Artigo do Roberto Nasser sobre a nova Classe S

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Mensagem por Rafael M. Sex 22 Nov 2013 - 10:53



Peço licença para postar aqui na íntegra o texto sobre a W222, escrito pelo Nasser em sua coluna "De Carro por aí" Nº4713, postada no blog AUTOentusiastas ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]) o qual achei que seria de interesse do portal...
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Mercedes Classe S, Longo. Carro de Patrão
Estava quieto, calculando o quanto reduzir na mistura de grãos e sais minerais fornecida à Háua, minha mula de patrão, no atual verdor dos pastos no Planalto Central, quando me liga da Califórnia amigo de longa convivência automobilista.
Da conversa, saudação cortês, social, sobre o fazer, além de defender a sobrevivência do Museu Nacional do Automóvel, ante oposição dos governos de Brasília e do Brasil. Pulei explicar tal messe. Não falo mal do meu país com estrangeiro. Também, o que é Mula-de-Patrão, Azêmola, dela diz a ciência. Cernelha alta, distinta, elegante, dotada postura superior, andar lembrando Alfa 159 — confortável, porém firme, estável, e rainha do instinto. Nem que Háua, tentativamente grafado em língua pátria, sugere vento em árabe.
Amigo fala por parábolas, perguntando: “Se você tivesse, para o resto da sua vida, apenas um automóvel, em que banco você gostaria de sentar?”.
Confesso, após certa idade, não me aprazem perguntas com barreira de corte, mas fiquei com vontade de dizer-lhe, em matéria de cadeira perene, gostaria fosse a de diretor de estatal, nomeado pelo poder. Ótimo salário, mordomias mis e, tão intocável que, por ação ou inação distinto público perde, diretores saem incólumes. Caso recente do ex-presidente do Banco do Povo, quebrado, levado, com lastro oficial, para a diretoria de marketing do Banco do Brasil. Afinal, arquiteto que quebra banco tem toda a experiência exigida para a diretoria de estatal. Henrique Pizolatto, “o” cara, ali colocado pelo poder maior, foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Mas na Itália, para onde fugiu, graças às amplas vantagens obtidas no exercer o cargo, será dottore ou Commendatore. Ótima cadeira.
Mas falávamos de banco em automóvel ele arrematou: "Sente-se no Benz — intimidades californianas — S Class. Não é um banco, é um trono!".
Liguei a máquina do tempo. Automóvel excepcional, dele tive exemplar há alguns anos, quando minha mulher impôs-me ter motorista. Claro, não prosperou, e acabei dividindo minha parte na garagem com o ocioso cidadão, o pouco usado 500 SEL, e o Alfa 164 de minha condução.
Coisas distintas, mas o Mercedes surpreendia com a agilidade, o como andava e acelerava. Saída de meu escritório desaguava numa das avenidas estruturadoras da Capital, a 400 m da vertente de uma das pontes para o Lago Sul. Quando o sinal nos detia na faixa da direita da primeira fila, seu abrir inaugurava momento de recreio. Chamava-o à responsabilidade, pé esquerdo no pedal do freio; direito mantendo o motor a 2.500 rpm, solta a trava, saía viril, enchendo a primeira marcha do câmbio automático, tomando a curva à esquerda com o pé fundo, o ponteiro do conta-giros quase na faixa vermelha, mais de 5 m de automóvel levemente inclinados, mas com as rodas em pleno contato. Dois espantos: um SEL exercitando insuspeitados dotes de engenharia, e sujeito vestido como advogado dirigindo como boy-xarope.  
Dele, registro com licença poética, sacanagem do Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1. Em encontro no Aeroporto de Frankfurt perguntou o que eu dirigia. Falei do 500 longo e ele arrematou: “Ah, carro bom. É o taxi mais rápido do mundo…”…

O ícone
Precisamos de ícones, e o Mercedes S 500L é o mais palpável deles. É o sonho. O é do engenheiro da Ford, da Volkswagen, BMW, Audi, Lexus, Infiniti... Também, do pessoal de marketing e comercial. É o cimo, o pico, a referência, o patamar a ser atingido. Como engenharia, produto com maior independência aos envolvidos em seu projeto. Podem aplicar mais talento, com menos cortes de custos. O S não é projeto de contadores, mas a cara da Mercedes, o puxador da tecnologia.
A versão L, longa, é feita para conforto aos passageiros do banco traseiro, desde a conformação e regulagem dos bancos aos monitores de TV ao fundo dos bancos frontais. O meio ambiente de sistema térmico, áudio e vedação acústica completam as boas sensações e a percepção de bons materiais, boa construção.
O automóvel plotou — e atingiu — três metas para manter a autoclassificação de melhor do mundo: condução inteligente, eficiência tecnológica, essência do luxo. A missão é árdua. A Mercedes perdeu a liderança de vendas de automóveis para BMW e Audi, e a missão renovada do atual presidente Dieter Zetsche é recuperá-la. Num abraço, o S puxa a fila da imagem, e o novo CLA fecha com o público jovem — e o que com ele rejuvenesce.
O projeto não considerou o L como um S esticado. Horda de clientes chineses mudou o conceito. Projetando 30 mil vendas aos Xing Ling em 2014 — no Brasil 150…—, considerou-se seu hábito de encher a parte traseira com família e amigos. Assim tratou-a como Traseira de Primeira Classe.
O estilo oferece a mescla mágica de sensação de dinamismo a um automóvel com dimensões de Made in USA. E a tecnologia avulta incluindo o fato de não portar única lâmpada, provendo iluminação por LEDs. Atrás, frescuras: no poupar condutores dos veículos que o seguem, parado nos sinais ou andando em estrada as luzes traseiras baixam a intensidade… Quantidade de LEDs impacta: cada farol, 56; lanternas traseiras, 35; dentro, incluindo ambiente e desenhos de contorno em laterais, painel e console, uns 300.
No conduzir, sistema de TV da geração anterior, capaz de substituir os mostradores do painel por tela, foi incrementado. Os mostradores circulares, lembrando relógios, são virtuais, e em tela com mais de 30 cm, e os sensores de radar, mais TV, permitem visão de 360 graus. O assistente de visão noturna, na tela exibe maior profundidade e melhor definição o que está à frente. Há assistência para estacionar.
Interior naturalmente sóbrio, elegante, mesclando couro, madeira, metais. Som Mercedes, woofers alojados na parede de fogo. 11 almofadas de ar. A passageiros atrás, air bag  na fivela dos cintos de segurança. Em desaceleração para impacto, motor elétrico os tensiona e impede escorregar.

Mecânica
Diria, o diferencial nesta briga de cachorros grandes, são dois sensores frontais, lendo por antecipação as irregularidades do piso, pré-programando a suspensão para absorvê-las sem transmitir à carroceria. Bunda de ocupante não faz parte da suspensão. A estrutura tem 50% mais de rigidez às torções, sem aumento de peso, por uso de alumínio. Isto aumenta enormemente o conforto de rodagem, e será componente a participar de automóveis das classes inferiores a médio prazo. O motor V-8 desloca 4.663 cm³, com dois turbos produz  455 cv e monumentais 71,4 m·kgf de torque. Dianteiro, longitudinal, atracado a caixa com sete marchas e gestão eletrônica, tração traseira. Esportivo 0 a 100 km/h: 4,8 s. Velocidade cortada a 250 km/h. Dado irrelevante, quase 10 km/l de gasolina. Não gostei do substituir a alavanca do comando das marchas por uma rodinha. Boiolice tecnológica.
Preço? Nos EUA US$ 130 mil. Aqui, em nome de proteger — e manter — a ineficiência da indústria nacional, US$ 265.000.
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Mensagem por TZero Sex 22 Nov 2013 - 12:30



Adorei a última afirmativa.

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O sucesso não é medido pelo dinheiro que se tem, e sim, pelos "nãos" que se pode dizer.

Gastei metade do meu dinheiro com Carros, Mulheres e Bebida........a outra metade eu desperdicei.
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Mensagem por Reuthmann Sex 22 Nov 2013 - 14:03



Uma descrição bem poética, abs.
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Mensagem por Krycek Sex 22 Nov 2013 - 18:13



hahah há anos eu tento fazer um abaixo assinado para liberar os importados usados, mas só consegui 3.400 no facebook, quem quiser se juntar:

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Mensagem por Maluhy Seg 25 Nov 2013 - 0:44



A verve do brimo continua assaz precisa e afiada,hehehehe:D
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