Troca esticador poly-v M271 (W203)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Troca esticador poly-v M271 (W203) Empty Troca esticador poly-v M271 (W203)

Mensagem por Lbeims Ter 7 Out 2014 - 12:37



Prezados,

gostaria de contribuir com algum conhecimento, visto a dificuldade que passei para a troca do esticador da minha W203 Fase 2 C230, motor M271 4 cilindros 1.8 kompressor.

O motor do meu carro fazia um ruído estranho, ás vezes alto, quando eu colocava uma ré com ele ainda meio freio. Em uma situação informal, junto da agradável companhia do confrade e mestre Maluhy, eu pedi que ele ouvisse esse barulho e segundo ele era o esticador da Poly-v, que já tinha perdido a pressão na mola e com isso a correia dava momento de escorregar das polias, fazendo o tal barulho. Diagnóstico certeiro, pois foi isso mesmo.

Enfim, na minha viagem à Alemanha em junho, trouxe outro esticador de lá e depois de alguns meses enrolando, finalmente me animei em trocá-la na última sexta-feira.

Tirei algumas peças referente ao circuito de admissão, ligadas ao kompressor para ter acesso à peça, mas olhando de lá para cá, não via nenhum parafuso para soltá-la. Foi quando percebi que ela não era fixada pela frente do motor e sim através de um contra-parafuso, fixado na parte de trás do esticador.

É isso ai, o esticador entra em "buraco" redondo, numa "mesa" na parte frontal do motor e por trás desse conjunto todo, vem um parafuso que fixa o esticador na mesa. Então o problema era como chegar nesse parafuso e para isso encontrei 2 caminhos (não sei se teria um terceiro). Ou ia pela parte de cima do motor ou por baixo. Pela parte de cima, eu tinha que tirar filtro de ar, central eletrônica do motor, provavelmente o kompressor e quem sabe, o coletor de admissão. Achei esse caminho meio complicado além de arriscado...

Então fui por baixo, tirei o peito de aço e tive que soltar os parafusos do compressor de ar condicionado e afastá-lo um pouco para que sobrasse uma brecha para se chegar no parafuso e com bastante dificuldade (mal consegui mexer a mão lá), foi possível retirar o parafuso.

Outro detalhe: O esticador novo não veio com parafuso novo, apenas o esticador (já tinha trocado antes a polia de apoio, que veio com parafuso), mas o parafuso do esticador antigo, era muito mais comprido que o necessário, pois enquanto no esticador velho a "momento da rosca" começava bem depois a parte traseira do esticador, fazendo com que o parafuso entrasse alguns centímetros antes de começar a rosquear, no novo, a rosca já era imediata, ou seja, o parafuso imediatamente já rosqueava (esse papo de rosca parafuso sendo introduzido tá estranho...kkk).

Conclusão, tive que serrar o parafuso, caso contrário ele roscaria tudo e não encostaria no batente da tal mesa, que segura o esticador por trás.

Espero não ter que trocar novamente um esticador desse, mas se alguém souber de outra forma mais simples, por favor nos ensine, pois achei essa forma um tanto quanto complicada, me levou 4 horas do meu tempo, mas que ou eu ia até o fim, ou ficava sem poder ligar o carro. Aproveitei também para finalmente trocar o filtro de combustível, que como não foi a primeira troca, já estava com abraçadeiras com parafusos no lugar das originais de pressão.

Troca esticador poly-v M271 (W203) 256a5gp
Troca esticador poly-v M271 (W203) 35avxa9
Lbeims
Lbeims
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1204
Data de inscrição : 11/03/2012
Interesses : Carros, motos, eletrônica e software.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca esticador poly-v M271 (W203) Empty Re: Troca esticador poly-v M271 (W203)

Mensagem por Pedroalexrj Ter 7 Out 2014 - 15:08



ParaBENZ meu caro Lbeims...deu trabalho...mas foi...
Que bom que funcionou e ficou show de bola.
abs.

_________________
Troca esticador poly-v M271 (W203) 2rc8uwk
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5782
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca esticador poly-v M271 (W203) Empty Re: Troca esticador poly-v M271 (W203)

Mensagem por Lbeims Ter 7 Out 2014 - 15:43



Fala grande Pedro! E ai? Vai estar no encontro do dia 25?

Abraço!
Lbeims
Lbeims
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1204
Data de inscrição : 11/03/2012
Interesses : Carros, motos, eletrônica e software.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca esticador poly-v M271 (W203) Empty Re: Troca esticador poly-v M271 (W203)

Mensagem por Pedroalexrj Ter 7 Out 2014 - 15:46



Cara..vou tentar...de repente fico no RJ por um tempo inclusive...trabalhando...
to esperando meu chefe voltar de férias...pra discutir isso com ele.
rezemos...
forte abs.

_________________
Troca esticador poly-v M271 (W203) 2rc8uwk
                                    PedroAlexRJ   -   W202   -   C36 -  AMG   -   1996   -   ´BlackSeries´
Pedroalexrj
Pedroalexrj
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 5782
Data de inscrição : 13/08/2010
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Troca esticador poly-v M271 (W203) Empty Re: Troca esticador poly-v M271 (W203)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos