A historia do verdadeiro Baby Benz!
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A historia do verdadeiro Baby Benz!
Nos menores frascos...
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Em dezembro de 1982, era lançado pela Mercedes-Benz o W201 (190E) a série que obteve alguns dos mais expressivos números de vendas na história da marca com quase dois milhões de unidade produzidas desde sua introdução, até o último exemplar deixar a linha de montagem em agosto de 1993.
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Bruno Sacco admirando mais uma de suas criações. Como estilista chefe da Daimler-Benz nas décadas de 70, 80 e parte dos anos 90, são seus os designs das W126, W201, W124 e finalmente as W140 lançadas em 1992.
A história do modelo começa já em 1976, quando o fabricante inicia estudos para o desenvolvimento de um veículo de concepção completamente nova, menor, mais leve e econômico que os modelos até então comercializados, mas retendo todas as qualidades de solidez, desempenho, confiabilidade e segurança pelos quais um Mercedes-Benz é reconhecido.
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A concorrência dos BMW série 3 começava também a incomodar e se tornava necessária uma atitude que colocasse a Mercedes também na briga dos compactos, já que nas categorias de luxo (S-Class), e de carros médios (W123 na época), já desfrutavam de grande aceitação.
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No verão de 1978 o conceito do W201 começa a se definir, e em 1981 protótipos pré-produção são produzidos e testados. Em setembro de 1982 a um ritmo de 100 veículos por dia a linha é ativada. O resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, criaram um Mercedes-Benz completamente diferente de tudo produzido até então pela marca. A primeira e mais marcante característica, era a total ausência de cromados exceto pela grade do radiador que mantinha o design tradicional. Principalmente na traseira se via a tendência de linhas facetadas com um porta-malas alto e as sempre presentes lanternas listradas.
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O teto possuía duas "cintas" plásticas ao longo de toda sua superfície, um recurso estilístico já usado antes nas W114 coupe da década de setenta. A já mencionada grade do radiador com a estrela de três pontas flexível era menor e mais baixa integrada ao capô. O estilo da carroceria era no geral bastante avançado e marcou época, sendo imitado mais tarde por vários fabricantes e servindo de inspiração para as W124 e W140 lançadas alguns anos depois. Somente versões de 4 portas foram produzidas oficialmente, sendo que algumas firmas especializados fabricaram conversíveis e coupes duas portas da W201.
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No interior, uma nova tendência para o painel de instrumentos aparecendo agora sem um bináculo separado para os instrumentos, mas usando sim, uma superfícíe inteiriça com uma leve queda para o lado do passageiro. O freio de estacionamento também era uma novidade para a Mercedes com a alavanca no console e não o pedal de acionamento já utilizado há tanto tempo. O espaço interno dianteiro apesar das dimensões mais compactas era muito bom, já o traseiro era bastante limitado principalmente se os assentos da frente fossem recuados ao máximo, tornando-se neste caso, quase que um coupe quatro portas. Essa talvez seja a característica mais indesejável dos W201 e que se manteve praticamente inalterada durante toda a vida do modelo, mesmo após as modificações feitas em 1986 nas costas dos assentos dianteiros.
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As famosas rodas de alumínio utilizadas desde a época das R113 Pagodas cediam lugar a um novo estilo de roda plano, também de 14 polegadas só que muito mais fácil de limpar. A partir de 1985 o diâmetro cresce para 15 polegadas sendo que os orifícios eram quadrados em todas as versões exceto na 190E 2.3-16 onde os mesmos eram ovalados, iguais aos 126 segunda série.Também pela primeira vez em um veículo de passeio, era utilizado um limpador de pára-brisa de braço único e movimento pantográfico cobrindo 87% da área do vidro.
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O sistemas de suspensão utilizados eram também completamente novos utilizando colunas McPherson na dianteira (primeira aplicação deste sistema pela Mercedes) e um sistema multilink de cinco braços na traseira, este desenhado totalmente por computador e conferindo estabilidade exemplar ao 190E. Os sistemas em uma versão um pouco mais moderna foram incorporados também nas W124.
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As motorizações disponíveis ofereciam uma gama enorme de configurações, sendo todos os motores a gasolina de 4 cilindros em linha até setembro de 85 quando o 190E 2.6 era introduzido com o mesmo 6 cilindros usado no 260E W 124. Os primeiros modelos oferecidos eram com motores de 2 litros carburado de 90 CV ou injetado de 122 CV, seguidos em novembro de 83 pelo 190D (Diesel) de 72 CV. O 190E 2.3 já era disponível no mercado americano desde a introdução do modelo em 1984 e a partir de dezembro de 85 essa versão era comercializada também no mercado europeu. Em setembro de 84 entra em produção o modelo 190E 2.3-16 (primeiro motor de 16 válvulas produzido pela Mercedes), colocando o W201 no livro dos recordes de velocidade ao atingir médias de 247 km/h no circuito de Nardo na Itália ( mais detalhes deste evento, estão disponíveis na seção de curiosidades deste modelo).
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Outros motores que foram aparecendo a medida que a 190E atingia sua maturidade foram o 190D 2.5 ( Diesel 5 cilindros com 90 CV), 190D 2.5D - Turbo (122 CV), 190E 1.8 (109 CV e lançado como modelo básico para o ano modelo 90). A 190E foi o primeiro Mercedes-Benz a ter uma versão AMG com garantia de fábrica após a compra da AMG pela Mercedes. O modelo foi uma 190E 3.2 AMG, utilizando o motor da 300E (W124) com cilindrada aumentada para 3.2 litros contendo seis cilindros e 234 CV. O câmbio mecânico 5 marchas era o mesmo da 300E-24 ou automático 4 marchas da 300E. Quanto as demais versões todas eram disponíveis com caixas automáticas de 4 velocidades ou mecânicas de 4 ou 5
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A 190E ganhou o apelido de Baby-Benz no seu lançamento e foi um marco importantíssimo na entrada da Mercedes no mercado de veículos compactos e mesmo esportivos de luxo dependendo da versão. São carros que reúnem toda a tradição, qualidade e desempenho de um Mercedes-Benz aliados a economia em um pacote de dimensões reduzidas mas sem perder o prestígio e a presença que somente um Mercedes-Benz possui.
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ainda na base do W201 nasceu outras Baby de respeito...
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Abraço a todos.
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Bruno Sacco admirando mais uma de suas criações. Como estilista chefe da Daimler-Benz nas décadas de 70, 80 e parte dos anos 90, são seus os designs das W126, W201, W124 e finalmente as W140 lançadas em 1992.
A história do modelo começa já em 1976, quando o fabricante inicia estudos para o desenvolvimento de um veículo de concepção completamente nova, menor, mais leve e econômico que os modelos até então comercializados, mas retendo todas as qualidades de solidez, desempenho, confiabilidade e segurança pelos quais um Mercedes-Benz é reconhecido.
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No verão de 1978 o conceito do W201 começa a se definir, e em 1981 protótipos pré-produção são produzidos e testados. Em setembro de 1982 a um ritmo de 100 veículos por dia a linha é ativada. O resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, criaram um Mercedes-Benz completamente diferente de tudo produzido até então pela marca. A primeira e mais marcante característica, era a total ausência de cromados exceto pela grade do radiador que mantinha o design tradicional. Principalmente na traseira se via a tendência de linhas facetadas com um porta-malas alto e as sempre presentes lanternas listradas.
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O teto possuía duas "cintas" plásticas ao longo de toda sua superfície, um recurso estilístico já usado antes nas W114 coupe da década de setenta. A já mencionada grade do radiador com a estrela de três pontas flexível era menor e mais baixa integrada ao capô. O estilo da carroceria era no geral bastante avançado e marcou época, sendo imitado mais tarde por vários fabricantes e servindo de inspiração para as W124 e W140 lançadas alguns anos depois. Somente versões de 4 portas foram produzidas oficialmente, sendo que algumas firmas especializados fabricaram conversíveis e coupes duas portas da W201.
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Abraço a todos.
António Júlio- Usuário Platina
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Data de inscrição : 19/04/2009
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Grande mestre antonio julio e seus sublimes posts !!! Thank you !!!
thalesap- Usuário Prata
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
António és realmente um garimpeiro da história Mercedal :!:
Sou fã das W201 e acho uma pena que não chegaram a lançar a cabriolet e a touring, são lindas.
Parabenz pelo lindo post
Abs
Borg
Sou fã das W201 e acho uma pena que não chegaram a lançar a cabriolet e a touring, são lindas.
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Abs
Borg
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Data de inscrição : 23/02/2009
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Uma pena que seja tão dificil achar uma 190E em Bom estado aqui em SP.
Mas a minha ainda vai chegar....rs
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marcelo300e- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1193
Data de inscrição : 08/09/2009
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
aqui os dejo unas fotos de prototipos de la propia mb que nunca llegaron a la produccion en serie:
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280sl113- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 45
Data de inscrição : 20/04/2010
Interesses : mercedes clasicos
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Eu gastei uma fortuna na minha, troquei dosificador, bicos, tudo mais !!!
Ficou zero estou muito feliz
Ficou zero estou muito feliz
thalesap- Usuário Prata
- Número de mensagens : 471
Data de inscrição : 05/12/2008
Interesses : Mercedes novas e classicas ...
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Um dos grandes sucessos da Mercedes, com fãs espalhados pelo mundo tudo.
A minha está no Spa! rsrsrs!
ParaBENZ A.J., mais um belo post!
A minha está no Spa! rsrsrs!
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Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Ainda comprarei uma 190E para matar a vontade, sempre gostei das linhas do carro.
festina- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2126
Data de inscrição : 30/09/2008
Interesses : carros, motos, jets. Enfim, tudo que tenha motor.
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Realmente é um carro apaixonante.
Tenho a minha há 7 anos e vou deixá-la para meu filho, neto, bisneto, até onde ela aguentar.......
Abraços
Tenho a minha há 7 anos e vou deixá-la para meu filho, neto, bisneto, até onde ela aguentar.......
Abraços
Vendramini- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 76
Data de inscrição : 19/04/2008
Interesses : Mercedes Benz
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
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Daniel AMG- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Alguem pode informar a partir de qual ano a W201 190E 2.3 passou a utilizar dosificador ?
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1283
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Troca de informações
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Borg,
Acredito que desde o lançamento da 2.3 em 1984 nos EUA, e 1985 no mercado europeu, tenha saído com dosificador.
Acredito que desde o lançamento da 2.3 em 1984 nos EUA, e 1985 no mercado europeu, tenha saído com dosificador.
Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
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Cássio Vitor- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1368
Data de inscrição : 27/10/2009
Interesses : Tudo sobre Mercedes
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Re: A historia do verdadeiro Baby Benz!
Olá amigos
Bela matéria, Julio e complementadores.
Este modelo já é um "pequeno" clássico.
Sds,
Bela matéria, Julio e complementadores.
Este modelo já é um "pequeno" clássico.
Sds,
José Carlos de Souza Filh- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1357
Data de inscrição : 23/02/2009
Interesses : Automóveis MB, em geral.
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