Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Sex 17 Jun 2016 - 11:35



Pessoal,

Pesquisando sobre o câmbio da minha C180/2012 descobri que a partir do ano 2013 elas passaram a contar com o que a MB chama de Modo-M temporário no câmbio, onde um toque na alavanca do câmbio para os lados ativa o modo manual do câmbio por um determinado período de tempo. Como suspeitava que isso deveria ser só uma questão de software fui pesquisar e descobri que tem como ativar o modo manual no câmbio 722.9 via programação de SCN usando o Star ou equipamento compatível.

http://mbworld.org/forums/e-class-w212/513918-manual-shift-mode-cars-w-o-amg-sports-package.html
http://blog.obd365.com/2015/10/16/mercedes-722-9-7g-gearbox-coding-with-star-diagnosis/
https://www.youtube.com/watch?v=01mJQFgwMaE



Alguém aí já usou o Star e sabe se é fácil fazer isso?

Abs!


Última edição por Antônio Elias em Qui 22 Set 2016 - 12:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserir vídeo)
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por Convidado 9 Qui 22 Set 2016 - 12:24



André, alguma novidade?
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Qui 22 Set 2016 - 13:42



Nada ainda Antônio... Pelo que pesquisei é viável fazer a ativação mas não sei se o pessoal de oficina vai ter o conhecimento necessário ou a desenvoltura para isso. Quando for orçar a próxima revisão, vou ver se o Carlinhos ou o pessoal da GPR saberia fazer. Minha suspeita é que não deve ser muito diferente de ativar os DRL para ligarem de noite.
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por Convidado 9 Qui 22 Set 2016 - 14:13



A GPR fechou, o Weydner que é o especializado Mb está agora na DKM na Avenida Barão H. Melo, ele tem Star e formação técnico eletrônica.

O console da sua W204 já tem o botão ão com comando do modo M junto aos E e S, ou teria que instalar?

Ainda não vi fazer isso por aqui, mas sei tem que ativar uma função chamada 428, no Benzwolrd onde também sou membro houve um tópico inconclusivo http://www.benzworld.org/forums/w204-c-class/2286913-activate-code-428-m-mode-paddles.html, mas neste outro um técnico indicou um caminho no Xentry para habilitar, pelo que conseguiram em W211 acho, tem ver se a configuração da caixa 7G na classe C se há "porta" para essa função e talvez seja necessária uma chave MB com software atualizar: http://mhhauto.com/Thread-How-to-enable-the-M-mode-in-W204


Última edição por Antônio Elias em Qui 22 Set 2016 - 14:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto)
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Qui 22 Set 2016 - 14:45



Antônio,

O botão no console é um só, ele cicla entre os modos da transmissão. Lembro de ter visto o vídeo de alguém comentando que não precisava trocar. Só mesmo pela questão estética visto que a legenda do botão muda:

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 288plpe

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 27wsidt

Pelo que li, para ativar o modo M, precisa carregar o código 950 (AMG Sportpackage) na TCU. Ativar somente o 428 só vai habilitar o volante com os paddles. Só que lendo a descrição de como faz, começa um tal de fazer parte da programação offline e depois online que não entendi nada... mas como nunca tive a oportunidade de usar um Star, não sei se é só uma "receita de bolo" ou alguma coisa de outro mundo.


Vou dar uma procurada no Weydner quando for a hora da revisão então. Não estava nem sabendo que a GPR tinha fechado. Você usa a DKM ou tem oficina boa aí em Barbacena?


Abs!
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por W204 Qui 22 Set 2016 - 14:58



Fico me perguntando se vale a pena toda esta "mão de obra", sem falar no risco...

_________________
Das Beste oder nichts.
W204
W204
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3318
Data de inscrição : 01/05/2016
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Qui 22 Set 2016 - 15:43



Pois é... exatamente o tamanho da mão de obra e risco que eu queria ter uma ideia melhor antes de dedicar mais tempo a esse assunto. Quando tiver a oportunidade vou bater um papo com o alguém de oficina para ter uma ideia do nível de complexidade.
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por Convidado 9 Qui 22 Set 2016 - 16:25



André, ainda utilizo muito o Weydner para intervenções mais pesadas ou algo relacionado a eletrônica dividindo com o Márcio de JF, principalmente na W163 e W201, aqui em Barbacena só o básico do básico e mesmo assim só com um amigo meu de confiança o Leo da TJ Mecânica e somente para freios, direção hidráulica e troca de óleo nas 2 que citei, oficinas por aqui não entendem absolutamente nada de Mercedes, interior neste aspecto é complicado, alguma coisa ainda conseguir eu mesmo fazer, restante minhas Mbs só levo para Concessionária.

Gosto muito da leitura deste fórum de técnicos mhhauto.com para entender ou resolver questões mais complexas de eletrônica embarcada, um reparador na UK conseguiu habilitar no 7G de uma W211:
http://mhhauto.com/Thread-How-to-enable-the-M-mode-in-W211?page=3

Essas reconfigurações para introduzir mais modo de condução tem que bater com a atualização de software e placa de comando da caixa.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por W204 Qui 22 Set 2016 - 16:46



Antônio,

A dúvida que não quer calar.. E a C55? Trata ela onde?

Abraço.

_________________
Das Beste oder nichts.
W204
W204
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 3318
Data de inscrição : 01/05/2016
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio Grande do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Qui 22 Set 2016 - 17:12



Antônio, se eu entendi bem, eles usam o Vendiamo para fazer tudo offline e ver qual é o SCN da transmissão e vão testando um a um códigos acima e a baixo até achar um que funcione. Esse aqui fez na W204:

http://mhhauto.com/Thread-Enable-M-Mode-w204-7g-722-9

Pelo visto funciona, é só ter ferramental todo (Star/SD4/DAS/Xentry/Vendiamo, etc.).
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Qua 4 Jan 2017 - 16:33



Pessoal,

Aprofundando minhas pesquisas achei um video no canal do Scott Elliot onde ele usa o Xentry em modo de desenvolvimento:

https://www.youtube.com/watch?v=tMQ16j__ot4


Pelo jeito que ele descreve não deve  ter muito segredo mudar esse tipo de configuração nos nossos carros (com ajuda do google translator é claro!).

Antônio,

Por sinal eu liguei na DKM esses dias e parece que o Weydner não está mais trabalhando lá.


Abs!


Última edição por Antônio Elias em Qua 4 Jan 2017 - 16:45, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inserção de imagens)
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por Convidado 9 Qua 4 Jan 2017 - 16:50



André, não fiquei sabendo se houve alguma mudança, quando foi para DKM ele avisou todos clientes deles, já tem uns 2 meses que não faço contato com o Weydner, falei com ele na DKM no final de outubro sobre reparo no câmbio da 190E quando ele me sugeriu levar para o Nelino da Nelcar/BH, é um profissional diferenciado nesse mercado por que alia o conhecimento de mecânica com a formação de técnico eletrônica, parte que infelizmente falta nos outros especializados.
avatar
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Qua 4 Jan 2017 - 17:06



Pois é. Eu liguei lá na segunda para marcar de levar meu carro para ver um barulho na suspensão e ia aproveitar para conversar com o Weydner sobre esse assunto. Como quem atendeu disse que ele não trabalha mais lá eu acabei nem marcando de levar o carro pois lembrava que a sua recomendação para a oficina era mais por conta dele.
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Seg 10 Ago 2020 - 13:11



Bom pessoal, so demorei 4 anos para concluir esse projeto, mas fico feliz em anunciar que minha C180 agora conta com modo M (manual) e modo A (agility) no seu câmbio. O caminho foi turbulento, envolveu várias horas pesquisando forums asiáticos de conteúdo questionável e, como não poderia faltar no final, a ajuda de um hacker Russo  :doidao: 

Dito isso, vou descrever em linhas gerais como é que faz, mas que fique bem claro que se alguém for se aventurar faça por sua conta e risco. O Vediamo é um software de engenharia da Mercedes. Ele não tem uma interface gráfica lá muito intuitiva, boa parte dele está em Alemão e os comandos muitas vezes precisam ser enviados para a ECU em hexadecimal. Nem preciso dizer que o Vediamo tem a capacidade de destruir por completo qualquer ECU do carro caso seja mal usado.

Pois bem, o caminho que usei foi usar o software Vediamo (versão 04.02.02) com uma interface de comunicação j2534 (que o dito hacker Russo passou a receita para fazer funcionar). O Vediamo se comunica com todas as ECUs do carro por meio de arquivos de configuração (.CBF) sendo que um arquivo especifico existe para cada modelo de ECU. O software Xentry possui um database desses arquivos em questão, mas em sua maioria, eles não conseguem fazer alterações na ECU sem estar logado na rede da Mercedes.

Existem na internet vários arquivos CBF circulado que estão em "modo de engenharia" ou seja, podem fazer alterações nos módulos de forma offline. O problema é achar um desses arquivos que além de ser especifico para a versão da ECU que você quer programar (VSGNAG2 no caso do 7G Tronic) precisa estar ativada no modo de engenharia na versão especifica que está no seu carro (VSG3_0403 no meu caso). Então precisa dedicar um tempo e ir testando todos os arquivos que encontrar.

Após isso, aí vem a parte mais "fácil". Entrando na função de SCN coding do Vediamo, o programa lê um código hexadecimal de 42 posições que representa todas as configuração do seu câmbio (modos de condução, ECO, relação de diferencial, ponto de passagens de marchas, motor que está acoplado nele, se é um AMG, etc.). Como a Mercedes usa a mesma ECU do câmbio em vários modelos, vocês imaginam a quantidade de configurações que são possíveis. Lembrando que isso é só software, então não adianta "falar" para o seu câmbio que ele tem modo ECO se o hardware do ECO não estiver lá, ou falar que ele está em um AMG e esperar que ele vire um speedshift magicamente. Fazer isso só vai causar erros quando os atuadores que o software espera controlar não estiverem lá ou responderem de forma inesperada.

Agora basta   mudar o bit do código que representa os modos de condução (bit 30 no meu caso) de "C6" para "D6" (E, S e A) ou "E6" (E, S e M) ou "F6" (E, S, A e M) e recalcular o checksum (bits 41 e 42) para trocar o valor dos dois últimos bits (só 40 bits são significativos, os dois último são o checksum). Parece complicado, mas não é. Só precisa usar um calculadora CRC-16 online e fazer com atenção para não digitar nenhum bit errado.

O mesmo Russo fez um software que decripta o código hexadecimal (para os câmbios 7G  e 7G+) de uma foram que seja fácil entender o que cada bit significa, mas esse ele vende a licença por USD 50 então não usei. Acho que se fosse para fazer algo mais complexo como mudar os tempos de mudança para tuning poderia valer a pena.

Outra opção é escolher uma ou duas variantes a baixo da sua na tabela que aparece. Dá para ver pela mudança do código hexadecimal qual delas ativa o modo M. Por exemplo, se o variant coding original for Z32J, tente usar o Z32L ou Z32M e veja se o bit onde estava C6 muda para E6. Como eu não tive a paciência de achar uma variante que ativasse os dois modos, fiz do jeito manual.

Depois é só enviar para a ECU o novo hexadecimal, reiniciar ela e pronto!

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 IMG-20200810-115605990

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 IMG-20200810-115613092

Eu fiz em casa por minha conta e risco, mas estava ciente dos riscos e estudei bastante o assunto antes de conectar qualquer coisa no carro. Também fiz um backup da minha ECU antes de começar para poder voltar atrás se fosse o caso.

Se alguém for fazer, recomendo buscar uma oficina que tenha o Vediamo disponível e tenha paciência para buscar os arquivos certos. Outra opção seria usar um dos serviços pagos de SCN coding online pelo Xentry pois a interface é bem mais user friendly. Uma coisa que aprendi lendo nos forums é que cada caso é um caso. Esse procedimento que falei por exemplo serve para o 5G e 7G (até o NAG2), mas não para o 7G+ ou o 9G (precisa de um seedkey generator ou fazer online). Até mesmo outro carro com o mesmo câmbio pode estar com algum versão diferente do software, os bits podem estar em outra posição dentro do string e por aí vai.

Não vou postar links pois tem vários vídeos na internet e os arquivos que usei encontrei em forums duvidosos como disse. Mas quem quiser seguir esse caminho basta    procurar no Goggle por "722.9 M mode activation vediamo" e seguir os links que aparecem.

Abs!
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por Lucaslealg Qui 11 Fev 2021 - 12:28



Foi basicamente o caminho que percorri para ativar os modos M (Manual) e A (Agiliy) na minha C200 Kompressor (5G-Tronic), só falta ser o mesmo russo rsrsrs

Aproveitei e também ativei a função de paddle shifts, comprei os botões usados no Mercado Livre e instalei no meu volante original 4 raios.
Lucaslealg
Lucaslealg
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 15
Data de inscrição : 05/03/2020
Interesses : W204
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso do Sul
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por marborge Qua 13 Out 2021 - 10:29



Bom dia! Será que tem alguém no Brasil que faça esse trabalho remotamente, como tem alguém que fazem nas BMW?
marborge
marborge
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 25/02/2021
Interesses : Faça você mesmo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por accateb Sáb 16 Out 2021 - 8:08



Se você tiver a interface e o software instalado em um note com internet, imagino que alguém faça usando um teamview da vida.
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por marborge Seg 18 Out 2021 - 12:15



Consegui um profissional, estarei fazendo esta semana, inclusive ativa e desativa outras funções muito bacanas, quem tiver interesse entre em contato pelo Instagram @codingbenz
marborge
marborge
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Data de inscrição : 25/02/2021
Interesses : Faça você mesmo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9 Empty Re: Ativar o modo manual (M-Mode) em carros sem o pacote AMG - Câmbio 722.9

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos