Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por Adriano Lima Seg 5 Jan 2015 - 23:54



Olá prezados amantes da estrela, lendo os tópicos específicos dessa página do fórum, algum tempo tenho tido essa dúvida, e como observei em diversos problemas levantados e a solução perfeita e até simples de alguns parceiros a pergunta é: Será que consigo fazer a manutenção completa de uma Mercedes ou o melhor é sempre recorrer a concessionaria?. Vamos lá, aqui em casa eu, meu irmão (engenheiro mecânico) e meu pai, sempre mexemos nos nossos veículos de modelos nacionais, desde a uma simples troca de óleo, até a retificagem completa do motor, sem maiores problemas até como um Hobby de final de semana, pois contamos com ferramentas e inclusive um elevador para carros, e somada ainda talvez desconfiança adquirida por anos de experiência de nossa família com relacionamento com concessionárias que no meu ponto de vista deixa muito a desejar ao consumidor e em alguns casos chega a ser uma extorsão nos preços praticados, tivemos até o absurdo de ser cobrados por um serviço que nem foi executado uma vez na FIAT, pois eles sabem que a maioria das pessoas são leigas no assunto. Na compra da minha primeira Mercedes C180 CGI Coupé relativamente nova (2012 com 18.000km), fica a dúvida será que é possível fazer a manutenção do carro em casa?, sendo que tenho ciência da perda da garantia de fábrica e da infinidade de componentes eletrônicos que equipa o carro. No dia que fui buscar o carro na concessionaria levantei essa questão ao chefe da oficina da Mercedes aqui na minha cidade e logo em tom de deboche ele apenas respondeu: “Não é qualquer um que mexe nos carros Mercedes”, claro que ele estava puxando a sardinha pra lata dele. Assim fica a duvida queridos confrades, será que é possível fazer a manutenção completa de um veiculo dessa qualidade em casa, apenas comprando as peças na concessionária? Fica a questão. Um grande abraço a todos.


Última edição por Antônio Elias em Ter 6 Jan 2015 - 0:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Título identificar o propósito do tópico!)
Adriano Lima
Adriano Lima
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 05/01/2015
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por Convidado 9 Ter 6 Jan 2015 - 0:46



Adriano, o objetivo do tópico foi inserido no título para facilitar o entendimento da questão, com certeza um tópico incomum em função do ano do veículo e implicações futuras com o histórico de manutenção no caso de revenda desta W204 numa eventual manutenção "caseira" completa.

Já que na sua casa existe um elevador adequado para sustentar o peso de uma W204, se existe ferramental MB adequado para trocar um amortecedor por exemplo (ou ainda teria que adquirir?) e mais a assistência de um engenheiro mecânico, diria que em "tese" é possível, mas acredito que só em parte.

Digo em tese e em parte porque na "prática", mesmo que o seu irmão seja um bom engenheiro mecânico, com todo respeito ao conhecimento acadêmico acredito que terá dificuldades para lidar com a eletrônica embarcada a não ser que esteja atualizado com as novidades implantadas na Classe C nesse ano/modelo, acho que dependeria de qual o nível de conhecimento acadêmicos nessas áreas e qual o nível da mão-de-obra para lidar com esses equipamentos e intervir no veículo. 

Exemplos:

O Sistema Star Stop com a função hold e etc, vocês dominam esse nova tecnologia?
https://www.portalmercedes.com/t24175-a-tecnologia-eco-start-stop-segundo-a-daimler

Câmbio 7G, se precisar intervir, há conhecimento suficiente? 

Os sensores hall que integram o gerenciamento do motor e a eletrônica que controla o funcionamento do turbo? Estão aptos sob o ponto vista teórico e a prática de oficina?

Investirão com aquisição de Star Diagnózis e softrs atualizados do sistema Xentry? E o Wis?
Pergunto por que sem um Star não dá para fazer praticamente nada com a eletrônica embarcada, suposição e diagnóstico por sintomas não funcionam com os atuais veículos de segmento premium.

Enfim, com essa estrutura, mesmo com acompanhamento de engenheiro mecânico, apenas com elevador e ferramental, mas sem Star Diagnózis e acesso ao Wis, sem olvidar do treinamento dos familiares com a prática desse modelo Mercedes, creio que é possível realizar nessa estrutura caseira apenas a manutenção básica do tipo A que seria troca de óleos, filtros, troca de pastilhas de freios, fluídos dos sistemas de arrefecimento e freios e suspensão dependendo do ferramental que vocês tiverem ou forem adquirir. 

E o restante das manutenções triviais tipo B mais pesadas? Quando alcançar 40000KM vocês estarão aptos a efetuar a troca correta do óleo do câmbio 7G ou venderão o veículo antes?

A mão de obra "caseira" pode ser capacitada e etc, mas acho que só funciona com veículos mais antigos, no caso de semi-novo premium qualquer seja ele, se precisarem revender o veículo mantido nessas condições, acredito que haverá depreciação diante da comprovação do histórico de manutenção, guiça dificuldade na revenda. 

Eu tenho scanner Launch e ferramentas básicas para meu uso em algumas situações limitadas mais por residir longe de CCs e especializadas e me considero leigo, contudo utilizo regularmente Concessionária e oficinas independentes conforme o veículo e manutenção requerida, te diria que não compensa o investimento com ferramental, Star e preparação técnica para essa empreitada com uma W204, não diria o mesmo se se tratasse de manutenção de veículos MB talvez 96 abaixo, acima acho inviável.

Enfim, é uma proposta DIY diria ousada em se tratando de Mercedes semi-nova, há mais perguntas do que colocações, se é que entendi a proposta. 
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por Adriano Lima Ter 6 Jan 2015 - 1:01



Perfeito....excelente colocações prezado Antônio, realmente levando em consideração as suas ponderações fico realmente convencido a fazer as revizões somente na especializada, pelo manos até o fim da garantia. Um grande abraço a obrigado pela resposta.
Adriano Lima
Adriano Lima
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 05/01/2015
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por Convidado 9 Ter 6 Jan 2015 - 1:21



O nosso técnico Oldboy é engenheiro mecânico e atuou em montadoras pode opinar com mais propriedade, mas a verdade é que Classe C da geração 2000 acima requer mão-de-obra capacitada, treinada e investimento com equipamentos e softrs que só compensam no meu modo de ver para atividade profissional, Classe E, S e outras versões com airmatic e etc anos 90 acima mesma situação, enfim apenas opinião!
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por oldboy Ter 6 Jan 2015 - 2:50



Os MBs tem sim suas particularidades como qualquer outro veículo. O importante é dominar a teoria e ter habilidades manuais.

Se vocês estão acostumados a realizar tais serviços em outros carros não vejo problemas em realizar o mesmo neste MB.

Particularmente, meu MB só realizou uma única revisão em concessionária para manter a garantia. Obviamente comigo ao lado fiscalizando. De lá para cá compro as peças genuínas e guardo as notas fiscais. No meu carro encosto eu.
avatar
oldboy
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 679
Data de inscrição : 10/12/2008
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por Adriano Lima Qui 8 Jan 2015 - 0:18



Olá Prezado "OldBoy", você pensa bem parecido com o meu pai, pois só ele terá o cuidado de fazer uma manutenção cuidadosa e atenciosa. Levantei a questão porque a nossa família realmente tem o prazer de mexer em carros, e o medo é a quantidade de componentes eletrônicos que esses carros possuí etc...etc.... Vamos ver como ela se comporta, espero que a manutenção dela seja somente a usual. Um grande abraço!
Adriano Lima
Adriano Lima
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 05/01/2015
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Amazonas
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por evalaretto Qui 8 Jan 2015 - 22:45



Não sou mecânico, mas lido com mecânica de automóveis há mais de 30 anos. Tenho uma boa oficina em casa e faço a maioria dos serviços necessários nos outros antigos (Campers, Engesa, hilux) mas mesmo as MB mais antigas (a minha é 1993) são mais complicadas (cheias de truques e detalhes na sequência de montagem/desmontagem de qualquer sistema). 
Sinceramente não tenho e provavelmente não terei MB pós 2001 pois sei que o ferramental e a experiência necessária para mantê-las somente com manutenção caseira seria impraticável (não impossível, mas o tempo gasto com pesquisa extrapola o que considero aceitável para um hobby).
Particularmente se tivesse uma MB recente não faria nada que fosse além de uma troca de óleo ou discos e pastilhas de freio.
evalaretto
evalaretto
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 513
Data de inscrição : 28/05/2010
Interesses : Mecânica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Bahia
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por schutt Qui 15 Jan 2015 - 22:27



aqui também só faço a revisão de garantia, as demais sempre realizo em casa em todos os carros da família. Compro peças nos EUA e realizo as manutenções por aqui, tenho scanners e diversas ferramentas, só odeio mexer em suspensão, quando preciso pago para fazer. 

Aqui em Curitiba tenho vários amigos na Divesa, quando sobram dúvidas, eles sempre me ajudam...
schutt
schutt
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 99
Data de inscrição : 10/07/2014
Interesses : Conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa) Empty Re: Faça você mesmo X Concessionaria? (Se é ou não possível manter uma C180 CGI 2012 em casa)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos