Mercedes Benz, 125 anos de uma grande historia! (parteV)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mercedes Benz, 125 anos de uma grande historia! (parteV) Empty Mercedes Benz, 125 anos de uma grande historia! (parteV)

Mensagem por António Júlio Qua 20 Jul 2011 - 13:29



WILHELM MAYBACH (O Rei dos designers)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Wilhelm Maybach nasceu a 9 de Fevereiro de 1846. Frequentou a escola em Reutlinger Bruderhaus, onde Gustav Werner, o fundador e director da escola, educava os jovens com talento técnico.
Em 1865, Maybach conheceu Gottlieb Daimler em Reutlingen e tornaram-se companheiros de escola. Maybach foi sempre um amigo próximo de Daimler, até à morte deste em 1900.
Em Setembro de 1869, ele trabalhou com Daimler, em Karlsruhe, e mais tarde mudou-se para a fábrica de motores Deutz. Tal inspirou-o a trabalhar em motores de alta velocidade, adequados para serem usados em água, terra e ar.

Daimler deixou a Deutz Gasmotorenfabrik em meados de 1882 após divergências com o Conselho de Administração. Em Outubro de 1882, Wilhelm Maybach seguiu-o até Cannstatt para implementar o seu projecto de motores de alta velocidade. Durante o extenso trabalho de investigação, Maybach revelou uma patente pertencente a um inglês chamado Watson. Consistia num sistema de ignição através de um tubo quente, elemento essencial para gerar altas rotações do motor. Em 1883, ele desenvolveu o primeiro motor horizontal, seguido pelo “Grandfather Clock”, um motor com um cilindro vertical fixo, que foi particularmente adequado para instalação nos veículos. Em 1885, o novo motor foi instalado primeiro numa carruagem em madeira e, posteriormente, um ano depois, num carro. Mas Maybach não se contentou apenas em produzir motores para carruagens.

Posteriormente, Maybach desenvolveu um carro com jantes em aço. Este veículo assistiu à introdução de uma transmissão por engrenagem. Apresentado na Exposição Mundial de Paris, em 1889, o carro de Maybach com jantes em aço, proporcionou o nascimento da indústria automóvel francesa. Quando Gottlieb Daimler fundou, em Novembro de 1890, a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), com Max Duttenhofer e Wilhelm Lorenz, Maybach foi nomeado Engenheiro de Design. Ele deixou a empresa em Fevereiro de 1891, devido a alguns termos do contrato serem inaceitáveis.

Nos 18 meses que se seguiram, Maybach continuou a desenvolver o seu trabalho em casa. No Outono de 1892, com o apoio financeiro da Daimler, ele começou a trabalhar no desenvolvimento do Hotel Hermann, em Cannstatt. Esta produção originou designs tão importantes como o bocal de pulverização do carburador, melhorias no sistema de correias e no motor Phoenix. Em Novembro de 1895, a pedido do industrial inglês Frederick Simms, Maybach foi renomeado como Director Técnico da DMG. Aqui desenvolveu o radiador tubular com ventoinha e mais tarde o radiador em colmeia. O "Roi des Constructeurs" (O Rei do Design), como era apelidado pelos franceses, passou de técnico a criador do primeiro automóvel com um motor com quatro cilindros. Em 1898/99 foi produzida uma geração de motores que incluiam cinco modelos a produzirem entre 6 e 23 cv.

O primeiro Mercedes
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O design mais notável de Maybach foi criado após a morte de Daimler, em 1900. O primeiro Mercedes causou impacto na semana de corridas em Nice, em Março de 1901. O veículo sobressaiu-se em relação a tudo que tinha sido anteriormente concebido e construído na Daimler-Motoren-Gesellschaft.

Apesar do grande sucesso que automóveis Mercedes tiveram nos anos seguintes, Maybach foi várias vezes vítima de conspirações. Ele foi substituído como Engenheiro de Design e as suas actividades foram reduzidos para um nível inferior. A partida da DMG deu-se em 1907.

Quando o Zeppelin LZ 4 foi destruído numa tempestade em Echterdingen, a 5 de Agosto de 1908, Maybach ofereceu-se para construir um novo Zeppelin, com melhorias ao nível do motor. O resultado das negociações levou à criação da Luftfahrzeug-Motorenbau GmbH em Bissingen, a 23 de Março de 1909. O filho de Maybach, Karl, que também projectou o novo motor, tornou-se Director Técnico. Em 1912, a empresa (rebatizada de Luftfahrzeug-Motoren GmbH) mudou-se para Friedrichshafen. Pai e filho tinham cada um uma participação de 20% na empresa, embora Wilhelm Maybach colocou firmemente o futuro do negócio nas mãos do seu filho.

Depois de 1922, os carros de luxo também eram produzidos em Friedrichshafen. O auge da gama de produtos foi o de 1929 Maybach 12 DS, o primeiro automóvel com um motor V12, juntamente com o seu sucessor Zeppelin, vistos uma resposta à como concorrência da Rolls-Royce.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Wilhelm Maybach morreu a 29 de Dezembro de 1929.

JELLINEK E SUA FILHA MERCEDES
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Emil Jellinek nasceu em Leipzig a 6 de Abril de 1853. Enquanto criança trouxe uma enorme alegria aos seus pais. Inicialmente teve aulas particulares, mas o seu percurso escolar foi marcado por muitos altos e baixos. O jovem Emil rejeitava todos os aspectos relacionados com o trabalho escolar.
Aos 17 anos, começou a trabalhar como funcionário público com na Companhia Ferroviária Rot-Kostelec North-Western, mas deixou-a dois anos mais tarde.

De seguida, Emil Jellinek, foi enviado para França e, a partir daí, a pedido do cônsul austro-húngaro, foi para Tânger. Um ano mais tarde, foi a Tetuan como um agente consular, casou-se com uma francesa e constituiu uma empresa bem sucedida que comercializava produtos provenientes do Norte de África.

Em 1881, Jellinek retornou a Viena para assumir a agência de uma companhia de seguros. Ele acabou por ser nomeado inspector, se bem que algo o motivou de para o Norte de África. Os seus dois filhos, Adolph e Fernand, nasceram na Argélia. Em 1889, Emil Jellinek regressou a Viena com a sua família.

O nome da filha
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em 1889, nasceu a filha de Jellinek, Mercedes. O nome de proveniência espanhola significa "misericórdia". A mulher de Emil Jellinek morreu quatro anos mais tarde. Os seus negócios tornaram-se de tal forma lucrativos que permitiram a sua deslocação para Nice.
Foi aqui que comprou o seu primeiro veículo, um triciclo Dion Bouton. De seguida surgiu outro veículo de três rodas, o Léon-Bollée Voiturette, que posteriormente foi substituído por uma carroça Benz de quatro lugares.

Um artigo de jornal chamou a atenção de Jellinek sobre a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), e em 1897 viajou para Cannstatt para visitar a fábrica Daimler. Aqui encomendou o seu primeiro automóvel Daimler, com 6 cv, correia de transmissão e com um motor de dois cilindros. Este modelo foi-lhe entregue em Outubro de 1897. Entretanto, Jellinek logo constatou que a velocidade máxima deste veículo era apenas de 24km/h e para ele não era suficiente. Como pretendia que a velocidade fosse de 40 km/h encomendou mais dois veículos. Desta forma, em Setembro de 1898, obteve 2 veículos com 8 cv e com um motor de quatro cilindros.

Emil Jellinek, tinha uma grande casa em Nice e desfrutava de boas relações com os financiadores internacionais e aristocratas. Tornou-se cada vez mais activo como um revendedor de carros, a partir 1898, promovendo e vendendo veículos Daimler para as classes mais refinadas da sociedade. Em 1899, a DMG forneceu dez carros a Jellinek e vinte e nove em 1900.

Jellinek exigia cada vez, à DMG, mais carros rápidos e potentes. A primeira vez que participou em corridas de automóveis foi na Semana de Nice. Tinha o hábito de, nas corridas, usar o nome da sua filha. Em circuitos automobilísticos, tornou-se conhecido como "Monsieur Mercedes".

O PRIMEIRO AUTOMOVEL CONTEMPORÂNEO
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em Abril de 1900, Jellinek celebrou um acordo com a DMG relativamente à venda de carros e motores. Ficou decidido que se usaria o pseudónimo "Mercedes" como o nome do produto. Também ficou acordado que um novo motor seria desenvolvido e ostentaria o nome Daimler-Mercedes".
Umas semanas mais tarde, Jellinek encomendou 36 veículos por um preço total de 550.000 Marcos, equivalente hoje em dia, a 3 milhões de Euros. Posteriormente, encomendou outros 36 automóveis com motores de 8 cv.

O primeiro carro equipado com o novo motor de 35 cv, foi entregue a Jelinek a 22 de Dezembro de 1900. No início do século passado, este primeiro "Mercedes", desenvolvido por Wilhelm Maybach, Engenheiro de Design da DMG, provocou uma grande sensação.Com baixo centro de gravidade, o motor leve e potente com radiador em colmeia, estas inovações representaram o primeiro automóvel moderno.

Em Março de 1901, durante a semana de corridas em Nice, os automóveis Mercedes foram praticamente imbatíveis. Os veículos de Jellinek tiveram uma excepcional performance. Os modelos de 12/16 e 8/11cv apareceram em Março e Agosto de 1901. Graças às encomendas de Jellinek, a fábrica de Daimler, em Cannstatt estava a produzir em pleno

MARCA REGISTRADA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O nome Mercedes foi registado a 23 de Junho de 1902 e comercializado a 26 de Setembro.
A partir de 1903, Emil Jellinek teve autorização para se auto-intitular de Jellinek Mercedes. "Provavelmente é a primeira vez que um pai adopta o nome da sua filha”, comentou o empresário na altura.

Em 1907, Jellinek foi nomeado cônsul austro-húngaro e pouco tempo depois cônsul mexicano. Em 1909, retirou-se dos negócios automobilísticos para se dedicar inteiramente ao lugar de cônsul austro-húngaro no Mónaco.
No entanto, permaneceu como observador atento da engenharia automóvel até à sua morte, a 21 de Janeiro de 1918.

LOCAIS HISTORICOS

Gottlieb Daimler Memorial
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em 1882, Daimler comprou uma casa em Taubenheimstrasse (Cannstatt), no distrito de Estugarda. O jardim tinha uma estufa, onde Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach planeavam concretizar o seu sonho de mobilidade individual.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O objectivo de Daimler e Maybach era a construção um motor com capacidade de transporte por terra, água e ar. Esta oficina depressa se tornou o refúgio para estes dois engenheiros. Trabalhavam dia e noite em completo sigilo. Nem mesmo as suas famílias estavam a par do que se passava. Uma vez, um jardineiro informou a polícia após suspeitar que estavam a ser produzidas moedas falsas na oficina. Quando a polícia chegou ao local, a meio da noite, acabaram por descobrir que se tratavam apenas de ferramentas e peças de motor. Após isto, Daimler e Maybach continuaram o seu trabalho sem interrupção

Endereço: Gottlieb Daimler Memorial Taubenheimstraße 13 D-70372 Stuttgart-Bad Cannstatt

CASA GOTTIEL DAIMLER

O nascer de uma marca
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gottleib Daimler, filho de Johannes Deumler e da sua mulher Frederika Deumler (nascida em Fensterer), nasceu em Março de 1834 em Schorndorf.
Também conhecidos como Deumler ou Teimbler, a família encontrava-se na Comunidade de Schorndorf há mais de 200 anos, cuja população rondava os 4000 habitantes. O principal negócio da família sempre foi o da panificação, estando desde 1825 a Padaria Daimler localizada no Nº 7 , em Höllgasse ("Helle Gasse").

Em 1825, o pai de Gottlieb, Johannes Deumler assumiu o controlo da empresa, que na época incluía também uma taberna. Do casamento com Wilhelmine Friederike Fensterer, filha de um proprietário de uma tinturaria, nasceram quatro filhos: Johannes (1832), Wilhelm Gottlieb Daimler (1834), Karl Wilhelm (1840) e Christian Albrecht (1845). Johannes Deumler não ganhava muito a vender pão e vinho. No entanto, tinha o suficiente para dar uma boa educação aos seus filhos. Inicialmente na escola de primária, em Schorndorf, e mais tarde na escola profissional em Stuttgart, Gottlieb Daimler desenvolveu os seus conhecimentos a trabalhar como aprendiz de armeiro, acabando por completar a sua aprendizagem com sucesso ao fazer uma pistola de cano duplo.

Gottlieb deixou Schorndorf em 1853. Ferdinand Steinbeis, responsável pela industrialização em Württemberg, apercebeu-se do potencial de Daimler, e certificou-se que fosse colocado em Graffenstaden, perto de Strasbourg, para preparar a sua frequência na Universidade Politécnica e o seu trabalho na indústria.

Em Höllgasse, o negócio familiar era gerido pelos irmãos Johannes and Karl Wilhelm. A casa acabou por ser vendida, em 1897, pela viúva de Karl Wilhelm, devido a crescentes prejuízos.

Em 1979, a Daimler-Benz AG (denominação da época) adquiriu as instalações onde o fundador da empresa tinha nascido. A alvenaria teve de ser renovada, a fim de restaurá-la, tanto quanto possível, à sua condição original. A construção em madeira e bem como a adega foram conservadas e renovadas. Com excepção do restauro na parte de trás do edifício, a divisão dos quartos reflecte a casa original. Uma nova exposição foi aberta no piso térreo, para coincidir com o 100 º aniversário da morte do Gottlieb Daimler, a 6 de Março de 2000.

Endereço: Gottlieb-Daimler-Haus, Höllgasse 7, 73614 Schorndorf

CASA KARL BENZ
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

21 de Junho de 1905, Karl Benz e Bertha compraram uma propriedade (n º 4180), em Ladenburg. Karl Benz viveu aqui até sua morte, a 4 de Abril de 1929, assim como a sua mulher Bertha Benz que morreu a 5 de Maio de 1944.
A 21 de Junho de 1905, Karl Benz e Bertha compraram uma propriedade (n º 4180), em Ladenburg. Karl Benz viveu aqui até sua morte, a 4 de Abril de 1929, assim como a sua mulher Bertha Benz que morreu a 5 de Maio de 1944.

Familiares de Karl e Bertha Benz permaneceram na casa até 1969, até se tornar propriedade da cidade de Ladenburg. A casa foi comprada pela Daimler-Benz AG em 1985.

Após um longo período de trabalho intenso, foi inaugurada uma exposição no piso térreo para comemorar as realizações de engenharia de Karl Benz. A colecção incluía modelos de demonstração das suas invenções mais importantes, o eixo-pivô de direcção, a ignição eléctrica utilizando velas de ignição e a superfície do carburador. A reprodução do Patent Motor Car e o trabalho desenvolvido por Benz, bem como um certo número de objectos pessoais oferecem uma recordação de um dos principais pioneiros da história automóvel.

Hoje, a casa “Karl Benz” é utilizada principalmente como sede da Fundação de Gottlieb Daimler e Karl Benz, criada em 1986 para assinalar os 100 anos da invenção do automóvel. Recordando as profundas mudanças trazidas pela sociedade graças às invenções de Gottlieb Daimler e Karl Benz, a Fundação visa promover a ciência e a investigação, a fim de obter uma melhor compreensão da relação entre o homem, o ambiente e a tecnologia. As suas principais áreas de apoio residem na investigação interdisciplinar destas matérias. A Fundação é financiada a partir das receitas geradas pelos bens doados pela Daimler-Benz AG (como era na época) e da actual Daimler AG.

Eis algumas áreas que são abordadas:

- Discurso Ladenburg: discussão interdisciplinar e internacional sobre a correlação entre o homem, o ambiente e a tecnologia

- Ladenburg College: promoção da investigação interdisciplinar de projectos

- Palestra Bertha Benz: palestras e conferências apresentadas por mulheres cientistas de renome

- Promoção de novos talentos no campo científico

- Cooperação internacional no domínio da ciência

Endereço: Karl Benz House Dr.Carl-Benz-Platz 2 D-68526 Ladenburg

MUSEU DR. KARL BENZ
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O Museu Karl Benz foi criado em 1996 como resultado de uma iniciativa privada. O museu inclui uma colecção com mais de 70 veículos e inúmeras exposições que documentam a vida de Karl Benz e retratam a importância da invenção do automóvel.
Deve ter causado muita confusão, quando em 1908 emergiram os automóveis "C. Benz Söhne". Este templo de mobilidade foi restaurado na forma de um memorial industrial cuidadosamente renovado. No entanto, não é só a história que fascina os visitantes. Outros destaques, incluindo os dois últimos veículos "C. Benz Söhne" construídos em Ladenburg, registos biográficos que e reflectem a vida de Karl Benz oferecem uma outra faceta da história. A exposição abarca uma selecção de modelos históricos de Benz e da Mercedes-Benz e outros modelos histórico exibe. O museu oferece uma colecção fascinante e representa uma contribuição para a história do automóvel.

Cinco marcos de mobilidade:

"Dr. Carl Benz-Platz". A exposição de veículos construídos por C. Benz Söhne e Benz & Cie. em Mannheim, sublinha o estatuto Karl Benz como uma lenda da engenharia automobilística. Incluem a construção do primeiro automóvel do mundo, o Patent Motor Car, em 1886 e o último veículo “C. Benz Söhne” construído em 1924, possuído por Karl Benz.
"Mercedes-Allee". Uma selecção de veículos que têm ajudado a moldar a história do automóvel. Caracterizam-se por veículos Mercedes-Benz a partir do início da Daimler-Benz AG até a década 50, que inclui um modelo 130 com um motor traseiro e um 170 S conversível.

"Boxenstopp" ("Pit stop").O desporto motorizado tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento de automóveis Mercedes-Benz. Uma série de motores de corridas lendárias e vitoriosas encontram-se aqui em exposição.

"Auto-Biografie" ("Autobiografia"). Documentação abrangente e uma ampla selecção de exposições levar o visitante a uma viagem ao longo de toda a história automóvel.

"Zweirad-Galerie" ("Galeria de duas rodas"). Além do automóvel, o transporte de duas rodas desempenhou um papel significativo na história da mobilidade. Os visitantes podem experimentar uma colecção fascinante de duas rodas, pertencentes a vários períodos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Endereço: Dr. Carl Benz Museum Ilvesheimer Straße 26 D-68526 Ladenburg

O MUSEU MERCEDES
A marca que inventou o automóvel também reinventou o museu do automóvel. No dia 19 de abril de 2006, foi inaugurado na cidade de Stuttgart, na Alemanha, o Novo Museu Mercedes-Benz. Construído em tempo recorde, foram necessários apenas dois anos e meio, o novo museu possui um design arrojado, além de ser o único no mundo que apresenta 120 anos da história da indústria automotiva, desde o seu princípio.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

São 160 veículos e mais de 1.500 outros produtos expostos aos visitantes em duas passagens conectadas, que ocupam 16.500 metros quadrados distribuídos em nove andares. Além de apresentar a história da marca MERCEDES-BENZ, o museu também oferece um olhar revelador sobre o futuro. A dualidade do passado e futuro também está presente na arquitetura do prédio, que foi criada no UN Studio dos famosos arquitetos alemães Ben van Berkel e Caroline Bos. O interior do prédio foi modelado com a estrutura da espiral do DNA, que carrega os genes humanos, para ilustrar a filosofia original da marca MERCEDES-BENZ: a invenção contínua de coisas completamente novas para manter a mobilidade, desde a invenção do automóvel até a visão orientada para o futuro sobre a dirigibilidade livre de acidentes. Em pelo menos duas horas de passeio pelo museu, os visitantes podem acompanhar os 120 anos da história do automóvel como uma jornada pelo tempo. Um elevador leva os visitantes até o andar mais alto do museu, de onde saem duas rotas em espiral, metaforicamente representando a genética da marca, para que possam descer por nove andares. Pela primeira rota, há sete “Salas Lendárias” que contam a história da marca em ordem cronológica.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma novidade: o museu também documenta os mais de 100 anos de história de veículos comerciais da empresa. Os visitantes podem trocar de rota a qualquer momento. Ambas terminam na curva “Flechas de Prata - Corridas e Recordes”, onde estão expostas as lendárias MERCEDES-BENZ que marcaram época nas pistas de competições. Nesta área, também são exibidos trechos de filmes de corridas históricas. Pertences de famosos pilotos de corrida, dois simuladores e um workshop de corrida oferecem aos visitantes uma oportunidade de ingressarem no fascinante mundo das competições.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A exposição “A Fascinação da Tecnologia”, que pode ser acessada individualmente, ocupa uma posição especial. Exibida num contexto altamente sofisticado, ela proporciona conhecer o dia-a-dia de trabalho dos engenheiros de desenvolvimento da MERCEDES-BENZ, e, portanto, observar o futuro do automóvel. As “Salas de Coleção” mostram a variedade de veículos MERCEDES-BENZ de acordo com tópicos. Estes tópicos vão desde o transporte por ônibus, táxi e automóveis até o transporte de mercadorias e distribuição, passando pela “Galeria de Ajudantes” em combate à incêndios, serviços de emergência e operações municipais até veículos VIPs e, finalmente, a “Galeria de Heróis” - um número incontável de veículos altamente eficientes que continuam a realizar suas atividades pelo mundo. Nestas salas o visitante pode apreciar exposições como o ônibus Mercedes-Benz O 305; o famoso “Millipede” - o caminhão pesado LP 333; o veículo de combate à incêndio LF 3500 ou o “Papamóvel” usado pelo Papa João Paulo II. São veículos que têm uma história própria e, em alguns casos, também ajudaram a escrever a história.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Também estão disponíveis aos visitantes um restaurante, um café e várias lojas. Uma ligação direta com o Centro Mercedes-Benz também possibilita uma transição da lendária MERCEDES-BENZ desde os modelos clássicos até a atual linha de produtos. Em 2011, para comemorar a data dos 125 anos da MERCEDES-BENZ o museu organiza uma exposição especial intitulada “Como tudo começou”, que apresenta documentos originais sobre Karl Benz e Gottlieb Daimler.

A saga continua, em breve a parte VI e ultima. Abraço.
António Júlio
António Júlio
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2953
Data de inscrição : 19/04/2009
Interesses : muitos!
Sexo : Masculino País : Portugal
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mercedes Benz, 125 anos de uma grande historia! (parteV) Empty Re: Mercedes Benz, 125 anos de uma grande historia! (parteV)

Mensagem por Convidado 11 Qua 20 Jul 2011 - 14:54



AJ,

Já imprimi todos os post e aguardo a parte final!
avatar
Convidado 11
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 11011
Data de inscrição : 27/09/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos