Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Página 10 de 14 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Dom 17 Jul 2016 - 14:32



Em relação ao scanner, tem um vendedor do Rio de Janeiro que vende pelo o OLX um que serve no Classe A nacional. Os que servem nos Classe A estrangeiros não servem no nosso, pois foi modificado o padrão aqui no Brasil. Talvez esse do Ali não sirva para a gente.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Dom 17 Jul 2016 - 18:55



Valderifs, o negocio é ir tentando, uma coisa q notei na minha, é q a mangueira do rabo de porco, ela tem q estar bem encaixada, outra com o tempo ela cria folga e começa se dilatar, até aquela peça de plastico começa criar casa e gera folga, hj troquei a minha, tinha uma nova na reserva e ficou bem ajustada, tive q segura c/ alicate a mangueira da tbi para encaixar bem.

A respeito daquele MAF, foi quando comecei a pesquisar sobre a numeração da VDO do MAF da Classe A, peguei essa numeração no mercado livre, nos caras q trocam a laminas, encontrei as laminas no EBAY, foi ai q percebi q são 2 uma mede a vazão do ar e o outro a temperatura do ar, pesquisando mais encontrei esse ai.

Para desmontar o MAF é simples, tem q ir desencaixando na volta, tb usa uma chave tork, 8 ou 10, não lembro, se puder usar uma lupa, para verificar se estão ok as laminas, verifica como estão o encaixe dos conectores principais ali, afiação, até o da borboleta.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Dom 24 Jul 2016 - 19:37



O meu carro voltou a ratear fortemente hoje. Afundo o pé no acelerador o conta-giro nem se mexe, é preciso esperar para o carro seguir em frente. O curioso é que escuto como se fosse um rangido fino, metal com metal friccionando, na parte do motor. 
.
Será que é barulho dos pistões movimentando, mas com falta de, ar, centelha, ou combustível, provoca esses rangidos quando o carro não quer se movimentar, embora o acelerador esteja acionado? 
.
O meu pai escutou e falou que o carro está rateando, por isso que não sai do lugar e fica como se algo estivesse friccionando. Só depois de dois ou três segundos ele passa a se movimentar. 
.
Não é embreagem pois passou no scanner da GR-AutoService e o disco está 8, numa escala que vai do 7.5 ao 15, parece. E, mesmo assim, fiz o teste em sair com o freio de mão acionado. O carro se arrasta. 
.
O INCRÍVEL é que ontem estava como um relógio, num frio de 10 graus aqui em São Paulo. Hoje fez calor e o carro ficou assim. 
.
Contudo, já houve situações de não ratear quando calor e ratear fortemente quando frio. 
.
Analisei também a pressão atmosférica ontem, quando bom, e hoje, ruim. Estava tudo na casa dos 930 hPA, ou seja, não foi mistura rica ou pobre que o fez assim, embora seja o MAF que esteja meio louco, mas não que essas misturas fosse derivada de pressão atmosférica. Pois, com pressão alta, o carro tende a ficar com mistura mais rica. Com pressão baixa, mistura pobre. 
.
Minha bateria, como já falei, é a de 45 Ah e já antiga. Meu pai falou, tá certo que ele entende só de Fusca e caminhão Mercedes, repito, "caminhão", que depois que o alternador é ligado, a bateria não influencia o rendimento do carro. Ocorre que, como já li nessas páginas, como esse Classe A tem uma séria de eletrônica embarcada, inclusive nesse Semiautomático que tenho, pode ser que a bateria fraca esteja prejudicando o bom andamento do veículo.
.
Não tenho medo de passar no scanner e apontar MAF, e farei isso quando Agosto chegar, contudo, necessito de mais informações, pois já li em relatos que o carro continuava a ter esse mesmo problema que eu tenho e o Star não acusar nenhum errinho.
.
Aqui em Itaquera é ruim eu encontrar um mecânico com manômetro de combustível, e seria contraproducente eu atravessar a cidade inteira para ir aos profissionais gabaritados como o Jorge da Sinal Verde, ou o careiro Alexandre Zulu, da GreenKar, só para espetar um manômetro aqui do Cotó. Estou também cogitando comprar um desses no Mercado Livre. 
.
Estou aberto a opiniões mais profundas. Obrigado. 
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Leon 1.6 Dom 24 Jul 2016 - 20:43



Infelizmente não tenho opiniões mais profundas sobre isso, um problema de difícil detecção - por ser intermitente - e perigoso, pois pode se manifestar no momento o mais indesejável possível.

O Jorge é bem recomendado sobre manutenção de W168, já a Greenkar tem várias reclamações (é só procurar no Google). Sei que não é nada perto e nem fácil de chegar às fronteiras da Vila Brasilândia, saindo de Itaquera, mas há horas em que são precisos sacrifícios... a não ser que você tente alguma oficina mais próxima, quem sabe uma franqueada Bosch Car Service (o Jorge também o é).
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Dom 24 Jul 2016 - 21:16



Acho q a dica do Leon muito boa, tb não sei muito, parece o sensor de rotação, mas se os contatos do MAF tiverem mal encaixados pode acontecer.

Fui viajar esse ano, e a A acendeu as luzes bem no inicio, sem pensar foi nos contatos do MAF e empurrei ele, liguei pegou, fui e voltei sem problemas, esse dias apareceu isso de novo, reaperto os contatos e limpeza no MAF, e mesmo c/ a limpeza ele falhava, coloquei uma cinta de borracha nos contatos e reaperto, e ate agora ela não apagou mais nem a luzes acenderam, acho no meu caso é contato, pq quebrou os engates q segura os conectores, ele vai soltando com a trepidação.

Outra coisa, quando os calços estão ruim o motor pula muito, a dica é, manda alguém acelerar que ele pula na primeira, ai pode estar puxando os fios e fazendo contato ruim é o q eu acho, como pode ser outra coisa, pior q isso da uma dor de cabeça.

A noticia boa é q o sensor de rotação do Aliexpress passou sem taxa, quero ver se vai influencia na rotação, principalmente na queda q chega perto dos 500 giros, pq parece q o normal da lenta é de 900 giros.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Leon 1.6 Seg 25 Jul 2016 - 7:58



É preciso ter muito cuidado ao mexer em MAF... o que vou escrever pode ser óbvio para muitos, mas como há uma "audiência rotativa" é bom ser didático.

O "AF" do MAF significa "fluxo de ar": num motor de 4 tempos e 4 cilindros, ele admite o volume de um cilindro a cada rotação, logo num motor de 1,6 l numa rotação de marcha lenta de 900 rpm, são admitidos 360 l de ar por minuto ou 6 l por segundo! Imagine encher 17 latas de cerveja por segundo...

Algo que acontece com frequência é alguém, querendo economizar na limpeza do corpo de borboleta, comprar um limpa TBI, desconectar a mangueira do ar e aplicar o produto... mas o sensor MAF está ligado, sem o fluxo do ar para resfriá-lo: imagine ligar o chuveiro elétrico de sua casa sem água, o que acontece? A resistência queima... por que o MAF não queimaria também?

"Isso não é problema, se queimar o MAF boto um resistor e tudo bem": OK, faça um teste, ao tomar banho sempre dê duas voltas no registro, nem mais nem menos... até pode ser confortável em algum dia, mas vai chegar o dia em que vai sentir muito calor ou muito frio.

Desligar o MAF antes de qualquer intervenção: sim, é a medida adequada, mas gerará código(s) de avaria(s) memorizados pela central, excluíveis apenas por meio de scanner apropriado.

Então, o que é preciso ficar claro que o MAF é um dos sensores que fornecem informações vitais para o bom funcionamento do motor e é muito delicado, convém evitar qualquer ação que possa danificá-lo.
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Seg 25 Jul 2016 - 15:58



Leon, estou pensando nessa solução que você falou. Se for problema do MAF, irei sacá-lo da ECU, pois no caso da Classe A ele é soldado direto na placa eletrônica da central. Teve um usuário aqui que já havia sacado o MAF há um bom tempo e o carro estava ótimo. Vi de outros veículos que fizeram isso e o carro estava até melhor. Contudo, com a resistência ou sem o MAF, a central será obrigada a sempre trabalhar com um parâmetro. E se estiver em um só parâmetro, que no caso é travar no frio - única opção, não há essa hipotética situação do chuveiro, sobreaquecendo o sistema, pois a central sempre mandará aquela quantidade de gasolina, ar e centelha no motor.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Leon 1.6 Seg 25 Jul 2016 - 16:29



Caso o problema esteja nas lâminas do MAF, não é tão caro importá-las: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Seg 25 Jul 2016 - 21:56



Que excelente! Vou me informar disso. Obrigado Leon.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Ter 26 Jul 2016 - 0:14



Quando fiz a limpeza no MAF o motor estava frio, dizem aqui se elas tiverem quentes elas quebram, se as laminas estiverem inteiras, é limpar com descarbonizante, e aguarda uns 15 a 30, repassar, acho que deverá só des-soldar as laminas e não todo o MAF caso esteja quebrada, essas laminas tem lugar certo no Ebay ele mostram a do ar e a da temperatura, mas o que notei ao lado tem uma peça pode ser um fusível de segurança, ou um resistor, tem q verificar se está funcionando.

Tem um MAF usado no ML hj por 150,00 usado de São Paulo, Santo Andre, se vai abrir  e arrumar o MAF aconselho a pegar um reserva, as vezes de 2 consegue-se fazer um.

Hj desmontei o farol, lixa 1000, pasta Kolynos, Polibril e álcool isopropílico na parte cromada, polimento braçal, ficou novo, cuidar pra não quebrar as presilhas, caso quebrar tem q fazer de lata, tb veda bem.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Ter 26 Jul 2016 - 0:26



Conversando sobre o MAF na revenda da mercedes, a casos em q eles trocam as laminas mas o problema continua, soube q usam até as laminas da BMW e do Audi, e vem da China.

Na minha passei álcool em toda placa,  e o caldo amarelo caiu, tinha muita gordura de óleo, e isso acho q pode gerar falha, mau contato, pq tem aquele suspiro do motor, como tb se não tiver bem vedado pode entrar água ou o vapor da água e ai pode ocorrer corrosão.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Ter 26 Jul 2016 - 8:11



Paulo, parece que esse MAF anunciado no Mercado Livre é um serviço de reparo desse módulo, que consiste em colocar um resistor no lugar das lâminas. Mas convenhamos, isso aqui nós já fazemos por R$1.00. Vou dar uma verificada nos contatos mesmo, aqui é muita buraqueira e o carro é um verdadeiro pula-pula.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Ter 26 Jul 2016 - 12:13



Valderisfs, alguns serviço dessa troca das laminas eles oferencem as laminas nacionais, agora qual carro sabe se lá.

Mas ele mesmo montado da pra ver se esta quebrado, uma foto c/ flash tu vai conseguir ver só desmontando o conjunto sem abrir tudo, mas acho interessando passar um álcool isopropilico em toda placa, na foto do meu, existe 2 parafuso tork, acho q ele é encaixado dentro dos conectores, e foi q percebi no anuncio das laminas, o óleo do suspiro, aquela gordura pode passar corrente ali.

Para secar a placa eu liguei o arcondicionado no quente, pois aqui naquele dia estava muito frio e é na área da minha gráfica, até um secado de cabelo funciona

Pior aqui tb tem uma buraqueira que parece drive true de britadeira, o cara escolhe o buraco que quer passar, e cada vez q a prefeitura mexe no asfalto fica pior, parece q já estão pensando no futuro, isso vamos arrumar mais tarde, acho q é o pensamento deles pras ruas, é ai q vai a grana pras empreiteira.

Caso abra o MAF cuidado com as presilhas, força um lado depois o outro, não é difícil, mas tem chave tork, cuida a borracha q veda, se não me engano é a 9 ou 10 a chave tork, bom trabalho ai.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Qui 28 Jul 2016 - 7:45



Suspeito que seja o corpo de borboletas. Não que esteja sujo, mas com alguma engrenagem ou o próprio motorzinho avariado. 
.
Mas tenho uma pergunta de leigo, e não tenho vergonha de perguntar. 
.
Antes os carros tinha um cabo que ligava o acelerador ao TBI. Ao pisá-lo, esse cabo era tensionado, levando a resposta ao Corpo de Borboleta, que abria e admitia mais AR. Não sei como funcionava, mas também era injetado mais gasolina através do carburador. 
.
Pois bem, nos carros atuais, o sistema eletrônico do pedal avisa à Central, que, por sua vez, avisa ao TBI quando da sua abertura. 
.
Legal, mas vamos à situação de que seja o TBI com problema. Você aciona o pedal, a Central injeta mais combustível e emite um sinal para a abertura do Corpo de Borboleta. Esse, ao estar com problema, não deixa passar o ar, deixando a mistura rica, pois no cilindro haverá somente mais gasolina. 
.
E, com esse problema, seja sujeira ou problema técnico, o carro pode vir a falhar, engasgar ou ratear na saída. 
.
Minha pergunta é, por que em ponto-neutro você consegue acelerar o carro, aumentar a rotação, mas quando faz o veículo andar, ele falha? O sistema não fazia tudo bem quando o carro estava parado? E só ocorre o erro com ele em movimento? Obrigado.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por machadosl Qui 28 Jul 2016 - 7:54



Ocorre que quando o carro está em marcha ele exige mais ar do que quando está parado e ainda tem o fluxo do ar que aumenta, essa situação também acontecia com os carros carburados, só que no caso, o problema era nos venturis do carburador.
O conjunto fluxo de ar + gasolina na proporção correta é que faz o carro funcionar bem, mas se tiver sujeira no caminho seja causada por sujeira do filtro de ar como no corpo da borboleta é que vai causar esse tipo de problema.
Claro, que isso não exclui algum defeito em um dos sensores como o MAF, sensor de temperatura do motor, sensor de temperatura de óleo (que alguns carros tem), sensor de fluxo de gasolina (alguns carros tem), etc.
Sei que em carro com muita eletrônica embarcada é mais difícil de fazer um diagnóstico sem ter um scanner, mas tem muito mecânico que tem o scanner e não sabe interpretar o erro.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Qui 28 Jul 2016 - 8:28



Entendi, é como se parado a borboleta abrisse menos que em marcha, ao acelerar. Vou passar o scanner. Obrigado Sérgio mais uma vez.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Leon 1.6 Qui 28 Jul 2016 - 10:52



Já leu a nova postagem no tópico da Oficina Avanti?
Sou novo no forum, mas depois de ler sobre o Bosco não posso deixar de avalizar as recomendações, a uns 5 anos atrás tinha uma classe A semi automática que simplesmente morria, do nada parava de funcionar, tinha que esperar uns minutos e funcionava novamente. Mas ficava a incerteza de quando ia parar novamente... depois de passar por várias oficinas e muito tempo e dinheiro gasto, o Bosco resolveu apenas com uma limpeza profunda dos contatos do módulo. Simples, honesto e excelente custo x benefício.
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Qui 28 Jul 2016 - 12:28



Leon, essa é outra alternativa que farei. Principalmente quando no último domingo ocorreu algo curioso. Fiz um "raly" com o Cotó, passava nos quebra-molas, buracos e lombadas como se não houvesse amanhã. Ao parar o carro ele estava muito ruim, com a aceleração falhando, alternando rotações elevadas e muito baixas simultaneamente. Tirei os plugs, encaixei, sem saber essa de contato, e o carro ficou ótimo. Depois com o andar na semana seguinte, voltou a ficar ruim. Seria o caso mesmo de ser problema nos plugs?
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Qui 28 Jul 2016 - 23:23



Eu percebi isso na minha quando passava em um buraco, até mesmo em alguns quebras molas, o carro ficava diferente, e quando passei num tachão ai até a luz do óleo, EPS,  e etc acenderam, deu terror, tó sem óleo kkkkk, meti uns 500 ml de óleo e novamente um aperto nos contatos e o carro voltou a funcionar bem, e isso já comentei, depois frio o nível do óleo lá em cima.

Pergunto se tiver falha nos contatos, mal encaixados, vai aparecer no scanner ou não?

Examinando o MAF da diesel, não achei lamina, se bem q onde passa os ar é bem pequeno, é em forma de S, me parecia fios entrelaçados, e são 2, não chega a 1mm.

Eu sugiro examinar bem os fios dos contatos, se eles não estão descascado, rosando em alguma parte, quebrados, até os que vão ate a borboleta, e ate desmontar os engates q fazem contatos com o MAF, quem sabe, o sintoma é bem semelhante que passei, a vontade era de dar um chute kkkkk.

Quando troquei a embreagem o mecânico deixou os fios dos contatos do MAF pegando em uma parte do motor, alem de colar c/ silicone a presilha mangueira da TBI, parece que estão querendo fazer consorcio de oficina, é brincadeira, ai q começou as falhas, presilha nova, uma semana bem e volta o problema de novo, parece q o engate dos contato tem tendencia a sair fora, se desencaixar,  tem ali uma borracha siliconada para vedar os contatos.

Já vi gente correr da classe a porque alem de gastarem muito o problema ficava impertinente, e os trocas peças não acharam o problema, tb levaram a Classe A num orelhas secas, q não entendem nada de Classe A, levaram fumo, acabaram  comprando um popular e a classe a entrou no negocio, mas não tiveram mais problemas kkkkkk, pior q fica uma impressão ruim para quem tem classe A.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Sex 29 Jul 2016 - 9:11



O MAF do Classe A, talvez único do mundo, é o grande responsável. Meu pai é desconfiado em relação aos Classe A, e nem sabe desse negócio de MAF-MAP  mas sabe o que ele falou? Se fosse para comprar um, compraria um 2005 mecânico. Por que? Porque ele ouviu que esse carro não dá problema, e se der, já sabe mais ou menos onde é, se é vela, bobina, ou filtro. Já os de 1999-2002 o MAF dá erros característicos de bomba de gasolina ruim, bobina falhando, velas sujas, bicos entupidos, freios ABS enlouquecidos, filtro de ar empoeirado, TBI emperrado, Sonda Lambda travada, mistura rica, mistura pobre, filtro de combustível obstruído, etc. E o que faz-se, troca-se onde acha que é o problema é até onde o scaner acusa erro. Troca-se peças, algumas caras, o defeito continua, e dono frustrado. Esse é o problema dos Classes A, o MAF que custa 11 mil reais.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Sex 29 Jul 2016 - 13:59



É fato esse MAF é um B, quando foi comprar a 8 anos atras, uma revenda me aconselhou, se puder comprar uma 2005, pq a baixo de 2003 e uma encrenca, vai te em comodar, acabei comprando 1999, teve q ser a dedo, e não me em comodou muito, porque algumas peças eu mesmo troco, o sensor de rotação e a troca da embreagem, rolamentos das rodas dianteiras, q foram pros mecânicos, traseiro eu troquei, arrumei uma pressa e não paguei nada, disco eu mesmo troco, pastilhas, amortecedor, fiz um encolhedor de mola, e uma vez ela teve na Mercedes por causa da semi automática, comprei fora os pedais, e a concessionaria passou pra mecânica no scanner, eu mesmo fiz a troca das pecas, tava 8 mil a semi, é ruim.

Já verificou q não está quebrada as laminas, desmonta e limpa, deixa secar, é o que eu faria, existe umas lupas de relojoeiro q aumenta um monte, seria bom pra ver se está bem limpo as laminas, pq se elas esquentam, deve criar uma camada de sujeira forte, acho q o car 80 deve limpar bem, e 1 ou 2 de spray é pouco, mas tem q passar varias vezes, intervalos de 15 min, isso se for as laminas, se for outra coisa na placa ai complica, e ali tem reguladores de voltagem, já vi no youtube o cara trocando um chip com soprador e esquentou a placa numa churrasqueira elétrica, tipo esse que arruma os Xbox caseiros kkkkkk, mas os Xbox funcionam de novo kkkkkk.

Pior q isso corre os compradores, pessoal tem medo de qualquer classe, e muitos com grana, e algumas classe são muito boas, mas essas M de MAF prejudica as outras, eles deveriam ter feito a troca, ai culpam o povo que não quis comprar, sem grana, povo pobre, querem empurrar uma abacaxi gu ela baixo, povo não tao otário assim, pensaram que eram índios, talvez não tinham fechado a fabrica e hj estaria bem valorizada, hj uma 99 não pega 10 mil, com toda tecnologia embarcada, todo mundo ta ressabiado de Classe A, pessoal não quer M bomba.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Tiago pekly Sex 29 Jul 2016 - 14:26



Aqui em Brasília são chamadas de classe bomba. Uma 2004 pessoal não paga nem 10 mil. Infelizmente culpa dos donos que cagaram pra manutenção e vendem o veículo todo engatilhado sem avisar pro novo dono. Aí quando quebra vai só afundando.
Tiago pekly
Tiago pekly
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 57
Data de inscrição : 20/06/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por valderifs Sex 29 Jul 2016 - 14:44



Paulo, obrigado pelas dicas. Eu abri várias vezes o MAF e parece não ser as lâminas, estavam intactas, mas olhando superficialmente. 
.
A resistência estavam em 1600 Ohms, vi que era para estar em 500 Ohms. 
.
Pode ser que essas lâminas estejam íntegras, mas com circuito ruim. 
.
Hoje o carro morreu umas três vezes, só rateando, motor fazendo barulho e o carro nada de andar, se arrastava, um ódio! Acho que não é bomba de combustível, pois pega de primeira, mesmo deixando uma semana sem ligar. Pode ser ou MAF que não está mandando a borboleta abrir ou a própria, que não está abrindo o suficiente.
valderifs
valderifs
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 315
Data de inscrição : 08/11/2015
Interesses : Mecânica do Classe A 190
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Leon 1.6 Sex 29 Jul 2016 - 15:05



valderifs, dizem que "se conselho fosse bom não se dava, vendia" porém, mesmo assim, dando um pitaco: desencane, acabe com esse stress, leve seu cotó a um mecânico recomendado - e experiente - na manutenção desses carros; pode ser algo simples, rápido e "barato" mas, se for algo muito caro, ao menos você terá um diagnóstico como ponto de partida para avaliar o que fazer.

Com o carro voltando à boa forma, aí você pode pensar em ficar com ele ou trocar por outro, até mesmo pelo 2005 citado por seu pai.
Leon 1.6
Leon 1.6
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 614
Data de inscrição : 16/06/2010
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Paulo Pereira Sex 29 Jul 2016 - 17:23



Outro dia vi no youtube um cara que arrumar a borboleta, pode ser o motor interno, sei q tem medições pra ele, o cara testava fora, quem sabe é ela, da trabalho pra fazer, como diz o Rezende, mas depende, ou segue o conselho do Leon ai, e manda pro técnico.

Um problema muito serio, a falta de mecânicos com conhecimento, e isso é em qualquer carro c/ tecnologia, é no Chutometro, ai troca, não é a peça, kkkkkkk, eu faço, se errar é eu, não sou mecânico, mas já trabalhei na área técnica, conheço um pouquinho e sempre arrumei meus carros, só em ultimo caso que levo na oficina.

Mas acho q o Leon deu conselho certo, e de graça kkkkkkk, a gente ri, mas as vezes é a vontade de comprar 5 litros  e um isqueiro, baaa, tira do serio.

O estranho q horas ela funciona bem e outras não, chegou a tiras o MAF da Placa e verificar os contatos, os outros contatos limpou, da bobina, o sensor de rotação, da borboleta, de frente pro carro a esquerda tem ali um sensor, parece um filtrinho, ta ligado ao sistema de injeção, aqui na Mercedes, o vendedor disse que nunca vendeu aquela peça, será q ela não suja tb, se ela entupir e ai, e na Central, olhou os contatos, e limpou.

Eu não conheço as falhas dos bicos injetores, mas no scanner poderá aparecer, ai é o caso do conselho gratuito do Leon, levar o cotó no hospital e fazer chekcap, de repende é alguma coisa não conhecemos e o médico de repente sabe, mas é 2 tipos diagnostico de preços, alto ou baixo, vai ter q tomar um xoque na mão ai, pior.

Tiago aqui no Sul as 2005 estão na faixa de 12 a 15, é claro q tem por mais 22, ai é aquela q o cara não ta muito afim de vender e não vai, e tem as 99 por 8 e 10, mas a fama de problemas quase nínguem quer, chamadas de 2 alegrias, uma na compra e outra venda, kkkkkk, é as M bombas, Classe Bomba, M Kamikase, kkkkkk, mas já pensei numa 2005.

Não testei o sensor de rotação do Aliexpress ainda mas vou colocar e passar o parecer dos 14 dolares sem taxa, se funcionar vou começar comercializar no ML kkkkkkkk.
Paulo Pereira
Paulo Pereira
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 81
Data de inscrição : 01/02/2009
Interesses : Classe A
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais - Página 10 Empty Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 14 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos