Regular Freio de Estacionamento W204

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Erick Predes Qua 8 Mar 2017 - 12:53



Olá Amigos do Portal MB !!!

Sou novo no canal, e não achei o tópico que esclarecesse meu problema. 
Gostaria de saber se alguém sabe como regular o freio de estacionamento da MB C180 2012 W204 ?
Se tiver como ajudar com algum vídeo ou Instruções eu agradeço. 
Obrigado !!!
Erick Predes
Erick Predes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 08/03/2017
Interesses : Informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por daniboy82 Sáb 20 maio 2017 - 9:41



Erick Predes escreveu:Olá Amigos do Portal MB !!!

Sou novo no canal, e não achei o tópico que esclarecesse meu problema. 
Gostaria de saber se alguém sabe como regular o freio de estacionamento da MB C180 2012 W204 ?
Se tiver como ajudar com algum vídeo ou Instruções eu agradeço. 
Obrigado !!!

Bom dia....descobriu como regular?? estou com o msm problema na c200 14/14 w204..... aciono o freio de estacionamento e o carro nem freia ativado!
daniboy82
daniboy82
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 25
Data de inscrição : 29/04/2017
Interesses : viagens, ficha tecnica
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Bahia
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Diogao13 Dom 18 Jun 2017 - 23:18



Não sei se já resolveram. Segue:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Vagner Matos Qui 15 Fev 2018 - 23:02



Prezados, gostaria da impressão de vcs sobre o assunto do freio de estacionamento.
A impressão que tenho é que o freio de estacionamento da C180 (freio de pé) não foi projetado para imobilizar o carro. Estacionado no plano ok, sem problemas, mas se o veículo precisar ficar estacionado em um aclive ou declive, o que de fato vai segurar o carro é o fato de colocarmos a alavanca do câmbio na posição P (parking), o que no fim corresponde ao veículo ficar "freiado" pela caixa de câmbio. A impressão que tenho é que não se trata de REGULAGEM do freio de estacionamento, e sim de um projeto que foi feito para dar prioridade ao câmbio e não às lonas de freio de estacionamento propriamente ditas. Será que estou falando besteira ou alguém tem impressão ou conhecimento?
O fato é que meu carro não fica freado em aclives e declives somente com o freio de estacionamento. Daí quando engato o P o carro fica imobilizado, mas da aquela movimentadazinha como se estivesse apoiado na caixa de câmbio. Depois ao sair, quando vou engatar o D (drive), dá para sentir o tranco na marcha ao retirar do P. Na última revisão na autorizada reportei isso ao consultor que testou meu carro, regulou os freios e disse que esse tranco era normal e que não havia problema! Achei estranho isso! Gostaria da opinião dos senhores!
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por eduardocp Qui 15 Fev 2018 - 23:27



O meu já foi regulado e melhorou bastante. Mas de fato não sinto a mesma sensação do bom e velho freio de mão. O carro segura, mas parece um pouco molenga mesmo. De todo modo, faço o procedimento clássico: piso bem no freio de estacionamento, solto no N, coloco o P. O impacto no câmbio é mínimo.
eduardocp
eduardocp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 30
Data de inscrição : 28/07/2014
Interesses : MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Diogao13 Sex 16 Fev 2018 - 8:53



Eu tive essa sensação quando peguei minha MB. No entanto, após regular o freio de estacionamento ela acabou. Poderia deixar o carro em N na ladeira que fica travado só no freio.

Nós já temos um cacoete histórico com o freio de mão, por isso ajustamos rápido a força no mesmo. No freio de pé eu percebi que eu pressionava menos, porém depois de regular é só a força normal mesmo.

Se as pastilhas e discos estiverem no fim da vida vão comprometer o desempenho. Em ultimo caso, veja o cabo do freio e até a própria alavanca. De qualquer modo,o ajuste do freio tem que ser fino, é super fácil, na minha mb fiz com a roda no lugar.
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por pedroantonio2 Sex 16 Fev 2018 - 10:10



Em um tópico falei exatamente dessa questão e da sensação de possível "desgaste sem necessidade" que dá quando o carro fica preso pelo PARKING.

Faço exatamente como o companheiro acima citou, piso no freio de pé, coloco no N, e depois no P.

Mas ainda sim, em declives acentuados sinto esse "retorno" ou "avanço" do carro, até ficar preso pelo câmbio.

Como me pareceu simples, vou na oficina dar uma apertada no freio e ver se resolve algo.
pedroantonio2
pedroantonio2
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 39
Data de inscrição : 04/02/2018
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Vagner Matos Sex 16 Fev 2018 - 13:27



Não me recordei desse tópico Pedro Antonio, se não poderia ter escrito nele!!! Estou na expectativa de levar meu carro na Intercan para tentar regular esse freio melhor.
Não sei se vcs já perceberam em filmes americanos (muitos carros automáticos) em determinadas cenas em que o ator para o carro e desce dele... dá para perceber que o carro dá uma movimentada antes de ficar totalmente imobilizado!!! Muitas vezes nem se vê qualquer movimento parecido com acionamento de nenhum tipo de freio de estacionamento, ou seja, parece que o carro fica preso pelo câmbio. Não me parece ser uma prática positiva. Por outro lado hoje em dia temos a tecnologia que muitas vezes permite certas coisas que não faríamos em condição normal...
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por pedroantonio2 Sex 16 Fev 2018 - 13:36



Exato Vagner.

Ao menos eu tenho uma sensação muito ruim com isso de deixar o carro preso pelo câmbio.
Me acostumei ao freio de mão de carro manual que segura ele quase que totalmente, mesmo antes de desligar e engatar a primeira.

Assim que conseguir ir na oficina regular, posto aqui como foi.
pedroantonio2
pedroantonio2
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 39
Data de inscrição : 04/02/2018
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Diogao13 Sex 16 Fev 2018 - 13:46



A classe C é um carro pesado, mas o freio de estacionamento atende plenamente ao peso do veículo mesmo em aclive. Situações isoladas, por falta de regulagem do mesmo ou desgaste das peças podem ocorrer, mas em nada muda o fato que o freio aguenta o carro.

Fique tranquilo, após regular adequadamente o seu problema será resolvido. É claro que o mecânico tem que ter um mínimo de carinho para fazer uma regulagem fina. Regular a três tapões por mais que melhore, não vai extrair a qualidade devida do conjunto de freio.

Vc perceberá que após a regulagem, vc empurrará menos o pedal e já terá muita força para segurar o carro.

Quantos KMs tem seu carro? Quando foi a última vez que trocou pastilha e discos traseiros? Essa regulagem dá pra fazer em casa, só vai precisar de 2 macacos e uma chave de fenda longa. No meu caso, o impacto sobre o câmbio é zero. Como disse, eu poderia deixar o carro em N. Pena que teria que deixar a chave na ignição.

Por fim, eu entendi seu comentário sobre os filmes, mas é isso, nunca tome qualquer filme como parâmetro.
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Vagner Matos Dom 18 Fev 2018 - 17:21



Com toda certeza Diogao!!! O cometário dos filmes foi uma ilustração! Não dá para tomar este tipo de coisa como base. Apenas um detalhe curioso (risos).

Estes dias resolvi "meter o pé" no freio de estacionamento da minha W204 e de fato segurou o carro tanto em um aclive quanto em um declive, diria até bem acentuados, que usei para fazer o teste. Somente depois passei para o N e depois para o P, como o Eduardo e o Pedro Antonio citaram acima. A propósito, o câmbio agradece. Agora uma coisa tem que ser dita, eu tive que fazer bastante força no pedal do freio de estacionamento para imobilizar o carro. Acredito que com uma boa regulagem isso deva melhorar. O fato é que mudei minha opinião sobre o poder do freio de estacionamento. Acredito que após a regulagem, minha opinião deve mudar mais ainda para melhor. Acho que estava com um pouco de receio de "meter o pé".

Respondendo às suas perguntas Diogao: meu carro tem 35 mil Km, os discos nunca foram trocados e estão com pequeno desgaste , mas ainda estão bons, as 4 pastilhas foram trocadas. Dianteiras com 21 mil Km e traseiras com 27 mil Km (apesar do freio de estacionamento ser pela lona que acho que nunca foi mexida).
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Diogao13 Dom 18 Fev 2018 - 19:51



Vagner,

Depois de um tempo vc se acostuma e já terá o pé calibrado, mas a regulagem adequada faz muita diferença.

Na verdade, o ideal é vc colocar em N, acionar o freio de estacionamento até travar o carro e depois mudar para o P. Quando for andar faça o contrário, mova do P para o N, só aí destrave o freio de estacionamento.

Quando falei das pastilhas foi mais pelo automático da checagem do freio. Seu carro está novo, não tem o que se preocupar. As lonas são usadas apenas para o freio de estacionamento, ou seja, vão durar a vida inteira e mais um pouco.

Abs
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Vagner Matos Dom 18 Fev 2018 - 22:16



Então...
Hoje mesmo mais cedo, logo depois de postar a msg aí de cima, eu desci lá na garagem e resolvi tentar fazer esta regulagem. É bem tranquilo. Recomendo que façam. O trabalho que dá é o mesmo de trocar um pneu furado. Basicamente um passo a passo que já tem em um outro post aqui no portal!
Fiz o seguinte: Coloquei um calço no carro (importante). Deixei na posição N do câmbio. Soltei o freio de estacionamento. Levantei uma das rodas traseiras com o macaco do carro. Tirei a roda. Daí verifiquei que o cubo estava girando livre. Fui apertando com o pé do lado de fora do carro um clique de cada vez. A cada clique no pedal de freio de estacionamento eu ia lá no cubo da roda e verificava se ele estava girando. Precisei de 6 cliques para o cubo travar. Daí usei um dos buracos do parafuso da roda e com uma chave de fenda e uma lanterna, fui girando o cubo até visualizar o regulador que é tipo um parafuso serrilhado (parece uma engrenagem), então fui girando ele com a chave de fenda e apertando. Esse regulador fica do lado mais próximo da pinça de freio. Daí fui apertando num sentido até perceber que o cubo não girava mais com a mão. Daí soltei um pouco a regulagem para liberar o giro. Depois instalei a roda e fiz o mesmo teste apertando o pedal um clique de cada vez, e desta vez precisou somente de 3 cliques ao invés de 6 para a roda ficar travada. Depois fiz o mesmo procedimento do outro lado. Então saí para um teste. Ficou outra coisa. Agora o carro fica firme na subida ou descida com o câmbio no N. E sem precisar fazer muita força para acionar o pedal. Além disso não preciso afundar o pedal do freio de estacionamento até lá no fundo como antes. Com poucos cliques o carro já está imobilizado. Nada de segurar o carro com o câmbio!!!
Freio de estacionamento da mercedes é nota 10. basta regular.
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Fábio Duarte Qui 7 Nov 2019 - 5:33



Excelente dica Vagner pelo visto cheguei um pouco atrasado na discussão mas estou achando o freio bem fraco também, vou aplicar sua dica.
 Muito obrigado!

Quanto ao comentário anterior, onde o amigo diz que para o carro utilizando a transmissão para travar em P. Isso ao longo do tempo pode causar desgaste do câmbio. O ideal é sempre travar o veículo no freio  estacionamento colocar em N e em seguida retirar o pé do freio, só então colocar em P. 
Quando o carro está travado no câmbio, é possível notar um tranco durante a próxima partida do motor. 
Essa recomendação é pra qualquer veículo com transmissão automática.
Fábio Duarte
Fábio Duarte
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 05/11/2019
Interesses : c180
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por amullerrs Sex 22 Nov 2019 - 23:01



Boa noite, sou novo no forum, mas o que ocorreu no pedal da minha já procurei aqui e não achei nenhuma citação, ontem fui travar o freio e o pedal deu um estalo e afundou mesmo, o freio está pegando só no fundo 9 cliques, antes bastavam 4 cliques ainda que tinha que fazer uma boa força para ele ficar realmente travado, os cabos estão bons, hoje abri os dois cubos traseiros e não tem nada quebrado, as lonas das sapatas acho que estão mais de meia vida e não tem nada errado no sistema do pedal, existe algum suporte de cabos por baixo dela que possa ter cedido e frouxado o cabo? Sou mexanico e nunca tinha chego a um problema que parece não ter solução,  :computerrage:.

Porém recebi da Mercedes uma imagem do sistema completo e parece que deve haver na ponta do cabo "150" da imagem, antes da junção "180" algum suporte, alguém tem alguma idéia ou já passou por isso?
Imagem no link Sistema freio
amullerrs
amullerrs
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 30/04/2018
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Convidado Sáb 23 Nov 2019 - 7:10



Bom dia. O cabo do freio deve ter se soltado em algum ponto embaixo do carro, provavelmente onde se divide para acionar individualmente as rodas. Começaria procurando por aí colocando o carro no elevador.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por rveneroso Qua 28 Jun 2023 - 9:23



Fábio Duarte escreveu:Excelente dica Vagner pelo visto cheguei um pouco atrasado na discussão mas estou achando o freio bem fraco também, vou aplicar sua dica.
 Muito obrigado!

Quanto ao comentário anterior, onde o amigo diz que para o carro utilizando a transmissão para travar em P. Isso ao longo do tempo pode causar desgaste do câmbio. O ideal é sempre travar o veículo no freio  estacionamento colocar em N e em seguida retirar o pé do freio, só então colocar em P. 
Quando o carro está travado no câmbio, é possível notar um tranco durante a próxima partida do motor. 
Essa recomendação é pra qualquer veículo com transmissão automática.
Bom dia pessoal.

Cheguei até esse post porque também estou estranhando o fato da minha MB fazer algum movimento após eu acionar o freio de estacionamento. Minha garagem é ligeiramente inclinada e acabo ficando com a impressão de que o carro vai "descer" a qualquer momento. De qualquer forma já vi que é necessária uma regulagem do freio de estacionamento e vou levar o carro à oficina para fazer essa regulagem assim que possível.

Porém, um assunto abordado aqui nesse tópico também é uma dúvida que tenho: qual a sequência correta de mudanças do câmbio ao acionar o freio de estacionamento? Sempre ouvi dizer que o certo é colocar em N, acionar o freio de estacionamento e só então colocar em P. No momento de sair com o carro, faz-se o contrário: muda-se de P para N, destrava-se o freio de estacionamento e depois muda-se para R ou D.

Mas, pelos comentários do confrade Fábio Duarte, o freio de estacionamento deveria ser acionado antes de se mudar o câmbio para N.

Afinal, qual é a sequência correta para se evitar danos no câmbio?

Agradeço desde já.
rveneroso
rveneroso
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 10
Data de inscrição : 16/05/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Alvaro Jorge Qua 28 Jun 2023 - 11:46



Bom dia confrade Rveneroso.

Segue a sequência para estacionar o veiculo.

- Acione o freio normal do veiculo com pé direito e mantenha o freio acionado.

- Movimente a alavanca de cambio para a posição N.

- Acione o freio de estacionamento até sentir que ele está acionado com firmeza.

- Retire o pé direito do freio normal e confirme que o veiculo esta imobilizado pelo freio de estacionamento, se o veiculo se movimentar acione o freio de estacionamento com mais força até o veiculo permanecer totalmente imobilizado. (Nessa operação garantimos que o veiculo está imobilizado somente pelo freio de estacionamento).

- Pise no freio normal e movimente a alavanca de cambio para a posição P.

Este procedimento pode ser aplicado em qualquer veiculo com cambio automático.
Alvaro Jorge
Alvaro Jorge
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 18
Data de inscrição : 23/11/2015
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Regular Freio de Estacionamento W204  Empty Re: Regular Freio de Estacionamento W204

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos