em 23 de abril, no mesmo ano, Burman também fez tentativas de recorde em Indianápolis.

O homem que tinha o recorde absoluto de velocidade para veículos terrestres participou nas 500 Milhas de Indianápolis até 1915. Seu melhor resultado foi o 6 º lugar em 1915.

Poucos dias antes de seu aniversário de 32 anos, em 08 de abril de 1916, Burman se envolveu em um acidente ocorrido na Estrada Corona Race em Corona, Califórnia. Sua Peugeot perdeu uma roda na volta nº79, saiu da pista e capotou. Infelizmente, o motorista morreu em resultado de ferimentos graves na cabeça. Além de Burman o seu co-piloto Eric Schroeder, tambem perdeu a vida no acidente.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!) Empty Re: “Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Mensagem por França Sex 18 Mar 2011 - 6:44



Muito legal! Pioneiros da velocidade.
Detalhe: Nessa época , era literalmente "beach". Eles corriam nas areias da praia de Daytona, pois o espetacular superspeedway só foi inaugurado no final da década de 50.


Abraços
França
França
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1402
Data de inscrição : 25/06/2008
Interesses : MB,conhecimento,amigos
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!) Empty Re: “Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Mensagem por CMC Sex 18 Mar 2011 - 10:12



Fantástica matéria, Antônio Júlio!
Parabenz!
O que acho mais incrível é este carro ter superado os 210 km/h com tração por...corrente !
A tração por corrente foi usada por muito tempo, advinda do uso de tecnologia ciclística aos automóveis durante as últimas décadas do século XIX e as duas primeiras décadas do séc.XX.Ao tempo da primeira guerra mundial, ainda se usava tração por corrente, mas ainda antes da década de vinte começar, foi inventada a tração por cardã e ela logo se popularizou, substituindo a tração por correntes.Até a primeira guerra mundial ainda não tinha sido inventado o diferencial,então, o piloto tinha de jogar seu peso para o lado da curva para facilitar o carro a fazer curvas, pois as duas rodas giravam na mesma velocidade, sem compensação.
É curioso que na época do Blitzen-benz, Mercedes e Benz ainda não tinham se unido,se não me falha a memória(foge-me no momento a data desta união), e o record foi conquistado por um Benz, não por uma Mercedes,mas.tudo bem,tudo em família, não é mesmo?
Muitas características deste carro saltam aos olhos como extraordinárias;não apenas é, como diram os italianos, "una bella macchina", mas 21,5 litros de cilindrada em 4 cilindros!!!!
Bom, conforme li num simpático livrinho da antiga série Prisma sobre a hstória do automóvel,teve um outro carro, se não me engano FIAT, que tinha 30 litros de cilindrada e 4 cilindros, mas o virabrequim vivia se espatifando em pedaços,pois não aguentava a própria potência, que nem me lembro qual era.Por aí se vê a sensatez e qualidade da engenharia alemã:se o Blitzen-Benz participou de tantas competições e bateu records,isto mostra que sua mecânica era confiável e robusta,muito melhor projetada.
Será que um motor de 21,5 litros seria viável hoje em dia?Com 4 cilindros?Imaginem , com a tecnologia do século 21, se a Mercedes quisesse fazer um protótipo que rendesse homenagem ao Blitzen Benz 1909,algo como um Blitzen Benz 2011,com um 21.500cc 4 cil . moderno, qual a potência que não seria conseguida?E a velocidade, então?
Imaginem a robustez necessária para um câmbio moderno para suportar tanta potência, que, calculo,se tivesse um rendimento de 100 hp /litro, já atingiria 2.150 hp,potência suficiente para um motor de avião de caça da segunda guerra mundial!
Na verdade,como muito motor moderno de competição atinge fácilmente 150 hp/litro ou mais sem precisar de turbos ou compressores,acredito que poderia chegar a uns 3225 hp!
Imaginem então com um turbo por cilindro, comando de válvulas bravo,etc,etc,Meu Deus,seria apocalíptico!
Meio kilômetro com litro de consumo seria pouco para um motor destes...
O Blitzen Benz era uma máquina de sonho na época, e ainda hoje encanta os olhos pela sua beleza!
Não sei como os pneus fininhos daquela época suportavam tais velocidades, mas acredito que não deviam aguentar por muito tempo, e a estabilidade nas curvas,com pneus e suspensão primitivos não devia ser lá estas coisas, mas todo carro era assim na época.
Importante é ressaltar que na época, o Blitzen-Benz já tinha sido projetado com preocupações com a aerodinãmica,o que é muito louvável.O bico sobre o radiador,as rodas fechadas,a trazeira em forma de funil, tudo isto certíssimo para tornar o veículo mais aerodinâmico e atingir altas velocidades
Eu tinha curiosidade de saber qual terá sido o resultado da competição de 1915, será que o Benz venceu?
Seria igualmente interessante se alguém aqui colocasse a ficha técnica do Blitzen Benz, para que se conhecesse mais aprofundadamente os dados técnicos deste carro.
Quatro marchas, em 1909 era incomum, e hoje seria pouco para um carro de 200 hp.Era muito comum, durante a chamada "era eduardiana", a alavanca de câmbio externa, fora da carroceria,só no finzinho dos anos 10 a alavanca de câmbio passou para o lado de dentro como é hoje.
Imaginem como devia ser bem mais complicado dirigir naquela época-imaginem dar a partida na manivela de um motor de 21,5 litros-se os de 4 litros comuns da época já se corria o risco de quebrar um braço, imaginem um de 21,5...
Fora a fôrça, precisaria de um braço de Arnold Swarzenneger para conseguir dar a partida!
Blitzen Benz, uma lenda da História do Autómovel-com lugar penene e merecido nela, diga-se de passagem, com um dos mais incriveis automóveis já construídos!

CMC
CMC
CMC
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1298
Data de inscrição : 03/03/2009
Interesses : Classe A W168 Classe C W201,W202,W203 e Classe E W124
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!) Empty Re: “Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Mensagem por Krycek Qui 30 Abr 2015 - 17:55



avatar
Krycek
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!) Empty Re: “Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Mensagem por Convidado 13 Qui 30 Abr 2015 - 19:59



Bom video Krycek..
avatar
Convidado 13
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 211
Data de inscrição : 27/08/2011
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

“Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!) Empty Re: “Blitzen-Benz” O carro mais rapido do mundo!!! (está quase a fazer 1 seculo!)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos