Telefone na Mercedes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Maurouts Sáb 25 Fev 2012 - 15:46



Senhores,

seguem as fotos do compartimento em questão da minha W202.

Não acredito que seja adaptação, os encaixes estão muito perfeitos.

Debaixo da tomada do telefone tem um cabo que comunica com algum lugar que eu ainda não descobri.

O que vocês acham?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Maurouts
Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Krycek Sáb 25 Fev 2012 - 19:38



Mauro, após consulta ao meu acervo de telefones dinosauros apurei o seguinte.

Essa saída eh uma saída normal de cabo de rede.

No período cretáceo dos telefones analógicos (até 1999) essa tomada servia de ligação de dados entre o "monofone" e a central que era o telefone propriamente dito, a central ainda se ligava a bateria/fusiveis, antena externa, microfone e auto-falante. E o monofone ficava preso por um "gancho" que os americanos chamam de cradle (berço).

Logo, se for um analógico vai ter vestigios dos 4 parafusos do berço, a não ser que o monofone ficasse solto (o que poupa muito espaço).

Lembrando que à época o sistema na Europa era o ETACS (GSM engatinhava), e o nosso analogico era AMPS (americano).

Pois isso acredito que a Mercedes não tenha mandado nenhum carro com telefone original, pq tanto aqui quanto lá estavamos em transicao de sistemas.

Hoje os carros nao tem o aparato de telefonia, apenas agem com "fone de ouvido" por bluetooth, pois toda a parte de antena é feita pelo telefone "pareado", logo qualquer que seja o sistema, o carro "conversa" pelo bluetooth.

Em alguns sistemas "de transição" em carros mais é possivel "matar" a parte de telefonia do carro e comprar um adaptador bluetooth passando a utilizar a integracao com telas e botoes do carro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

OBS: agora observando com calma, no caminho da saída vc repara uma calha para o cabo do monofone, em seguida um buraquinho tapado com acabamento, para monofone sair no nível superior, entao 99% de chance de ser telefone.
avatar
Krycek
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Maurouts Sáb 25 Fev 2012 - 22:51



Krycek, legal, coerente e convincente sua explicação, é isso mesmo!

Sua 230k possuia o mesmo sistema? era normal dos modelos daquela época?

Abs.,
Maurouts
Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Krycek Sáb 25 Fev 2012 - 23:04



Mauro, sem pesquisar profundamente diria o seguinte.

R129, W140 e C140 tinham integracao por aquele teclado e display que parecia um combutadorzinho escondido no centro do painel, em cima.

W210, C208 e A208 tinham um som que tinha teclado.

A R170 que eu tive, tinha um display opcional que ficava no porta-treco abaixo do som, com 6 memorias e o cabo para motorola.

ML e G nao sei.

Após 2000, (qse) todo mundo ganhou controles de telefone no volante, e tinham essa integracao onde o sistema variava de pais pra pais, bluetooth so comecou com a W221.

Nas W202 pro Brasil acho dificil a Mercedes tem oferecido algo de fábrica, como disse o primeiro carro que eu lembro q teve vantagens foi a E55 2000, que vinha com um sistema Motorola nacional, que se salvo engano era TDMA.

Vou chutar o seguinte, sendo seu carro 98, pode ate ser um sistema analógico, que foi instalado (ou aproveitado do carro anterior) quando o carro era zero e ficou obsoleto em meados de 2000 quando todo mundo já usava o digital.

O analógico com antena externa era 3W, entao algumas pessoas continuaram usando, principalmente quem tinha casa fora com cobertura fraca.

A hipotese mais remota seria um sistema TDMA (sem sistema atualmente) ou CDMA (talvez dê pra fazê-lo conversar).

Agora se tirasse na loteria, seria um sistema GSM 1800 (europa) que é raridade raríssima, mas funcionaria atualmente com (qse) qualquer chip, pois são poucos modelos oferecidos a 500-800 euros e acho que só 1 ou 2 compativeis com o Brasil.

Tente localizar a central... vou ver se acho essa portinha em alguma outra 202 nos encontros.
avatar
Krycek
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Maurouts Sáb 25 Fev 2012 - 23:18



Krycek, o mais interessante é que descobri essa tranqueira a menos de um mês, quase depois de cinco anos com o veículo... fui abrir a tampa e tentar achar um lenço de papel para minha menina. De toda sorte, tentarei buscar fisicamente uma solução, apesar de não ter muita paciência para isso, pois mesmo que fosse o melhor sistema a chance de utilizá lo seria nula. Da forma que nosso Portal é recheado de W202 qualquer hora aparecerá outro "doido" comentando que isso era padrão no veículo ou provendo uma explicação alternativa. Vamos aguardar... :idea:

Vendo pela foto 1, talvez haja alguma explicação abaixo da plataforma, no fundo, onde aparecem dois parafusos....
Maurouts
Maurouts
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2218
Data de inscrição : 19/07/2008
Interesses : Benz Only !
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Convidad 1 Seg 27 Fev 2012 - 11:44



Realmente, é um sistema bem antigo de telefonia. Provavelmente ele tenha algum manual separado, como eram algus sistemas de som pois nos manuais do proprietário da época eu não lembro de ter visto referências a isso.

Mas pela idade do carro deve ser TDMA mesmo (os CDMAs eram mais usados nos EUA).

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Guest Seg 27 Fev 2012 - 12:16



Krycek, Parabens pelo post. Bem legal e bem ilustrativo

Maurouts, Krycek

O telefone da W202 ilustrada era uma adapatcao comum tanto nos EUA quanto na Europa nos anos 90.

Eu mesmo tenho um kit desses instalado na minha W124 ate hoje. Usei-o aqui no Brasil durante muitos.

Estes kits eram vendidos nas concessionarias MB dos EUA nos anos 90. Eu comprei 2. Um para usar na 124, outro pra usar na 126 mas acabamos instalando no Mazda que tinhamos em casa na epoca.

Nos anos 90, era otimo, pois este kit, nao somente o aparelho propriamente dito, ele possui essas saidas que o Krycek disse "de rede", mas o correto eh padrao RJ-45. O dos telefones residenciais e com conector menor eh padrao RJ-11. Voltando ao kit ele eh composto de:

1) telefone com teclas
2) base para fixacao
3) booster (amplificador do sinal) – uma peca preta maior que o telefone e chata. Eu coloquei debaixo do banco do passageiro
4) antenna
5) alto falante amplificado
6) microfone de captacao (para uso no hands free)

Os telefones funcionavam em duas tecnologias de telefonia, a CDMA e TDMA. Nao funcionava com GSM.

Para usar aqui no pais, voce tinha que repetir o ESN do teu aparelho de telefone analogico e outros detalhes.

Tudo foi muito bem, ate as operadoras colocaram em pratica, telefones mais seguros, com mais opcoes de servicos e consequentemente com o advento nao somente da rede GSM, mas sim dos telefones digitais e que usam CHIP.

Neste momento, o uso do telefone analogico e consequentemente os aparelhos citados no post, tornou-se algo impossivel, a nao ser que existisse a opcao de ter-se dois chips identificos e que este telefone do carro aceitasse chip.

Em tempo, quando eu usava o telefone do carro, para nao dar em besteira toda vez que eu entrasse no carro eu tinha que desligar o meu telefone (naquela epoca era o tal do Motorola Elite…um tijolo, mas era bom) e ligar o do carro. Quando saisse do carro tinha que fazer o oposto, caso contrario tocavam os dois como um telefone residencial comum e dai dava interferencia um com o outro….

Por isso meu carro tem aquela antenna atras no teto. Poderia ter tirado tudo isso na restauracao que fiz na divena da w124 em 2009 2010 mas nao o fiz…

Tenho um kit desses inteiro no armario…sem ter o que fazer…

Eh isso ai…





avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Krycek Seg 27 Fev 2012 - 13:19



john, se for se desfazer do kit eu quero hein! rabbit

Fazendo justica ao Elite (1994), com a bateria fina de litio ele ficava fininho e levinho, mas precisava ter 3 baterias para passar o dia, talk time de 45 min, ou seja, uma ligacao de 15min a bat ja cai 1/3.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Krycek
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Guest Seg 27 Fev 2012 - 15:26



Krycek

Eu te dou. Nao tem problemas.
avatar
Guest
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Krycek Seg 27 Fev 2012 - 19:12



Obaaa!!! bounce
avatar
Krycek
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8300
Data de inscrição : 13/07/2008
Interesses : .
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Silvio Moreno Qui 1 Mar 2012 - 9:51



Pessoal, eu fiquei revoltado com lindissimo painel da minha, um lindo teclado de telefone que não serve pra nada, só pra som mesmo, porém nada funciona aqui no Brasil, nem o cd voce pode colocar um com 150 musicas que o leitor de cd não lê, sendo assim troquei o aparelho, me chamaram de louco no começo, mas eu não fiz gambiarra, e agora além de qualquer tipo de cd, tenho DVD, blue toth para telefone e ainda SD card ou usb maravilhoso, coloquei tb a interface pra não perder a função dos controles no volante, modulo e caixa selada claro,ficou SHOW...
O telefone ficou sensacional, não levo mais multa de celular, eu entro no carro e ele reconhece automaticamente , não preciso digitar , nem conectar nada.

Vejam no outro topico: som na W203

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Silvio Moreno
Silvio Moreno
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 21/12/2011
Interesses : Tudo sobre Mercedes
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Convidad 1 Qui 1 Mar 2012 - 12:43



Legal que resolveu.

Mas saiba que isso tudo não é "privilégio" seu. Mesmo nos Commands de modelos mais caros até 2010 o GPS não funcionava no Brasil (não tinha os mapas) e a leitura de cartões SD era limitada a 2GB.

Abraço!
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Silvio Moreno Sex 2 Mar 2012 - 11:11



Um Absurdo isso, até quando os fabricantes de outros paises vão tratar os brasileiros como indios.
Lamentavel isso, néh....
Silvio Moreno
Silvio Moreno
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 21/12/2011
Interesses : Tudo sobre Mercedes
Sexo : Masculino País : Portugal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Convidad 1 Sex 2 Mar 2012 - 11:22



Mas atualmente já funciona tudo. Isso era até 2010.
avatar
Convidad 1
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Fabiok Sex 2 Mar 2012 - 11:54



Krycek, e eu pensando que era o unico que guardava essas velharias... Laughing

Parabéns pelo post, muito informativo.
Fabiok
Fabiok
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1753
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Telefone na Mercedes - Página 2 Empty Re: Telefone na Mercedes

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos