Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível Empty Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível

Mensagem por SadneZ em Sex 25 Set 2020 - 16:24

Recentemente notei o seguinte. Logo após a partida a indicação ECO some do painel e a luz verde da tecla se apaga. Notei também que a função HOLD não opera mais.
Analisando as falha presentes, só aparece uma que eu já tinha conhecimento (circuito aberto ou falha no pré aquecimento da válvula termostática). Nada relacionado a função ECO ou HOLD.
As duas baterias são novas e a falha aconteceu bem depois das trocas, ou seja, não deve ser relacionado a elas.
Em relação a função ECO, é como se ela tivesse sido desligada manualmente. Minha suspeita é algum relé desse sistema, porém não sei associar a falha de hold.
Alguém com algo assim ou com alguma suspeita?
SadneZ
SadneZ
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Interesses : C180 w2014 1.6
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível Empty Re: Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível

Mensagem por Fabriziodebortoli em Sex 25 Set 2020 - 18:34

Mesmo as baterias sendo novas vale dar uma checada na bateria auxiliar
Fabriziodebortoli
Fabriziodebortoli
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 157
Interesses : compartilhar informações
Estado : Espírito Santo

Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível Empty Re: Função ECO apaga após motor ligado e função HOLD não mais disponível

Mensagem por RenanMain em Seg 28 Set 2020 - 10:34

Colocou bateria AGM?
RenanMain
RenanMain
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 120
Interesses : Automoveis
Estado : Espírito Santo

Mensagem por accateb em Seg 28 Set 2020 - 16:00

Tem um contactor elétrico próximo da bateria auxiliar. Já tinha lido em algum forum que ele é um ponto comum de falha do sistema. Agora estranho o HOLD não funcionar também pois ele é mais ligado a bateria principal. Como ficou seu carro nessa pandemia? O meu apesar de estar com baterias trocadas em 2019 arriou a principal por estar usando ele muito pouco esse ano. Precisei carregar ela para que voltasse ao normal.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Número de mensagens : 728
Interesses : Carros
Estado : Minas Gerais

Mensagem por SadneZ em Ter 29 Set 2020 - 12:08

Bom dia pessoal.
Vamos lá.
Sim, ambas baterias são AGM. A auxiliar eu segui um participante do fórum em relação a qual modelo.
Chequei a a voltagem da bateria auxiliar, 13v aproximadamente. Verifiquei que há continuidade na saída de um contactor ou sensor que fica logo ao lado da bateria auxiliar.
A impressão que tenho é como se os sistemas tivessem desabilitados, como se algum conector ou relé não estivessem funcionando corretamente pois não registra falha no scanner.
Ah, as baterias estão ok pois uso o carro todos os dias.
Alguém tem o diagrama elétrico desse carro? Ou o diagrama de fusíveis e relés pois aqui no fórum não encontrei.
SadneZ
SadneZ
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 2
Interesses : C180 w2014 1.6
Estado : São Paulo

Mensagem por Resston em Qua 7 Out 2020 - 16:40

Pegando uma carona no tópico... minha bateria auxiliar é AGM mas está ruim, só tem 4 volts.
A bateria principal é de 80 A, mas não é AGM. Colocaram uma 'genérica' ao vender o carro.
O start-stop não funciona, a luz ECO acende amarela no painel e depois se apaga (não fica verde), o motor não desliga nas paradas, porém a função HOLD funciona perfeitamente.
Minha pergunta é : se eu trocar a bateria auxiliar o start-stop voltará a funcionar ?
Se o start-stop funcionar a bateria principal vai se desgastar mais rápido por não ser AGM ?

Agradeço a quem puder esclarecer essa dúvida.
Resston
Resston
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 40
Interesses : Informações, dicas e truques ...
Estado : Mato Grosso

Mensagem por accateb em Qua 7 Out 2020 - 18:39

Então, meu entendimento é que o carro desativa a função HOLD quando a bateria principal está ruim. Agora para o ECO funcionar, ambas baterias precisam estar boas (a auxiliar mantem a eletrônica do carro com o motor parado e a principal toca o arranque). O fato da bateria não ser AGM significa que ela tem menos capacidade de descarga rápida (para acionar o motor de arranque várias vezes seguida por exemplo) e não que a capacidade dela seja baixa. Acredito que trocando a sua bateria auxiliar (4 volts a que está lá deve estar em curto) o ECO é para voltar a funcionar desde que sua bateria principal estaja boa tb.

Abs
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Mensagem por Resston em Qua 7 Out 2020 - 19:02

Obrigado Accateb,

Pelo que entendi minha bateria principal está mantendo o HOLD funcionando pois está boa (é de 80 A, tem apenas 5 meses, já medi a voltagem e está correta) e para o start-stop funcionar eu precisaria trocar a bateria principal (colocar uma com tecnologia AGM) e também a auxiliar (obviamente também AGM).
Trocar somente a auxiliar não faria o star stop voltar a funcionar.
Antes de sua explicação eu pensava que se trocasse somente a auxiliar o start stop voltaria, mas a principal, por não ter a demanda de energia necessária a várias partidas seguidas, iria 'para o espaço' rapidamente.
Resston
Resston
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 40
Interesses : Informações, dicas e truques ...
Estado : Mato Grosso

Mensagem por accateb em Qui 8 Out 2020 - 14:23

Mais ou menos! O carro não sabe se a bateria é AGM ou não... desde que a voltagem da bateria principal esteja boa (e segurando durante a partida) trocando a sua bateria auxiliar é em provável que o ECO volte a funcionar.

Abs!
accateb
accateb
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: