Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista Empty Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista

Mensagem por alancristian07 Seg 30 Set 2019 - 23:09



Olá Confrades,

Hoje quero compartilhar um pouco de minha experiência com sonorização, tive loja de som de alta fidelidade por 6 anos.

Sempre fui apaixonado por carros e música apreciável, e ao adquirir a W210, confesso sinceramente que não me agradei nada do som original, porém me dói o coração alterar a originalidade do carro.

O carro estava com o Becker de fábrica e o antigo dono mandou instalar uma interface bluetooth. Ou seja, já havia "mexido" no sistema. Como em sonorização eu preso mais pela musicalidade à conectividade, fiquei cerca de 2 meses só criando coragem para instalar um sistema á altura da W210(opinião particular, não me leve a mau se você é purista no quesito originalidade).

Minha primeira ação foi "conhecer" o que já havia sido feito e substituído. Comecei sacando o tape para verificar as conexões, padrão iso 16 vias e com chicote de dar inveja em muito carro novo com "preparação para som". Ok, sem novidades até aí, como o som me incomodava, já aproveitei e substituí o Becker por um Player Alpine CDA 9887(dá um google) com um iPod Classic.

O som ganhou mais vigor e definição.

Num segundo momento parti para as portas, abri e para minha surpresa havia um kit duas vias DAT CK650, substituí por NAR 650 CS2, alimentado direto (sem filtro de crossover-divisor de frequências) e o twetter que já estava no painel preferi não mexer, não me agrada por completo, mas como eu já tinha os equipamentos guardados e me faltava o tweeter, optei por deixar.

Uma semana depois de substituir os mid bass, fiz o "tratamento acústico" das portas dianteiras, procedimento que visa enrijecer a portas e tapar as aberturas, propiciando um melhor aproveitamento das ondas traseiras do mid bass, feito isso o som "ganhou corpo" pois o mid bass reproduz muito bem baixas frequências, até a casa dos 60hz e o Alpine manda com uma fidelidade invejável.

Fiquei por cerca de 3 meses desta maneira, mas sabia que dava para tirar muito mais, até que criei coragem para desmontar algumas partes como: em baixo do voltante e porta luvas e as laterais do carpete para passar o cabeamento de sinal de áudio, passei cabo para 8 canais, porém neste sistema uso 6, e ativamente 4, explicarei mais adiante porque.

Destaco a facilidade de encaixe e simplicidade de desmontagem e montagem, confesso que eu temia não dar conta antes de começar a colocar a mão na massa.

Comecei retirando os cabo de péssima qualidade que instalaram para o antigo proprietário e substitui por cabos RCA blindados Santo Ângelo e Shok Industries e Remote/Ativação do Amplificador(lado passageiro) e pelo lado do motorista passei os cabos que trariam o sinal de som amplificado, neste caso foram cabos Ophera trançados, com sentido de indução e capas protetoras, cabos mais selecionados evitam "sujeiras" no som, como interferências e chiados estranhos.

Logo após feito a passagem dos cabos de sinal ida e volta, parti para o sistema de alimentação elétrica, utilizei cabos Shok Industries 4AWG/16mm linha Reference, usei divisor de alimentação no cabo negativo e porta fusível com divisor no cabo positivo.

A alimentação vai até um mega capacitor (equipamento de carregamento e disposição de energia em questão de nano segundos) que exerce a função de manter o amplificador com alimentação constante mesmo em regime de altos volumes e "batidas" onde o amplificador exige energia, e deste mega capacitor, segue os cabos positivo e negativo para a alimentação do módulo amplificador.

O Módulo é um MB Quart Onyx 4.80/500 de origem alemã, uso cerca de 50wrms de cada canal frontal para tocar os kits duas vias, os falantes das portas traseiras eu praticamente anulei(já explico o motivo) e uso cerca de 250wrms para um Subwoofer NAR de 10 polegadas SW 1022 de 200wrms.

Curtindo o Som

A parte interessante começa agora, o CDA 9887 tem alinhamento de tempo, ou seja, permite adiantar a chegada do som ao ouvido bem como permite o atraso.

Tá mas pra que isso? Ajuste do "Palco Sonoro".

Vamos lá, o tweeter e mid bass do lado do motorista estão a cerca de 1 metro do ouvido esquerdo do motorista e do passageiro cerca de 1,40m do ouvido direito do motorista, som fora de simetria espacial, com isso, não é possível uma percepção justa dos sons chegando ao mesmo tempo nos ouvidos.

Justamente neste ponto o alinhamento de tempo entra como função de "atrasar" a chegada do som da porta do motorista ao ouvido esquerdo, com isso, é incrível, percebe-se a voz do cantor bem no centro do painel e a disposição dos instrumentos distribuídos no "palco sonoro" na extensão de todo painel.

Lembra dos alto falantes das portas traseiras?, deixei praticamente inativo de amplificação para não interferir no "palco sonoro" criado.

O ouvido humano, mais apurado percebe sons entre 20hz(praticamente um sopro) e 20khz(o som mais estridente que você já ouviu) e o detalhe é que para um som de qualidade(reprodução de frequências com fidelidade) são necessários alto falantes para cobrir todas as faixas, no caso a grande maioria dos kits duas vias operam de 60hz a 18khz(18000hz).

Agora me diz sinceramente, a imponência de um som grave de um trovão se formando, é "animal" ouvir aquilo, por que tem "peso e profundidade" percebida por nossos ouvidos. É aí que entra o subwoofer, que nesse sistema especifico está operando com vigor de 63hz para baixo, até a casa dos 35hz com perfeição.

Lembra do alinhamento de tempo e atraso de som? A parte mais empolgante e quase inexplicável vem agora, o subwoofer está lá atrás no  porta malas correto?, agora, simultaneamente para não perder o palco, a gente "trás" o subwoofer para frente, "empurrando" o som das portas lá pra frente do capô, logo a sensação é a mesma de um show ao vivo, no qual o som vem todo de sua frente, é insano.

Imagine o som de seu home theater no carro, é isso, com fidelidade sonora e sensação espacial dos instrumentos.

Particularmente, as vezes passo umas duas horas por semana só ouvindo músicas no carro(parado mesmo) para apreciar este tipo de sistema.

Espero que você tenha "viajado" um pouco nesse conceito e permita-se quando puder, desfrutar de um som destes em sua máquina.

Aberto para dúvidas e perguntas sobre este tipo de sonorização.

Forte abraço.
alancristian07
alancristian07
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 25/02/2019
Interesses : E320
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista Empty Re: Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista

Mensagem por Convidado 8 Seg 7 Out 2019 - 20:37



Sem dúvidas, uma excelente explicação.
Para mim, mero apreciador de um bom rock'n'roll, tudo isso foi novidade.
O som do teu carro deve ter ficado muito bom.
Parabéns!
avatar
Convidado 8
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1821
Data de inscrição : 10/03/2011
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista Empty Re: Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista

Mensagem por alancristian07 Qua 9 Out 2019 - 18:11



@EfBauru, o som ficou bem legal, distribuído e harmonioso, pra Rock'n Roll é o que há. Pois o estilo exige velocidade e dinâmica dos equipamentos que estarão reproduzindo.

O Prazer é sentido em dose dupla  numa MB com um sistema sonoro de alta definição, abraços.
alancristian07
alancristian07
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 16
Data de inscrição : 25/02/2019
Interesses : E320
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista Empty Re: Sonorização de Alta Definição na W210 - ex Lojista

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos