Aviso: funcionamento da seção "Customização, tunning e modificações"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Aviso: funcionamento da seção "Customização, tunning e modificações"  Empty Aviso: funcionamento da seção "Customização, tunning e modificações"

Mensagem por FMBB Sáb 31 Out 2015 - 1:54



Confrades, 

Essa nova área, implantada na estrutura do Fórum junto a ajuda técnica, tem o objetivo de reunir os debates que envolvem os referidos temas de forma separar doravante esses assuntos da área técnica dos modelos Mercedes-Benz e das preparadoras oficiais, cujos tópicos são voltados para discussão dos padrões originais de fábrica. 

Como se trata de adaptações e/ou modificações em automóveis Mercedes-Benz sob responsabilidade pessoal e exclusiva dos proprietários, inevitavelmente e para fins técnicos deverão ser observados no Fórum os seguintes conceitos adotados no mundo das customizações e diferenças entre estilos de personalizações seguidas no meio automotivo:

- Diferença entre os termos: ao contrário do que se popularizou no Brasil, o tuning é entendido como um processo de customização, um estilo de personalização e não o contexto em si.

- Personalização: dar caráter pessoal, tornar pessoal ou algo único. No meio automotivo o termo é usado na primeira pessoa do singular.

- Customização: palavra empregada no sentido de adaptação conforme o gosto ou necessidade alguém ou alteração ao gosto da pessoa, termo usado no meio automotivo na terceira pessoa; é plausível se afirmar "eu vou personalizar meu carro e você vai customizá-lo para mim".

- Estilos de customização: 
Existem vários estilos e tendências descritas em revistas e sites especializados nesses temas aos quais os Confrades interessados obviamente poderão pesquisar, de forma a não se prender a gêneros pois atualmente quem define o estilo é o interessado movido pela paixão por automóveis, de forma resumida são os seguintes: 
1) German Look ou Euro Look - tendência surgida nos anos 70 voltada para performance (preparações do motor) mantendo o carro o mais original possível, geralmente suspensão rebaixada e rodas largas, em alguns casos para-lamas alargados;
2) Rusted Look - rústico, aparência enferrujado, desbotado e desgastado, estilo de época, vintage, pouco usual no Brasil;
3) Rat Look ou Rat Rod: "visual de rato", uso de peças adaptadas de outros veículos, aparência de desleixo que costuma confundir com o estilo Rusted Look (ambos são enferrujados), movimento teve início na década de 40 no pós-guerra, resume-se em esforço na performance em detrimento do acabamento estético;
4) Hot Rod - termo usado a partir da década de 40 e 50, mecânica atualizada, características: teto rebaixado (chopp the roof), suspensão extremamente alterada, rebaixada e alongada, motores V8 potente, rodas tala 15 com pneus largos e pintura fosca imitando geralmente imagens de chamas;
5) JDM (Japonese Domestic Market) - não se aplica a Mercedes-Benz, neste estilo utilizam carros do mercado doméstico japonês, estilo focado em investimentos pesados no motor para extrair performance, suspensões rebaixadas e customizadas preservando a originalidade do carro. 
6) Street - carros de rua, estilo que mais tem adeptos no Brasil, suspensão rebaixada e preparada (geralmente rosca, fixa ou a ar), objetivo de andar sempre baixo, personalização que permite o uso diário. Características: partes carro envelopadas ou não, uso de som e rodas esportivas com poucas adaptações no motor, modificações discretas no exterior.
7) Lowrider - estilo originário de mexicanos que moravam nos EUA, geralmente carros antigos V8 com suspensão a ar e controle à distância simulando efeitos de dança.
8) Donk - tendência originária do movimento rapper americano da década de 60. Característica: uso de rodas maiores geralmente acima de 24 polegadas.
9) Dub: estilo de customização ou personalização mais sofisticada e elitizada com adaptação de peças mais caras, de renome internacional.
10) Tunning: ao contrário do que muitos pensam, é um estilo de customização, vem da expressão inglesa traduzida como afinação. Características: alteração radical ou transformação mais agressiva nas características originais e nível de personalização extrema, perda das características originais do veículo.

Deixamos claro que não estamos incentivando práticas ilegais no Portal, tão somente estamos dedicando uma área exclusiva no Fórum para tratar à vontade desses temas fora da área técnica dos modelos.

Solicitamos ao usuários que realmente tiverem interesse em participar que o façam com o devido respeito à opinião alheia e pedimos que os aconselhamentos e dicas sejam balizados estritamente dentro das normas permitidas na legislação de trânsito brasileira, especialmente as Resoluções 292/2008 e 479/2014 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao4792014.pdf

Os usuários que tiverem contribuições estejam à vontade para enriquecer o conteúdo dessa nóvel área do nosso Fórum.

Abraços a todos!!!

_________________
Administração Geral
FMBB
FMBB
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 1123
Data de inscrição : 16/10/2007
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos