Óleo do motor - qual devo utilizar?

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Maluhy Seg 16 Mar 2009 - 22:28



SF??????tá doido,sô????? pera ae, isso não é a especificação do Mobil 4t?????Se for,nem pensar ,tanto por ser SF (Shell Super Excede, se lembram??) e se for óleo para motos não tem o aditivo anti-fricção , se tivesse como é que a embreagem da motoca iria funcionar, se ela é banhada pelo lubrificante???Óleos minerais ,base sintética ou 100% sintético calssificação SL ou superior ( SM é a mais nova classificação, 10w40 é show) se aplicam nos motorzões..... :D
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Norton Gontijo Seg 16 Mar 2009 - 23:25



Maluhy pensei neste óleo porque meu mecanico esta com um estoque grande dele lá e ia me fazer um precinho bom nele.

Mas qual óleo mais em conta você me recomenda colocar lá,pois eu estva usando o Lubrax 15w40 semi sintetico, ai fui a uma loja aqui da minha cidade queriam me vender um óleo de 52,00 reais da Mobil acho que o nome dele e Mobil 1, e nas revisoes feitas na Vitória Motors usavam Motul 15w50, mas parece que este óleo não foi muito legal para o motor pois tinha muita borra dentro dele.
Norton Gontijo
Norton Gontijo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Elizeu PAI Seg 16 Mar 2009 - 23:29



Na minha humilde 201 ano 1987 a MB indica para o ano todo os óleos 15W-40, 15W-50, 10W-40 ou 10W-50, ou seja, graduação 10W ou 15W para permitir rápida lubrificação na partida a frio que é a pior situação do funcionamento do motor, com diz o Maluhy. Sempre uso o óleo da última geração disponível, afinal a diferença de preço, diluída em 5000 km ou 6 meses, é irrisória. E tem mais uma coisa que faço: em carro novo faço a primeira troca com 500 km. Quem já trocou óleo de motor de moto nova e prestou atenção na pastilha de imã do bujão de drenagem sabe do que estou falando.
Elizeu PAI
Elizeu PAI
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 448
Data de inscrição : 08/12/2008
Interesses : trocar informações
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Guina Ter 17 Mar 2009 - 9:13



Blade, só para você ter uma noção de preço, paguei no litro do Valvoline Durablend semi 10W40 R$ 18,95 (comprei direto do distribuidor). O Castrol Magnatec 10W40 custa por volta de R$ 21,00 o litro.
Guina
Guina
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 155
Data de inscrição : 27/01/2009
Interesses : Mercedes Benz, carros esportivos e Harley Davidson
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por GR Ter 17 Mar 2009 - 11:57



Blade eu colocaria o óleo Tecno da Petrobras, classe agora SM e com boa relação custo/benefício...
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Gaby Iskandar Ter 17 Mar 2009 - 14:33



Meu pai colocou o
Tecno Br SAE 15w40

EU acredito nao ser bom
kkkkk
sei la ne
Gaby Iskandar
Gaby Iskandar
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 832
Data de inscrição : 11/08/2008
Interesses : automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por GR Ter 17 Mar 2009 - 18:39



Eu só uso este nos meus carros... Tecno
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Norton Gontijo Ter 17 Mar 2009 - 19:58



Coloquei o 15w40 da Valvoline API SL com o filtro de óleo,filtro de ar novo, e mandei fazer uma descarbonização, retirou a bomba de óleo e lavou tudo! saiu muita borra, mas ficou redondinho.
Norton Gontijo
Norton Gontijo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Maluhy Ter 17 Mar 2009 - 22:10



Boa aplicação,Blade, qto à borra não acredito que tenha sido causado pelo óleo , já falei muito sobre esse problema , coloquem na busca esse assunto e divirtam-se....Gaby,pode usar, bom lubrificante.... :D
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Gaby Iskandar Ter 17 Mar 2009 - 23:18



opa maluhy, tudo bem intao :D
obrigado
abraçao
Gaby Iskandar
Gaby Iskandar
Cadastro desatualizado pendente regularização

Número de mensagens : 832
Data de inscrição : 11/08/2008
Interesses : automoveis
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Goiás
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Toni Sáb 21 Mar 2009 - 20:06



Caros amigos, Vou dar minha opinião sobre oleo de motor,
Tenho uma oficina em Curitiba de carros europeus(BMW,Audi e Mercedes)
Em motores antigos decada de 90 para baixo (M104.M116,M119..)eu uso oleo de base mineral classificaçaõ SM com trocas a cada 5000 KM ou 1 ano.
O Oleo Mineral tem ação detergente mais aplicada, o problema de oleo sintético é que a cadeia quimica deste produto só absorve as impurezas do combustivel(que tem bastante) com o motor bem aquecido, quer dizer ligado por mais tempo e com alto giro!
No caso do uso normal,anda de casa trabalho e vice versa, não há este aquecimento e a famosa "borra" aparece, e Mercedes NÃO TEM LUZ DE PRESSÃO DE OLEO,apenas alguns modelos um reloginho, chamado manometro de pressão de oleo, que alguns não notam!
Em modelos mais novos as Fábricas de oleo oferecem varios oleos de altissima qualidade, mais usado com um combustivel de boa qualidade,
A Texaco e Mobil estão com produtos sintéticos e configurados com uma ação detergente mais eficaz que Oleos importados onde em certos paises não tem este problema!
Fica aqui minha experiência de 14 anos de Oficina!
Toni
Toni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 21/03/2009
Interesses : Curiosidade
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Convidad Sáb 21 Mar 2009 - 20:18



caro Toni...traduzindo dos termos tecnicos...quais as especificaçoes q vc recomenda.....base sintetica....sintetica....10/40...15/40....SAE...SL...SM... são tantos........
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Norton Gontijo Sáb 21 Mar 2009 - 20:31



Maluhy esta informação que mercedes não tem luz da pressão do óleo é verdadeira? ou é mito?
Norton Gontijo
Norton Gontijo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Toni Sáb 21 Mar 2009 - 20:49



A especificação 10/40 10/50 0/40 etc,
segundo manual de aplicãção são as faixas de trabalho do motor nas temperaturas ambientes, ou seja onde o carro está,
Pode estar no deserto ou no gelo, antigamente existia oleo de verão e oleo de inverno aí entrou o MULTIVISCOSO, que é esta bagunça que faz na nossa cabeça,
Eu recomendo carros antigos com menos de 100.000 km até decada de 90 Oleo mineral SM( sm é a ultima norma para este tipo de oleo)
para carros antigos mesmo, com mais de 100.000, motor cansado com algum barulho , oleo de motor diesel (Rimula turbo por exemplo)
carros novos e modernos oleo especificados pelo fabricante e troca não mais de 8000 km, com verificação do carter do motor a cada 30000 km.
Pode ser que algum tecnico em lubrificantes me corrija,como já discuti em varias palestras de fabricantes com eles
Esta é minha opinião baseada em experiência!
O oleo sintético tem uma velocidade e eficacia de lubrificação muito maior que o mineral, mais é preciso que os canais internos do motor estejam limpos e se mantenham limpos para ele chegar e lubrificar!
Toni
Toni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 21/03/2009
Interesses : Curiosidade
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Convidad Sáb 21 Mar 2009 - 20:53



Então no meu caso ...uma W210 96 com 103000km qual seria o q vc indicaria????????
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Toni Sáb 21 Mar 2009 - 21:02



Um bom oleo de base mineral(Texaco,Esso,Mobil...) com 10-40 W ou 15-40 W e especificação SL ou SM, cpm trocas a cada 5000 km sempre troque o filtro, quando o mecânico ou frentista tirar o filtro ,observe dentro do alojamento dele,a presença de sujeira "borra", sinal para uma limpeza mais a fundo! CUIDADO com a venda de FLUSH para motor, ele limpa a borra e solta a sujeira grudada nas paredes do motor,e com o uso entope o pescador da bomba de oleo!!! muitos KMs para vc e seu carro!!
Toni
Toni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 21/03/2009
Interesses : Curiosidade
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Convidad Sáb 21 Mar 2009 - 21:03



uso Elf 15/40 com troca de filtro a cada 5000km...sem flushhh
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Maluhy Sáb 21 Mar 2009 - 21:04



Blade,verdade,depois de 94 a MB suprimiu o manometro e tb nao deixou nada que informe ou de alarme para baixa pressao de óleo,lamentável......Toni, concordo com sua opiniao,somente um detalhe: M104 tem ele KEjet e HFM/ME, nos ke ele trabalha mais rico na mistura,portanto tem tendencia a sujar mais o óleo do carter, pode-se usar SJ nele sem susto com trocas a cada 5000km,nos HFM/ME por serem IE eu recomendaria pelo menos base sintética e no mínimo SL, as solicitaçoes sao outras , é mais ou menos o que aconteceu com os GM familia II, estao usando 5w30..... Shocked

obs: Lexx,tá bem de óleo,ok?Sinceramente nao sou adepto de flush,falam isso e aquilo,mas ninguem pensa no resíduo desse treco passeando pelo motor ou transmissao, se estiver com pouca borra faça trocas sequenciadas até limpar,se estiver o diagrama do inferno abra-o e limpe direito,no final sai mais barato.... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Toni Sáb 21 Mar 2009 - 21:14



Boa Noite , Maluhy, Mais uma informação ,que talvez vc me de sua opinião , em carros com motor M 111 Kompressor (C 230) existe o acumulo de oleo no MAF, que vem do respiro de oleo, queimando sempre esta peça!
a concessionario condena a troca de aneis do motor ,porque esta "soprando"!
Trocamos o uso de oleo sintetico para mineral e trocas a cada 3000 km o problema diminuiu bastante!
Aqui em Curitiba , se condena este problema motor e queima do MAF pela intensa variação do clima local, frio /quente! (explicação do tecnico da Bosch/Curitiba)
Toni
Toni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 21/03/2009
Interesses : Curiosidade
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Maluhy Sáb 21 Mar 2009 - 21:51



Procede, a solicitaçao desse motor aumenta demais o blow by, talvez a troca aos 3000km tenha influenciado mais do que o tipo de óleo,se for carro de uso urbano as qualidades do lufrificante se degradam muito mais rapidamente do que no uso leve......já aconteceu com voce substituir o lubrificante usado em um motor por outro e o carro passar a consumir óleo?Isso pode acontecer por causa dos aditivos diferentes que cada distribuidora adiciona no óleo ba'sico, a #novidade# remove o filme de óleo antigo aderido no brunimento e até ele se depositar ali a vedaçao fica comprometida...... Shocked
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Toni Sáb 21 Mar 2009 - 23:06



Aqui na oficina temos para BMW E 36 um tipo de oleo,para Audi Turbo outro ,para motor Mercedes M 112 outro e assim por diante....o estoque de tipos é grande...fomos acertando o uso de cada marca de oleo com um bom desempenho em cada carro conforme a condução,nosso clima etc ..
O duro é quando as fábricas tiram o produto ou mudam as "formulas"
Toni
Toni
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 12
Data de inscrição : 21/03/2009
Interesses : Curiosidade
Sexo : Masculino Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Maluhy Sáb 21 Mar 2009 - 23:45



Aqui na quitanda a maioria de imports é MB,aplico nas mais modernas oTecno semi e nas mais antigas o Lubrax SJ,sem nenhum problema, a única E36 que eu cuido tb está de Tecno,motor com mais de 100mil e estám ok, os óleos BR estao com boa qualidade,mas outro dia eu discuti com um engenheiro da BR sobre esses óleos para alta quilometragem, foi obrigado a concordar comigo,faz mais mal do que bem..... Evil or Very Mad
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Nelson Molina Dom 22 Mar 2009 - 8:36



Maluhy,
Eu sigo a sua recomendação. Uso na C 280 1995 óleo SJ de boa procedência (VS ou Elf), trocando a cada 5.000 kms ou um ano, o que ocorrer primeiro. O filtro que é trocado na ocasião está sempre limpo, sem borra.
N. Molina
Nelson Molina
Nelson Molina
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 402
Data de inscrição : 28/04/2008
Interesses : C 280
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Norton Gontijo Dom 22 Mar 2009 - 8:45



Nelson Molina VS não né??? é muito ruim este óleo.

que vergonha uma Mercedes-Benz não ter luz indicadora da pressão do óleo só tem aquela luzinha que acusa quando o óleo do carter esta baixo!!!! qualquer carrinho nacional tem esste instrumento de altíssima utilidade!

Resumindo se o pescador entupir o motor vai para o pau sem você saber!!!
Norton Gontijo
Norton Gontijo
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Minas Gerais
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Maluhy Dom 22 Mar 2009 - 21:31



Pois é,Blade, pode colocar na busca esse tema, já larguei o pau em cima da montadora,sacanagem das grossas ....Nelson, seu motor agradeceria um SL ,eim? :D
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo do motor - qual devo utilizar? - Página 2 Empty Re: Óleo do motor - qual devo utilizar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos