Salão de Paris (Mondial de l’Automobile 2008)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Salão de Paris (Mondial de l’Automobile 2008) Empty Salão de Paris (Mondial de l’Automobile 2008)

Mensagem por Mercedão Qua 14 maio 2008 - 8:22



O Mondial de l’Automobile, a mais antiga exposição de automóveis do mundo, com 110 anos de história, deverá em 2008 superar todos os vistosos recordes batidos em 2006. A começar pelo número de lançamentos de carros que, segundo os organizadores do Salão de Paris, devem ultrapassar os setenta registrados há dois anos. Este ano o evento ficará aberto ao público de 4 a 19 de outubro, com lotação completa de todos os 80 mil m2 do Paris Expo Porte de Versailles.

Pela primeira vez os organizadores da exposição vieram ao Brasil apresentar o evento à imprensa local, em entrevista coletiva na terça-feira, 13, em São Paulo, SP. Foi a primeira das apresentações que acontecerão em outros países nos próximos meses. “Começamos por aqui porque o País ganhou importância capital para a indústria do automóvel e principalmente para as francesas, como Renault e PSA Peugeot Citroën”, afirmou Thierry Hesse, diretor geral da feira.

Hesse estima que o número de visitantes este ano deverá superar o recorde de 2006, quando quase 1,5 milhão de pessoas compareceram ao evento. “Houve dias nos quais precisamos fechar as portas porque não cabia mais ninguém”, conta. “Por isso este ano planejamos a mostra com três fins de semana inteiros para evitar tumultos.”

O grande público faz de Paris o salão de automóveis mais visitado do mundo – quase empatado com Tóquio, em segundo lugar com 1,4 milhão de visitantes em 2007, e à frente de Frankfurt, com 971,5 mil pessoas em 2007; Genebra, 714,5 mil este ano; e Detroit, com 700 mil também este ano.

Adicionalmente em 2006 o Salão de Paris recebeu 11 mil jornalistas de cem países, número que deve se repetir neste ano. Os dois dias que antecedem a abertura da exposição ao público são exclusivos para a imprensa, de forma que os visitantes ficam sabendo antes de tudo que poderão ver.

Até agora 301 marcas de automóveis de 23 países já confirmaram presença este ano. Hesse calcula que 80% do espaço do Porte de Versailles serão ocupados por expositores de fora da França, mas os maiores estandes serão os de carros franceses. Peugeot, Citroën e Renault ocuparão, cada uma, áreas de 4 mil m2, enquanto as maiores áreas destinadas às marcas estrangeiras terão 1,5 mil m2.

Uma novidade deste ano é a criação de área especial dedicada totalmente aos automóveis de alto luxo, denominada Pôle Prestige. De acordo com os organizadores no hall 5/1 serão expostos apenas carros de sonhos, artigos da alta-costura automotiva.

A parte de exposições históricas, já tradicionais no salão, será dedicada este ano exclusivamente aos táxis: abrigará quarenta veículos, fabricados desde 1912, que virão de 31 países.

China – Hesse disse que esperava mais expositores chineses este ano, mas eles serão no máximo cinco. “Fiquei surpreso. Os fabricantes da China ficaram mais prudentes e decidiram ir devagar depois que tiveram problemas no Salão de Frankfurt, no ano passado, quando um expositor foi impedido de mostrar um modelo que foi considerado cópia.”

Contudo o diretor do Salão de Paris acredita que essa situação é passageira. “É evidente que a tendência é de crescimento das marcas chinesas em todas as exposições pelo mundo. Desde que sigam as regras da concorrência justa, temos de aceitá-los.”


(Pedro Kutney)

Boletim da Agência AutoData de Notícias
www.autodata.com.br
Mercedão
Mercedão
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1419
Data de inscrição : 25/10/2007
Interesses : Mercedes em geral...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos