História dos 300

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

História dos 300 Empty História dos 300

Mensagem por Karl Fass. Sáb 7 Mar 2009 - 10:28



Introdução:
Dois anos antes da introdução da Mercedes-Benz modelo "Ponton", as limusines tipo 300 "Adenauer" já estavam sendo construídos pela Daimler-Benz. Eles eram diferentes em muitos aspectos dos modelos Ponton, mas para o observador casual, eles compartilhavam uma aparência exterior semelhante. A principal diferença estrutural foi a de que as tipo 300 tinham chassis diferenciado, em X e eram tradicionalmente luxuosas e ainda tecnologicamente superiores Eram carros utilizados principalmente por parte dos governos, chefes de estado. A sua engenharia, luxo, com preços elevados e baixa produção colocou-os no topo da Daimler-Benz, já exclusiva na hierarquia de veículo de passageiros durante o período 1951-1962.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O termo "Adenauer", aplicado à Mercedes-Benz série 300 sedan e cabriolet modelos produzidos a partir de 1951 a 1962, é historicamente derivado do nome, Dr. Konrad Adenauer, então chanceler da Alemanha, que usou 6 destes modelos durante seu mandato.

História e desenvolvimento:

A Mercedes-Benz revelou o primeiro, 300 sedan série (sem carta designação) e cabriolet 4 portas modelo 1951 na exposição Paris Auto Show. Sua aparência única e funcionalidades, em comparação com anteriores modelos pós-guerra,tiveram um enorme sucesso, ganhando adesão de uso por governos estaduais, celebridades, ricos e empresários. Recursos incluídos no X moldura chassis de modelos anteriores, um motor carburado de 6 cilindros de válvulas no topo para compensar a 2 1/2 tonelada de peso, sistema de lubrificação central do modelo 170, eixo swing, e niveladores na suspensão traseira. Únicas com opções incluídas, vários modelos de rádio Becker, telefone em VHF ou ondas curtas, máquina chamadas de ditado ( ou de escrever), 7 cores básicas MB, teto solar metálico, e a escolher, uma combinação personalizada de tipos de acabamentos de madeira, couro ou tecido nos bancos, e tapetes. Os modelos utilizados pelo Dr. Konrad Adenauer tinha mais funcionalidades personalizadas incluindo cortinas, janela divisoria, redes porta-revista/jornal, bandejas para escrever ou comer,local para armazenagem de documento, espelhos iluminados, luzes de nevoeiro, sirenes, e porta bandeiras.
O modelo 300 foi produzido entre 1951 e 1958, com uma produção de apenas 760 modelos, cujas vendas começaram em julho de 1952, ofereceu um 2 +2 lugares, construído em 3 versões como um coupé, conversíveis ou roadster com capota dobravel. Muitas vezes considerado inspirado pelo 540K de 1930, a Mercedes levantou a compressão do motor durante os 300 modelos para 7.8:1 com 3 carburadores Solex ,resultando em 150HP a 5000 rpm, o que significa que o carro poderia ultrapassar 100 km/h em menos de 15 segundos e atingir quase 180 km/h. O modelo Cabriolet tinha como características enorme ferros cromado nas laterais do seu teto conversível, com uma minúscula janela na trazeira. Os preços foram entre 34.500 e 36.500 DM. * O modelo 300 foi posteriormente substituído pela produção em 300Sc que incluiu um motor de combustível injetado.
A próxima série 300 (introduzido no final 1954) foi o modelo B, com atualizações do sistema de freios e entradas de ar frontais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O "c" modelo foi produzido a partir de setembro 1955 a junho de 1957, o preço em US $ 10,864 E.U.. com uma versão conversível em US $ 14.231. Em setembro de 1955, introduziu o novo DBAG, transmissão automática Borg-Warner de 3 velocidades, construído sob licença pela Detroit Gear

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O "d" modelo de série W189 (produzido a partir de Agosto de 1957 até março de 1962, dos quais foram feitas 3.077 unidades, apresentou motor com melhor desempenho, com um taxa de compressão 8.55:1 e passou a 160HP com a instalação de injeção de combustível Bosch (a partir do 300Sc). Referido como a Berlina Hardtop, porque todas as janelas laterais, incluindo as molduras, agora podiam ser baixados. Veio equipado com pneus de faixa branca (considerada uma americanização no marketing e estratégia de vendas. Eixo traseiro com relção de 1:4.67, pneu tamanho 7,60 x15, velocidade máxima 165 km/h com 180 HP bruto em 5500 rpm. Muitos modelos foram produzidos com a transmissão automática Borg-Warner. O pára-choques dianteiro e traseiro maciço assumiu um perfil diferente dos modelos anteriores. Servo-direcao/com direção assistida e ar condicionado ("Artic-Kar") foram também introduzidas como opções .

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



A produção total de 6 diferentes séries modelo 300 (a partir de 1951-1962) foi de 12.290 unidades, com valores no mercado hoje dependente do modelo de produção, escassez e as características originais, sendo os modelos cabriolet ser mais caros para comprar. Durante a última época (o "d" modelo) dos 300 Adenauer série, já se havia estabelecido planos para introduzir uma nova geração com o modelo 300, o 300SE, incorporando uma aparência de corpo diferente, com uma injeção de combustível do motor M189 modificados, e suspensão pneumática.

Fonte:_
Criado em março 2, 2002 / Jeff Miller
© [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Daniel AMG Sáb 7 Mar 2009 - 12:13



esse carrinho eu acho que nao pode faltar em uma bela coleção de mbs
beleza de post amigo
Daniel AMG
Daniel AMG
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 2671
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : mercedes benz
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Convidad 4 Sáb 7 Mar 2009 - 12:45



Fass

Belo post. Eu não conhecia a historia das Adenauer.
avatar
Convidad 4
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8341
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Elizeu - O neófito Sáb 7 Mar 2009 - 19:00



GRande FAss,

Parabéns pelo post!

UM Abração,

Elizeu.
Elizeu - O neófito
Elizeu - O neófito
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 612
Data de inscrição : 03/11/2008
Interesses : Mundo MB
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Stardreams Sáb 7 Mar 2009 - 19:58



Fass, post riquíssimos em informações!!! Realmente abarcou tudo sobre elas. Acho uma belíssima carroceria!! Espaçosa e com muita classe.

Parabénz pela pesquisa!!!

abração!!

Elias.
Stardreams
Stardreams
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2499
Data de inscrição : 06/05/2008
Interesses : Mercedes-Benz 560 SEL 1988, Jaguar XJ12 LWB 1974 e Jaguar Mark VII 1951, Cadillac Fleetwood 1954, Lincoln Town Car Cartier Series 1992; Pontiac Chieftain 1952, Volvo S70 T5-R 1998, Ford Taurus LX 1997 e Ford Crown Victoria LX 1994, SAAB-SCANIA 9000 CD 2.3 Turbo 1991, Mercury Sable Station Wagon LS 1991....enfim, carros pouco comuns, mas que muitos aficcionados desejariam ao menos ter sentado ao volante...4 portas sempre, se espremer pra quê....
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por MB600 Sáb 7 Mar 2009 - 20:00



Tem pelo menos uma dessa no Brasil, pois a Globo usou uma verde na novela Anjo Mau. Alguém está lembrado?
MB600
MB600
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 112
Data de inscrição : 02/09/2008
Interesses : Mercedes-Benz em Geral, Especialmente W140
Sexo : Masculino País : Brasil
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Convidad Sáb 7 Mar 2009 - 20:38



Fass muito legal, belo texto!!!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Karl Fass. Sáb 7 Mar 2009 - 20:52



Sei que tem uma em Curitiba, informação do Rubens
avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty video sobre o "uso das Adenauer

Mensagem por Karl Fass. Qua 13 maio 2009 - 8:32



avatar
Karl Fass.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Santa Catarina
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

História dos 300 Empty Re: História dos 300

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos