borra na w 203
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
borra na w 203
boa tarde amigos!!
hoje fui conhecer uma oficina em santo andre que faz manutenção em mercedes.
por coincidencia estava uma lá com o motor em fase final de montagem pois, com 75.000km o motor
fundiu (c 180 k 2003). causa : a tal da borra.
conselhos do mecanico: estar sempre atento nos barulhos dos tuchos, respeitar os limites para troca de oleo ou
a cada 6 meses, e me disse que na proxima troca que eu for fazer, ele se dispos a remover o sensor do nivel
de oleo que se encontra na parte inferior do carter e que pela experiencia que possui consegue passar alguma informação
sobre os residuos existentes ou nao na parte inferior (borra) .custo disso são dois o´rings do sensor.
o que vcs acham sobre isso? ahhhhh o custo da retifica (simples curioside minha) foi de aprox r$ 16.000,00
saudaçoes e por favor ,sem pesadelos qto essa tal de borra!!!rsssss
hoje fui conhecer uma oficina em santo andre que faz manutenção em mercedes.
por coincidencia estava uma lá com o motor em fase final de montagem pois, com 75.000km o motor
fundiu (c 180 k 2003). causa : a tal da borra.
conselhos do mecanico: estar sempre atento nos barulhos dos tuchos, respeitar os limites para troca de oleo ou
a cada 6 meses, e me disse que na proxima troca que eu for fazer, ele se dispos a remover o sensor do nivel
de oleo que se encontra na parte inferior do carter e que pela experiencia que possui consegue passar alguma informação
sobre os residuos existentes ou nao na parte inferior (borra) .custo disso são dois o´rings do sensor.
o que vcs acham sobre isso? ahhhhh o custo da retifica (simples curioside minha) foi de aprox r$ 16.000,00
saudaçoes e por favor ,sem pesadelos qto essa tal de borra!!!rsssss

Daniel W203- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1290
Re: borra na w 203
R$ 16.000,00 pela retifica completa, usando-se itens OEM ou originais, tá otimo o preco. Nosso confrade Beto Conselhero e ex-moderador Starfan ha pouco tempo terminaram dois M110, um cada e os orcamentos nao foram tao distintos destes
Ate onde sei o sensor mede somente o nivel do oleo e nao fornece leituras estequiometricas do material disponivel no carter.
Maluhy, esses sensores sao tao complexos assim?
Ate onde sei o sensor mede somente o nivel do oleo e nao fornece leituras estequiometricas do material disponivel no carter.
Maluhy, esses sensores sao tao complexos assim?

john- Moderador Auxiliar

- Número de mensagens: 5411
pelo que entendí, ele examina a parte inferior do carter sem remove-lo e tb
sobre o aspecto visual do sensor (tipo se existem residuos nele) isso , apenas dá uma ideia sobre o acumulo de residuos na parte interna do carter (bom seria se ele tivesse um aparelho tipo endoscopio rsssss)
sds
sobre o aspecto visual do sensor (tipo se existem residuos nele) isso , apenas dá uma ideia sobre o acumulo de residuos na parte interna do carter (bom seria se ele tivesse um aparelho tipo endoscopio rsssss)
sds

Daniel W203- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1290

john- Moderador Auxiliar

- Número de mensagens: 5411
Esse é um grande pesadelo para quem vai comprar uma W203 kompressor usada. Muitas tem ou tiveram borra no motor.

gilberto/sp- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1536
Prezados confrades,
Há anos atrás adquirir um Marea 5 cilindros usadinho que, com 1 mês de uso começou a apresentar oscilações no funcionamento do motor. Levei o carro à loja onde o havia adquirido (uma concessionária de marca japonesa em São Bernardo do Campo, na época...) que pediu ao meXânico deles para "verificar".
Bem, pra encurtar a estória: o motor simplesmente travou (pra não dizer explodiu) quando o carro estava a mais de 120km/h na Via Anchieta...
Detonou bem o motor e o diagnóstico foi: travamento por formação de borra!! A empresa "fez" o motor inteiro com peças originais, inclusive com troca do vira, comandos e tudo o mais, e nunca mais tive problemas desse tipo naquele carro.
Mas uma coisa aprendi: NUNCA deixo o óleo ultrapassar os 5 mil km e a cada troca vai também o filtro de óleo (usar o recomendado pelo fabricante do auto, sem ficar inventando).
Essa coisa de borra acontece mais com aquele proprietário que não obedece os prazos das trocas do óleo e/ou utiliza combustível de má qualidade (não estou afirmando que é o caso citado, mas isso ajuda).
Desculpem a "novela" mas dá até arrepio quando se fala em retificar motores MB...
Saudações à todos.
Há anos atrás adquirir um Marea 5 cilindros usadinho que, com 1 mês de uso começou a apresentar oscilações no funcionamento do motor. Levei o carro à loja onde o havia adquirido (uma concessionária de marca japonesa em São Bernardo do Campo, na época...) que pediu ao meXânico deles para "verificar".
Bem, pra encurtar a estória: o motor simplesmente travou (pra não dizer explodiu) quando o carro estava a mais de 120km/h na Via Anchieta...
Detonou bem o motor e o diagnóstico foi: travamento por formação de borra!! A empresa "fez" o motor inteiro com peças originais, inclusive com troca do vira, comandos e tudo o mais, e nunca mais tive problemas desse tipo naquele carro.
Mas uma coisa aprendi: NUNCA deixo o óleo ultrapassar os 5 mil km e a cada troca vai também o filtro de óleo (usar o recomendado pelo fabricante do auto, sem ficar inventando).
Essa coisa de borra acontece mais com aquele proprietário que não obedece os prazos das trocas do óleo e/ou utiliza combustível de má qualidade (não estou afirmando que é o caso citado, mas isso ajuda).
Desculpem a "novela" mas dá até arrepio quando se fala em retificar motores MB...
Saudações à todos.

Jaguar- Usuário Prata

- Número de mensagens: 362
Pois é...mas queria saber se devemos fazer o tal "flush"no motor.
Minha W203 2002 tem 42 mil km e tenho receio de precisar de uma limpeza maior.
O que acham?
Abs
Minha W203 2002 tem 42 mil km e tenho receio de precisar de uma limpeza maior.
O que acham?
Abs

Guilherme Lacerda- Usuário Platina

- Número de mensagens: 2203
Prezado Guilherme Lacerda e confrades,
Penso assim:
Se você faz as trocas de óleo e filtro dentro dos prazos (ou antes, o que é melhor...), e usa um combustível de qualidade não tem porque se preocupar.
MINHA opinião: se faz como o recomendado, o motor está limpo e a realização do "flush" é desnecessária. Desperdício de dinheiro!
Se já há o acúmulo de borra no interior do motor, o "flush" pode descolar alguma "placa" dessa borra, com o perigo de que essa placa se aloje em alguma câmara interna do motor bloqueando a passagem do óleo, causando má lubrificação, super aquecimento, etc... Um risco de provocar grandes danos ao motor do teu carro.
Se tens dúvida em relação a esse assunto, o melhor é consultar o mestre Maluhy e/ou aguardar as opiniões dos confrades mais experientes.
Uma boa saída seria verificar o estado do motor fazendo a retirada da tampa de válvulas. Por ahí acho que já dá pra ter uma boa idéia.
Um abraço
Penso assim:
Se você faz as trocas de óleo e filtro dentro dos prazos (ou antes, o que é melhor...), e usa um combustível de qualidade não tem porque se preocupar.
MINHA opinião: se faz como o recomendado, o motor está limpo e a realização do "flush" é desnecessária. Desperdício de dinheiro!
Se já há o acúmulo de borra no interior do motor, o "flush" pode descolar alguma "placa" dessa borra, com o perigo de que essa placa se aloje em alguma câmara interna do motor bloqueando a passagem do óleo, causando má lubrificação, super aquecimento, etc... Um risco de provocar grandes danos ao motor do teu carro.
Se tens dúvida em relação a esse assunto, o melhor é consultar o mestre Maluhy e/ou aguardar as opiniões dos confrades mais experientes.
Uma boa saída seria verificar o estado do motor fazendo a retirada da tampa de válvulas. Por ahí acho que já dá pra ter uma boa idéia.
Um abraço

Jaguar- Usuário Prata

- Número de mensagens: 362
A não
... O assunto do flush de novo não...
... O assunto do flush de novo não... 
Jorge A- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1289
kkkk vou postar só pela coincidência de também ter algumas mercedes e um marea 5 cil (famoso fivetech). Pra adicionar, realmente confirmo as informações sobre borra no marea. O motor 5 cilindros é de um desenho fantástico. É sem dúvida um projeto de tirar o chapéu, maaass.... não foi feito para "mentes" brasileiras. Foi feito para europeus, americanos, etc, que fazem manutenção preventiva. Digo isso pois o meu, é a versão turbo e com um belo up-grade na performace, atingindo faceis 350 cvs medidos na roda, em dinamômetro. No motor certamente vem mais cvs. Entretando, tanto aqui quanto em foruns fiat, muito se discute sobre borra. A solução é simples. Use SEMPRE óleo bom ou ótimo e troque de 5 em 5 mil km. Fazendo isso, sua mercedes rodará 300 mil km sem ter perigo de borra.
Um óleo bom custa 40, 50 reais o litro. SEMPRE troque o filtro. Se fizer esta duas coisas não terá problemas.
ps: Já acelerei com uma clk 55 amg e andei na frente. Já imaginaram a cara do dono da MB?
Um óleo bom custa 40, 50 reais o litro. SEMPRE troque o filtro. Se fizer esta duas coisas não terá problemas.
ps: Já acelerei com uma clk 55 amg e andei na frente. Já imaginaram a cara do dono da MB?

EVIP- Usuário Iniciante

- Número de mensagens: 48
EVIP, com certeza a CLK era original de fábrica, ao contrário do seu Marea. Imagina a CLK com um up-grade?

gilberto/sp- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1536
Borra é sinônimo de falta de cuidado do proprietário, pois as causas principais são: uso de gasolina adulterada; uso de oleo vagabundo,; mistura de oleo sintético com mineral; exeder o periodo de troca; não trocar o filtro.

PAULO BRITO- Usuário Platina

- Número de mensagens: 1791
Sim sim, a CLK certeza é original. Com upgrade sai da frente! Não precisa nem ser AMG.... Uma C280 (w202), turbinada daria trabalho pra muito esportivo por aí.
Sobre a borra, o combustível conta também, esqueci de falar no post anterior!!! Mas o pior é achar que se pode rodar por 15 mil km com o mesmo óleo!!! E olha que muita gente faz isso. Por isso detona o motor.
Sobre a borra, o combustível conta também, esqueci de falar no post anterior!!! Mas o pior é achar que se pode rodar por 15 mil km com o mesmo óleo!!! E olha que muita gente faz isso. Por isso detona o motor.

EVIP- Usuário Iniciante

Ulysses V8 Benz- Administrador

- Número de mensagens: 7372
Ulysses, não sei se é de BSB, mas estava sim em bsb!!!!

EVIP- Usuário Iniciante

Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Borra na áqua - W202 - C280
» Borra no Motor, Como Proceder.
» borra na w 203
» Algumas causas da borra de óleo em motores
» espuma no bocal de oleo
» Borra no Motor, Como Proceder.
» borra na w 203
» Algumas causas da borra de óleo em motores
» espuma no bocal de oleo