Carro Mundial do Ano 2011

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Carro Mundial do Ano 2011  Empty Carro Mundial do Ano 2011

Mensagem por França Sex 10 Dez 2010 - 6:57



Os vencedores do prêmio Carro Mundial do Ano 2011 (World Car of the Year) só serão anunciados em abril, durante o Salão do Automóvel de Nova York, nos Estados Unidos, mas os jurados terão muito trabalho até lá. Afinal, para esta edição da premiação - a sétima desde a sua criação, em 2005 -, 39 candidatos concorrem ao título principal. Mas a votação não se resume à escolha do Carro do Ano. O júri, formado exclusivamente por jornalistas de várias partes do mundo, elege ainda os melhores nas categorias Design (World Car Design of the Year), Performance (World Performance Car) e Sustentabilidade (World Green Car).

Para este ano foram convocados 66 profissionais para compor o comitê julgador, sendo três deles representantes do Brasil: Boris Feldman (jornal O Estado de Minas), Jason Vogel (jornal O Globo) e Sérgio Quintanilha (revista MotorQuatro). Na categoria principal, as alemãs Audi e Mercedes-Benz são as que tem mais concorrentes ao troféu, com três modelos para cada marca. A1, A7 e A8 representam a Audi, enquanto CLS, Classe R e SLS, a Mercedes (Veja a lista completa no website oficial do evento). O elétrico Nissan Leaf, que recentemente venceu o prêmio Carro Europeu do Ano 2011, e os híbridos Lexus CT200h e Honda CR-Z também concorrem.

O prêmio Design do Ano conta com ainda mais candidatos: 51. E neste caso, a Mercedes também se destaca. Além dos representantes da marca que já disputam o título de Carro do Ano, há ainda as versões cupê e conversível do Classe E. E além do trio da Audi, a também alemã BMW entra na briga com o Série 5, a perua Série 5 e o X3. A japonesa Toyota, por sua vez, levou os modelos Etios, lançado recentemente na Índia, o Passo e o Sienna. O troféu da categoria Performance promete uma disputa difícil. São 14 candidatos, sendo que Mercedes (CL 63 AMG e SLS AMG), Porsche (911 GT2 RS e 911 Turbo) e Dodge (Challenger SRT8 e Viper ACR) contam com dois modelos cada.

Na categoria Carro Verde, são 12 candidatos de 12 fabricantes diferentes. Neste caso, as expectativas recaem sobre o Leaf e o Chevrolet Volt. E além do elétrico da Nissan, os outros modelos que concorrem a três dos quatro títulos do WCOTY 2011 são o Aston Martin Rapide (Carro do Ano, Design do Ano e Performance do Ano), Citroen DS3 (Carro, Design e Performance), Hyundai Sonata (Carro, Design e Verde), Lexus CT200h (Carro, Design e Verde), Mercedes-Benz SLS AMG (Carro, Design e Performance), Porsche Cayenne (Carro, Design e Performance) e Volkswagen Touareg (Carro, Design e Verde).

A lista de concorrentes ao Carro do Ano é formada de acordo com propostas enviadas pelos próprios jurados. E para se candidatar ao prêmio Carro do Ano e Desgin do Ano, os modelos devem estar disponíveis em pelo menos dois continentes no período entre 1º de janeiro de 2010 e 30 de maio de 2011. No caso da categoria Performance, o esportivo também precisa ser uma versão de um modelo já existente e ter um volume de produção de, pelo menos, 500 unidades/ano. O prêmio Carro Verde do Ano é o que possui mais exigências. Elas vão desde níveis de emissões e consumo de combustível compatíveis às normas vigentes na Europa e Estados Unidos, ao uso das mais avançadas tecnologias voltadas beneficiar o meio ambiente, além de iniciativas de responsabilidade ambiental agregadas ao seu processo de produção. O vencedor da edição 2010 do WCOTY foi o Volkswagen Polo.



FONTE: Carsale




Abraços
França
França
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1402
Data de inscrição : 25/06/2008
Interesses : MB,conhecimento,amigos
Sexo : Masculino País : Estados Unidos
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos