Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Sex 5 Mar 2021 - 6:29



Olá pessoal,

Gostaria de tirar umas duvidas, achei o manual dos carburadores zenith aqui no grupo porem não ficou muito esclarecido, a mangueira de combustível sai direto da bomba para os dois carburadores, não têm no caminho regulador de pressão? Meu carro está com a mistura muito rica e percebi que quando desligo o carro, ele fica gotejando gasolina, ao tentar ligar novamente, afoga. 
O retorno do combustivel está eliminado, religuei o mesmo para teste e o carro não segura a lenta.


Agradeço desde já.  cheers
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Sex 5 Mar 2021 - 7:37



   Bom da confrade RODRIGUES.W114
Já tive uns 3 carros com esses carburadores. Em nenhum deles havia um regulador de pressão na linha de alimentação de combustível. Num deles, tive um problema similar ao seu, quando a cuba do carburador estava cheia, a agulha da boia não vedava perfeitamente a entrada de gasolina, fazendo com que o nível do combustível dentro da cuba ficasse mais alto e consequentemente gotejasse pelo difusor. Uma boa limpeza das agulhas e das sedes delas, geralmente resolve isso.
    Quanto ao fato de ter eliminado o retorno do combustível tenha cuidado, porque o excesso de combustível que seria eliminado pelo retorno, vai causar transbordamento de gasolina pelas entradas de ar das marchas lenta e alta, inicialmente o carro afoga ficando sem marcha lenta e se insistir poderá escorrer gasolina pelas laterais dos carburadores correndo risco de incêndio. Aconteceu comigo.
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Sex 5 Mar 2021 - 15:40



Obrigado amigo, vou fazer uma limpeza neles e ver se consigo resolver esse problema.  Laughing
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Karl Fass. Qua 17 Mar 2021 - 8:24



Provavelmente a agulha não está travando pela boia, ou a propria boia está ruim. 
Maluhy lida muito bem comesses carburadores. Na ilha.
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Qua 17 Mar 2021 - 8:44



   Bem lembrado Karl Fass, tive um problema em que entrou gasolina para dentro da bóia não a deixando flutuar e consequentemente não travava a agulha. O resultado disso foi afogamento do motor e transbordamento de gasolina.
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rafael M. Sex 19 Mar 2021 - 22:11



Sugiro verificar se a bomba de combustível está ok, se a membrana dela está ok, etc. Pois ainda que seu carro estivesse faltando um regulador de pressão, ao menos a marcha lenta ficaria estável.

Caso queira adicionar um regulador, na minha 280S eu usei um regulador de pressão ajustável da Beep Turbo, pra carros aspirados. A pressão de combustível deve ficar entre 0.15 e 0.2 Bar na lenta.

Reforçando, não elimine a linha de retorno. Transbordamento de cuba, incêndio e etc não são brincadeira nesses carros, cujo sistema de ignição é perigosamente perto do de combustível. Numa situação como alta rotação em estrada e você "tirar o pé" pode levar a um aumento súbito de pressão e uma tragédia em curso.

Abs e boa sorte.

Rafael
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Qui 25 Mar 2021 - 7:48



Bom dia pessoal, me surgiu uma dúvida, ao ver alguns vídeos percebi que a maioria dos carburadores o retorno está no primeiro carburador ( próximo ao farol ), o meu está invertido, o carburador com retorno é o mais próximo da parede corta fogo, alguém poderia me dizer se isso influencia em alguma coisa? grato desde já.
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Qui 25 Mar 2021 - 8:24



   Bom dia confrade RODRIGUES.W114, até onde eu me lembro, a válvula de retorno ficava no primeiro carburador, aquele que você diz ser próximo ao farol. Quando não entra mais gasolina na cuba, ela abre por conta do aumento da pressão do fluxo de gasolina vindo da bomba de gasolina. Pode ter sido feita uma manutenção nos carburadores e eles terem sido montados em posição trocada. Pelo que me parece, nessa posição em que se encontra atualmente, somente um carburador está fazendo retorno de gasolina ou talvez nenhum deles. Dentro dessa válvula existe uma membrana que se abre com o aumento da pressão, permitindo assim seu retorno. Quando a membrana está danificada, costuma pingar gasolina pelo eixo (pino) existente na base da válvula de retorno. Não tenho carros com esses carburadores desde 2001, mas até onde me lembro a válvula de retorno ficava no primeiro carburador próximo ao farol. Espero não estar errado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Seg 29 Mar 2021 - 11:49



Bom dia pessoal, fiz a instalação de um desborbulhador e o problema do gotejamento foi sábado, porém agora ela não segura a lenta e só liga com ajuda de um car 80, alguém poderia me dizer como eu faço pra regular a lenta? Enquanto eu acelero ele joga o spray de gasolina perfeitamente, depois que eu paro de acelerar, ele para de jogar gasolina e morre consequentemente.
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rafael M. Seg 29 Mar 2021 - 14:18



Verifique novamente se alguma mangueira não está ligada incorretamente no desborbulhador, o que pode causar isso. Para simular um regulador de pressão você pode ir pressionando a mangueira de retorno progressivamente com um alicate (calçado num pano, para não machucar a mangueira), assim limitando a pressão nos carburadores. Verifique se assim corre tudo bem.
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Seg 29 Mar 2021 - 15:18



Verifiquei a ligação das mangueiras e estão ok, fiz uma leve pressão no retorno e fui aumentando gradativamente até fechar o retorno, ele não injeta gasolina pra "ligar" o carro, só depois que joga car 80 e o carro liga, que ele fica jogando gasolina pra manter o carro ligado. 🤔
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rafael M. Seg 29 Mar 2021 - 18:10



Pode ser que o combustível está retornando facilmente e após o motor funcionar um tempo, dá tempo do combustível "chegar" no carburador. Ou a bomba de combustível pode estar fraca... Se voltar à ligação anterior, ele funciona?

Penso que talvez seja melhor partir pro regulador ajustável, no meu caso o desborbulhador funcionou, porém por exemplo você acelerando forte a 140Km/h de 3ª, dava falta de combustível, tinha q aliviar (pra dar tempo de encher a cuba do carburador) e pisar novamente.

Com o regulador ajustado em 0.15, pude ir até os 160 (corte da 3ª) normal e assim sucessivamente...
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Seg 29 Mar 2021 - 22:37



Então, o diafragma que fica na tampa do carburador, ele é O🇧🇷o responsável pelo esguicho da gasolina? Um triangular. Se for achei o problema, o dos dois carburadores estão rasgados e estava com a parte de metal travada. 🙄🤔
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Ter 30 Mar 2021 - 8:39



O responsável pelo esguicho da gasolina é o pistão da foto que acredito ser o responsável pela aceleração [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Quando a saia de borracha está danificada, ondulada, estriada ou rasgada, ao se pisar no acelerador, o carro responde mal, engasga e por vezes solta rater com labareda pelo carburador.
   A membrana na tampa do carburador, na verdade não sei  para que serve, mas quando está rasgada costuma sair gasolina pelo buraco do respiro. Na foto está com o círculo em vermelho.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
    Nessa mesma foto, onde tem uma seta azul, por baixo fica o giglê da marcha lenta. Como geralmente ele está agarrado, deve-se retirá-lo com cuidado para não amassar o furo que fica no pescoço. Ele é comprido parecendo uma agulha, e quando entope o carro não tem marcha lenta de forma alguma. Para o desentupir tem que tirar a primeira tampa do carburador e por baixo lá está ele.
    Existe atrás de cada carburador uns bracinhos com um parafuso regulador de espaçamento entre eles, que regulam a abertura da borboleta de marcha lenta e do primeiro estágio de alta velocidade. Se a borboleta estiver muito fechada não dá marcha lenta também.
    Por fim, existem os parafusos de regulagem da marcha lenta na base dos carburadores. Por padrão devem-se fechar até que os parafusos parem de girar mas sem os forçar. Após esse procedimento, deve-se abri-los dando-se 5 meias voltas ou duas voltas e meia. Fazendo isso nos dois carburadores, a marcha lenta por padrão estará regulada.
    Obs.: Abrindo a cuba do carburador, lá ficam mergulhados 3 giglês, 2 praticamente iguais e maiores e um terceiro menor que é o da marcha lenta. Quando está entupido também não dá marcha lenta. O mesmo para os dois de alta velocidade, acelerando o carro ele começa a hesitar e não desenvolve.
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Ter 30 Mar 2021 - 9:48



Ainda em complementação á minha postagem anterior, primeira foto:
    1- Giglê misturador de ar da marcha lenta
    2- Pistão injetor de gasolina para aceleração
    3- Chuveirinho que pulveriza a gasolina para a aceleração
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
 Segunda foto, giglê da marcha lenta que fica dentro da cuba
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
   Terceira foto, giglê misturador de ar e gasolina da marcha lenta, aquele que parece uma agulha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
   Deve-se levar em consideração a troca das juntas depois dos carburadores terem sido abertos, entradas falsas de ar e passagens falsas de gasolina alteram todo o funcionamento dos carburadores e consequentemente o funcionamento do motor e do consumo do carro.
   Existem dentro dos carburadores orifícios dos dutos de ar e gasolina que devem ser limpos e soprados com jato de ar comprimido, para que sejam limpos e desobstruídos, uma vez que a gasolina com etanol provoca a formação de sais e óxidos entupindo os dutos, dificultando a passagem da gasolina e do ar.
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Ter 30 Mar 2021 - 11:00



Bom dia, muito obrigado meu amigo, vou desmontar os carburadores e verificar os mesmos, com esse tutorial ficou absurdamente simples de entender o funcionamento dessas crianças. 😍
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Ter 30 Mar 2021 - 11:24



RODRIGUES.W114, ficou só faltando a inspeção à base dos carburadores onde ficam as borboletas do 1º e 2º estágio de alta velocidade. Na de menor diâmetro ficam uns pequenos furos por onde é pulverizada a gasolina da marcha lenta, e que são danados para ficarem obstruídos com a carbonização e acúmulo duma pasta formada pela gasolina. Ficam mais ou menos na direção do parafuso que regula a marcha lenta. Repare que a gasolina na marcha lenta não é pulverizada pelos difusores em cima e sim por esses furinhos. O acúmulo de carvão na base das borboletas estreita o diâmetro do gargalo delas e também não deixa passar ar. Envio uma foto duma base dum carburador que não é um Zenith bijet, mas o princípio é o  mesmo em todos os carburadores. Aproveite para ver se a borboleta do 2º estágio, a maior, não está emperrada e use um WD4O caso isso esteja acontecendo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por RODRIGUES.W114 Ter 30 Mar 2021 - 19:10



Amigo Rui, seu tutorial me ajudou demais, meu carro está ligando sem car 80 e funcionando igual reloginho, desmontei a parte de cima conforme seu tutorial, os pistões estavam travados e o Google da lenta estava entupido, fiz a limpeza nas válvulas e deixei a mola com um pouco mais de pressão, o diafragma que fica preso por 3 parafusos está rasgado e estava com o pino travado dentro, efetuei a limpeza da mesma forma e coloquei no lugar, aparentemente ele fica na entrada do combustível no carburador, leigamente falando, parece que ele controla o retorno, porém como fiz a ligação do desborbulhador, o retorno está funcionando perfeitamente. O carro funciona bem na lenta, quando eu acelero ele está pulverizando gasolina e quando eu desligo não pinga e não afoga. Agradeço imensamente seu tutorial e o empenho de todos ao tentar me ajudar. Amanhã vou colocar as mangueiras da forma correta e fechar o filtro do carburador.
RODRIGUES.W114
RODRIGUES.W114
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 13
Data de inscrição : 01/02/2021
Interesses : Trocar conhecimento
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rafael M. Ter 30 Mar 2021 - 19:43



Que ótima notícia!!! Parabéns Rui Gabriel, pela excelente e didática explicação!

Abraços!
Rafael M.
Rafael M.
Administrador
Administrador

Número de mensagens : 717
Data de inscrição : 23/07/2012
Interesses :  
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Rui Gabriel Qua 31 Mar 2021 - 10:28



   RODRIGO.W114, fico satisfeito em saber que o tutorial o ajudou. Outras dúvidas sobre esses carros disponha. Se eu souber é com prazer que o ajudarei.
   Rafael M. estamos todos aqui para nos ajudarmos uns aos outros. Obrigado por ter gostado da explicação didática, espero que sirva para outros confrades.
    Abrs. Rui Gabriel
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 206
Data de inscrição : 03/04/2011
Interesses : automóveis antigos
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina  (250c - 72) Empty Re: Carburador Zenith bijet acerto / gotejando gasolina (250c - 72)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos