Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Piloto83 Qua 4 Out 2017 - 23:03



Boa noite, confrades.

Minha estrela tem apresentado um problema bem misterioso. O ar condicionado não funciona quando o veículo permanece muito tempo estacionado debaixo de sol, ou seja, justamente quando mais se precisa. Ao ligá-lo nessas condições sinto apenas um vento muito quente, que aumenta de intensidade (velocidade da ventoinha) conforme seleciono uma temperatura mais baixa. Para fazê-lo funcionar vou andando (com os vidros abertos, claro) e ligando e desligando o sistema, tanto através do botão A/C quanto pelo botão AUTO (para ligar), até que após alguns minutos (~5') eis que o ar cond volta normalmente e gelando que nem freezer, como se nada tivesse acontecido. Alguém já presenciou esse problema? Tem acontecido sempre que o veículo fica muito tempo ao sol.

Levei o veículo para fazer uma inspeção na CSS há cerca de 1 mês, porém esqueci de comentar sobre essa pane, e estou sem tempo para parar o veículo.

Desde já, agradeço as possíveis soluções.

Abraço,

Vladimir
Piloto83
Piloto83
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 52
Data de inscrição : 20/11/2015
Interesses : Carros, cerveja, viagens.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por machadosl Qua 4 Out 2017 - 23:26



Pode ser um problema da válvula de expansão do ar condicionado, alguns carros usam válvulas que regulam a abertura de acordo com a temperatura externa e as vezes enguiçam. Melhor levar em uma empresa que mexa com ar para conferir se é isso mesmo ou se é algum problema no gerenciamento eletrônico do ar.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2470
Data de inscrição : 10/04/2016
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Piloto83 Qui 5 Out 2017 - 17:32



ok, Sergio.
Obrigado pela dica.

Abraço,
Vladimir
Piloto83
Piloto83
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 52
Data de inscrição : 20/11/2015
Interesses : Carros, cerveja, viagens.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Dom 21 Jan 2018 - 20:28



Boa noite Vladimir! O meu carro apresenta este mesmo mistério! O que vc descobriu a respeito deste assunto??? Se alguém mais puder dar uma opinião também agradeço!
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por S. Augusto da Silva Seg 22 Jan 2018 - 1:17



A minha c 240 apresenta o mesmo defeito.Alguém já tem uma resposta?
S. Augusto da Silva
S. Augusto da Silva
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 766
Data de inscrição : 16/04/2014
Interesses : esportes nauticos e musica e claro, mercedes
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Qui 25 Jan 2018 - 13:27



Pois é... Até agora nada.

No entanto, ontem à noite já, sem sol a muito tempo, após meu carro ter ficado uns 4 dias na sombra e estacionado, funcionei-o e liguei o ar condicionado e nada dele gelar. O carro e o ar ficaram funcionando por um tempo suficiente para ter gelado em condições normais, mas nada... No fim desisti de esperar o ar gelar e desliguei. Ele acaba gelando, mas demora mais que o normal, ou seja, acabei de perceber que este problema não está ocorrendo somente com o carro ao sol !!!!

Vou ter que levar para alguém olhar. Espero que seja só completar o gás, pois está funcionando quase normal, apenas demorando um pouco para gelar.
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Diogao13 Qui 25 Jan 2018 - 13:59



Veja se ajuda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[ ]s
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 282
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por jaystevenns Qui 25 Jan 2018 - 23:57



Tem uma oficina no centro de Niteroi Leon Air. Muito boa. Consertou meu Classe A
jaystevenns
jaystevenns
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 269
Data de inscrição : 11/09/2014
Interesses : Carros, musica, amizades
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Aluzjunior Sex 26 Jan 2018 - 14:18



O meu carro faz a mesma coisa. Não é parte eletrônica pois não há erros no scanner. Notei que após rodar uns 10 minutos o ar volta ao normal. E quando volta a funcionar gela como o polo norte, então não é falta de gás, acredito.
Aluzjunior
Aluzjunior
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 31
Data de inscrição : 28/05/2017
Interesses : Automobilistmo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Sex 26 Jan 2018 - 23:00



Obrigado Diogao 13. Até onde li especularam que o atraso no funcionamento do ar fosse refrigeração do gás, tensão da bateria, entre outros, mas não vi a solução definitiva.

Ontem eu saí com o carro e quando cheguei de volta na garagem, eu liguei o ar para testar. Ele gelou rapidinho. Estou começando a achar que a questão está no tempo de funcionamento do motor e não do ar propriamente dito. Vou continuar fazendo uns testes...
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Piloto83 Dom 4 Fev 2018 - 19:04



Boa noite, Vagner Matos.

Não consegui uma solução definitiva. Em uma conversa informal na CSS me disseram que isso é normal, obviamente sabemos que não é. Mas não consegui reproduzir para o consultor a real condição na qual o problema ocorre. Só tive esse tipo de problema com o veículo estacionado ao sol por mais de 2-3h.
Entretanto, num determinado dia, estando com esse "problema" dei uma pisada um pouco mais forte c/ giro acima de 3,5K e compressor do ar condicionado parece que entrou de repente, passando a gelar.
Tente fazer isso e nos diga se funcionou, pois tive que vender a minha estrela.
Outra solução que vi em um fórum internacional, mas não cheguei a testar era: girar a chave até a posição dois, ligar o ar condicionado, esperar a ventilação atuar por alguns segundos e após dar a partida.
Espero que um desses dois macetes funcione pra vc.

Abraço,
Vladimir
Piloto83
Piloto83
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 52
Data de inscrição : 20/11/2015
Interesses : Carros, cerveja, viagens.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Alexandre - pr Ter 6 Fev 2018 - 2:43



Esses problemas normalmente estão relacionados ao acoplamento do compressor do AC.

Você olha no motor e a polia está girando como se estivesse acoplado, porém, não está.

Já tive esse problema na W202 e foi resolvido com a troca do acoplamento magnético.

O fato de ficar ligando e desligando o AC pelo botão e depois de algumas tentativas ele voltar a funcionar, aumenta a suspeita no acoplamento. Pois cada vez que pressiona o botão ele tenta acoplar/desacoplar, até que uma hora ele consegue.
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Piloto83 Ter 6 Fev 2018 - 21:06



Acho que não, Alexandre. Pois o problema que eu experimentava era somente com o veículo quente e motor frio, ou seja, estacionado ao sol por mais de 3 horas. Fora dessa situação o ar condicionado funcionava normalmente.
Piloto83
Piloto83
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 52
Data de inscrição : 20/11/2015
Interesses : Carros, cerveja, viagens.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Alexandre - pr Ter 6 Fev 2018 - 21:15



Piloto83,

O problema no acoplamento começa intermitente. Somente caso a caso pode-se entender o que é de fato.

O fato de você acelerar e ele acoplar, reforça mais uma vez que é problema do acoplamento magnético. Quando fui resolver esse problema em Curitiba, todos me diziam que precisava trocar o compressor inteiro e fazer uma limpeza em todo o sistema por onde passa o gás (tubulação, radiador do AC, etc). No final das contas, o reparo ia custar mais de R$ 5.000. Não fiquei satisfeito com essas respostas.

Consegui resolver aqui na minha cidade, onde o técnico simplesmente retirou o compressor e constatou falha do acoplamento. Problema resolvido com 350,00.
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Qui 15 Fev 2018 - 22:44



Obrigado pelo retorno Vladimir e Alexandre! Andei fazendo mais uns testes... Percebi que depois que o motor atinge a temperatura de trabalho, exatos 90 graus, é ligar o ar e ele já começa a gelar. No entanto, antes disso, se eu ligar o ar com o motor frio e deixar ligado ele não vai gelar, mesmo depois de atingir os 90 graus. Não acho que isso seja normal!!!

Vladimir, de fato só ando com giro baixo no meu carro, de forma que vou testar esta dica: ligar o ar com o motor frio e tentar dar uma acelerada boa aumentando o giro para ver se o ar gela. Depois eu reporto.

Alexandre, como essa falha do acoplamento ficou só em 350 reais? Vc não precisou trocar peça? Foi só limpeza ou montagem incorreta?
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Alexandre - pr Qui 15 Fev 2018 - 22:48



Vagner,

O conserto ficou em 350, sendo:
180 acoplamento novo
170 mão de obra de troca + gás do ar condicionado

Essa mão de obra é da troca do acoplamento magnético com o compressor fora do carro.

A mão de obra para retirada e recolocação do compressor no cofre do motor não me recordo quanto custou.
Alexandre - pr
Alexandre - pr
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Paraná
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Sex 16 Fev 2018 - 13:17



Entendo! Esse acoplamento então não é algo muito caro e complicado quanto imaginei...
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Sgto_Calabria Qua 28 Fev 2018 - 21:02



Pessoal, já enfrentei esse problema do ar condicionado ligar apenas após 10 minutos quando o carro fica muito tempo sob o sol quente.

Parece que é um defeito comum nas C180 2013 - 1.6. 

Fiz vários vídeos demonstrando o problema com um termômetro na saida do ar e enviei para a concessionária DVA São José. 

Após muita insistência a fábrica autorizou a troca do compressor. Faz 2 anos já e nunca mais deu problema.

Segue um dos vídeos:


Sgto_Calabria
Sgto_Calabria
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 28/02/2018
Interesses : Todos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Sex 2 Mar 2018 - 13:25



Ahhh, interessante Calabria, então parece um defeito crônico do modelo. No meu caso tenho esperado o motor do carro atingir a temperatura de trabalho, daí o ar funciona normalmente. É o tempo de deixar os vidros abertos e dar aquela circulada no ar interno antes de ligar o ar condicionado. Não estou querendo procurar maiores problemas nem gastos. Se o ar não estivesse funcionando de forma nenhuma então teria que levar para alguém olhar... O problema é se seu estiver sendo negligente e mais pra frente a situação piorar.
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Marujo_BSB Sáb 3 Mar 2018 - 9:45



Vagner Matos escreveu:Ahhh, interessante Calabria, então parece um defeito crônico do modelo. No meu caso tenho esperado o motor do carro atingir a temperatura de trabalho, daí o ar funciona normalmente. É o tempo de deixar os vidros abertos e dar aquela circulada no ar interno antes de ligar o ar condicionado. Não estou querendo procurar maiores problemas nem gastos. Se o ar não estivesse funcionando de forma nenhuma então teria que levar para alguém olhar... O problema é se seu estiver sendo negligente e mais pra frente a situação piorar.
Vagner, procure alguém bom de ar-condicionado na sua cidade. Não vale a pena queimar a cabeça com esses problemas. Vc tem uma Mercedes e o ar-condicionado tem que funcionar perfeitamente. Afinal qq golzinho vc liga e o ar funciona direitinho e com a mercedes não pode ser diferente.
Veja no tópico caminho das pedras uma boa oficina ou pergunte a nosso moderador António Elias que certamente saberá te informar. Não deixe curioso mexer na estrela pois é dor de cabeça na certa.
Um forte abraço
Osvaldo
Marujo_BSB
Marujo_BSB
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 2872
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Distrito Federal
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Vagner Matos Seg 12 Mar 2018 - 12:50



Ok Osvaldo, obrigado pela sugestão. Continuarei pensando nisso!
Vagner Matos
Vagner Matos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 51
Data de inscrição : 21/01/2018
Interesses : Carro
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por novacalucas Dom 27 Out 2019 - 22:57



Alexandre - pr escreveu:Vagner,

O conserto ficou em 350, sendo:
180 acoplamento novo
170 mão de obra de troca + gás do ar condicionado

Essa mão de obra é da troca do acoplamento magnético com o compressor fora do carro.

A mão de obra para retirada e recolocação do compressor no cofre do motor não me recordo quanto custou.


Será que trocaram esta peça no seu carro?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
novacalucas
novacalucas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 25/06/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por RenanMain Seg 28 Out 2019 - 11:09



No meu 1.6 2013 tbm ocorre a mesma coisa só se deixar no sol por algumas horas, porem quando o carro já pega uma velocidade, já começa a gelar, vou tentar esse esquema de dar uma acelerada pra testar
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 122
Data de inscrição : 11/12/2018
Interesses : Automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Espírito Santo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por novacalucas Sex 1 Nov 2019 - 20:22



Pessoal, graças à dica do confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], resolvi este problema que meu carro já apresentava há anos! 

Realmente, basta trocar esse acoplamento do compressor do ar condicionado. Na C180 1.6 2013 ele é eletrônico. Não é magnético como em outros veículos.
A peça é bastante comum, pois a Mercedes usa também nas Sprinters.
No Mercado Livre custa 350 reais. A mão de obra, que envolve esvaziar e depois encher o gás do circuito, custou 200 reais. Serviço realizado em 3 horas.

Seguem fotos da peça:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
novacalucas
novacalucas
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Data de inscrição : 25/06/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Estrangeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por robertogerent Sex 3 Jan 2020 - 15:04



novacalucas escreveu:Pessoal, graças à dica do confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], resolvi este problema que meu carro já apresentava há anos! 

Realmente, basta  trocar esse acoplamento do compressor do ar condicionado. Na C180 1.6 2013 ele é eletrônico. Não é magnético como em outros veículos.
A peça é bastante comum, pois a Mercedes usa também nas Sprinters.
No Mercado Livre custa 350 reais. A mão de obra, que envolve esvaziar e depois encher o gás do circuito, custou 200 reais. Serviço realizado em 3 horas.

Seguem fotos da peça:


A minha está com o mesmo problema, vou tentar isso aqui também !!!

Vou ver onde compro essa peça!! 

obrigado! =)
robertogerent
robertogerent
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 03/01/2020
Interesses : JEEP
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014 Empty Re: Ar condicionado com veículo ao sol C180 2013/2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos