Luz de injeção acesa ! (W176)

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Mensagem por Luciano Correa Marques Sáb 14 Abr 2018 - 17:24



Boa tarde amigos do fórum ! 

   Antes de iniciar o tópico verifiquei aqui varios tópicos com o mesmo problema que é a luz de injeção acesa.

   Vou levar o veiculo na semana em um mecânico particular, pois meu carro é 2014 e não possui garantia ja algum tempo, de pronto posso afirmar que o penúltimo tanque eu completei em outro posto que não abasteço que é um Shell que fica dentro de um hipermercados Extra que tem por habito comercializar combustíveis mais barato, completei o tanque uns 35 litros com gasolina aditivada, depois de rodar alguns km eu completei (+/-15 litros) no posto de costume. Agora que atingiu meio tanque de consumo, veio na tela a luz de injeção.

   Como falei na semana vou levar para diagnóstico e assim que resolver (espero que não seja algo com preço tão elevado) posto aqui para contribuir com os usuários.

   Abraço a todos


Última edição por Antônio Elias em Qua 20 Nov 2019 - 20:34, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : título (retirada a expressão "famosa"))
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 14 Abr 2018 - 17:46



Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?
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Mensagem por Rafa200 Sáb 14 Abr 2018 - 21:29



A minha acendeu duas vezes, a primera apos eu pisar fundo, notei uma demora na resposta tipo um buraco na aceleraçao, ai depois andei alguns dias sem pisar, bem de leve, se apagou. A segunda vez mesma coisa, agora esta apagada. To desconfiado de bico sujo, injeçao direta tem muito problema de bico sujo. Sera aqueles aditivos de limpeza funcionam?
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Mensagem por Luciano Correa Marques Dom 15 Abr 2018 - 12:57



Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

Obrigado Antonio, pelas informações, com relação a falha ainda não houve nem senti falha ou engasgo nem em baixa, nem em alta rotação.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 16 Abr 2018 - 16:30



Luciano Correa Marques escreveu:
Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

Obrigado Antonio, pelas informações, com relação a falha ainda não houve nem senti falha ou engasgo nem em baixa, nem em alta rotação.
Por nada Luciano!

A questão é seguinte: alguns avisos que tem origem por exemplo no sistema de retorno de combustível e principalmente falhas no sistema de partida a frio (relacionados a bomba secundária, solenóides e etc que fazem a atuação e o corte da bomba) podem estar presentes e atuais (alguns códigos aceitam reset sem reparo e outros não) sem interferir no funcionamento do motor enquanto não não houver danos em catalizadores, nestes casos funcionamento normal só scanner para identificar corretamente a origem, poste os códigos que aparecerem na varredura que facilita para auxiliá-lo quais são os caminhos para solução.
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Mensagem por Luciano Correa Marques Seg 16 Abr 2018 - 16:38



Antônio Elias escreveu:
Luciano Correa Marques escreveu:
Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

Obrigado Antonio, pelas informações, com relação a falha ainda não houve nem senti falha ou engasgo nem em baixa, nem em alta rotação.
Por nada Luciano!

A questão é seguinte: alguns avisos que tem origem por exemplo no sistema de retorno de combustível e principalmente falhas no sistema de partida a frio (relacionados a bomba secundária, solenóides e etc que fazem a atuação e o corte da bomba) podem estar presentes e atuais (alguns códigos aceitam reset sem reparo e outros não) sem interferir no funcionamento do motor enquanto não não houver danos em catalizadores, nestes casos funcionamento normal só scanner para identificar corretamente a origem, poste os códigos que aparecerem na varredura que facilitar para auxiliá-lo quais são os caminhos para solução.

Boa Antonio, acabei de retornar do mecânico, na varredura apareceu 2 erros: válvula termostatica e válvula de óleo, como ele estava sem espaço de manobra devido a alta demanda de carros na oficina, pediu para eu retornar na quarta e deixar o carro para verificar os problemas listados no diagnóstico.

Agradeço as informações me compartilhou.

Obrigado.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 16 Abr 2018 - 16:46



Rafa200 escreveu:A minha acendeu duas vezes, a primera apos eu pisar fundo, notei uma demora na resposta tipo um buraco na aceleraçao, ai depois andei alguns dias sem pisar, bem de leve, se apagou. A segunda vez mesma coisa, agora esta apagada. To desconfiado de bico sujo, injeçao direta tem muito problema de bico sujo. Sera aqueles aditivos de limpeza funcionam?

Com relação a limpeza do sistema de injeção, o aditivo orgânico Tunap microflex 939 utilizado nas Concessionárias funciona muito bem.

Quanto aos sintomas observados ao acender a luz de injeção, é possível mas aparentemente o problema não está nos bicos piezoelétricos já que o alerta apagou sozinho por 2 vezes sem intervenção de reparo, troca de combustível, filtros e etc. 

Geralmente a origem de lags nestes motores CGI está em sensores que fazem o gerenciamento do turbo que usa uma bomba interna e uma outra bomba externa monitorada por sensores de pressão e etc, qualquer falha acende o alerta e modifica o comportamento da máquina, há uma válvula no coletor que quando está danificada também causa esse problema.

Enfim buracos de aceleração tem que avaliar com bastante cautela e segurança com apoio de preferência de Star para evitar troca de peças desnecessárias, é possível medir pressão na linha de combustível para complementar o disgnóstico do scanner e outras ações para checar os bicos, começaria investigando essas partes.
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Mensagem por Luciano Correa Marques Seg 16 Abr 2018 - 17:04



Luciano Correa Marques escreveu:
Antônio Elias escreveu:
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Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

Obrigado Antonio, pelas informações, com relação a falha ainda não houve nem senti falha ou engasgo nem em baixa, nem em alta rotação.
Por nada Luciano!

A questão é seguinte: alguns avisos que tem origem por exemplo no sistema de retorno de combustível e principalmente falhas no sistema de partida a frio (relacionados a bomba secundária, solenóides e etc que fazem a atuação e o corte da bomba) podem estar presentes e atuais (alguns códigos aceitam reset sem reparo e outros não) sem interferir no funcionamento do motor enquanto não não houver danos em catalizadores, nestes casos funcionamento normal só scanner para identificar corretamente a origem, poste os códigos que aparecerem na varredura que facilitar para auxiliá-lo quais são os caminhos para solução.

Boa Antonio, acabei de retornar do mecânico, na varredura apareceu 2 erros: válvula termostatica e válvula de óleo, como ele estava sem espaço de manobra devido a alta demanda de carros na oficina, pediu para eu retornar na quarta e deixar o carro para verificar os problemas listados no diagnóstico.

Agradeço as informações me compartilhou.

Obrigado.

Antônio, você sabe se é comum problema nessas duas válvulas que citei? sabe o custo delas? 

Abraço
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Mensagem por Convidado 9 Seg 16 Abr 2018 - 17:20



Luciano Correa Marques escreveu:
Antônio Elias escreveu:
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Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

Obrigado Antonio, pelas informações, com relação a falha ainda não houve nem senti falha ou engasgo nem em baixa, nem em alta rotação.
Por nada Luciano!

A questão é seguinte: alguns avisos que tem origem por exemplo no sistema de retorno de combustível e principalmente falhas no sistema de partida a frio (relacionados a bomba secundária, solenóides e etc que fazem a atuação e o corte da bomba) podem estar presentes e atuais (alguns códigos aceitam reset sem reparo e outros não) sem interferir no funcionamento do motor enquanto não não houver danos em catalizadores, nestes casos funcionamento normal só scanner para identificar corretamente a origem, poste os códigos que aparecerem na varredura que facilitar para auxiliá-lo quais são os caminhos para solução.

Boa Antonio, acabei de retornar do mecânico, na varredura apareceu 2 erros: válvula termostatica e válvula de óleo, como ele estava sem espaço de manobra devido a alta demanda de carros na oficina, pediu para eu retornar na quarta e deixar o carro para verificar os problemas listados no diagnóstico.

Agradeço as informações me compartilhou.

Obrigado.

Por nada!

Válvula termostática, houve superaquecimento? 

Penso que se o motor não está atingindo a temperatura de serviço de forma adequada a termostática pode estar travada aberta e não geraria aviso mas se pifou fecha a passagem do fluído de arrefecimento e a elevação de temperatura gera aviso para o painel, corte do motor e etc, compreensível, agora válvula de óleo fiquei na dúvida a relação com o aviso. Qual oficina e scanner que foi feita essa varredura? O mecânico falou os códigos? Muito cuidado se a varredura foi feita com scanner genérico de oficina multimarcas, alguns ou não fazem a leitura completa das centrais ou costumam gerar códigos aplicáveis para outras montadoras com significados diferentes para MB confundindo diagnóstico. Fora Star poucos são confiáveis para essas varreduras; Shocked
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Mensagem por Luciano Correa Marques Seg 16 Abr 2018 - 17:30



Antônio Elias escreveu:
Luciano Correa Marques escreveu:
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Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

Obrigado Antonio, pelas informações, com relação a falha ainda não houve nem senti falha ou engasgo nem em baixa, nem em alta rotação.
Por nada Luciano!

A questão é seguinte: alguns avisos que tem origem por exemplo no sistema de retorno de combustível e principalmente falhas no sistema de partida a frio (relacionados a bomba secundária, solenóides e etc que fazem a atuação e o corte da bomba) podem estar presentes e atuais (alguns códigos aceitam reset sem reparo e outros não) sem interferir no funcionamento do motor enquanto não não houver danos em catalizadores, nestes casos funcionamento normal só scanner para identificar corretamente a origem, poste os códigos que aparecerem na varredura que facilitar para auxiliá-lo quais são os caminhos para solução.

Boa Antonio, acabei de retornar do mecânico, na varredura apareceu 2 erros: válvula termostatica e válvula de óleo, como ele estava sem espaço de manobra devido a alta demanda de carros na oficina, pediu para eu retornar na quarta e deixar o carro para verificar os problemas listados no diagnóstico.

Agradeço as informações me compartilhou.

Obrigado.

Por nada!

Válvula termostática, houve superaquecimento? 

Penso que se o motor não está atingindo a temperatura de serviço de forma adequada a termostática pode estar travada aberta e não geraria aviso mas se pifou fecha a passagem do fluído de arrefecimento e a elevação de temperatura gera aviso para o painel, corte do motor e etc, compreensível, agora válvula de óleo fiquei na dúvida a relação com o aviso. Qual oficina e scanner que foi feita essa varredura? O mecânico falou os códigos? Muito cuidado se a varredura foi feita com scanner genérico de oficina multimarcas, alguns ou não fazem a leitura completa das centrais ou costumam gerar códigos aplicáveis para outras montadoras com significados diferentes para MB confundindo diagnóstico. Fora Star poucos são confiáveis para essas varreduras; Shocked

Antonio, obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos, a mecânica fica no bairro do Tatuape em SP, ele usou o scanner, mas sinceramente não sei se é esse tal de Star, com relação ao aquecimento não houve, temperatura esta ok, rendimento do carro e economia esta ok também, ele disse que apagou o aviso de injeção do painel, mas que a luz voltará a acender uma vez que não foi feito ainda a checagem dos dois defeitos, vc recomenda que eu vá em outro local? 

Obrigado mais uma vez.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 16 Abr 2018 - 17:51



Sinceramente, aconselho levar numa oficina especializada Mercedes-Benz, não estou confiando nas informações deste relatório.

Aí em SP tem o João Bosco da Avanti que é muito bom, a Class-Service especializada MB excelente dentre outros, veja neste tópico atualizado diuturnamente a partir de informações de Confrades, só listamos oficinas com corpo técnico que tenha treinamento em Concessionária MB ou fábrica MBB e tenha o Star Diagnózis com programa Xentry atualizado que é a ferramenta de diagnóstico do fabricante, alguns scanners são confiáveis como o Icarsoft MBII por exemplo mas não realiza todas as funções de programção de software e hardware que dispõem um Star, veja na lista, está em qual região de SP?
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Mensagem por Luciano Correa Marques Seg 16 Abr 2018 - 18:43



Antônio Elias escreveu:Sinceramente, aconselho levar numa oficina especializada Mercedes-Benz, não estou confiando nas informações deste relatório.

Aí em SP tem o João Bosco da Avanti que é muito bom, a Class-Service especializada MB excelente dentre outros, veja neste tópico atualizado diuturnamente a partir de informações de Confrades, só listamos oficinas com corpo técnico que tenha treinamento em Concessionária MB ou fábrica MBB e tenha o Star Diagnózis com programa Xentry atualizado que é a ferramenta de diagnóstico do fabricante, alguns scanners são confiáveis como o Icarsoft MBII por exemplo mas não realiza todas as funções de programção de software e hardware que dispõem um Star, veja na lista, está em qual região de SP?
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Excelente hein Antônio Elias, muito obrigado mesmo, estou ao lado do Tatuape e vi que tem uma especializada na Mooca, acho que é a Greenkar, só uma opinião... o mecânico que eu fui apagou a luz da injeção (fez isso sem eu pedir) voltei da oficina e ela não acendeu ainda, durante a semana eu não uso a Mercedes, pois utilizo o carro corporativo, vc acha interessante eu esperar a luz voltar acender para levar? 

  Grande abraço e muito obrigado pela atenção e ajuda !
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Mensagem por Convidado 9 Seg 16 Abr 2018 - 19:00



Não, te aconselho levar antes, mais prudente para identificar o real problema antes que possa refletir noutras partes, a transmissão por exemplo dependendo da avaria pode entrar no "safety mode".
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Mensagem por Luciano Correa Marques Seg 16 Abr 2018 - 19:39



Antônio Elias escreveu:Não, te aconselho levar antes, mais prudente para identificar o real problema antes que possa refletir noutras partes, a transmissão por exemplo dependendo da avaria pode entrar no "safety mode".

  Entendi, mas essa luz da injeção pode afetar a transmissão também? e outra coisa se o erro foi apagado é possível diagnosticar algo com o erro apagado? 

  Obrigado
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Mensagem por Convidado 9 Ter 17 Abr 2018 - 14:36



Diretamente num primeiro momento não, tanto que pelos seus relatos aparentemente não aconteceu, na prática um problema pode começar no sistema de injeção propriamente dito e ao agravar pode refletir noutras centrais que trabalham em conjunto e levar a outro; em algumas situações pode acontecer sim da caixa entrar no modo de emergência para proteger o trem de força, cito por exemplo casos de problemas no gerenciamento da bomba de alta pressão ou com a própria que possa comprometer a máquina, se houver quebra válvula coletor e etc, cada caso um caso, diagnóstico com scanner confiável é sempre fundamental ao meu ver para direcionar reparos em sistemas de injeção de motores eletrônicos.
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Mensagem por Luciano Correa Marques Ter 17 Abr 2018 - 14:51



Antônio Elias escreveu:Diretamente num primeiro momento não, tanto que pelos seus relatos aparentemente não aconteceu, na prática um problema pode começar no sistema de injeção propriamente dito e ao agravar pode refletir noutras centrais que trabalham em conjunto e levar a outro; em algumas situações pode acontecer sim da caixa entrar no modo de emergência para proteger o trem de força, cito por exemplo casos de problemas no gerenciamento da bomba de alta pressão ou com a própria que possa comprometer a máquina, se houver quebra válvula coletor e etc, cada caso um caso, diagnóstico com scanner confiável é sempre fundamental ao meu ver para direcionar reparos em sistemas de injeção de motores eletrônicos.

  Muito obrigado Antonio Elias, não tinha a menor noção do perigo rs bom saber, vou procurar uma dessas oficinas que passou na lista para fazer uma varredura, afinal a preventiva fica mais barato do que corretiva rs 

Muito bom seu conhecimento sobre as mecas 

Abraço
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Mensagem por Luciano Correa Marques Ter 17 Abr 2018 - 16:25



Antônio Elias escreveu:Diretamente num primeiro momento não, tanto que pelos seus relatos aparentemente não aconteceu, na prática um problema pode começar no sistema de injeção propriamente dito e ao agravar pode refletir noutras centrais que trabalham em conjunto e levar a outro; em algumas situações pode acontecer sim da caixa entrar no modo de emergência para proteger o trem de força, cito por exemplo casos de problemas no gerenciamento da bomba de alta pressão ou com a própria que possa comprometer a máquina, se houver quebra válvula coletor e etc, cada caso um caso, diagnóstico com scanner confiável é sempre fundamental ao meu ver para direcionar reparos em sistemas de injeção de motores eletrônicos.

Antonio, acabei de ir e voltar do mercado, rodei pouco mais de 5km e a luz da injeção continua apagada.
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Mensagem por Luciano Correa Marques Sáb 21 Abr 2018 - 10:19



Antônio Elias escreveu:Luz de alerta de avaria de injeção pode ter várias origens, a qualidade do combustível geralmente é a primeiro suspeita, se já rodou meio tanque creio não seja o motivo; avarias em válvula ou solenóide do sistema EGR também acende esse aviso, outra possibilidade está no sistema de retorno de combustível quando válvula trava ou encharca filtro após tanque, a bomba secundária de ar de injeção é outra que quando apresenta defeito nela ou no relé ou solenóides de acionamento também emite alerta, tem que passar scanner para ter certeza de qual módulo está emitindo o aviso.

Notou alguma falha de funcionamento antes de acender o aviso?

  Antônio Elias, hj completou 5 dias desde que o mecânico apagou/reset da luz de injeção (sem meu consentimento) e ainda não voltou acender, será que era um pico ou inconsistência de energia que acendeu? Ou estou falando besteira?

  Abraço
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 21 Abr 2018 - 13:39



Luciano, nem tanto, picos de corrente interferem sim no funcionamento de módulos principalmente os de injeção se o alternador estiver carregando em excesso ou houver baixa tensão abaixo de 8V suficiente para desarmar outros sistemas, interferir abertura de TBI e etc, a faixa de amperagem normal em Mbs modernas com pacotes eletrônicos recheados fica entre 13,60 e máximo 14,50 V e ocorrendo uma ou outra situação o regulador eletrônico de voltagem da maioria dos sistemas MBs lança aviso no painel de instrumentos (existem carros que o regulador de tensão funciona de outra forma e não tem essa função), nas MBs mais antigas existe overload relay que protege de sobrecarga e picos de tensão, penso que antes de mais nada é preciso saber realmente quais os códigos de anomalias que o mecânico resetou para você ficar tranquilo e acompanhar, ideal é imprimir relatório ou então anotar antes para monitorar depois, se tiver ocorrido falha momentânea em algum solenóide por exemplo aí neste caso o reset resolve enquanto o defeito não se manifesta adiante, exemplo válvula de purga cânister é danada para fazer isso quando se enche o tanque combustível em excesso, costumar travar ou falhar mesmo e acende a luz de injeção que nada mais que é um aviso para checar um defeito, já ocorreu comigo de resetar e a válvula voltou funcionar na Amg e está normal há 3 anos sem problemas, enfim são inúmeras situações possíveis e cada caso um caminho diferente para resolver; no seu caso que você não sabe a origem do aviso eu não vejo outra alternativa senão ficar atento ao funcionamento geral do motor e monitorar, não dá para ter certeza sem examinar o motor, relatório e etc se poderá acender de novo pelo mesmo motivo; se o aviso voltar, fazer de novo a varredura, anota as anomalias indicadas pelo scanner como atuais e também as que aceitaram reset, muitos mecânicos só dão importância às presentes/atuais e esquecem que geralmente as refletidas ajudam identificar a origem onde começou o problema, o mesmo que dizer que se uma bomba de ar queimou não adiante trocá-la sem identificar o que causou a queima, quando testes são inconclusivos é mais ou menos assim que faço e maioria reparadores que conheço também. 

Parte elétrica é fácil você mesmo tirar a dúvida, arranja um voltímetro ou amperímetro e com as pontas de testes confira quantos Volts chega na bateria, se notar valor estranho da faixa que comentei acima meça quanto sai do alternador para comparar se há perda de carga no caminho entre a alternador e bateria, enfim, há uma série de procedimentos que você mesmo pode conferir, uma bateria "cansada" começando não segurar carga adequadamente interfere em tudo na eletrônica. 

Quanto ao mecânico acho o seguinte, o erro dele já que você pagou pelo serviço do diagnóstico foi realmente resetar as suas centrais sem imprimir um relatório ou te informar o que ocorreu, passar códigos e etc, hoje em dia não tem mais essa de "segredo a 7 chaves", se ele por acaso omitiu isso propositadamente para forçar retorno à oficina sinceramente te aconselho procurar outro mais transparente e confiável, como disse luz de injeção sem reflexos perceptíveis no funcionamento do motor e transmissão eletrônica às vezes é mais difícil mesmo detectar a causa sem uma análise mais profunda e com tempo, mas quando o mecânico não sabe resolver ou não tem tempo para trabalhar no carro, fazer testes como o de pressão na linha de combustível e etc aí você corre risco de perder o seu tempo e grana com a oficina.
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Mensagem por Luciano Correa Marques Sáb 21 Abr 2018 - 14:38



Antônio Elias escreveu:Luciano, nem tanto, picos de corrente interferem sim no funcionamento de módulos principalmente os de injeção se o alternador estiver carregando em excesso ou houver baixa tensão abaixo de 8V suficiente para desarmar outros sistemas, interferir abertura de TBI e etc, a faixa de amperagem normal em Mbs modernas com pacotes eletrônicos recheados fica entre 13,60 e máximo 14,50 V e ocorrendo uma ou outra situação o regulador eletrônico de voltagem da maioria dos sistemas MBs lança aviso no painel de instrumentos (existem carros que o regulador de tensão funciona de outra forma e não tem essa função), nas MBs mais antigas existe overload relay que protege de sobrecarga e picos de tensão, penso que antes de mais nada é preciso saber realmente quais os códigos de anomalias que o mecânico resetou para você ficar tranquilo e acompanhar, ideal é imprimir relatório ou então anotar antes para monitorar depois, se tiver ocorrido falha momentânea em algum solenóide por exemplo aí neste caso o reset resolve enquanto o defeito não se manifesta adiante, exemplo válvula de purga cânister é danada para fazer isso quando se enche o tanque combustível em excesso, costumar travar ou falhar mesmo e acende a luz de injeção que nada mais que é um aviso para checar um defeito, já ocorreu comigo de resetar e a válvula voltou funcionar na Amg e está normal há 3 anos sem problemas, enfim são inúmeras situações possíveis e cada caso um caminho diferente para resolver; no seu caso que você não sabe a origem do aviso eu não vejo outra alternativa senão ficar atento ao funcionamento geral do motor e monitorar, não dá para ter certeza sem examinar o motor, relatório e etc se poderá acender de novo pelo mesmo motivo; se o aviso voltar, fazer de novo a varredura, anota as anomalias indicadas pelo scanner como atuais e também as que aceitaram reset, muitos mecânicos só dão importância às presentes/atuais e esquecem que geralmente as refletidas ajudam identificar a origem onde começou o problema, o mesmo que dizer que se uma bomba de ar queimou não adiante trocá-la sem identificar o que causou a queima, quando testes são inconclusivos é mais ou menos assim que faço e maioria reparadores que conheço também. 

Parte elétrica é fácil você mesmo tirar a dúvida, arranja um voltímetro ou amperímetro e com as pontas de testes confira quantos Volts chega na bateria, se notar valor estranho da faixa que comentei acima meça quanto sai do alternador para comparar se há perda de carga no caminho entre a alternador e bateria, enfim, há uma série de procedimentos que você mesmo pode conferir, uma bateria "cansada" começando não segurar carga adequadamente interfere em tudo na eletrônica. 

Quanto ao mecânico acho o seguinte, o erro dele já que você pagou pelo serviço do diagnóstico foi realmente resetar as suas centrais sem imprimir um relatório ou te informar o que ocorreu, passar códigos e etc, hoje em dia não tem mais essa de "segredo a 7 chaves", se ele por acaso omitiu isso propositadamente para forçar retorno à oficina sinceramente te aconselho procurar outro mais transparente e confiável, como disse luz de injeção sem reflexos perceptíveis no funcionamento do motor e transmissão eletrônica às vezes é mais difícil mesmo detectar a causa sem uma análise mais profunda e com tempo, mas quando o mecânico não sabe resolver ou não tem tempo para trabalhar no carro, fazer testes como o de pressão na linha de combustível e etc aí você corre risco de perder o seu tempo e grana com a oficina.

   Excelente Antônio Elias, mais detalhado e explicado que isso impossível ! 

   Pode ser que seja a bateria cansada, essa bateria é original e o carro 2014, tive problema ano passado com o alternador onde troquei a polia e rodei bons kms com o alternador com problema e aviso no tela com o símbolo de bateria pedindo para reparar o problema, estava em Buzios e moro em SP.

   Pode também ser outras possibilidades como citou detalhadamente acima, de certo mesmo é aguardar se o aviso acender novamente, irei procurar outro profissional. 

   Obrigado mais uma vez.

   Abraço
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 21 Abr 2018 - 16:29



Por nada Luciano. O consumo elétrico de W176 não é elevado, linha em repouso não chega a 0,20 mAh/hora, baixa tensão não combina com eletrônica, quando aconteceram os problemas com o alternador chegou mandar dar carga lenta na bateria de um dia para o outro?
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Mensagem por Luciano Correa Marques Sáb 21 Abr 2018 - 17:07



Antônio Elias escreveu:Por nada Luciano. O consumo elétrico de W176 não é elevado, linha em repouso não chega a 0,20 mAh/hora, baixa tensão não combina com eletrônica, quando aconteceram os problemas com o alternador chegou mandar dar carga lenta na bateria de um dia para o outro?

  Não, apenas mandei o carro via guincho até a mecânica que fez o reparo/troca de polia, reparo esse que demorou 15 dias por não ter a peça. 

  Bateria não foi feito nada.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 23 Abr 2018 - 12:35



Luciano, se me permite, uma dica que lhe passaria é a seguinte, alternadores mantém carga mas segundo vários técnicos dessa área eles sozinhos não conseguem recuperar totalmente a sulfatação e etc de baterias que sofreram descargas profundas ou rodaram muito tempo com baixa tensão, sabemos que qualquer bateria quando alcança níveis muito abaixo de 10,5 V desarma módulos como o tração e ESP e interfere no gerenciamento eletrônico de motores, a maioria desses técnicos recomendam retirar a bateria do carro e dar um boa carga lenta de um dia para outro ou então fazer esse mesmo procedimento com um carregador eletrônico inteligente com função de flutuação e proteção contra picos de energia, tenho um, estes conseguem fazer a recarga no lugar sem desconectar a bateria e não interferem na eletrônica, um mecânico da Bamaq me disse que na fábrica usam um desse da Bosch, então faço o seguinte, de 6 em 6 meses em média faço uma carga lenta nas minhas MB e com isso todas as baterias tem durado acima de 5 anos, a Moura de 110Ah da minha Amg vai completar 6 anos de uso, a Bosch de 70 Ah do W168 completou 5 anos de uso mês passado, ambas até agora sem sinais de "cansaço" e cada vez que recarrego-as levo num lojista que tem equipamento de teste para checar de estão segurando carga, imperceptível e não detectável em testes com voltímetros comuns, ao meu ver este é um dos melhores caminhos para lidar com baterias, na prática nestes casos se não fizer esses procedimentos a bateria começa perder a capacidade plena de acumular carga, alguns casos com até 3 descargas profundas continuadas ou baixa tensão constante não tem recuperação, principalmente as lacradas que não tem como substituir placas internas fora de laboratórios de fabricantes, injeção principalmente direta precisa de sistema elétrico sempre em equilíbrio para funcionar bem.
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Mensagem por Luciano Correa Marques Seg 23 Abr 2018 - 12:43



Antônio Elias escreveu:Luciano, se me permite, uma dica que lhe passaria é a seguinte, alternadores mantém carga mas segundo vários técnicos dessa área eles sozinhos não conseguem recuperar totalmente a sulfatação e etc de baterias que sofreram descargas profundas ou rodaram muito tempo com baixa tensão, sabemos que qualquer bateria quando alcança níveis muito abaixo de 10,5 V desarma módulos como o tração e ESP e interfere no gerenciamento eletrônico de motores, a maioria desses técnicos recomendam retirar a bateria do carro e dar um boa carga lenta de um dia para outro ou então fazer esse mesmo procedimento com um carregador eletrônico inteligente com função de flutuação e proteção contra picos de energia, tenho um, estes conseguem fazer a recarga no lugar sem desconectar a bateria e não interferem na eletrônica, um mecânico da Bamaq me disse que na fábrica usam um desse da Bosch, então faço o seguinte, de 6 em 6 meses em média faço uma carga lenta nas minhas MB e com isso todas as baterias tem durado acima de 5 anos, a Moura de 110Ah da minha Amg vai completar 6 anos de uso, a Bosch de 70 Ah do W168 completou 5 anos de uso mês passado, ambas até agora sem sinais de "cansaço" e cada vez que recarrego-as levo num lojista que tem equipamento de teste para checar de estão segurando carga, imperceptível e não detectável em testes com voltímetros comuns, ao meu ver este é um dos melhores caminhos para lidar com baterias, na prática nestes casos se não fizer esses procedimentos a bateria começa perder a capacidade plena de acumular carga, alguns casos com até 3 descargas profundas continuadas ou baixa tensão constante não tem recuperação, principalmente as lacradas que não tem como substituir placas internas fora de laboratórios de fabricantes, injeção principalmente direta precisa de sistema elétrico sempre em equilíbrio para funcionar bem.

  Antônio Elias, brilhante como sempre e que cuidado com as suas maquinas hein?! Sou cuidadoso também, gosto de cuidar dos veículos até do carro da empresa eu gosto de cuidar, mas não estou nesse nível ainda de cuidados que vc tem, parabéns e valeu pela dica preciosa ! 

  Abraço
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Mensagem por Luciano Correa Marques Qui 17 maio 2018 - 11:11



Antônio Elias escreveu:Luciano, se me permite, uma dica que lhe passaria é a seguinte, alternadores mantém carga mas segundo vários técnicos dessa área eles sozinhos não conseguem recuperar totalmente a sulfatação e etc de baterias que sofreram descargas profundas ou rodaram muito tempo com baixa tensão, sabemos que qualquer bateria quando alcança níveis muito abaixo de 10,5 V desarma módulos como o tração e ESP e interfere no gerenciamento eletrônico de motores, a maioria desses técnicos recomendam retirar a bateria do carro e dar um boa carga lenta de um dia para outro ou então fazer esse mesmo procedimento com um carregador eletrônico inteligente com função de flutuação e proteção contra picos de energia, tenho um, estes conseguem fazer a recarga no lugar sem desconectar a bateria e não interferem na eletrônica, um mecânico da Bamaq me disse que na fábrica usam um desse da Bosch, então faço o seguinte, de 6 em 6 meses em média faço uma carga lenta nas minhas MB e com isso todas as baterias tem durado acima de 5 anos, a Moura de 110Ah da minha Amg vai completar 6 anos de uso, a Bosch de 70 Ah do W168 completou 5 anos de uso mês passado, ambas até agora sem sinais de "cansaço" e cada vez que recarrego-as levo num lojista que tem equipamento de teste para checar de estão segurando carga, imperceptível e não detectável em testes com voltímetros comuns, ao meu ver este é um dos melhores caminhos para lidar com baterias, na prática nestes casos se não fizer esses procedimentos a bateria começa perder a capacidade plena de acumular carga, alguns casos com até 3 descargas profundas continuadas ou baixa tensão constante não tem recuperação, principalmente as lacradas que não tem como substituir placas internas fora de laboratórios de fabricantes, injeção principalmente direta precisa de sistema elétrico sempre em equilíbrio para funcionar bem.

  Acredito que tenha sido o combustível ou algo no sistema de alimentação elétrica, sei la, mas a danada da luz da injeção esta apagada desde o seu reset pelo mecânico em março

  Por enquanto tudo ok e a luz segue apagada !
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