Revisão MB 320E W124 1993

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Mensagem por EDUARDO SALDANHA Ter 11 Ago 2020 - 21:55



Boa Noite Confrades,

Adquiri uma MB 320E 1993 e estou com algumas duvidas sobre realização da manutenção. Nosso amigo Marujo_BSB já me orientou como começar. segue abaixo o que consegui levantar e gostaria de saber se estão corretos...

KM atual: 130.000

Óleo para motor: 7,5 litros

Motul 4100 turbolight 10W-40
motul 4100 Power 15W-50
Motul 2100 Performance 15W-40

Obs.: como o carro já passou dos 100.000 não seria melhor um 20W-50


Óleo para transmissão: 6,2 Litros

Motul Dexron  III

Óleo para diferencial: duvida se 0,7 ou 1,3 litros???

Motul Gearbox 80W-90


Fluido de freio: quantidade??? pensando em trocar de todo o sistema...

Motul dot 5.1 Break fluid


Fluidos anticongelantes: quantidade???

Mobil GS 333 plus

Filtros: Estão corretos???

Óleo - A1041800109
Combustível - A0024774501
Cambio (Filtro e junta) - A126 270 02 98 e A126 277 02 95
achei esses da marca Hengst...

Estou com dificuldades para achar 

- filtro de ar do motor;
- filtros de pólen do ar-condicionado e filtro de carvão ativado;


Atenciosamente,


Eduardo Saldanha
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Mensagem por W204 Ter 11 Ago 2020 - 22:12



Eduardo,

Me envie seu chassi que pego os PN dos filtros e demais itens que você precisa.

Um abraço.

_________________
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Mensagem por EDUARDO SALDANHA Ter 11 Ago 2020 - 22:37



W204 escreveu:Eduardo,

Me envie seu chassi que pego os PN dos filtros e demais itens que você precisa.

Um abraço.
Prezado,

segue: WDB1240321B988052

Obrigado
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Mensagem por W204 Ter 11 Ago 2020 - 23:14



Eduardo,

Filtro de ar do motor: A1040940204
Filtro do ar condicionado: A1248300118

Eu recomendo sempre comprar Hengst, se possível.

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Mensagem por Msoares Ter 11 Ago 2020 - 23:57



Óleo para motor: 7,5 litros

Motul 4100 turbolight 10W-40


Óleo para transmissão: 6,2 Litros

Motul Dexron  III
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Mensagem por Rafael M. Qua 12 Ago 2020 - 8:56



Eduardo, se me permite a sugestão:

Óleo para motor: 7,5 litros

Motul 4100 turbolight 10W-40

Obs.: como o carro já passou dos 100.000 não seria melhor um 20W-50

O que determinará isso será o consumo de óleo ou um possível ruído a quente. Mas esse Turbolight é fantástico e até superior ao 4100 Power 15W50 em testes de atrito.


Óleo para transmissão: 6,2 Litros

Total Fluidmatic III G ou Elf Elfmatic IIIG ou G3 (são o mesmo óleo, com índice de viscosidade superior, mais finos a frio e mais viscosos a quente que o Motul e muito mais baratos  Wink  )

Óleo para diferencial: duvida se 0,7 ou 1,3 litros???

A Mercedes orienta o Mobil Mobilube HD-A 85W90 que eu adquiro na concessionária de caminhões aqui no granel a R$20~22 o litro. As vezes entra 1 litro, as vezes 1,3... é tão barato que vale pegar 2 de uma vez. Ligue pra concessionária de caminhões e peça orçamento de óleo de diferencial de Sprinter antiga.


Fluido de freio: quantidade??? pensando em trocar de todo o sistema...

Motul dot 5.1 Break fluid somente se você incandescer seus discos de freio. O Ate DOT 4 (que vem na latinha azul) custa R$20 e alguns relataram ele ser melhor até que o Pentosin em termos de "sensibilidade de pedal".


Fluidos anticongelantes: quantidade???

Mobil GS 333 plus é caríssimo (R$52 o litro aqui), o Lubrax SAE J1034 é aprovado pelas normas MB de seu veículo e custa R$15,00 o litro por aqui. Uso há 7 anos em minha W126 e apesar de indicarem troca a cada X Km ou 2 anos, eu tenho um termodensímetro e o mesmo aferiu que em 5 anos a concentração de aditivo caiu de 50 pra 40% apenas (aqui é de 30 a 50% de concentração e o melhor foi a 40%). Zero reclamações e quem o fabrica na verdade é a Peak que é uma marca muito bem reputada nos EUA.

A grana que você economizará nisso pagará um tanque cheio pra você curtir ela de sangue novo. Abraço e boa sorte aí! Hengst é a melhor marca de filtros.
Rafael M.
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Mensagem por EDUARDO SALDANHA Qua 12 Ago 2020 - 9:09



Rafael M. escreveu:Eduardo, se me permite a sugestão:

Óleo para motor: 7,5 litros

Motul 4100 turbolight 10W-40

Obs.: como o carro já passou dos 100.000 não seria melhor um 20W-50

O que determinará isso será o consumo de óleo ou um possível ruído a quente. Mas esse Turbolight é fantástico e até superior ao 4100 Power 15W50 em testes de atrito.


Óleo para transmissão: 6,2 Litros

Total Fluidmatic III G ou Elf Elfmatic IIIG ou G3 (são o mesmo óleo, com índice de viscosidade superior, mais finos a frio e mais viscosos a quente que o Motul e muito mais baratos  Wink  )

Óleo para diferencial: duvida se 0,7 ou 1,3 litros???

A Mercedes orienta o Mobil Mobilube HD-A 85W90 que eu adquiro na concessionária de caminhões aqui no granel a R$20~22 o litro. As vezes entra 1 litro, as vezes 1,3... é tão barato que vale pegar 2 de uma vez. Ligue pra concessionária de caminhões e peça orçamento de óleo de diferencial de Sprinter antiga.


Fluido de freio: quantidade??? pensando em trocar de todo o sistema...

Motul dot 5.1 Break fluid somente se você incandescer seus discos de freio. O Ate DOT 4 (que vem na latinha azul) custa R$20 e alguns relataram ele ser melhor até que o Pentosin em termos de "sensibilidade de pedal".


Fluidos anticongelantes: quantidade???

Mobil GS 333 plus é caríssimo (R$52 o litro aqui), o Lubrax SAE J1034 é aprovado pelas normas MB de seu veículo e custa R$15,00 o litro por aqui. Uso há 7 anos em minha W126 e apesar de indicarem troca a cada X Km ou 2 anos, eu tenho um termodensímetro e o mesmo aferiu que em 5 anos a concentração de aditivo caiu de 50 pra 40% apenas (aqui é de 30 a 50% de concentração e o melhor foi a 40%). Zero reclamações e quem o fabrica na verdade é a Peak que é uma marca muito bem reputada nos EUA.

A grana que você economizará nisso pagará um tanque cheio pra você curtir ela de sangue novo. Abraço e boa sorte aí! Hengst é a melhor marca de filtros.

Prezado Rafael,

Muito obrigado pelas sugestões e orientações.

grande abraço
EDUARDO SALDANHA
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Mensagem por Karl Fass Qua 12 Ago 2020 - 9:23



O óleo para esse carro começa em 5w30. Com a quilometragem atual, use 10w40. Verá que em engarrafamento , a pressão não cairá tanto.
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Mensagem por EDUARDO SALDANHA Sáb 26 Set 2020 - 14:29



Rafael M. escreveu:Eduardo, se me permite a sugestão:

Óleo para motor: 7,5 litros

Motul 4100 turbolight 10W-40

Obs.: como o carro já passou dos 100.000 não seria melhor um 20W-50

O que determinará isso será o consumo de óleo ou um possível ruído a quente. Mas esse Turbolight é fantástico e até superior ao 4100 Power 15W50 em testes de atrito.


Óleo para transmissão: 6,2 Litros

Total Fluidmatic III G ou Elf Elfmatic IIIG ou G3 (são o mesmo óleo, com índice de viscosidade superior, mais finos a frio e mais viscosos a quente que o Motul e muito mais baratos  Wink  )

Óleo para diferencial: duvida se 0,7 ou 1,3 litros???

A Mercedes orienta o Mobil Mobilube HD-A 85W90 que eu adquiro na concessionária de caminhões aqui no granel a R$20~22 o litro. As vezes entra 1 litro, as vezes 1,3... é tão barato que vale pegar 2 de uma vez. Ligue pra concessionária de caminhões e peça orçamento de óleo de diferencial de Sprinter antiga.


Fluido de freio: quantidade??? pensando em trocar de todo o sistema...

Motul dot 5.1 Break fluid somente se você incandescer seus discos de freio. O Ate DOT 4 (que vem na latinha azul) custa R$20 e alguns relataram ele ser melhor até que o Pentosin em termos de "sensibilidade de pedal".


Fluidos anticongelantes: quantidade???

Mobil GS 333 plus é caríssimo (R$52 o litro aqui), o Lubrax SAE J1034 é aprovado pelas normas MB de seu veículo e custa R$15,00 o litro por aqui. Uso há 7 anos em minha W126 e apesar de indicarem troca a cada X Km ou 2 anos, eu tenho um termodensímetro e o mesmo aferiu que em 5 anos a concentração de aditivo caiu de 50 pra 40% apenas (aqui é de 30 a 50% de concentração e o melhor foi a 40%). Zero reclamações e quem o fabrica na verdade é a Peak que é uma marca muito bem reputada nos EUA.

A grana que você economizará nisso pagará um tanque cheio pra você curtir ela de sangue novo. Abraço e boa sorte aí! Hengst é a melhor marca de filtros.
Prezado Rafael,

boa tarde, tudo bem!!!

tive problema na troca de óleo da transmissão e estou com algumas duvidas sobre este serviço e gostaria de saber se você ou outro colega possa me ajudar neste assunto. 

comprei o conjunto de filtro e junta da hengst e levei o carro para oficina realizar a troca do óleo e tive algumas supressas após rodar apenas 60Km e quando cheguei em casa apos uns 10 minutos começou a vazar pela junta e perdi óleo. 

* foi colocado na troca 7,3L andei pesquisando e encontrei lugares falando de 6,2 e 5 litros... qual o valor correto???
* torque colocado nos parafusos do carter foi 10Nm ou mais, regulei a chave em 10 para checar e não tentei apertar mais... qual o torque correto ????

por que pergunto sobre os dois questionamentos acima... se apertar de menos ou a mais pode prejudicar a junta e se colocar óleo a mais também quando o óleo aquecer pode aumentar a pressão no cárter... ( li em um site que se mede o nível dom 25° e depois quando chega os 80°.

Gostaria se possível um melhor orientação sobre o assunto de nossos colegas. 

Atenciosamente,

Eduardo Saldanha
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Mensagem por Willian W213 Dom 27 Set 2020 - 16:38



Eduardo, na dúvida siga o guia oficial
da MB, ele é completo: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Revisão MB 320E W124 1993 Empty Re: Revisão MB 320E W124 1993

Mensagem por Convidado Dom 27 Set 2020 - 19:46



Eduardo, conseguiu verificar por onde vazou o fluido da transmissão?

Na 1a troca que fiz da minha ML tive problema parecido... quando fui ver o nível estava muito acima do máximo! Retirei cerca de 1,5L para corrigir o nível. O fluido vazou neste caso por um suspiro no topo do câmbio.  Faz um boa lambança pous o fluido vem escorrendo de cima... imagino que com a junto nova não deveria ter vazamento no carter do câmbio... de qualquer forma é importante verificar o nivel e encontrar a origem do vazamento. 

Ideal na troca é medir a quantidade que saiu de fluido e colocar o mesmo volume de fluido novo de volta...

O torque dos parafusos do câmbio da ML (722.6) é de 8Nm e o aperto deve ser feito em cruz do centro para as bordas...

A W124 que tive tinha a vareta para medição. Importante verificar com o fluido frio ou em temperatura de trabalho (80oC).
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Mensagem por EDUARDO SALDANHA Qua 21 Out 2020 - 11:51



fredericodribeiro escreveu:Eduardo, conseguiu verificar por onde vazou o fluido da transmissão?

Na 1a troca que fiz da minha ML tive problema parecido... quando fui ver o nível estava muito acima do máximo! Retirei cerca de 1,5L para corrigir o nível. O fluido vazou neste caso por um suspiro no topo do câmbio.  Faz um boa lambança pous o fluido vem escorrendo de cima... imagino que com a junto nova não deveria ter vazamento no carter do câmbio... de qualquer forma é importante verificar o nivel e encontrar a origem do vazamento. 

Ideal na troca é medir a quantidade que saiu de fluido e colocar o mesmo volume de fluido novo de volta...

O torque dos parafusos do câmbio da ML (722.6) é de 8Nm e o aperto deve ser feito em cruz do centro para as bordas...

A W124 que tive tinha a vareta para medição. Importante verificar com o fluido frio ou em temperatura de trabalho (80oC).
Prezado Frederico,

infelizmente a junta rasgou e perdi todo o óleo. identifiquei que apertaram com mais de 8Nm e colocaram mais óleo que deviam, a soma dos dois erros acarretaram no problema. levei novamente na mesma oficina e refizemos todo o procedimento obedecendo as informações  recebidas tanto de torque de parafusos como o nível a 30°C e completando o nível com 80°C acompanhando pela vareta.

tudo certo ate o momento e voltado a passear com a criança..

Obrigado a todos
EDUARDO SALDANHA
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Revisão MB 320E W124 1993 Empty Re: Revisão MB 320E W124 1993

Mensagem por Convidado Qua 21 Out 2020 - 13:13



Que bom que resolveu!
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