Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Lmazzillo Qui 24 Mar 2016 - 19:02



Prezados,

Sou novato na área de carros clássicos e resolvi começar com uma Mercedes, que é a minha paixão desde criança. Pesquisei bastante os modelos e comprei uma W123.030 - Modelo 280 - Ano 1980 - Bege e com o Interior todo em couro verde. Foi paixão à primeira vista e não tive critério nenhum na hora de avaliar o carro, especialmente lataria e mecânica (o interior estava muito bonito, mas depois vi que o carro já foi batido e há uns remendos com massa, a porta do motorista feia etc.).

Paguei R$ 21.500 no carro (hoje vejo que paguei bem caro) e, até agora, já gastei mais de R$ 13.000 em mecânica (troquei o freio todo, fiz elétrica, carburador etc). A restauração do carro não vai ser simples, já que ele está com vários pontos de ferrugem e, como disse, uma parte do carro está com massa...

Cheguei então a um impasse: paguei no carro mais do que ele valia e gastei uma fortuna em mecânica. Se eu for restaurar,  acho que vou desembolsar quase o dobro do que já gastei com mecânica. O que vocês fariam se estivessem no meu lugar: insistiriam no bicho ou venderiam esse carro, amargando o prejuízo na hora da venda e partiriam para um novo carro, mais em ordem e com motor mais instigante, colocando esses R$ 20 mil (suponho que custe isso) da restauração para inteirar o valor que apurar na venda do antigo?

Sei que essa decisão é muito pessoal e passa por questões emocionais, mas gostaria de ouvir a opinião de quem já está há mais tempo na estrada... 

Abraços,

Leonardo Mazzillo
Lmazzillo
Lmazzillo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 18/03/2016
Interesses : Antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por mmbouhid Qui 24 Mar 2016 - 19:12



Se você gastar mais 20 mil, o seu carro terá custado mais de 50 mil. Você nunca vai recuperar esse dinheiro em uma w123. Já estive na sua situação com duas w126 e posso dizer que joguei dinheiro fora. No meu caso, não valeu a pena investir na reforma dos carros. Hoje, eu vejo que é melhor comprar uma que esteja excelente, mesmo  custando bem mais caro.
mmbouhid
mmbouhid
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 251
Data de inscrição : 05/11/2008
Interesses : MBENZ
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Lmazzillo Qui 24 Mar 2016 - 22:09



Esse é uma boa dica, mmbouhid! Nas décadas de 70 e começo de 80, quais os modelos mais legais em termos de motor e conforto?
Lmazzillo
Lmazzillo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 18/03/2016
Interesses : Antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por mmbouhid Qui 24 Mar 2016 - 22:24



A w123 é um modelo excelente. O problema é começar com um exemplar que não esteja bom. Com a grana que você já gastou, poderia ter comprado uma clk ou classe E em bom estado. No meu caso vendi duas w126 ano 81, uma 280S e uma 500Sel. Comprei uma CLK 98, com 48 mil km rodados. Paguei bem mais do que o valor de mercado mas, depois da revisão no Maluhy, não precisei fazer mais nada. Já são 4 anos sem nenhum problema. No fim, acho que é assim que tem que ser. O carro tem que dar alegrias, não aborrecimentos. Caso contrário, perde a razão de se manter um brinquedo desses.
mmbouhid
mmbouhid
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 251
Data de inscrição : 05/11/2008
Interesses : MBENZ
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Rafael M. Sex 25 Mar 2016 - 11:52



Lmazzillo, seja bem vindo!

Bom, carro antigo nunca "vale a pena" em termos de custo de aquisição + reparos se você for uma pessoa que busca a perfeição nos detalhes e etc.

Principal fator a observar é: Você gosta do carro MESMO? Tem um sentimento especial por este modelo específico, ele te dá prazer a ponto de você esquecer (esquecer mesmo!) o dinheiro investido nele? Na sua apresentação você diz que está muito feliz com ela, mas pelo jeito você está balançado com o que falta mexer na lataria. Os R$13 mil na mecânica a tornou 100% nisso? Falta algo? Sugiro apurar bem o que realmente falta acertar nela e ponderar, pois as vezes será bem menos do que imaginas e terás um carro que só gastará gasolina, óleo e filtros por uns bons anos. E sem pressa você curtirá muitos passeios e pode fazer um bom negócio em outra MB. Esse alto custo agora se diluirá se você ficar com ela por bastante tempo, mas pra toda relação durar, é preciso bastante amor envolvido, heheh

Esse estágio que você está numa restauração é o mais perigoso (para você) e ao mesmo tempo, mais oportuno (pra um comprador). Aquele momento que você passou pela euforia da aquisição e da novidade e o carro começa a encher o saco, você começa a fazer as contas e dá vontade de jogar tudo pro alto e vender barato. Muito cuidado. Eu pensei por alguns momentos em vender a minha, pois estava penando para resolver certas coisas, gastando dinheiro e não havendo progresso mesmo. Mas bastou aqueles 10% a mais de esforço e aquele problema que parecia ser enorme, hoje eu vejo como era ridículo e como eu teria deixado de ser feliz com o carro se me deixasse levar pelos números, sentimentos momentâneos e por opiniões erradas naquele momento.

MAS... Se o sentimento não é tão forte, o jeito é vender e ser claro quanto ao estado do carro ou usar ele mais um pouco (pra compensar parte do investimento em reparos mecânicos) e vender. Mas que isso não lhe marque negativamente quanto à Mercedes antigas, reputo serem as melhores opções pra quem quer um importado antigo, justamente por conta da robustez e da política da MB e fornecedores quanto à peças de reposição.

As Mercedes que julgo melhores em termos de Custo X Benefício dos anos 70 e 80 são as W116 e W126. Sou suspeito pra falar pois tenho uma que o custo final já passou o valor de mercado há um bom tempo, mas não ligo, pois lido com ela desde criança e o sentimento envolvido é imensurável.

Em mecânica são idênticas a W123 em várias coisas (amortecedores por exemplo, são os mesmos), com o extra de serem grandes, são mais fáceis de fazer manutenção (pelo espaço para trabalhar) e por terem vindo em maior quantidade (especialmente as W126), acabamentos são um pouco mais fáceis de se encontrar. Eu pelo menos gosto de carro grande, macião, barcona mesmo. Há quem prefira um carro que seja o meio termo, e mais afiado dinamicamente, o que justamente a W123 é. Considero ela, uma mini classe S da época: A mesma robustez, mesma qualidade de construção e acabamento num carro mais leve e menor, que no caso de andar no dia-a-dia e acelerar fundo, a torna um carro mais interessante, principalmente comparando uma W123 280 e uma W126 280S.

Uma MB que creio que estar uma barganha em CxB? W126 500SEL. As C126 380SEC e 500SEC são excelentes opções, ainda mais por serem coupés, porém seus preços são substancialmente maiores.

Desculpe o textão, mas é uma situação que vira e mexe presencio no meio de antigos, e quero lhe mostrar os outros lados desta situação para que você possa tomar uma decisão de coração aberto, sem possibilidade de maiores chateações.
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Coronel Sex 25 Mar 2016 - 22:26



Leonardo,
Seja bem vindo ao portal. 
O Rafael tem razão. Carro antigo raramente é um investimento. Pouquíssimos modelos se valorizam sensivelmente. É o caso, por exemplo, das "charutos". Em 2005 custavam em torno de R$ 70.000,00. Hoje valem mais o dobro ou o triplo, dependendo do estado.

Por isso, o sentimento é importante. Você gostou do carro, do modelo?
Se gostou, vá em frente. Mas esqueça a questão do preço e da recuperação do valor investido.

Isso vale para quase todas as MBs antigas.

_________________
equipe@portalmercedes.com
Coronel
Coronel
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3230
Data de inscrição : 20/09/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por C-220 Sáb 26 Mar 2016 - 11:30



Leonardo,

Realmente o colega pagou muito caro por um carro nessas condições... Essas Mercedes com com problemas mecânicos, elétricos e ferrugem a conta nunca fecha. O ideal é comprar o melhor carro possível que seu bolso possa pagar.
Eu no teu lugar venderia o carro. Por mais bem feito seja o serviço, sempre será um carro mediano devido a batida e os ferrugens que tomaram conta do carro.
Se você conseguir "apurar" o dinheiro investido na compra do carro, já estará de bom tamanho.
Em seguida partiria em busca de algum Mercedes da década 90, que são carros com bem menos problemas de ferrugem.
C-220
C-220
Desligado
Desligado

Número de mensagens : 2744
Data de inscrição : 24/08/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Norte
Advertências : Banido temporariamente

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Karl Fass Sáb 26 Mar 2016 - 16:18



Não é bem assim. Se quer um carro antigo, vais achar alguns inteiros. Só não compre carros sem avaliação profunda de estado, feito por pessoa que conheça mercedes.
Karl Fass
Karl Fass
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 537
Data de inscrição : 13/01/2014
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Lmazzillo Qua 13 Abr 2016 - 18:00



Meus caros confrades,

Entendo perfeitamente as dicas de vocês, especialmente para as próximas aquisições. Mas, com relação a essa MB, agora é tarde... (risos). 

Acabei gastando mais com mecânica do que poderia, se eu não fosse tão "chato" e se eu não tivesse a intenção de efetivamente usar o carro (pelo menos 1x por semana), já que tudo na vida precisa cumprir seu objetivo e o dos carros é efetivamente rodar. :-) Por exemplo, eu poderia ter trocado apenas as pastilhas de freio, mas em se tratando de segurança, optei por trocar pastilhas, discos, cilindro etc.

Agora que ele está com a mecânica 100%, vou usá-lo bastante, inclusive para viagens curtas (fiz minha primeira há pouco tempo, de São Paulo para São Roque, e me diverti muito). Mas funilaria eu não vou fazer e os outros vão ter de respeitá-lo, porque ele é um senhor de 36 anos! 

Para os próximos vou adotar todas as cautelas possíveis. Reitero meus agradecimentos aos confrades.
Lmazzillo
Lmazzillo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 18/03/2016
Interesses : Antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Lmazzillo Qua 13 Abr 2016 - 18:09



Em tempo, seguem fotos do carro! Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 IMG-20151001-WA0013


Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 2uztqig_th

[img]Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Eklq80[/img]

[img]Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 24wsqir[/img]
Lmazzillo
Lmazzillo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 18/03/2016
Interesses : Antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por f_zechetti Seg 4 Jul 2016 - 16:51



Boa tarde, Leonardo

Seu carro esta bonito, lendo o q escreveu no inicio achei que fosse bem pior.
Vou te indicar a oficina que fez meu Camaro ha uns 10 anos atras. Ano passado levei um Galaxie com muita funilaria pra fazer e me cobraram 13 mil (com pintura). Eles trabalham direito e tem preço justo. Fale com o Sr. Adilson. A oficina fica em Sao Caetano. Um tempo atras estavam fazendo dois Dodges do Badolato (museu do Dodge). 
Abraço
http://www.autopinturamodelo.com.br/
f_zechetti
f_zechetti
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 166
Data de inscrição : 09/08/2015
Interesses : 280SE 1973 / 280C 1978
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980 Empty Re: Novato nos Clássicos - W123.030 - MB 280 - 1980

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos