O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por m.rocha Qua 19 Ago 2009 - 9:08



Benz amigos,


Tenho esta dúvida e parece pelo que já andei lendo aqui no Fórum, que este assunto gera controvérsias, pois alguns acham que para este modelo o câmbio mecânico é melhor, e outros que o automático é o mais indicado.

Como até hoje somente tive carros com câmbio mecânico, gostaria de saber qual é a opinião dos confrades em relação à este assunto.


Estava lendo o forum "Câmbio automático da W201" e deu a impressão que este câmbio não é tão prático quanto o mecânico.

As MB com câmbio automático são mais valorizadas, mais fáceis de revender, do que àquelas com câmbio mecânico?


Sds,
M.Rocha
m.rocha
m.rocha
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Convidad 1 Qua 19 Ago 2009 - 10:35



M.Rocha,

a 2.3 16 é um modelo esportivo, que gosta de altas rotações para exibir seu potencial.

Nessa situação eu preferiria o câmbio manual, pois me daria maior controle sobre o carro. Mas veja que estamos falando especificamente de um modelo da década de 80, quando os câmbios automáticos não eram o que são hoje.

Atualmente, as AMGs são todas automáticas e têm câmbios que permitem aproveitar toda a esportividade do motor.

Já a questão da valorização e revenda vai depender muito do modelo de MB. A maioria das Mercedes é automática, pois é o que se esperaria de um automóvel de luxo. Mas existia a opção mecânica, pois sempre há comprador para essa versão.

Uma das razões de ter sido desenvolvido o sistema Tiptronic (trocas manuais no câmbio automático) é justamente essa: aliar o conforto do automático com a esportividade do mecânico. Você em tese teria sempre a melhor opção para cada situação de trânsito.

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Lobao Veiculos Qua 19 Ago 2009 - 10:38



Na minah opinião, um carro desse(esportivo), o melhor cambio é o Mecanico, afinal q graça vai ter vc ter um carro esportivo c/ um motorzao, trabalhado pela Cosworth e nao passar as marchas, o gostoso e poder passar as marchas, "passeando a alavanca"

abçs
Lobao Veiculos
Lobao Veiculos
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 453
Data de inscrição : 04/10/2008
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por ZIG MASTER Qua 19 Ago 2009 - 10:42



Concordo com o Ulysses, dando meu parecer de ordem pessoal, que é radicalmente à favor do cambio automático para carros de desempenho normal/tradicional.

Realmente para carros esportivos a minha opção de escolha é para o cambio mecanico, exceto se houver possibilidade de optar por um cambio automático com Tiptronic.
ZIG MASTER
ZIG MASTER
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 4890
Data de inscrição : 19/03/2008
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Convidad Qua 19 Ago 2009 - 11:44



Pessoal,


Eu compraria com cambio manual, mas vamos com calma.

Toda MB, mesmo a minha 300 SEL de 1970, permite a troca de marchas manualmente e tem uma grelha para que o motorista possa fazer isso sem errar a marcha. Por favor, não estou falando que é para usar o cambio para trocar as marchas numa aceleração, por exemplo, isso o cambio auto faz muito bem. O terrivel do automatico, é numa condução esportiva, vc ter que usar uma marcha longa numa curva de baixa velocidade. Nesse caso a MB dá a opção para o motorista colocar a marcha correta que ele quer usar. No fundo é a mesmíssima coisa que o tip, só que em vez de uma alavanca sequencial, voce tem uma alavanca com posições determinadas. Também no caso do Tip, em uma arrancada, o cambio automático vai ser muito mais eficiente. Basta deixar a alavanca em D.
A minha AMG, não tem Tip, mas o cambio é extremamente rápido e sempre, alias quase sempre, em curvas uso a marcha compativel com a velocidade. Resumindo dá para ter um carro desses com cambio automático, se o motorista não for preguiçoso e usar a alavanca quando necessário. Neste caso, cambio manual não é uma necessidade, mas um gosto pessoal.

Neste caso específico, o carro equipado com cambio manual, tem a primeira para tras e o H tradicional trabalha da segunda a quinta marcha. Isso é muito legal em uma condução esportiva. Neste caso o cambio manual se torna muito mais atraente e especial que os tradicionais. É um cambio projetado para ser rápido e muito agradavel numa pilotagem esportiva.

Não podemos esquecer que esse carro é um 16V de primeira geração, ou seja uma lesma em baixa rotação e um capeta em alta. Se não souber manter o giro em alta, mesmo com cambio automatico o carro perde a graça.

Resumindo, se alguem acha o carro bonitinho, vai colocar para rodar no dia a dia, eu iria de cambio automatico, mesmo porque ainda vai dar para brincar bastante.

Se é para ser um carro de coleção, onde o proprietário vai sair de vez em quando para aproveitar o baita brinquedo que tem em casa, iria de cambio manual.

Agora o prazer de "cambiar" um carro com esse motor em alta não tem preço, isso é inegavel.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Sidão Qua 19 Ago 2009 - 13:11



No caso específico da 190e 2.3 16v, que é um modelo que já nasceu esportivo, eu iria de manual.
Sidão
Sidão
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 287
Data de inscrição : 24/04/2009
Interesses : Mercedes Benz - anos 80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Sidsports Qua 19 Ago 2009 - 13:13



João!
Palavras muito bem colocadas, acho que resumiu e explicou certinho, concordo plenamente!
Sidsports
Sidsports
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Bremen Qua 19 Ago 2009 - 13:35



Mercedes Benz é uma marca que pressupõe luxo e isto condiz mais com cambios automáticos.

Porém num W201 com motor 16 válvulas, de cabeçote Cosworth e feito para alta performance, eu não pensaria duas vezes e compraria um veículo com cambio manual.

Tenho um W202 com cambio automatico e sequencial e posso afirmar que as mudanças de marcha quando feitas manualmente não são a mesma coisa que num cambio manual. Aprecio bastante as reduzidas no sequencial, porém na passagem para marchas mais longas o efeito é muito parecido com o modo automático que dá aquela impressão de estar patinando.
avatar
Bremen
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Convidad Qua 19 Ago 2009 - 13:42



Bremen

O tip não deve ser usado em aceleração. Sempre o cambio trabalhando sozinho será mais eficiente. O interessante é a possibilidade de deixar o cambio na marcha correta e reduzir quando vc quiser sem usar o acelerador.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Bremen Qua 19 Ago 2009 - 13:52



Grato pela dica, João. :D

Realmente não estava apreciando a mudança via triptronic na aceleração, vou experimentar o modo automático aliviando o pé um pouco, pois as vezes o carro mantém o giro alto e no limite e não muda a marcha imediatamente (ou como eu gostaria que fizesse, se fosse um cambio manual).

Mas nas reduzidas realmente é muito oportuno, pois voces pode manter o motor cheio, sem ter que usar o kick down que na maioria das vezes não proporciona uma redução eficiente.
avatar
Bremen
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2302
Data de inscrição : 29/08/2008
Interesses : Mercedes Benz e veiculos militares
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por LRValente Qua 19 Ago 2009 - 16:03



Numa 2.3 16 eu acho que o mais prazeroso seria um câmbio manual.

A minha tem câmbio automático, também reduzo nas curvas, mas não é a mesma coisa. Nada como aquela subidinha de giro para acertar o motor com a marcha a ser reduzida. Resumindo, a tocada de manual é diferente.
LRValente
LRValente
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Borg Qua 19 Ago 2009 - 22:03



Na minha W201 2.6 o câmbio automático vai muito bem mas numa 2.3 16V certamente o câmbio mecânico combina mais com a proposta de esportividade do carro.
Borg
Borg
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1283
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Troca de informações
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Maluhy Qua 19 Ago 2009 - 23:46



E nessa época só tinha cambio auto com 4 marchas, fica mais difícil explorar o motor....João, lesma sem torque??menos, eim. aquele motor Sem coletor variável e SEm comando variável assusta na retomada, um centilhão melhor que vectras 2.2 e mareas 2.4 e de quebra com um cambio bem longo.... What a Face
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Convidad Qui 20 Ago 2009 - 0:44



Ta bom Maluhy, vamos respeitar a nervosinha. Eu fiquei com uma durante umas duas semanas, adorei o carro quase ficou em casa, mas precisava ainda muita coisa para ficar legal.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por m.rocha Qui 20 Ago 2009 - 13:37



Prezados,

Mas para quem prefere conduzir o carro de forma mais convencional (meu caso), sem dar tanta importância para a esportividade, o câmbio automático não seria uma boa opção no caso desse carro?


Sds,
M.Rocha
m.rocha
m.rocha
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Laurival Qui 20 Ago 2009 - 14:00



Com certeza não, pois alem do detalhe do motor, que já foi amplamente discutido, este carro é mais baixo, atras só cabem duas pessoas é mais duro de suspenção que uma 201 "normal", e sera bom fazer uma amizade bem solida com um bom mecanico de Mercedes, que conheça este modelo em particular. Boa sorte.

A 201 que se encaixa perfeitamente no seu perfil é uma 2.6 automática.

Eu particularmente, não tenho MB, mas já andei nas duas versões, e posso disser que ambas são carros fantásticos, mas nada práticos, tanto o mecânico quanto o automatico.

Seria muito bom se voce conseguisse dar uma boa volta com cada um deles, a melhor forma para conhecer um MB é dirigindo, nada de voltinhas no quarteirão, no minimo uma hora em circuito misto de preferencia.
avatar
Laurival
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Convidad Qui 20 Ago 2009 - 14:47



Concordo com o laurival. Esse carro é sensacional para quem curte e aproveita o aspecto esportividade do carro. Para um andar mais convencional, eu pensaria numa 2.6, ou mesmo na W124 ou W202. São carros mais confortáveis e com pequena diferença de valor.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por LRValente Qui 20 Ago 2009 - 16:56



M.Rocha,

Do que entendi você esta de olho numa 2.6, que é outra concepção de carro. Neste caso não há dúvida de que o automático é mais adequado à proposta do carro e ao seus interesses.
LRValente
LRValente
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1586
Data de inscrição : 12/11/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por m.rocha Qui 20 Ago 2009 - 17:38



Prezados,

A 190 E 2.6 manual (1989) é um bom carro? Atenderia bem ao meu perfil mais convencional e utilização quase que exclusiva para viagens?


Sds,
M.Rocha
m.rocha
m.rocha
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Laurival Qui 20 Ago 2009 - 17:45



Já dirigi uma, por breve periodo em rodovia, Delicia de carro, 160Hp, com cambio mecanico, fica mais perfeita para dirigir, voce vai estranhar muito, vai se perguntar por que todos a sua volta estão tão devagar!
Nesta versão, nem precisa ser tão amigo do mecanico assim!
Se voce achou uma 2.6 mecanica, não perca a oportunidade, são carros dificeis de se ver.
avatar
Laurival
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Maluhy Sex 21 Ago 2009 - 0:19



È uma ótima configuração ,até para andar na cidade,para referencia uma 260SE que é no mínimo uns 300kg mais pesada chega a fazer 8km/l na cidade,um carro desses na tocada mansa atinge os mesmos 8 ou mais no transito urbano,nada mal para um 6cilindros,mas que tem um deslocamento volumétrico semelhante a um opala 4c 151,mais potencia que o vetusco 250GM e anos-luz à frente em avanço tecnológico e eficiência.... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico? Empty Re: O que é melhor para uma 190E 2.3 16V: câmbio automático ou mecânico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos