Manutenções no W168 que requerem descer o agregado

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Mensagem por castelo Sex 16 Out 2015 - 0:01



Olá pessoal, sou novo aqui mas já percebi que tem muita gente que manja do carrinho.

Estou precisando de uma dica. Percebi quem nem sempre é tão caro quanto se imagina comprar peças e fluidos pro Classe A (antigo né Laughing ).

Vi também que o que é mais caro é a mão de obra. Ai que surge minha pergunta. Alguém saberia lista quais os procedimentos, pelo menos os mais comuns, que tem a obrigatoriedade de se descer o motor?

A informação facilitaria programar um serviço maior evitando ter q descer ele mais vezes o que encarece o serviço e muito.

Saudações a todos(as)!


Última edição por Antônio Elias em Sex 16 Out 2015 - 1:30, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título readequado para identificar o objetivo/foco pretendido pelo Confrade.)
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Mensagem por Convidado 9 Sex 16 Out 2015 - 1:29



Castelo, nos dê o prazer de sua apresentação em tópico à parte para que possamos recepcioná-lo, pelo que vi do avatar o Confrade possui uma A160 2003, correto? Mecânica ou automática?
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Mensagem por castelo Sex 16 Out 2015 - 6:41



Bom dia Antônio Elias. Primeiro obrigado pela preocupação em responder e em editar o título. Ficou bem melhor.

Sou bem novo aqui, muito a aprender sobre o carro e sobre o fórum. Tem algum lugar específico para a apresentação?

Quanto a Mercedinha é uma Mecânica. Isso já estou editando no perfil.

Muito obrigado mesmo.

Att,
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Mensagem por valderifs Dom 29 Nov 2015 - 1:35



Posso dar uma contribuída com a primeira característica. 
Para consertar a tampa de válvula do W168, que é tombada devido a pequena frente, e por causa disso ocasiona vazamento bem conhecido, é necessário tirar toda a parte de cima do motor. 
Não é necessário descer o motor, mas requer um maior trabalho para fazer o serviço.
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Mensagem por Convidado 9 Dom 29 Nov 2015 - 23:46



Várias intervenções no W168 foram projetadas para serem feitas no padrão de fábrica com o motor numa banca ou descendo o agregado, exemplo a troca do sensor de nível de óleo pela posição que o sensor ficou no projeto; o acesso ao alternador e ao motor de arranque são outros exemplo, é difícil a desmontagem de componentes para se chegar nessas partes sem descer o agregado.
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Mensagem por oldboy Seg 30 Nov 2015 - 0:04



valderifs

Quantos anos fazem que você possuí seu W168? Quantos km? Comprou zero? Com qual km? Quantos exemplares já teve?

Desculpe. O W168 tem problemas crônicos, como qualquer outro carro do mecado. Mas, vazamento em tampa de válvula conhecido? Pela inclinação do propulsor? Vamos nos ater a realidade, por favor.
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Mensagem por valderifs Seg 30 Nov 2015 - 0:51



Comprei ele com quase 117 mil quilômetros. Comprei de um antigo dono que fazia todas as revisões e não forçava o carro. Quando o adquiri levei a um mecânico que cuida de uma frota de uma fábrica aqui na Zona Leste de São Paulo e o próprio me atestou que tanto o motor quanto o câmbio estão em bom funcionamento. A única coisa que me incomodava era a vedação da tampa de válvula que, assim como em qualquer outro carro, ficava ressecada, originando o vazamento minúsculo de óleo, mas que pingava no cano do escapamento e ocasionava um cheiro de ferro queimado. A borracha de vedação própria para esse veículo comprei no Aricanduva, bairro conhecido pelas lojas de autopeças, por R$45,00. O que custou caro foi a mão de obra do mecânico que não sabia nada desse tipo de motor. E, como já explicado aqui, o propulsor do motor é um pouco inclinado devido à segurança do condutor em caso de batida, pois a frente é pequena. Mas nada que tornasse o Classe A diferente de um Astra que tem muito vazamento assim.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 30 Nov 2015 - 12:07



Que saiba vazamento em tampa de válvula não é comum em Classe A, sugiro confira a origem do problema.
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Mensagem por valderifs Seg 30 Nov 2015 - 13:03



O meu foi e já está resolvido. Era esse mesmo o problema. O problema é que nos locais onde se fixam os parafusos quebra-se com facilidade, e isso dá para ver perfeitamente em tampas de válvulas usadas sendo vendidas no Mercado Livre. Foi usada aquele silicone e uma borracha nova para verdade definitivamente a tampa do meu. E desde então não há mais esse tipo de problema.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 30 Nov 2015 - 13:15



Sim, o que estou querendo dizer e acredito que é a mesma intenção do técnico Oldboy que é muito mais experiente do que a maioria de nós com W168 (além de engenheiro mecânico ele teve Classe A desde zero), é que temos que diferenciar aquilo que pode se considerar como comum e separar os casos de problemas pontuais como parece ser o que ocorreu no Classe A que você adquiriu; a qualidade de peças usadas e/ou retiradas de motores de desmanche colocadas a venda em Mercado Livre seguramente não serve de referência para se afirmar que tampa de válvulas de Classe A é problemática ou algo do gênero, o motor silitec é um motor de construção arrojada e afinal uma tampa dessa não custa tão caro em Concessionária e pode perfeitamente ter sido quebrada na desmontagem em ferro-velhos ou em oficinas por mecânicos inexperientes, agora Astra já possuí e concordo que vazamento nele é crônico, no Classe A pelo que se publica temos conhecimento não há cronicidade e nem tampouco é comum danificar, quebrar e etc, aliás é até estranho anúncio de venda de uma tampa danificada, não acha?
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Mensagem por valderifs Seg 30 Nov 2015 - 15:32



Segundo o mecânico que resolveu o vazamento da tampa de válvula, essa mesma tampa, por ser inclinada, é muito próxima do escapamento, sendo sujeita ao calor excessivo do mesmo. Devido a isso, aquela borracha que veda fica bem ressecada, ocasionando o vazamento. Com a dificuldade de alguns mexanicos com a posição do motor da W168, eles acabam danificando os suportes de parafuso, aumentando mais o problema. O mecânico verificou isso e pediu para eu comprar, ou a borracha de vedação, ou a própria tampa nova. Como não consegui a tampa, pois ainda nem sabia onde procurar, ele disse que iria colocar a nova borracha com aquele silicone que veda a tampa em outros veículo. Solucionou o problema e desde então não tive mais esse incômodo. 
.
Antonio, veja essas tampa de válvula sendo vendida no Mercado Livre. Na última foto é mostrado um suporte do parafuso quebrado, devido ao problema acima citado. 
.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços!
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Mensagem por Convidado 9 Seg 30 Nov 2015 - 15:38



Justamente, esse anúncio no ML que você postou como exemplo percebe-se que o vendedor deixou muito claro que ele trabalha só com sucata de leilões, evidentemente quem desmontou essas tampas não conhece bem esse motor M166, ou às vezes nem é mecânico. A posição de trabalho é incômoda, mas este é um ítem que dá para trocar sem movimentar o motor. Shocked
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Mensagem por valderifs Ter 1 Dez 2015 - 0:13



Ah, então parece que foi isso mesmo que o antigo mexânico ao tentar trocar a borracha da tampa de válvula do meu W168 fez. Não sabia fazer o trampo e danificou o encaixe. Mas Graças a Deus que já está tudo resolvido.
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