Tudo sobre baterias ...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Tudo sobre baterias ...

Mensagem por Resston Seg 1 Jun 2020 - 19:14



Prezados,

Existem dezenas de posts sobre baterias, mas mesmo garimpando com cuidado e atenção algumas dúvidas não são esclarecidas.

Penso que seria muito útil criar um post tipo DIY com um compilado.

Acredito que seria interessante a muitos proprietários terem esse compilado, pois serviria de orientação no caso de precisarem eles mesmos trocarem ou ter que recorrer a um posto comum, não especializado nesse tipo de veiculo. 

Tomo como exemplo nas sugestões abaixo o que já colhi sobre a C 200 W204 2012/13 que tenho e que em breve vou ter que substituir as 2 baterias : a principal não é AGM e a auxiliar é original do carro, é AGM, mas só tem 4,4 V de tensão. Resumindo : não tenho stop/start

Exemplos (todos a serem comentados e retificados) :

1- Para a troca da bateria principal é obrigatório a ligação de um memory saver ligado a ODB2.
2- Ao trocar a bateria a chave não pode estar no contato
3- Fechar todos os vidros,teto e desligar todos os acessórios, rádio, etc antes da substituição da bateria principal.
4- A troca da bateria, principal ou auxiliar, deve ser feita retirando primeiro o polo positivo, depois o negativo. Na colocação da nova, ligar primeiro o positivo.
5- A troca da bateria auxiliar não exige a ligação de memory saver
6- O uso de bateria principal não AGM desabilita o stop/start
7- O uso de bateria auxiliar não AGM desabilita o stop/start
8- O uso de bateria principal comum combinado com bateria auxiliar AGM, habilita stop/start porém a bateria principal deve se desgastar em pouco tempo.

Conto com a gentileza de suas considerações.
Resston
Resston
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 114
Data de inscrição : 20/04/2019
Interesses : Informações, dicas e truques ...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Re: Tudo sobre baterias ...

Mensagem por Ademir Guimarães Qua 1 Jul 2020 - 9:39



Olá!, confrade, Resston! 

Lendo os teus "exemplos", acima, e, considerando que há poucos dias eu mesmo troquei a bateria auxiliar da minha estrela, posso te dizer que:

1) No teu item 4: Eu não cumpri exatamente esse teu item 4 preceitua, pois, na troca da bateria auxiliar eu não desliguei primeiro o polo positivo, e sim o negativo. Na colocação sim, eu liguei o positivo primeiro.

2) No teu item 6: Eu uso a bateria principal NÃO AGM, mas, isso não influi na reabilitação do "start/stop", visto que voltou a operar normalmente, tão logo a bateria auxiliar foi trocada. A nova bateria auxiliar é AGM.

3) No teu item 8: A bateria principal não é AGM, porém, é nova, i.e., tem apenas 3 (três) meses de uso (e eu ando muito pouco no carro), assim, considerando que a nova bateria auxiliar, que troquei há poucos dias, é AGM, estou "torcendo" para que NÃO tenhas razão...rsrsrsrs...e a minha bateria principal, que NÃO é AGM, dure o período "normal" que as baterias brasileiras duram, ou seja, pouco mais de um ano, ou, 1 ou 2 meses após encerrada a "garantia"...rsrsrsrs...

Valeu o teu "post". É bem interessante, e JÁ estava sendo necessário aqui no "Portal das Estrelas"!

Um abraço, do tamanho da minha Amazônia!

Ademir
Ademir Guimarães
Ademir Guimarães
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 474
Data de inscrição : 11/06/2015
Interesses : Automóveis Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Pará
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Re: Tudo sobre baterias ...

Mensagem por Fabriziodebortoli Qua 1 Jul 2020 - 10:24



Minha experiência com Baterias na C204 (C180 1.6T coupé 2013):

Fiz a troca das baterias cerca de 1 ano atrás, comprei o carro e 2 meses depois notei alguns sistemas inoperantes da Meca, devido a baixa carga nas baterias que ainda eram originais Mercedes.
Fiz a troca na SalvaBaterias, deve ter até post, foi instalada uma Heliar AGM (principal) e uma moura (auxiliar) total de R$ 1900,00, a troca na oficina especializada se fez através de um modulo que simulava toda energia necessária para o veículo enquanto eram feita a troca das baterias, justamente para caso de alguma memória não fosse perdida.

2 semanas depois fui fazer o escape do meu carro (remoção dos dois abafadores finais), como foi usado solda o mecânico já estava removendo o cabo da bateria, eu logo gritei rs...
Ele disse que não poderia fazer o serviço de solda sem desconectar a bateria, corretíssimo, mas aí fiquei apreensivo, pois já estava imaginando um guincho até a Mercedes para poder configurar tudo. Final do serviço foi reconectado a bateria e para minha surpresa parecia um Gol, tudo funcionando normalmente, nem Rádio ficou bloqueado, contrario de um Honda por exemplo que precisa de um código de acesso para o rádio funcionar. Enfim, voltando o assunto Mercedes, após isto em outra situação também em casa removi o cabo da bateria e deixei um dia inteiro desconectado para zera erros (reset) na central, após 8 horas desconectado, cabo religado e tudo funcionando em perfeita ordem. Conclusão: desconectar a bateria na mercedes é igual a desconectar a bateria de um Gol rsrs.

OBS.: Mercedes C180 coupé 1.6T 2013/13 (Teto solar panorâmico, start/stop, controle de tração e estabilidade e outras firulagens que no momento não me lembro).
Carro possui duas baterias: Principal e auxiliar.
Fabriziodebortoli
Fabriziodebortoli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 215
Data de inscrição : 09/04/2019
Interesses : compartilhar informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Tudo sobre baterias...

Mensagem por Resston Qua 1 Jul 2020 - 16:48



Prezados, 


Na abertura do tópico coloquei essas observações :


1- Para a troca da bateria principal é obrigatório a ligação de um memory saver ligado a ODB2.
2- Ao trocar a bateria a chave não pode estar no contato
3- Fechar todos os vidros,teto e desligar todos os acessórios, rádio, etc antes da substituição da bateria principal.
4- A troca da bateria, principal ou auxiliar, deve ser feita retirando primeiro o polo positivo, depois o negativo. Na colocação da nova, ligar primeiro o positivo.
5- A troca da bateria auxiliar não exige a ligação de memory saver
6- O uso de bateria principal não AGM desabilita o stop/start
7- O uso de bateria auxiliar não AGM desabilita o stop/start
8- O uso de bateria principal comum combinado com bateria auxiliar AGM, habilita stop/start porém a bateria principal deve se desgastar em pouco tempo.


O item 1 'parece' que pode ser substituído por colocar uma bateria em bom estado ligada aos bornes auxiliares, setas amarelas na imagem abaixo.

Tudo sobre baterias ... Bateria%20conectores%20auxiliares

Continuando na pesquisa. Com certeza é preciso retificar o item 4 : primeiro se desliga o polo NEGATIVO e depois o POSITIVO. Na instalação da nova bateria é recomendável escovar tanto os conectores quanto os polos da bateria e ligar primeiro o polo POSITIVO e depois o NEGATIVO. Alguns montadores recomendam untar com um pouco de vaselina sólida os pólos e conectores.

Algumas pessoas relatam que simplesmente desligaram a bateria principal, na ordem correta, colocaram a nova e nada foi alterado no funcionamento do veiculo. A dúvida que fica é : será que a bateria auxiliar estava em bom estado e manteve as configurações ? Caso essa bateria estivesse ruim, com carga baixa, etc. poderia ter acontecido alguma anomalia ? 

A questão do funcionamento do start/stop com bateria principal normal e auxiliar AGM, ou com bateria principal AGM e auxiliar em mal estado, ainda não está clara. Pelo que vi até o momento pode até funcionar o start/stop com bateria principal normal e auxiliar AGM em bom estado, porém a bateria principal deve se desgastar prematuramente por não ser adequada a partidas constantes.

Acho importante que os proprietários tenham uma orientação completa e adequada, mesmo que eles mesmos não façam a troca, para evitar eventuais erros de um mecânico desorientado.

Continuo com minha pesquisa. Quem puder colaborar com seu conhecimento ou experiência seria interessante.

Abraços
Resston
Resston
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 114
Data de inscrição : 20/04/2019
Interesses : Informações, dicas e truques ...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Re: Tudo sobre baterias ...

Mensagem por GabrielJGranado Qua 8 Jul 2020 - 11:23



Olá pessoal.
Vou dar meu relato após comprar minha C-250.2013, assunto baterias:::

BEM, 
o carro estava parado fazia meses no vendedor, tanto q as trocas de óleo eram por tempo, não por quilometragem.
De cara, percebi que a função Start/Stop não funcionava, o que já indica uma deficiência elétrica, ou algo 'fora do padrão'.
(serve para mim como alerta no carro todo, pois algo ficou fora dos parâmetros)
Enfim,...
A bateria principal não era AGM. fiz a substituição por uma Moura (é o q tinha na ocasião).
Start/Stop ainda inoperante.
Fui na CSS aqui em Curitiba, e identificaram 2 falhas:
bateria auxiliar = 800,00
módulos inoperantes para Start/Stop devido ao tempo de 'NÃO-USO'. = 350,00 p/ zerar isso.

Após isso.
Função voltou a funcionar 100%.

Por 350,00 num serviço na CSS vale a pena Scanear o veículo, caso as trocas tenham sido feitas fora, e alguma falha pode permanecer, o que torna a função Start/Stop inoperante.

- fix esse post NÃO PARA ATRAPALHAR o 'faça vc mesmo'.
- mas sim para ajudar quem (assim como eu) é leigo e não tem as manhas/jeitos para fazer de própria mão o serviço. Que não sabe nem o que é MEMORY SAVER...rsrs

Ab.
GabrielJGranado
GabrielJGranado
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 137
Data de inscrição : 21/05/2014
Interesses : conhecer melhor meu MB e fazer amigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Re: Tudo sobre baterias ...

Mensagem por Convidado 9 Ter 14 Jul 2020 - 22:37



Tópico movido da seção técnica de Classe C W204 para esta área geral aplicável a vários modelos, de modo propiciar a participação de proprietários de outras carrocerias no que for aplicável.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Tudo sobre baterias ... Empty Re: Tudo sobre baterias ...

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos