marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

marcador de temperatura instavel chegando a 120  - desligue o motor  Empty marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Mensagem por Eromar Ter 12 Mar 2024 - 8:05



Estou com um problema crônico na minha Mercedes c200 ano 2014/2015. Troquei a bomba elétrica de agua e válvula termostática porque estava aparecendo uma mensagem de "Liquido de arrefecimento... desligue o motor.." a temperatura saia de 90º e ia para 120 de um vez.
porém o problema continua mas de vez em quando. Já levei no mecânico outras vezes e não consegue descobrir o problema inclusive trocou novamente a válvula termostática colocando uma original. Quando aparece a mensagem seguido de um apito sonoro eu desligo o motor e 10 segundos depois religo e o marcador volta ao normal 90º. Então não pode ser aquecimento de motor, mesmo porque quando o motor esfria eu verifico o nível da agua do reservatório e está normal. Se alguém puder me ajudar agradeço.
Eromar
Eromar
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 03/02/2023
Interesses : Comerciais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

marcador de temperatura instavel chegando a 120  - desligue o motor  Empty Re: marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Mensagem por Nelson Molina Qua 27 Mar 2024 - 19:26



Verifique os sensores de temperatura que ficam na bomba de água, são dois, um manda info para a eletrônica do motor e outro, aciona a ventoinha e o indicador de temperatura do painel.
Na C280 1995 é assim e quase certeza também no seu carro, pois alemão não gosta de mudar o que funciona...
Se o motor está aquecendo, dá para ouvir a água borbulhando no reservatório de expansão, ao lado do motor.
Se não borbulha é indicação falsa do sensor, que desliga o motor por segurança e só liga, quando há indicação que a temperatura caiu, como descrito por você.
Troque o sensor.
Outra pesquisa, se seu Mecânico tiver um pirometro, meça a temperatura externa da mangueira de água que entra na bomba e compare com a temperatura indicada no painel. Se for diferente, é o sensor da ventoinha. Troque este também.
Pelo sim e pelo não, troque os dois de uma vez. Não são caros e encontrados no ML.
Não force andar com o motor esquentando. Vai queimar a junta do cabeçote e aí, 6 mil reais no mínimo para retificar, juntas novas, retentor de válvulas e etc.

Nelson Molina
Nelson Molina
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 402
Data de inscrição : 28/04/2008
Interesses : C 280
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

marcador de temperatura instavel chegando a 120  - desligue o motor  Empty Re: marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Mensagem por Eromar Qui 28 Mar 2024 - 15:06



Muito obrigado Nelson por suas explanações.
 Vou conversar com o mecânico para resolver este problema que me dá muita insegurança principalmente quando faço uma viagem mais longa. Uma coisa é certa,  estas mensagens começaram a aparecer depois que troquei a bomba dágua e termostática. 
Depois que conversar com o mecânico e trocar os sensores eu volto aqui para relatar.
Eromar
Eromar
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 03/02/2023
Interesses : Comerciais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

marcador de temperatura instavel chegando a 120  - desligue o motor  Empty Re: marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Mensagem por rodrigogomes_sp Qui 28 Mar 2024 - 17:20



Cuidado com isso, se vc colocou produtos paralelos de 2. linha vai acontecer isso e terá que trocar tudo de novo, igual é com a GLA 200 2015.. aonde uma bomba de primeira linha eh 4k.. e a de segunda linha eh 1.100,00 e muitos optam por essa e depois se ferram pq vai pagar mais caro no final e tem canal do youtube que avisa isso.. e liquido de arrefecimento tb não se economiza é Tirreno que custa só o produto +300,00.. e muitos optam por marcas baratas tipo no rei do oleo que eh R$ 150,00 tudo com mao de obra e falam q é melhor que agua da torneira.. sei pq tenho uma GLA250 e não economizo no liquido de arrefecimento devido a esse problema ai.
rodrigogomes_sp
rodrigogomes_sp
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 10
Data de inscrição : 17/10/2017
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

marcador de temperatura instavel chegando a 120  - desligue o motor  Empty Re: marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Mensagem por Eromar Sex 26 Abr 2024 - 9:08



Continuo com o problema. Levei o carro no mecânico. Passou scaner e não acusou nenhum problema. Saiu com o carro, pegou trânsito, deixou ligado um tempão e não apareceu o defeito. Marcador de temperatura normal.
Mecânico não quiz trocar peças porque não encontrou o defeito.
Porém quando peguei uma avenida com um super congestionamento, olhei para o marcador de temperatura e estava marcando 120 graus e desta vez não apareceu nenhuma mensagem de alerta no painel. Desliguei o carro no trânsito mesmo e quando o trânsito fluiu liguei o carro e o marcador voltou ao normal 90 graus. Deve ser algum sensor, mostrei a dica que um colega me deu mas o mecânico disse que são modelos diferentes. A minha é uma c200. 2015. Se puderem me ajudar agradeço.
Eromar
Eromar
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Data de inscrição : 03/02/2023
Interesses : Comerciais
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

marcador de temperatura instavel chegando a 120  - desligue o motor  Empty Re: marcador de temperatura instavel chegando a 120 - desligue o motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos