Problema estranho no A160: instabilidade rotação motor - desacelera e morre na lenta - esporádico

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Mensagem por cadocado Seg 30 Mar 2009 - 13:18



Boa tarde a todos!

Minha mãe possui um Classe A 160 de 2002 que nos vem dando dor de
cabeça há pelo menos 6 meses. Já fomos a vários mecânicos e até a
especialistas em eletrônica de carro, mas simplesmente ninguém consegue
achar a causa do problema, o qual descrevo a seguir (perdão pelos
termos leigos).

1) A rotação do motor está "instável". Quando ligo o carro em ponto
morto, o motor fica acelerando e desacelerando, o que faz o indicador
ir ora pra direita, ora pra esquerda. Às vezes, a rotação desce tanto
que o carro morre. Outras vezes, ligo o carro, a rotação sobe e logo
depois desce, e o carro morre depois de alguns segundos.

2) Quando conseguimos andar com ele, a rotação permanece instável.
Muitas vezes, o carro, apesar de não morrer, perde totalmente a força.
Parar o carro (por exemplo, num cruzamento) é um perigo, já que às
vezes ele simplesmente morre com a desaceleração, nos forçando a
religar o carro e torcer pra que ele não morra novamente.

O mais engraçado é que, às vezes, ele melhora de uma hora pra outra, do
nada. É um problema bastante aleatório: na maior parte das vezes o
carro está "inandável", mas tem vez que dá pra andar com ele com
relativa tranquilidade.

O que os mecânicos disseram: inicialmente, o especialista de eletrônica
que visitamos primeiro disse que o problema seria no fluxo de ar,
dentro da Central Eletrônica. Mas ele usou um laptop pra fazer os
testes e não achou nenhum problema. Inclusive ele trocou a Central e o
problema persistiu. Ele acha que o problema é mecânico.

Já os mecânicos trocaram várias peças do motor e, segundo eles, o
deixaram "como novo". Mas o problema persiste. Eles afirmam que o
problema é eletrônico. Ou seja, não fazemos a menor ideia de quem está
certo e quem está errado. Aqui na minha cidade não há autorizada
Mercedes. O mais estranho é que toda vez o que o carro sai da oficina,
ele fica bom por umas 3 semanas, voltando a falhar depois desse tempo.

Agora eu pergunto humildemente: o que vocês acham?  Embarassed
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Mensagem por miltonguedes Seg 30 Mar 2009 - 17:25



experimenta passar limpa contatos e wd40 em todos os conectores principalmente da ecu tem tudo para ser mal contato!!o meu aconteceu +ou- parecido e passei wd 40 em todos os conectores e nunca mais encomodou !!
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Mensagem por Andre Buss Seg 30 Mar 2009 - 18:19



Eu acredito que o primeiro problema ai são os mecânicos.
A pessoa que disse trocar ECU mentiu.
Isso parece sistema sujo com entrada de ar falsa, ou os famosos pinos de aço da ECU.
Coisa simples de resolver.
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Mensagem por cadocado Seg 30 Mar 2009 - 18:29



Pessoal, primeiramente, obrigado pelas respostas! Segundo, ECU significa Electronic Central Unit ou deduzi errado?

Bem, na oficina onde fomos, o mecânico limpou os pinos externos da Central (pelo que lembro, acho que foi com uma espécie de jato próprio pra isso), mas o problema não foi resolvido. De qualquer forma, acho muito estranho que o carro saia bem da oficina e depois de uns dias os problemas voltem.

Andre, por que a pessoa que trocou a ECU mentiu? Ele disse que trocou por outra idêntica de outro classe A para testar no meu carro.
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Mensagem por Marcos Santos Seg 30 Mar 2009 - 18:30



Cuidado com o WD40. Trata-se de um lubrificante que promete quase tudo, mas é um lubrificante e não um limpa contatos. Limpa contatos bom é o da Wurth.
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Mensagem por Andre Buss Seg 30 Mar 2009 - 18:37



@Cadocado, não adianta trocar só a ECU que o carro não liga. Teria que trocar outras coisas também, inclusive a chave do carro.

@Marcos, WD-40 limpa contatos também. Inclusive a Intel recomenda que seja usado para limpar placas mãe.
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Mensagem por iveiga Seg 30 Mar 2009 - 22:02



Leva no Jorge da Sinal Verde.
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Pode ser varias coisas, TBI, bomba de combustivel sem pressao, ...

O Classe A tem bastante componentes eletronicos e precisa de mecanico que o conheca.
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Mensagem por cadocado Seg 30 Mar 2009 - 22:35



Minha mãe acabou de me dizer que o cara lá não mudou a ECU, mas sim apenas o fluxo de ar que fica dentro dela. De qualquer forma, ele verificou no computador lá dele que o carro não tem problema na ECU.

O que eu acho estranho é que esse problema parece aleatório, o que pela minha lógica não condiz com problema mecânico (se fosse mecânico, o carro sairia da oficina já com problema, não?).

iveiga, sou de João Pessoa, então é inviável levar o carro a essa oficina...
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Mensagem por iveiga Seg 30 Mar 2009 - 22:49



Desculpe, nao li sobre sua localizacao.
Verifique estes topicos;

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Mensagem por oldboy Ter 31 Mar 2009 - 8:37



cadocado, experimente o carro com uma bobina sabidamente boa, não custa tentar.
Existem três coisas essenciais para um motor de ciclo Otto funcionar: centelha, ar e combustível. Se não são as duas últimas a provocar o problema é muito provável que seja a primeira.
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Mensagem por Convidad Ter 31 Mar 2009 - 9:30



Cadocado para trocar o sensor de fluxo de ar desse carro é preciso que se desfaça a solda que o conecta à ECU. Portanto o mecânico teria que desfazer a solda, soldar um outro sensor de fluxo de ar para então executar o teste. Não acredito nesse procedimento, uma vez que o custo da ECU é elevado.
Em seu lugar eu faria o procedimento indicado pelo iveiga acima, notadamente o que se refere à mangueira "rabo de porco".

Abraços,

Eduardo
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Mensagem por Frederico Ter 31 Mar 2009 - 13:57



Eu tive um problema de ocilação numa V6, 4.3 da chevrolet. Foi uma dor de cabeça arrumar, por curiosidade, troquei a borboleta de entrada de ar, e o problema era ali, foi desregulada durante a limpesa dos bicos, calibrei conforme, e fico redondo. A passagem de ar estava desregulada.
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Mensagem por Brant Qua 1 Abr 2009 - 1:36



Tive um problema semelhante, mas a minha parou de vez e não ligou mais em pouco tempo, cheguei a levar no dia que deu o problema no mecânico como já era final da tarde ele passou o star não encontrou nada e disse para eu deixar o carro por lá ou leva-lo no outro dia.
No outro dia a ocilação do motor aumentou mais ainda e a cada parada no sinal tinha que manter aceleração, até que parei o carro e ele não ligou mais. Na oficina passou o Star novamente e ai que achou o problema que era o sensor de rotação que foi um custo encontrar pois nem na autorizada tinha. Depois disso não deu mais problema.
Acho que o que causou o problema foi eu ter pegado uma rua imundada que a água estava quase tampando todo o pneu.

O ideal seria testar o seu sensor em outra classe A e vice e versa para que se tenha certeza, pois o sensor não foi nada barato.
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Mensagem por Andre Buss Qua 1 Abr 2009 - 6:28



Acho mais fácil primeiro limpar o sistema, depois zerar os eventos.
Usar o carro e ver se o problema continua, se continuar é só passar o scaner novamente e ver os eventos.
Ficar trocando sensor é loteria.
Agora eu acho que o mecânico em questão está chutando, pq trocar um MAF sem limpar o sistema e cia. Sei não.
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Mensagem por Brant Qua 1 Abr 2009 - 10:23



Concordo que troca de sensor é loteria,mas como falei no meu caso o scaner só encontrou o problema depois que o carro não ligou mais, quando estava dando ocilação não chegou a acusar nada.
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Mensagem por valter Qua 1 Abr 2009 - 18:22



Teste a bomba de combustível e examine o filtro. O filtro pode até ser novo, porém se for das marcas Tecfil e Schuck provocam oscilação. Filtro de combustivel se não for o original, só da Metal Leve, marca Mahle.
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Mensagem por thiagohp Qua 1 Abr 2009 - 19:36



Valter, esse da Mahle vc já usou e é realmente bom? Se sim, a diferença de preço para o original é considerável?
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Mensagem por Andre Buss Qui 2 Abr 2009 - 6:58



Poxa gente, coloca original.
A diferença é tão baixa, coloca originalzinho com os suportes originais e só alegria.
Andou dois anos troca novamente. Assim é carro pra vida toda sem cheiros e problemas misteriosos.
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Mensagem por thiagohp Qui 2 Abr 2009 - 14:17



Justamente por estas questões que perguntei André, pois só para ser muito bom o preço e a qualidade realmente atestada, fora isso, vamos de original sempre.
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Mensagem por cadocado Qui 24 Set 2009 - 20:21



Pessoal, ressuscitando o tópico... após indas e vindas, descobrimos que o problema tá no corpo de borboleta! Então eu fui no mercado livre e comprei um usado, que por acaso acabou de chegar pelos correios.

Minha dúvida agora é: percebi que a ref. do c. de borboleta do meu classe a (A160) é A1661410225. O que veio pelos correios é A1661410125. O vendedor do ML (que tem reputação) disse que essa peça vai funcionar no meu carro tranquilamente.

Minha pergunta é simples: posso ir amanhã na oficina trocar sem problema ou já posso esperar incompatibilidade? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abraços.
Ps: não posso deixar de agradecer a todos vocês pela imensa ajuda! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por walter paiva Sex 25 Set 2009 - 8:48



As peças são iguais?
Eu acho que não vai servir, pois pesquisei na net e o codigo A1661410225 é do sistema com MAF e o código A1661410125 é do sistema com MAP [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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Mensagem por elton_mobile Sáb 26 Set 2009 - 11:53



Bom continuando o assunto do tópico . .depois que mandei trocar a correia PolyV me carro vem apresentando o mesmo defeito do tópico, no entanto ele não chega a morrer . . .fica somente oscilando o cotagiros. Percebi que é intermitente. Agora vejam meu roteiro para identificação do defeito:

- limpar os contatos da ECU e CiA ( onde localizo esse conector?);

- Verificar mangueira rabo de porco (é nova . .tem apenas 3 meses de uso);

- Limpeza do corpo da borboleta;

Lembrando que o Jorge já trocou pra mim a bomba de combustivel e filtro de gasolina a uns 4 meses.
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Mensagem por Marcos Santos Sáb 26 Set 2009 - 19:20



Elton,

Já fizeste os três serviços acima ou vais fazer?
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Mensagem por Faustini Seg 28 Set 2009 - 17:49



Me parece que o sensor de rotacao é 1 elemento hall que usa semicondutor na sua fabricacao, ficando desta forma pre disposto a defeitos termicos e intermitentes, nao detectaveis pelo scanner.
Acho que vale a pena trocar e testar com 1 novo ou que esteja 100%.
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Mensagem por elton_mobile Ter 29 Set 2009 - 18:53



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então ainda não fiz isso . .só gostaria de saber se este é o caminho para solucionar esse incoveniente . . .

Abraços
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